Espumantes – tudo o que você queria saber mas tinha vergonha de perguntar.
Já lá se vão dez anos desde que primeiro escrevi este post, mas afora alguns rótulos que a esta altura provavelmente nem mais existam e outros tenham mudado assim como preços mencionados, o seu conteúdo segue bastante atual. Boa leitura e brindemos sempre, porque abrir um espumante já é, por si só, um ato de celebração!
Espumantes, a maioria gosta mas não tem noção do que é o quê. Era Dezembro e os leitores do jornal já tinham pedido por diversas vezes que escrevesse sobre o assunto então mergulhei de cabeça no projeto e me meti a estudar e a provar. Peguei algumas de minhas anotações, degustei alguns novos rótulos, e lembrei de alguns dos papos com os amigos. Destes, me lembrei de um que me indagou sobre um determinado espumante chamado Lambrusco e, nesse momento, se fez a luz! Porquê não começar do inicio? Genial, apesar de óbvio, né? É, parece óbvio, mas realmente, quantos de nós sabemos o que, efetivamente, é uma Cava, um Sparkling wine, um Sekt, um Champagne, uma Asti, ou um Prosecco? Quantos de nós já ouvimos falar de um Crèmant, um Mousseaux ou um Franciacorta Bollicine? E o Lambrusco?! Hoje sou um apaixonado por este vinhos borbulhantes que transformam os momentos mais simples em momentos de celebração quando abertos, tomo toda a semana!.
Bem, vamos lá, do inicio. Primeiramente o Lambrusco, só para tirar este assunto da frente, não é um Espumante e sim um vinho frisante produzido na Itália na região de Emilia-Romagna pelo método Charmat (vejam mais detalhes abaixo), de uvas Lambrusco. Não é espumante porque todo o espumante necessita de, obrigatoriamente, ultrapassar uma pressão de gás carbônico de três atmosferas(3 bar), o que não ocorre com o Lambrusco que é elaborado entre uma a duas. É produzido tanto na versão branca, rosé e tinto, sendo um vinho para consumo rápido já que não suporta envelhecimento. O que mais se exporta para o Brasil é vinho de baixa qualidade, muitas vezes gasificado artificialmente, corte de diversas uvas, sem grandes pretensões e muitas vezes estocados na porta de entrada do estabelecimento tomando sol. Não dá para se esperar muito de um vinho assim. Os melhores são os DOC (Denominação de Origem Controlada) que também são um pouco mais caros, e é um vinho muito mais elaborado. O maior consumo no Brasil é do branco enquanto que na Itália é de, principalmente, tinto (boa companhia para embutidos). Devido a sua forte acidez e presença de gás, é um vinho que acompanha bem refeições com bastante gordura, como a comida tradicional Mineira, ou uma boa feijoada. Não são grandes vinhos, mas podem ser alegres companhias para momentos descontraídos ou beira de piscina substituindo, com vantagens a cerveja, porém a mau ver jamais para casamentos que merecem algo que acompanhe e marque a importância do evento, um bom espumante, mesmo que mais em conta. No entanto, insisto sempre nisso, a escolha é sua! A temperatura ideal para se tomar um Lambrusco é entre 6 a 8º, mais para 6º.
Agora falemos dos Espumantes. Todos os outros anteriormente listados são espumantes, incluindo-se o Champagne que tem esse nome por ser produzido na região demarcada do mesmo nome, na França e é marca registrada assim como o Prosecco na Itália/Veneto. Todos os outros são variações de espumantes produzidos em outras regiões tanto na França, como em outros países como Itália, Brasil, Alemanha, EUA, África do Sul, Austrália, Argentina e Espanha. Por definição os vinhos espumantes naturais são fermentados de uva nos quais a presença do gás carbônico é superior a três atmosferas, normalmente de quatro a seis, e resultam exclusivamente da fermentação alcoólica. Ao ser fermentado, o açúcar é convertido em álcool e gás carbônico ficando retido na garrafa e dissolvido no vinho. Estes espumantes ganham vários nomes pelo mundo: Champagne, Mousseaux e Crémant (França), Cava (Espanha), Spumante, Bollicine e Prosecco (Itália), Sparkling Wine (EUA e outros países de língua Inglesa), Espumantes (Brasil e Portugal) e Champaña (Argentina). Todos são espumantes, mas somente o Champagne, produzido na região de Champagne na França, pode ter essa denominação. Mais à frente, veremos as diferenças entre eles. Os métodos mais comuns de elaboração de espumantes são conhecidos como Champenoise, Charmat e Asti.
O método Champenoise, também chamado de “Método Clássico” ou “Método Tradicional”, obrigatório na região de Champagne, na França, e usado em diversas outras partes do mundo é o que, teoricamente, gera espumantes de maior complexidade e elegância com a obtenção de uma perlage fina e constante. Este processo teria sido inventado pelo monge Beneditino Don Perignon no século XVII e consiste em obter o gás carbônico numa segunda fermentação, ocorrida dentro da própria garrafa. É uma produção artesanal em várias etapas e, conseqüentemente, caro. Primeiro, é feita um assemblage (corte) de diversos vinhos tranquilos que serão a base do espumante.
A segunda fase é a formação da espuma, quando o vinho base é colocado na garrafa e acrescido do licor de tiragem – leveduras e açúcar que provocarão a segunda fermentação, que dura cerca de três meses. Depois se dá o envelhecimento. Neste período, o líquido permanece sob as borras das leveduras, o que lhe dá cremosidade. O envelhecimento pode durar de meses a alguns anos. Em seguida, a garrafa é submetida a remouage – operação lenta e manual de girar a garrafa, posicionada no pupitre (suportes de madeira furados, dispostos em forma de V invertido a 25º, nos quais são colocadas as garrafas), diariamente durante um período de 8 a 10 meses, em 1/8 de volta. Já desenvolveram equipamentos para executar este serviço de remouage, porém, as melhores casas produtoras ainda o fazem manualmente para seus espumantes top. É este processo que faz com que as borras da segunda fermentação se concentrem no gargalo, sem turvar o líquido.
Em seguida, faz-se o dégorgement ou degola, fase em que o gargalo é congelado e a garrafa é aberta sob pressão para que as borras sejam retiradas. É neste momento que se acresce o licor de expedição – uma mistura de vinho envelhecido, destilado de uva e açúcar – e a rolha definitiva. È este licor de expediçãô, e seu teor de açúcar, que vai determinar se nosso espumante será; Nature – até 3 gramas de açúcar por litro / Extra Brut – 3 a 6 gramas / Brut – 7 a 12 gramas / Extra-dry – 13 a 17 gramas /Seco – 18 a 32 gramas e Demi-Sec – 33 a 50 gramas e Doce, acima de 50grs. A OIV (Organização Internacional do Vinho) permite uma variação de até 3grs nessas normas. Por tudo isto, um bom champagne ou espumante produzido pelo método champenoise puro, não pode ser barato.
No método Charmat, nome que homenageia o engenheiro francês criador do processo, a segunda fermentação, que dá espuma ao vinho, ocorre em grandes recipientes de até 10 mil litros, chamados de autoclaves, fechadas. Desta forma, evita-se a remouage e o dégorgement processos que demandam mais tempo e encarecem o produto. O vinho é filtrado ao sair dos tanques para as garrafas. É uma simplificação do método clássico, mas usado com sabedoria, gera espumantes muito bons como o nosso Chandon Excellence, o melhor charmat do Brasil na opinião de diversos críticos e deste vosso amigo aqui.
O método Asti é o usado para a produção de espumantes doces, na Itália. O nome vem de uma região demarcada (DOC) na Itália, onde é produzido com uva Moscato. Consiste de uma única fermentação em grandes recipientes, que é interrompida quando se atinge de 7% a 10% de álcool, deixando açúcares residuais da ordem de 80 gramas por litro (10 vezes mais que um espumante Brut). O resultado é aromático e pouco alcoólico, que pode funcionar em eventos como recepções e casamentos como aperitivo. Numa refeição, porém, é ideal para acompanhar sobremesas e não os pratos principais. O Brasil produz alguns excelentes espumantes de uva Moscatel, usando este processo. Ressalto três em especial, o Santa Augusta Moscatel, o Marco Luigi e o Garibaldi que são leves, pouco doces e muito frescos. Uma grande pedida para o nosso verão e, ainda por cima, não são caros. Ótimos para terminar uma refeição, acompanhando a sobremesa, numa tarde quente de verão.
Veja os diagramas com os processos de produção clicando aqui
E os Proseccos, Spumantes, Cavas, Sekt, Crèmant, etc.? Bem, na verdade todos são espumantes com características diferentes. Vamos lá:
Os Champagnes são elaborados, sempre, pelo o método champenoise. Só são permitidas o uso das uvas: pinot noir, pinot meunier (tintas) e chardonnay (branca). Se for produzido apenas com uvas brancas, será chamado “Blanc de Blancs”. Quando produzidos somente de uvas tintas, menos comum, será chamado de “Blanc de Noir”.
O Prosecco é um espumante produzido na região de Vêneto, original e principalmente na Itália, usando o método Charmat. È elaborado com a uva Glera na região de Prosecco no Veneto, daí o nome. Usando as mesmas uvas, existem hoje alguns outros paises produzindo Proseccos. Aqui no Brasil temos a Salton que faz um produto interessante a um preço convidativo. A versão mais seca é denominada como Brut, a Dry, estranhamente, é a mais doce e, a Extra-dry, um meio termo. Os Proseccos DOC e DOCG são os melhores e temos vários belos exemplares disponíveis no mercado Brasileiro.
Os Spumanti ou Bollicine Italianos, especialmente os originados na região de Franciacorta na Lombardia, são os grandes desafiadores da supremacia de Champagne e reconhecidos como ótimos, alguns excepcionais, espumantes. Os Asti spumante, são vinhos leves, doces produzidos pelo método Asti e basicamente elaborados com a uva Moscato.
Crémant ou Mousseaux , são espumantes produzidos na França mas fora da região de Champagne. Elaborados tanto pelo método Tradicional, quando são chamados de Cremant, quanto pelo Charmat, quando são chamados de Mosseaux, e com uma maior diversidade de cepas. Os melhores, de qualquer forma, normalmente utilizam Chardonnay na composição e são elaborados pelo método Tradicional. Existe de tudo no mercado então siga nossas dicas e boas compras. Normalmente, melhores os Cremant que os Mosseaux, mãs não é uma verdadade absoluta!
Espumante, é o termo genérico usado no Brasil, Portugal e outros paises de idioma Português para definir todos estes produtos elaboarados fora da região de Champagne. Os produzidos em Portugal, são elaborados pelo método tradicional mas com uma diversidade de uvas bastante grande sendo comum o uso de uvas autóctones. No Brasil, hoje um dos quatro melhores produtores do mundo, os espumantes são elaborados tanto pelo método Tradicional (champenoise) como pelo método Charmat usando, quase que exclusivamente, as uvas de Champagne ou seja, a Chardonnay e a Pinot Noir. Temos grandes opções a preços convidativos e ótima qualidade.
As Cavas são espumantes produzidos na Espanha pelo método Tradicional, ou Champenoise, na região da Catalunha principalmente em Penedés. Nesta região se usam, quase que exclusivamente ,as uvas autóctones Maccabeo (também conhecida como Viura em outras regiões da Espanha), Parellada e Xarel-lo. Única DOC não regional que conheço pois pode ser produzida em sete diferentes regiões espanholas, poré, 90% ou mais vêm de Penédes e entorno. Fora da região da Catalunha as Cavas somente podem ser elaboradas com a uva Viura. São uma ótima opção aos espumantes Franceses, não Champagnes, e Proseccos Italianos. Recomendamos algumas boas opções a preços convidativos, valem a pena
Sekt, são os espumantes alemães. Apesar de produtor de grandes vinhos brancos, os espumantes, a nível geral, não são grandes produtos pois usam vinhos importados de menor qualidade para fazer o assemblage. Existem poucas opções disponíveis no mercado Brasileiro.
Sparkling Wine, é a denominação genérica dada aos espumantes pelos países de idioma Inglês. Iremos encontrar produção de Sparkling Wine nos E.U.A., Austrália, Nova Zelândia, África do Sul e mais recentemente, em função das mudanças climáticas, na Inglaterra.
SAFRAS
A maioria dos espumantes não são safrados (NV – Non Vintage) e tradicionalmente são resultado do blend de diversas safras que objetivam manter sempre um mesmo perfil de vinho, um estilo da casa produtora. Devem ser consumidos mais jovens, só que lamentavelmente sequer a data de engarrafamento é mencionada.
Os espumantes safrados (Millésime ou Milesimato) são originados de safras melhores e buscam mais complexidade e capacidade de guarda, também mais caros, mas de qualquer forma somente os grandes espumantes podem ser guardados mais de dez anos!
Dicas para servir e o que procurar:
1)Para não derramar o espumante ao servir, uma dica é servir primeiramente um fundo de aproximadamente um a dois centímetros para esfriar a taça e, após alguns segundos, completa-se a dose preenchendo dois terços do volume. Muito importante é a taça que você irá usar. Uma boa taça no formato tradicional “flute” fará enorme diferença no “perlage”, borbulhas que sobem como pérolas para o topo da taça, que lhe darão aquela sensação de agulhas na boca. Esta é a verdadeira magia do espumante. O bom espumante tem perlage em abundância, preferencialmente composta de borbulhas (bolhas) pequenas e persistentes que, na boca, transferem sensações de ”agulhadas”.
2) A temperatura adequada, como em todos os vinhos, é essencial para se apreciar um espumante. Os mais leves e doces deverão ser servidos em torno de 5 a 6º e os espumantes mais evoluídos tipo Brut, a uma temperatura um pouco mais alta entre 8 a 10º.
3) Guarda. A não ser que sejam espumantes safrados de alta qualidade, o melhor é tomar logo, com até três anos de vida, porém quanto mais novo melhor. Cuidado com o local onde compra esses espumantes e fuja de preços demasiadamente baixos fora do padrão, pode significar vinhos já velhos e sem vida.
4) Busque: Perlage (conjunto de bolhas) finas, abundantes e constantes, uma boa mousse (espuma) que fique no topo da taça como que um colar.
5) Quer chacoalhar e estourar o espumante com aquele estampido espalhando esse néctar pelo chão? Tudo bem, vá em frente, é tudo festa mesmo! Agora, se for apreciar um bom espumante, você estará eliminando um monte de gás que fará falta ao vinho que você tomará em seguida. Nesse caso, solte o arame e apoie o gargalo na palma da mão. Segure o gargalo com os dedos e a rolha com o polegar. A seguir, gire a garrafa com a outra mão provocando uma leve pressão para baixo até que, gentilmente, a rolha se solte com um suspiro, Voilá!
Veja Indicações de espumantes provados, uma seleção atual (Dez/15) com mais de 60 opções de diversas faixas de preço e Qual o espumante mais adequado para o momento em outras seções do blog clicando nos links em http://www.falandodevinhos.com/?s=espumantes, sendo o mais recente este aqui com dois espumantes bons e baratos. Tentei abranger o máximo de informação possível sobre espumantes, mas talvez tenha faltado algo. Se faltar algo, por favor acrescente, o espaço de comentários está ai para isso. Se tiver duvidas, não se acanhe em perguntar. Se eu não souber a resposta, corro atrás. Aguardo seu comentário e, Boas Festas!
adorei, tudode bom aprendi muitas coisas q gostaria de saber. parabens.
Tenho uma pergunta…
Eu esqueci no frizer e congelei uma garrafa de Lambrusco. Devo jogar fora?
Obrigado e parabéns pelo seu artigo.
Lucas, obrigado pela visita e por participar. A grande probabilidade é que o vinho tenha sido prejudicado, mas daí a jogar fora sem provar não! Minha sugestão é deixar descongelar na geladeira para que o choque térmico não seja tão grande, abra e prove. Se realmente não gostar, jogue fora. Agora, se não sentir grandes diferenças e lhe souber bem, apesar de que deve ter perdido boa parte do gás, jogue para dentro. Depois, compartilhe conosco a experiência.
Olá amigo, por favor esclareça mais detalhado o processo asti.Aproveitando, muito bom seus comentários.Sou professor de etiquêta e nos meus cursos um dos módulos é enologia, sou estudioso dessa arte .Fique com DEUS e um abraço.
Flynn, Grato pelo comentário. Dê uma olhadinha aqui, http://pt.wikipedia.org/wiki/Asti_spumante, não sei se ajuda, mas é algo.
Abraço
Oi,tenho uma dúvida,como se chama o vinho produzido com mais de uma qualidade de uva? Assemblage? E varietal tem o mesmo significado? Obrigado e um abraço dos gaúchos!
Oi Luciano e bem-vindo. Varietal, vem de variedade, ou seja, vinho elaborado com uma variedade ou, dependendo da regulamentação da origem, ao menos com 85% da uva mencionada no rótulo. Quanto ao Assemblage, Blend ou Corte, é quando duas ou mais uvas são usadas na elaboração do vinho. Existem pessoas e regiões, que também usam a classificação de Bi-varietal para definir um vinho em que duas uvas são usadas na elaboração do vinho. Espero que tenha ajudado. Salute
Já que existem lambruscos tintos e brancos e são feitos a partir das uvas lambruscos, quer dizer que existem uvas lambruscos tintas e brancas?
Oi Marcos, desculpe-me pelo atraso na resposta mas andei pesquisando e consultando os “universitários” que confirmaram minha primeira impressão. Não existem uvas Lambrusco Brancas. Na verdade, o que dá a cor ao vinho são as cascas. Desta forma, se quiser fazer um branco usando castas tintas, como neste caso, basta não deixar que haja contato do mosto com as cascas. Neste casos, costuma-se chamar estes vinhos de “blanc de noir”. O Lambrusco branco é isso, um vinho branco produzido com uvas Lambrusco, que são tintas. Espero que tenha eslarecido.
Bom dia João;
Você da curso de enólogo?
Sou mineira da Zona da Mata, terra quente e bebedores de cervejas 🍺 kkkkk.
Mas estou em São Paulo capital, aqui degusto vinhos, e queria aprender mais sobre.
Você é de qual cidade, desculpa lhe perguntar. Adoro ler os seus posts!
Grande Abraço
Marlene
Olá Marlene, curso de enólogo é universitário (enologia) que foca a elaboração do vinho. Eu sou um enófilo, um apaixonado por esse mundo que estuda esse meio e como tal dou cursos inclusive em São Paulo (sou de Cotia) para grupos fechados. Se conseguir reunir uma dúzia de aficionados que tenham tempo para três aulas de umas 3 horas podemos conversar. Há, no entanto, gente como ABS, Alexandra Corvo, SBAV, que dão cursos também e em Sampa. Grato pelo gentil comentário, abraço
João, ouvi dizer que o Champanhe foi descoberto acidentalmente por Dom Perignon, que fazia vinhos tranquilos e, ao beber o Champanhe pela primeira vez, encantado com a perlage teria exclamado “estou bebendo estrelas!” Será uma lenda? Uma bonita lenda?
Abraços
Paulo
Prezado João, caso no ano que vem e decidimos por um simples brinde após a cerimônia com bolos, doces e champanhe/espumante. Qual (is) marca (s) sugere para que possamos oferecer um produto com qualidade e se possível de preço não muito elevado?
Grata,
Ellen.
Desculpe a ignorancia no assunto mas iremos fazer um jantar para 150 pessoas para comemorar o aniversário do meu pai de 80 anos. O que poderíamos servir? será serviço no final 1 massa com 2 tipos de molhos … Minha irmã chegou com o nome do espumante da vinicola Aurora Conde de foucault. É uma boa escolha?
Obrigada
Alexsandra
Oi Alexsandra, sugiro que você veja o post Espumantes e Casamento, comentários, onde já comentei sobre esse espumante e dou algumas outras dicas. De qualquer forma, acho o Conde de Foucault bastante agradável e um belo achado pelo preço. Só há que se tomar cuidado com a temperatura já que quando eles esquenta um pouco, aparece um amargor no final de boca que incomoda um pouco. Nada demais e depende muito de cada um, mas acho uma boa opção sim. Uma outra sugestão é disponibilizar um tinto leve para acompanhar essas massas, como o Fincas Privadas Tempranillo, para não gastar muito já que o preço é semelhante ao espumante. Espumante no inicio, no jantar o tinto para quem quiser e finaliza com espumante.
Ellen, não hesitaria nesse caso, iria de um Moscatel que combina perfeitamente com doces. O que mais gosto é o Marco Luigi Moscatel que custa em torno de R$23 a 25. eventualmente o da Aurora que é um pouco mais barato. Saindo desses espumantes mais doces, o Conde de Foucault acima, é uma boa pedida e custa por volta de R$15,00, mas por preferência pessoal, aind iría de Moscatel. Prove antes e decida.
Gostaria de saber se o Prosecco Dedicato Extra-dry D.O.C. é bom.
É uma boa opção para uma festa de aproximadamente 200 pessoas com buffet de massas sem outra bebida ?
Parabéns pela “Aula sobre Espumantes “! Diminuiu minha ignorância sobre o assunto!
Oi Ricardo, grato pela visita e pelo comentário. Cara, estou espantado com duas coisas. Primeiro a quantidade de gente que entrou no blog hoje buscando algo sobre este Prosecco e, a segunda, pelo fato de ninguém o conhecer. Já liguei para quatro lojas e ninguém nem sabe nem me dizer quem é a importadora! Você sabe? Me ajuda, que agora fiquei curioso e quero provar esse prosecco. Bem, já deu para ver que não te posso responder à pergunta, certo? Se tiver algo novo te aviso. A única duvida que tenho é que para acompanhar comida, teoricamente, o ideal seria algo menos adoçicado ( característica de alguns extra-dry) e, neste sentido um Brut talvez fosse melhor. Legal se vc pudesse fazer esse teste. Compre duas garrafas, uma Brut e outra Extra-dry e faça o teste com umas duas dessas massas (ou outra mas com o mesmo molho) que pretende servir e veja qual se sai melhor. Depois compartilha conosco o resultado, ok? Abraço
Joâo Felipe, obrigado por me responder prontamente. Vou tentar te dar um pouco mais de informação pra vê se você consegue me ajudar. Quanto ao importador do Dedicato eu não sei, mas posso saber. Te passo hoje à noite.
Quanto à festa, é o meu aniversário de 50 anos e de 25 anos de casado. O objetivo é celebrar e celebrar muito !!! E pra isso gostaria que as pessoas ficassem mais relaxadas, dançando bastante e sentando muito pouco. Por isso a idéia do prosecco acompanhando a tradicional cerveja e o whisky no cocktail . Como reforço ao cocktail a idéia são 2 tipos de massa e 2 saladas leves, self service. Uma opção, caso fique complicado escolher um espumante que sirva para acompanhar tanto o cocktail quanto a massa, seria trocar a massa por menu degustação de pratos variados, que parece estar na moda. Teria que renegociar com a casa de festa.
Sempre fui amante do vinho tinto e do whisky e não entendo nada de espumantes, mas sei que a turma adora, principalmente as mulheres.
Como você já viu não entendo nada de espumantes, proseccos e Cia. Portanto, gostaria que me sugerisse um espumante que pudesse cobrir toda a festa, inclusive a hora do bolo e dos doces. Caso seja impossível qual a sua sugestão ? Entrar também com um vinho tinto (pela quantidade de pessoas bom e barato)?
De antemão agradeço a atenção e parabenizo pela forma gentil e dedicada que você socorre “estranhos perdidos como eu”.
Complementando, o Dedicato é engarrafado e produzidopor CONTRI SPUMANTI SPA e o importador é Boisset Brasil Importação Ltda.
Valeu pelos dados do Dedicato, vou correr atrás e, se encontrar, provo e comento. Cinquenta cara, legal, eu já passei por lá faz três anos e começei mais cedo, comemorei 32 aninhos de parceria. Bem, mas vamos ao que te interessa. Olha, eu não entraria com vinho não, acho que ficaria dificil de administrar e mistura demais. Queremos o pessoalalegre, não de porre certo? Quanto ao espumante, eu sempre recomendo o Salton Reserva Oro e, opcionalmente, o Prosecco Corte Viola extra-dry. O Conde Foucault Brut, bem fresco, importante a temperatura, também é uma opção e é mais barato. Há outros mas são mais caros. Esses rótulos são bons, saborosos, fáceis de agradar e costumam estar entre R$20 a 24,00 a garrafa. Minha sugestão, compra uma garrafa de cada, mais o Dedicato para tirar duvidas e faz um pré-encontro com alguns poucos amigos para escolher o melhor no gosto de vocês. De resto mon ami, APROVEITA e PARABÉNS!
Valeu João !!! A idéia é essa mesmo, deixar o pessoal alegre mas não de porre. Se bem que de vez em quanto um porrezinho bem justificado não faz mal a ninguém (rs,rs,rs…).
Ok ! Vou seguir a sua sugestão. Segunda estou comprando uma garrafa de cada e, como pretexto, chamando alguns amigos meus para degustar e me ajudar a decidir. O difícil vai ser ficar só no espumante (rs,rs,rs…).
Mais uma vez muito obrigado !
Adorei. so nao descobri ainda a definiçao de BRUT.
Valeu pela visita Vanderson. Brut é uma designação do estilo do champagne baseado em seu nível de doçura, ou açucar residual, no champagne. Aí acima, no parágrafo sobre o Método Champenoise, dou os valores. A quantidade de gramas de açucar por litro define a denominação que o champagne terá.
tenho uma pergunta,estou fazendo um trabalho que tenho que elaborar um cardapio nele tem que esta incluso um tipo de vinho, e eu escolher um vinho, o chandon excellence brut reserve.a minha pergunta é em qual taça devo serve este vinho,espero que vc possa me ajudar tenho que entregar este trabalho na sexta dia 26/09/08,obrigado,..
Oi Neervon. Aqui do lado tem um link para o Guia de Taças da Riedel, que acho lhe deve ser interessante fuçar. De qualquer modo, seu Chandon Excellence deverá ser tomado em taças flute próprias para espumante.
Salute.
Bom Dia!!!
João Felipe, gostaria de saber se posso servir frizante no aniversário dos meus filhos ,sendo que o cardápio inclue massas recheadas .
Aguardo uma dica .
Obrigada
Elizabete
Oi Elizabete, essa complicou! Na verdade, poder você pode sempre, desde que seja algo que você goste. Se for com molho de tomate ou bolonhesa eu, pessoalmente, prefiro um vinho tinto jovem não muito potente. O frisante que você comentou, penso ser um Lambrusco branco e a meu ver, acho que poderia ficar melhor sendo servido como entrada do que acompanhando o prato. Todavia, quem manda é você,
Adorei as dicas!!! Achei seu blog por acaso, fazendouma pesquisa sobre espumantes, e devo confessar q procurava pelo lambrusco….rs
Gostaria de uma dica sua: vou fazer minha festa de casamento ano q vem, gostaria de comprar um bom espumante (boa relação custoxbenefício). A idéia é uma festa informal, talvez um prosseco? Vi q vc indicou o nacional da Salton, teria alguma outra opção nos importados?
Obrigadíssimo!!!
Oi Viviane, grato pela visita. Sugiro que você leia o post e comentários “Espumantes e Casamento” que você achará arquivado na Categoria Espumantes. Lá existe um monte de sugestões e e dicas. Se ainda tiver duvidas e puder lhe ajudar, coloque outro comentário que farei o que estiver ao meu alcançe. Aproveitando, nada contra o Lambrusco, se gostar e achar uma boa, vá em frente e aproveite.
Dependendo de onde vc mora, existem ótimas opções tanto nacionais como importados muito bons com preços camaradas. Defina o valor que quer gastar e pesquise. Um dos melhores custo x beneficio do mercado é o Salton Reserva Ouro Brut, mas existem diversos outros como o novo lançamento da Marco Luigi o Tributo Brut, o Conde Foucault, entre os mais baratos, enfim uma imensidão de rótulos. O importante é escolher bem e tomar aquilo que você mais goste.
bom dia,
posso servir um chandon brut na entrada de um jantar que será massas?
Não só pode como deve! Seus convidados agradecerão e ficarão imensamente felizes. Alguns espumantes acompanham ou não comida, mas todos são ótimos para abrir o apetite e preparar o palato para o que está por vir. Salute.
Caramba!!! Obrigado pela agilidade!!! Eu e meus convidaos agradecem!!! Grande abraço!!!
Fantástico!
Adorei as dicas e sugestões. Comecei há pouco apreciar vinhos e aqui aprendi muita coisa.
Parabéns pelo blog!
Uau, valeu Suellen! Grato pela visita e gentis palavras.
Salute.
Tenho algumas garrafas de prosecco na geladeira e ela descongelou por algumas horas esse prosecco foi comprado em janeiro de 2008.
Grato.
Dimas Negri
Tranquilo Dimas, a principio sem grandes problemas.
Olá João Filipe!
Li todos os seu comentários, excelentes por sinal! Me tirou muitas dúvidas! Estou me formando agora em Janeiro e estou experimentando vários Espumantes, para o dia do baile. Provei um Demi-sec e achei muito seco. Me dá uma dica de uns bem docinhos, suaves… de preferência da Chandon! Obrigada, desde já.
Oi Elizabete e grato pela visita. Da Chandon, não conheço bem a linha e, por outro lado, fiquei devendo avaliações de espumantes demi-sec. Falha que pretendo corrigir no ano que vem. Cada produtor tem um demi-sec próprio, ou seja; somente porque é brut ou demi-sec, não devemos partir para conclusões generalistas até porque as faixas de residual de açucar de cada um são razoavelmente amplas para gerar grandes diferenças. Como sugestão, tente encontrar e provar tanto o brut como o demi-sec do Conde de Foucault. Opcionalmente, um demi-sec docinho, dos poucos que provei, seria o Tributo de Marco Luigi próprio para este tipo de evento com um preço bastante bom. Opcionalmente, poderá tentar um Moscatel mas aí pode ser doce demais! Outra opção seria um Prosecco Corte Viola ou Villa Fabrizzia extra-dry, são leves e menos secos para serem servidos bem geladinhos como quase todos nesta faixa.
Espero que tenha conseguido agregar algo e ajudado um pouco na sua pesquisa. Abs e feliz Ano Novo!
Prezado João
Sempre pesquiso o seu site, pois encontro boas dicas, principalmente custo e benefício, e aprendi muito sobre espumantes nessa postagem de 2007. Um abraço, que em 2009 continue com os excelentes artigos e boas dicas.
Feliz Ano Novo
Boa noite… Que bom que te encontrei… Vou me casar em maio e gostaria de saber indicação para prosecco italiano e vinho tinto para ser servido no jantar ( 1 massa recheada com coulin de legumes, 1 carne com molho de vinho tinto com 1 acompanhamento gratinado de mandioquinha). Recebi uma indicação do Linda Donna Brut..O que você acha ? Adoraria receber sua opinião e sugestão..
Desde já agradeço.
Oi Isa bem-vinda. Esse prosecco Linda Donna Brut eu não conheço, mas vi que o preço anda na casa de R$20 a 21 e, nessa faixa, acho que o nosso Salton Reserva Brut Ouro é normalmente melhor. Veja o post e comentários “espumantes e casamento” onde existe um sem numero de dicas. Quanto ao vinho tinto, depende muito da disponibilidade financeira x numero e perfil dos convidados. Parto do principio que tem que ser um vinho descomplicado e fácil de agradar, porém de boa qualidade, e preço baixo. Sugiro dar uma lida no post “melhores de 2008 até R$30, mas desde já dou algumas dicas interessantes;
Até R$20,00; Fincas Privadas Tempranillo, Fuzion Tempranillo/Malbec e Alfredo Roca Malbec ou Pinot Noir, Graffigna Cabernet e Las Moras Malbec.
De R$20 a 30; fica mais dificil escolher, mas o Sucre Cabernet Sauvignon, Trivento Tribu Pinot Noir, Indomita Pinot Noir, Quinta de Cabriz, Angheben Barbera, Volpi Merlot e Monsaraz são todos ótimas escolhas e penso que todos harmonizarão bem com os pratos a serem servidos.
De resto, como sempre, minha principal sugestão é …..prove! Se estiver em São Paulo fale com alguns dos nossos principais parceiros que tenho a certeza a ajudarão da melhor maneira possível.
Abraço e felicidades, espero que tenha ajudado em algo.
Oi… Ajudou muito ! Vou seguir sua sugestão e depois te escrevo para contar como foi.
Muito obrigada.
Abraço.
ISA
estou com duvida sobre o licor de expedicao. O acucar colocado no espumante, é natural da uva ou da cana de acucar?
Oi Paula, me pegou! Sabia que o licor de expedição era uma mescla de vinho base com açucar, e só, mas fui atrás. De acordo com o livro O Segredo dos Vinhos de José Osvaldo Amarante, um dos papas do vinho no Brasil, o “licor de expedição é uma mistura de vinho ou aguardente vínica, com açucar de cana“.
Abs e também aprendi algo com a pergunta, legal!
gostaria de saber sobre a diferenca entre lambrusco e frisante? existe ou que é o que?
Olá Alexandre. A definição de Lambrusco é exatamente essa, um vinho frisante.
Salute.
OLÁ JOÃO FELIPE! ADOREI A MATÉRIA RETROMENCIONADA. EU CASO NO DIA 25 DE ABRIL E SERÁ UMA FESTA PARA 250 PESSOAS, SÓ AGORA DECIDI COLOCAR UM ESPUMANTE, POIS O BUFFET OFERECE WHISKEY(RED LABEL), CERVEJA E COQUETÉIS, MAS ESTOU EM DÚVIDA DE QUAL MARCA EU COLOCO. GOSTARIA QUE FOSSE UM COM PREÇO MAIS ACESSÍVEL, POIS MEUS GASTOS NESTA RETA FINAL ESTÃO EXORBITANTES… E PARA ESTE NUMERO DE CONVIDADOS QUANTAS GARRAFAS EM MÉDIA DEVEREI COMPRAR?
ATT. ANDRÉA
Oi Andréa, bem em cima da hora né? Algumas opções para vc encontrar e negociar são Tributo Brut de Marco Luigi, Salton Brut Reserva Ouro, Conde de Foucauld, Prosecco Corte Viola, entre outros – http://falandodevinhos.wordpress.com/2008/12/09/espumantes-que-tomei-e-recomendo-i/ – . Quanto à quantidade, costumo sugerir 1 garrafa para cadatrês pessoas mais 10% só por seurança. Eventual sobra tenho a certeza que você e seu futuro marido certamente as consumirão com sabedoria.
Salute e felicidades.
Adorei o site!
Farei uma festa neste mês (junho) onde, além dos salgadinhos normais, haverá uma mesa de frios e queijos. Nós gostamos muito de lambrusco, pensei no Cavicchioli Dell Emilia branco e/ou tinto, achamos os espumantes muito fortes. Você acha que é recomendável? O preço também é interessante.
Na festa haverá cerveja.
Obrigada!
Oi Paula e grato pela visita. Olhe, pessoalmente não me encanto com lambruscos então não tenho sequer litragem bastante para lhe poder recomendar qualquer um. Agora, se gosta e sua galera também, se está dentro de seu orçamento, mande bala. Num queijo e vinho com bastante gente (festa) eu também não iria de espumante, mas sim de um vinho branco não frisante e/ou tinto leve não muito tânico e fácil de agradar, mas aí é uma questão de gosto de cada um. Salute.
Oi João! Obrigada pela resposta. Seguindo sua orientação, procurei por vinho branco suave, teria alguma recomendação? Eu poderia servir algum destes? Vinho Valdemiz Moscato Giallo, Mioranza Chardonnay Reserva, Cordignano Chardonnay, Casa Valduga Naturelle Branco Suave, Vinho Benjamin Nieto Senetiner Chardonnay.
Obrigada novamente!
Oi Paula, adoraria poder ajudar, mas não conheço nenhum desses rótulos. Pelo que já ouvi falar, minha sugestão é o Mioranza e o da casa Valduga. Escolha mais um e prove os três, preferencialmente com algum dos queijos que irá servir, e opte por aquele que mais lhe agradar.
Abs
olá, acho que virei fã do site…rs
Deixa me ver se entendi. Não sei se lembra-se, mas decidi servir um prosecco extra dry no meu casamento (trocamos msg recentemente). Posso classificar um extra dry (em nivel de doçura) como um vinho pouquissimo doce, entre um brut e um demi sec? Acha que esse prosecco agrada uma maioria de pessoas (independente de conhecerem vinhos, me parece que pessoas menos entendidas tendem a gostar mais de vinhos doces). Mas como sera servido tb durante o jantar, a escolha ao meu ver nao poderia ser muito diferente. Outra pergunta. Que vinho poderiamos servir durante a sobremesa? Que tenha uma qualidade boa, mas um preço excelente…rs? E como calculo a quantidade de vinhos servidos com a sobremesa?
Obrigada novamente
abraços
Oba! Sim, se pudesse ser traçado esse paralelo o extra-dry se posicionaria entre um e outro, porém alguns espumantes bruts que estejam na parte superior do limite de conteúdo de açucar residual, podem ser muito semelhantes. Como vinho de sobremesa num evento como casamento, eu escolheria um espumante Moscatel de bom equilibrio de acidez x doçura (nível de açucar residual), acho que tem tudo a ver e acho que uma ou duas taças por pessoa está de bom tamanho. Gosto especialmente do Marco Luigi, mas também tem o Cave Amadeu, Aurora, Terranova e Valduga entre outros. Opcionalmente um vinho de sobremesa mesmo, como um late harvest, mas aí o preço dificilmente baixa de R$30,00, ficando entre isso e uns R$40,00 e a garrafa costuma ser de 350 ou 500ml. Meia taça de vinhos de sobremesa, mais ou menos o conteúdo de um cálice, por pessoa acho que está ok. Nesse caso, os que mais gosto são; Concha y Toro, Sta. Julia Torrontés e o Santa Helena e estão nessa faixa ou perto disso. Dos nacionais que provei, nenhum que possa recomendar.
Olá João!!! Boa tarde.
Irei casar e gostaria de saber se Lambrusco Ducado D’oro é uma boa bebida para servir durante o coquetel, como entrada para o jantar.
Obrigada,
Renata.
Olá Renata, se você gostar de Lambrusco sim, a marca não conheço. Lambrusco (vinho branco frisante, na maioria das vezes levemente adocicado) em casamentos é uma mania brasileira e sei que muito se consome assim. Pessoalmente, acho o vinho, no máximo, uma boa companhia para beira de piscina e penso que um casamento merece algo melhor e mais festivo, mais a ver com a importância do momento, algo especial. Diversos espumantes que comento aqui no blog têm preço muito semelhantes a um bom Lambrusco, então preço não deve ser um impecilho. Um espumante tem, do meu ponto de vista, mais a ver, mas essa decisão tem que ser sua baseada em seu gosto e no conhecimento de sua galera.
Abs e felicidades
Olá de novo, João.
Quais espumante, e com preços equiparaveis ao Lambrusco, vc aconselharia para para um casamento?
Obrigada.
Oi Renata, creio que os Lambruscos melhores andam na faixa de R$15 a 20,00. Dependendo de onde você esteja e quantidade que deseje comprar, certamente haverão diversos espumantes nacionais nessa faixa como o Conde de Foucauld Brut, Marco Luigi Tributo Brut, Garibaldi Brut Chardonnay, Salton Brut, Terranova Demi-sec entre outros.
João
Novembro de 2009. Quase dois anos depois… é hora novamente de falar de borbulhas. Tem uma questão que me intriga: a diferença entre um Vins Mousseaux e Cremants (?). A vinificação é diferenciada ? Cremant tem AOC e o Mosseaux não ? Sera por isto que os Mosseaux são mais baratos e como vç escreveu os “Cremants melhores que os Mousseaux” ? Os mousseaux são gaseificados artificialmenye e os cremants naturalmente ? Há algumas pista, mas nada de exclarecedor.
Abraços
Sergio Montag
Oi Sergio e realmente já faz tempo, tanto que neste mês estou com uma série de provas e degustações de espumantes a começar pelos Moscatel. Pelo que pude apurar o Cremant tem sim AOC e , consequentemente, regras definidas a serem seguidas, entre elas a de que o método tem que obrigatoriamente ser o clássico. O Mosseux é mais genérico, seria o equivalente ao nosso espumante, em que se encaixam todos aqueles que não sejam Champagne ou Cremant, porém a gasificação não pode ser artificial. De qualquer forma, realmente não há nada muito esclarecedor e determinante nem na rede nem nos livros dos grandes especialistas, porém é razoável se esperar que sejam produtos algo inferiores, mas como tudo em nossa vinosfera, não é regra absoluta.
Abs
Boa tarde Sr. João Filipe Clemente.
Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pela excelente matéria sobre “Espumantes – tudo o que você queria saber, mas tinha vergonha de perguntar. Dez. 2007”.
Muito explicativa, clara e de profundo conhecimento sobre champagnes e espumantes.
Eu particularmente aprecio mais os espumantes “Brut”, mas minha esposa tem preferência pelos “Demi-sec”, o que causa certa “indecisão” na hora de escolher qual deles apreciar.
Pela reportagem, pude observar que um meio termo seria a escolha ideal para amenizar este “probleminha”.
Pelo que foi detalhado nesta matéria, o espumante “Seco”, com um teor de açúcar entre 17 a 35 gramas p/litro, seria um intermediário entre o Brut e o Demi-sec.
Também li recentemente em outra matéria que, o “Extra-Dry teria um teor de açúcar entre 12 e 20 gramas p/litro e o “Dry ou Sec” teria entre 17 e 35 gramas, corroborando com a sua explicação.
Gostaria de alguns esclarecimentos seus:
– Os espumantes “Seco” são sempre elaborados pelo método “Charmat”?
– Todos os espumantes “Prosecco” são elaborados pelo método “Charmat”, e consequentemente são “Seco”?
Também, com relação ao seu comentário de que “Aqui no Brasil temos a Salton que faz um produto interessante a um preço convidativo. A versão mais seca é denominada como Brut, a Dry, estranhamente, é a mais doce e, a Extra-dry, um meio termo. Os Proseccos DOC são os melhores e temos vários belos exemplares disponíveis no mercado Brasileiro”, gostaria que o Senhor me indicasse alguns espumantes nacionais que se enquadrariam como espumantes “Seco” com teor de açúcar entre 17 e 35 gramas p/litro e se existe algum “Extra-dry” nacional com teor de açúcar entre 12 e 20 gramas p/litro além do mencionado Salton.
Desde já os meus agradecimentos.
Elton Ughini
Olá Elton e grato pela visita. Monte de duvidas, então acho que não expliquei tão bem assim, mas vamos lá, vamos na parte mais fácil:
Prosecco – sim são espumantes elaborados pelo processo charmat com a uva prosecco (natural da rgião de Vento na Itália) e daí seu nome, nada tendo a ver com seu nível de açucar.
O nivel de “secura” não tem nada a ver como método usado e sim com o licor de expedição adicionado ou controlado no processo de fermentação que lhe deixa mais ou menos açucar residual na garrafa.
Espumantes Secos, não são muito comuns e eu não lembro de nenhum que me venha á cabeça agora, desculpe.
Existem outros proseccos nacionais legais, como o Aurora e o Marco Luigi que são bastante recentes, mas minha dica seria você garimpar nos sites das vinicolas nacionais (alguns links tenho em meu post http://falandodevinhos.wordpress.com/2007/12/11/espumantes-onde-fazer-boas-compras/) e ver nas fichas técnicas o teor de açucar dos diversos rótulos oferecidos e quais as linhas completas de produtos disponíveis. Como as faixas de residual de açucar aceites por cada estilo de espumantes são bastantante amplas, você poderá encontrar bruts mensos secos e Demi-secs mais secos. Como exemplo cito a linha Tributo da Marco Luigi que tem um brut bastante amistoso e menos seco e um demi-sec bastante doçe, ou seja, cada um mais para os extremos da faixa. Minha sugestão então é, pesquise as fichas técnicas dos produtos junto aos produtores, eventualmente peça-lhes dicas, e (agora a parte mais dura do processo) pegue sua esposa e vá experimentando até acharem aquele rótulos que mais agrada a ambos. No minimo se divertirão um bocado nesse processo.
Boa noite João Filipe!
Vou fazer minha festa de casamento para 250 pessoas, mas não sei que espumante devo usar. Será um coquetel e também servirá mini pratos de massas. Gosto dos espumantes mais adocicados, como o Salton Meio-Doce, mas me disseram que esse era como uma sidra… Não é de bom gosto servir esse de fato? Gosto do Moscatel tb. Muitas pessoas dizem que o ideal é servir o Brut.
Agradeço a ajuda e parabéns pelo site!
Olá Renata, esses espumantes saõ legais com sobremesas ou para bebericar com os amigos, porém não harmonizam bem com pratos principais. A questão é menos de bom gosto e mais de não combinar. Se você pegar um brut não muito seco como os diversos que constantemente recomendo em http://falandodevinhos.wordpress.com/2008/04/10/espumantes-e-casamento/ e outros posts e comentários, a harmonização será muito melhor. Se não tiver jeito, peque um terramova demi-sec que é dos melhores nacionais neste estilo ou um prosecco como Corte Viola, Moinet ou os nacionais Aurora e Marco Luigi. Quanto ao Moscatel, guarde-o para acompanhar o bolo.
Abs
Olá!!!
Muito obrigada pela ajuda!!!
Mas de fato o meio-doce é como se fosse uma sidra???
Obrigada!
Pelo que sei, no estilo sim porém elaboração e matéria prima totalmente diferentes.
Olá João,
Caso em novembro do ano que vem, porém já gostaria de ir comprando o prosecco aos poucos, afinal, vive tendo promoções em lojas de bebidas.
Vou comprar o dedicato.
Tem alguma forma especial para armazená-los? Caso sim e seja difícil de guardá-los em casa, com quanto tempo de antecedência então posso comprar?
Muito obrigada,
Vivian.
Depende muito da quantidade que for comprar já que o ideal, devido ao longo tempo de guarda, seria deixá-los em uma adega climatizada ou até numa pequena geladeira. Não conheço esse Dedicato então não posso opinar, mas sugiro que prove uns três ou quatro que caibam no seu bolso antes de tomar uma decisão. Eu deixaria para comprar lá para Julho ou Agosto, até para pegar eventuais produtos de safras mais novas, mas a decisão é sua.
Salute e felicidades.
Olá João!
O Dedicato eu já conheço, por isso escolhi esse. Estava na dúvida mesmo no tempo de armazenamento em geral. Você me ajudou muito.
Muito obrigada!
João, muito bom seu blog, aprendi muito aqui, Parabéns. Adoro vinhos, espumantes e afins. A questão é, fui em 3 casamentos nos últimos dois meses, três amigos distintos que não se conheciam. Porém nas 3 festas foi servido entrada com petiscos e um Lambrusco dell’ Emilia e depois o jantar . Eu achei muito saboroso este Lambrusco, fui procurar para comprar e achei por um preço bem camarada. Como já vi postado acima que vc não aprecia Lambrusco, queria pedir para vc provar para ver se é bom mesmo ou o meu paladar está se adequando à crise.
Grata e Parabéns.
Oi Fátima, nada contra o Lambrusco e não é que não goste, até tomo muito de vez em quando. Na beira da piscina até vai, só não acho que esteja à altura de casamentos e comemorações desse tipo que merecem algo melhor, só que aqui no Brasil se convencionou servi-lo nessas ocasiões. Puro marketing, em minha opinião, já que pelo mesmo preço eu tomo um bom e muito melhor espumante nacional. De qualquer forma, até comprei um lambrusco tinto e outro branco faz alguns dias, com o intuito de tirar algumas cismas. Agora, que não dá para comparar com os espumantes, lá isso não dá mesmo!
Olá João,
boa tarde, por coincidencia ontem comprei um Dedicato por mera curiosidade após rápida degustação.
Na Lidador ( RJ) está em promoção por R$ 19,90.
Espero que seja de utilidade para a Vivian.
Abraço e bom Natal para todos !
Olá Jõao Felipe !
Estou vendo aqui uma promoção do CARREFOUR que consta da seguinte forma:
“ESPUMANTE FAMILIA PIAGENTINI”
asti, brut ou prosecco
De acordo com seu texto, acredito que este anúncio está errado não ?
Como me interessei em comprar 3 garrafas para dar de presente, você poderia me esclarecer qual o sentido das palavras ASTI, BRUT e PROSSECO neste espumante ?
Ficaria muito grato se respondesse também, com cópia para meu e-mail
Abraço.
Bom dia João,
Meu filho casou sábado (19/12) e sobraram MUITAS garrafas de Proseccos já resfriadas…
O que fazer?
Posso tirar da geladeira e guardar?
Me ajude, por favor!
Grata,
Erminia
Erminia, acho que vc já deve saber a resposta dequada a essa situação. Marque um churrasco, vai muito bem, convide os amigos e tome a grande maioria, o que porventura ainda sobrar vá tomando sempre que ossível. OK, é brincadeira, mas nem tanto! Tirá-las da geladeira e guardá-las fora não é uma boa idéia pois pode deteriorar os espumantes, então melhor mantê-las onde estão e aproveitar as festas. Se conseguir repassar para alguém, clube, restaurante que conheça, também, é uma opção.
Abs
João. Boa tarde. Até hoje você não provou o Dedicato?!! Já me falaram que é bom, mas eu estava aguardando você dar sua opinião…
Um abraço
Cristina
É Cristina, não me incomodaria nada de poder dar uma opinião, porém aqui em Sampa não se acha o danado! Quem sabe uma boa alma me envia uma do Rio!!! rsrs
abs e um feliz natal
Boa noite João,
Apesar de assiduo freqüentador de seu blog essa é a primeira vez que comento um tópico, gostaria de primeiramente parabenizar pelo brilhante trabalho, acredito que cabe uma observação quanto a denominação “Champagne” a Peterlongo do Brasil se não me engano é a única autorizada a utilizar o termo em seus espumantes fora da frança, isso para os elaborados pelo método tradicional, aproveitando gostaria de indicar um espumante deles o Elegance, foi minha melhor degustação em 2009, vale muito a pena analisando custo x beneficio.
Enoabraços e feliz 2010.
Olá!
Gostaria que me tirasse uma dúvida, em um casamento qual a melhor escolha para vinho branco entre Salton lunae e Lambrusco cavicchioli amabile?
Um ótimo 2010!
Olá Cristine. Os dois se equivalem, aliás, o Lunae foi criado para “combater” os Lambruscos. Eu não colocaria nenhum dos dois pois acho que o momento merece algo melhor, sempre que haja caixa para isso, mas importante é que você goste. Minha sugestão é comprar um de cada e provar, optamdo por aquele que lhe der maior prazer.
Salute e Feliz Ano Novo
Boa noite João, primeiramente parabéns pelo blog, muito útil para curiosos sobre vinhos; Será que vc poderia disponibilizar uma ficha de degustação apropriada para espumantes.
Desde já agradeço,
abraços
Alfredo
Alfredo, te enviarei por e-mail.
Abs
Boa noite. Li muitos de seus comentários e achei todos muito interessantes, mas confesso que fiquei mais indecisa – por culpa minha, claro!
Vou fazer uma festa de casamento e não sei o que servir. A certeza até agora é o wisky, mas gostaria de colocar alguma outra coisa – vinho, espumante, lambrusco… Haverá os salgados inicialmente, o jantar será carne vermelha e depois serão servidos os doces, bolo, essas coisas.
Será que você poderia, por gentileza, me dizer qual a melhor opção entre essas bebidas? E ainda, posso misturá-las?
OBS.: se possível, poderia enviar para o meu e-mail?
Agradeço antecipadamente.
Gostei muito do modo relatado sober as diferenças entre os espumantes e proseccos.
Hoje a variedade de cada tipo de bebidas e tanta que acabamos por nos confundir e ficando sem referencia para comprar levando em conta o custo benefício para cada ocasião.
Foi-se a época do copo de chateu duvallier com agua e açucar feito pela vovó no almoço de domingo.
Um grande abraço.
Olá.
Bom dia.
Na festa de casamento da minha irma sobraram 12 garafas de salton meio doce que já tinham sido resfriadas.
Posso guarda-las nas caixas de novo e deixar em local apropriado?
Ou o espumante estragará?
Desde já Agradeço
Daniel
Olá Daniel. Olhe, eu deixaria lá e tomaria dentro dos próximos seis finais de semana eheh. Agora, se for guardá-lo fora de adega climatizada não o faça por período longo (superior a 6 meses) porque o vinho pode se ressentir. Se estiver na parte de cima da geladeira, mova-as para a parte debaixo e aguarde um dia mais fresco para colocá-las fora de geladeira deixando-as atingirem temperatura ambiente lentamente, para depois colocá-las num ambiente longe de luz, calor e cheiros (evite cozinhas e armários com produtos de limpeza). Desta forma não acredito que deva ter problemas.
Gostaria de fazer uma pergunta.Qual é a opinião sobbre o lambrusco de emili lind donna?
Elen, não tenho opinião formada já que não o conheço, mas tradicionalmente estes vinhos frisantes são vinhos fáceis, suaves e até mei doces, ótimos para um encontro despojado e sem compromissos como uma beira de piscina.
Gostaria de saber a sua opinião sobre o prosecco valdobbiadene Felice. Ele é barato, só não sei se é bom.
Olá Adélia, desculpe mas esse nunca tomei.
Abs
Olá, bacana as explicações sobre o vinho. Eu adoro, mas confesso que não entendo nada, vou pelo sabor.
E um desses que gosto é Lambrusco branco. Bem, farei uma reunião na minha casa para amigos próximos e pretendo servir este tipo. Qual tipo de taça eu utilizo?
Obrigada
Quando tomo, o que não é muito comum, uso taça de vinho branco.
abs
Boa tarde…
Gostaria de saber se os vinhos Lambrusco Dell Emilia Villa Italia Branco Suave, Lambrusco Dell Emilia Chiarelli Branco Suave são bons? Estou pensando em servir no meu casamento. Se possível gostaria de alguma outra sugestão, me caso em Dezembro e será servido tbém cerveja e whisky. Agradeço mto.
Att,
Ivana
Oi Ivana, tenho diversos posts sobre o assunto e talvez fosse interessante vc dar uma garimpada nas matérias e comentários que são muitos. Pessoalmente não recomendo, nem concordo com quem recomende, um Lambrusco para casamento. Acho que o momento merece algo mehor e um espumante nacional de qualidade não tem preço muito diferente de um bom Lambrusco, que não são muitos. Como drink descompromissado, numa quente tarde de verão, sem problemas, mas no casamento? Bem, não quero ser chato e acho sempre que cada um tem que servir o que gosta, então pode ir em frente nessa escolha de lambrusco porém recomendo, como no caso de espumantes, provar e definir aquele que mais gosta dentro da gama de preço que se encaixe em seu orçamento. Esses rótulos não conheço, desculpe, então não posso opinar.
Abs e que Baco lhe ilumine na escolha.
Boa noite. Li o que respondeu para a Ivana e tenho a mesma dúvida. Vou me casar e gostaria de servir frisante ou espumante. Mas a quantidade que o buffett solicita é muito grande. Eles pedem 1 garrafa por pessoa ou 1 para cada 2 pessoas. Verifiquei várias opções mas o preço acaba sendo um pouco alto quando multiplicado por 200 garrafas. Você sugere alguma marca nacional de frisante ou espumante que tenha um bom preço, seja doce e tenha qualidade? Ou alguma vinícola em especial? Agradeço desde já. Bruna.
Oi Bruna, minha sugestão é sempre de 1 garrafa para cada três pessoas, se existir serviço de outras bebidas, mais 15% de reserva de segurança. Se sobrar garanto que os noivos terão muito para comemorar. As opções são diversas, mas me diga, em que cidade vc vive e qual o seu orçamento para este item?
Abs
Oi Joao,
Caso dia 16 de julho no Brasil e estou comecando a cotar bebidas (vinho tinho e espumante). Meu problema e que moro na Australia e nao tenho como experimentar os vinhos, que tristeza (sempre dizem que o melhor de organizar casamento sao as degustacoes… me dei mal!). Um dos possiveis fornecedores me fez a seguinte indicacao:
Espumante Nacional Rio Sol Brut branco e rosé
Vinho argentino tinto Terrazas Malbec Alto
Estamos servinho massa e carne no jantar e vamos servir o espumante durante a festa. Nosso orcamento no vinho tinto e ate 50 reais. Eu pesquisei sobre o Rio Sol e para minha surpresa ele e produzido no vale do Sao Francisco! Minha preocupacao e que meu noivo e seus amigos que vem de fora, gostam e conhecem bem vinhos. Obrigada pela ajuda e parabens pelo site. Estou ha horas lendo os posts! Paula
Oi Paula, como vem gente de fora, acho que um tinto Sul americano vai bem e o Terrazas é uma boa escolha entre muitos outros como um delicioso Trumpeter Malbec/Syrah que talvez fosse minha opção nessa faixa de preços, já que está algo próximo a R$45,00 na Zahil e, comprando bastante acho até que consiga por um pouco menos. Já nos espumantes, aí não tem para ninguém, tem que ser nacional. Minha sugestão seria um destes, o que vc conseguir com melhor preço; Ponto Nero Extra Brut, Valduga Arte Brut, Miolo Cuvée Brut e Aurora Pinot Noir, um blanc de Noir muito interessante e pouco conhecido.
abs e felicidades
Oi, João Filipe! Adorei o site, já tinha lido anteriormente, mas acabei ficando com 2 dúvidas. Meu casamento será no dia 26 de março do ano que vem. Gostaria de servir um espumante durante toda a festa. A casa de festas me orientou sobre o Salton Moscatel (1 garrafa para 4 pessoas -li que vc indica 1 p/ 3). Não será servido jantar, mas 3 tipos de mini-porções (uma opção com carne, uma com camarão e uma massa), além do coquetel. Você concorda com as indicações? Uma observação: Vi alguns comentários sobre o “Dedicato”. Fui em casamento na última sexta-feira e foi servido esse. Gostei bastante. Você já conseguiu beber aí em São Paulo? Obrigada! Abraço.
Oi Carla, realmente a casa de festas passou longe. Um vinho doce com pratos salgados só em casos muito especificos já que tradicionalmente não há harmonização entre eles. Também acho que uma garrafa para quatro é muito pouco e justo, mas aí quem conhece melhor a galera presente é quem convida, mas veja, se vc tiver 100 convidados e considerando-se que somente 70 fiquem com espumante e que cada um tome pelo menos uma taça por hora durante três horas de recepção, chegamos a 210 taças, ou seja 35 garrafas já que cada uma serve seis doses. Como essa conta é um pouco justa, na minha opinião, eu sempre recomendo mais uns 20% de segurança, então um total de 42 garrafas. Lógico que isto não é regra e sim uma indicação, mas acho que fazendo as contas e conhecendo sua galera fica mais fácil fazer essa conta, certo? o Dedicato já está aqui em casa, mas não consegui abrir, assim que dê eu falo algo. Agora, pesquise aqui no blog, tenho dezenas de interessantes sugestões para tudo o que é preço.
Olá João!
Venho acompanhando seu blog a algum tempo e gostaria de parabenizá-lo pelas matérias e pelo atenção com a qual você trata todos os leitores.
João, me casarei em outubro e segui suas recomendações para degustar algumas opções de espumantes para definirmos o que melhor combina com o nosso paladar e é claro, com o nosso bolso. Comprei o Salton Brut, Conde de Foucauld Demi Sec e Salton Seco (este último com melhor preço e pior qualidade, me lembrou um vinho branco amargo, porém gaseificado). Os dois primeiros eu servi para alguns amigos e tive a seguinte constatação: todas as mulheres gostaram mais do Demi Sec, pois acharam o Brut seco demais. Você acha que que o Demi Sec acompanha bem um casamento com coquetel e jantar (possivelmente será uma pasta).
Você já provou o Salton Demi Sec, gostaria de saber se ele ganha em qualidade do Conde de Foucauld, pois o primeiro é um pouco mais caro.
Abraços
Lilian, dentro os demi-sec, o nacional que me agrada e é baratinho é o Terranova da Miolo. O Brut não me encanta, mas esse acho legal porque é menos seco mas não chega a ser doce, pelo menos nas duas vezes que o tomei. Uma outra opção é vc ir de Prosecco (Corte Viola/Marco Luigi/Moinet) pois está na mesma linha.
Salute e felicidades
Boa Tarde e agradeço a ma-ra-vi-lho-sa aula q me esclareceu duvidas carregadas há tempos…Celebraremos(meu marido e eu) nossos segundo casamento e queremos recepcionar nossos convidados com bolo e champagne será mesmo em nossa casa a cerimonia e lhe peço a sugestão de lambrusco doce e branco pra servirmos com os doces e bolo, poderia me orientar em alguns com e sem DOC?!Agradeço novamente e Buona Cera
Carla Pimenta
Olá Carla, quisera puder ajudar, mas o mundo dos Lambruscos não é a minha praia. Quando quero algo mais doçe, prefiro um bom espumante Moscatel nacional e, caso te interesse, dá uma lida neste post > http://falandodevinhos.wordpress.com/2009/11/16/desafio-de-espumantes-moscatel-2/. Marco Luigi, Garibaldi, Amadeu e Aurora, para mim os mais interessantes e de bom preço.
Ola!
Gostaria de saber o que devo servir para acompanhar um risoto de cogumelos..
Posso usar espumante?
Vinho branco?
Obrigado
Olá Jonas e me perdoe pela demora, comi bola e só agora vi que não tinha te respondido. Espero que não seja tarde demais. Uma ótima pedida se for funghi é um Pinot Noir suave ou até um Merlot nacional como o Reserva Marco Luigi ou Salton Volpi que não são caros e fazem bonito. Se forem cogumelos tipo Paris, aí acho que um branco ou até espumante podem ir bem sim, mas olha que nunca testei, é puro feeling. Depois nos conta o que usou e o que achou, essas experiências são sempre muito educativas.
Abs
Acabo de começar em uma empresa que vende bebidas – Principalmente Estupantes – para eventos e seu post contribuiu muito com meu aprendizado a respeito do ramo.
Muito obrigado.
Prezado João: necessito do seu aconselhamento. Fui convidado para um almoço amanhã (29/08) onde o prato principal será carne de porco (leitão/leitoa). Por ser gordurosa, verifiquei que a bebida adequada é um vinho branco espumante natural. Vc. pode indicar uma marca com preço acessível: barato – medio. Antecipadamente agradeço. Jonas Santana
Oi Jonas, só vi agora, então acho que complicou para teu lado, inclusive porque no Domingo não sobram muitas opções de local para compra. Afora os espumantes, um tinto português da Bairrada de uva baga é uma bela opção assim como um Syrah. Quanto aos espumantes, o blog está cheio de posts sobre espumantes onde sugiro bons caldos a bons preços, mas experimente um Brut do Marco Luigi, o Arte Brut da Valduga, o Miolo Millésime. Garibaldi Brut (este entre os mais baratos), o Ponto Nero Brut da Domno, etc.
João,
Gostei muito da abordagem sobre as diferenças dos tipos de vinhos. e já que o assunto é a respeito de tipos de vinhos gostaria se participar de algum curso sobre vinhos iniciando por aqueles mais simples e de preferencia gratuitos para depois ir me aperfeiçoando e a medida da disponibilidade poder galgar cursos mais completos.
Fico no aguardo
Abraços
Oi Roberto, gratuitos não conheço nenhuns cursos, sorry. Neste caso, o mais fácil é comprar uns livros, ler e degustar com amigos que comunem dos mesmos interesses. O resto vem com o tempo e, quando tiver oportunidade, faça um curso de qualidade.
abs
Olá João Clemente,
Estamos em fase de preparação do nosso casamento e não vamos fazer uma festa e, sim um receptivo, que é um espumante ou vinho frisante com uns docinhos e bolo de festa.
Por isso gostaria de tirar duas dúvidas:
Qual o mais indicado, lembrando que, teremos apenas este tipo de bebida alcoolica?
Não sei de conhece, mas eu e minha noive gostamos muito do vinho frisando Lunar Moscato.
Desde já agradeço e parabés pela materia.
Sds,
Francisco
Olá Francisco, acho que seu casamento merece algo melhor que o Lunae. Acho que os vinhos, a nível geral, têem que harmonizar também com o momento, as pessoas e a ocasião. Penso que vc poderia ser bem mais feliz com um bom espumante moscatel braileiro como Aurora, Garibaldi e Terranova que são opções economicas não muito superiores em preço ao frisante mencionado. Agora, se gostam desse e está dentro do vosso orçamento, então importante é serem felizes e aproveitarem o que vcs gostam. Afinal, a festa é sua!
Salute e felicidades
Olá João Clemente,
Estamos a 3 dias do casamento e recebemos a noticia de que o cerimonial tera dificuldade de conseguir o numero total de garrafas de espumante ( demi-sec) que contratamos. Eles sugeriram misturam com um Moscatel. Você acha viável? Tem alguma sugestão de ultima hora?
Marcelo Rocha
Oi Marcelo, como te passei por telefone, não acho que a idéia de misturar Demi-sec e Moscatel seja adequada. Se não tiver outra solução, piada esse cerimonial vir com essa noticia a três dias do casamento, coloque outro demi-sec para completar.
Abs
Vou me casar no dia 13/11 e gostaria de servir prosecco para os convidados, poderia me ajudar a escolher um bom e barato. Estou em dúvida entre o Dedicato e o Palladio, qual o estilo de cada um, qual a diferença. Obrigada desde já. Sds Bruna Furtado
Olá Bruna. Dedicato, irei comentá-lo dentro em breve, mas não consegui entender porquê tanto auê em cima dele tanto no Rio quanto em BH onde ele marca presença. Certamente fruto de bom marketing. palladio, desculpe mas não conheço. Minha sugestão, vá de Marco Luigi Prosecco Brut, nacional de muita qualidade e preço bacana. Se precisar de ajuda na compra me envie e-mail para joaofilipeclemente@vinoesapore.com.br, mas não deixe de provar.
Salute e felicidades
Obrigada pela atenção. Aproveitando, saberia me dizer o valor médio da garrafa da sua indicação? E qual o tipo desse Prosecco Brut, semi seco?
Brut, mas pela caracteristica da uva é bem suave. Quanto ao valor, depende muito de quantidade e onde vc se encontra. No entanto creio que deve andar próximo dos R$24 a 25.
Olá Sr. João, boa noite
O Sr. saberia me dizer onde encontro espumante da Marco Luigi para comprar na região de Campinas? Moro em Piracicaba e aqui não encontro, já procurei bastante. Gostaria de provar os espumantes que o Sr. me indicou mas só consegui encontrar o Garibaldi. Quero comprar o da Marco Luigi, pois já percebi que o senhor o aprova e como tenho consultado constantemente seu blog, adquiri confiança nas suas indicações. Agradeço mais uma vez sua atenção
Marta Modolo
Oi Marta, desculpe mas não conheço ninguém por aí na região onde vc possa comprar uma garrafa para prova.
Ola João Felipe.
Adorei a formo como abordou a definição de Espumante, Prosecco.
Gostaria de receber seus artigos, pois gosto de tomar vinho, porem não sou uma expert.
Abrasços e desde já agradeço o retorno.
Sandra Gasser
olá! vou me casar em dezembro de 2010, cerimonia e festa para 400 convidados, as 21:00hs, no proprio buffet. será servido além de cerveja e whisky, caipirinha em buffet ( vodka, cachaça e sake ). Gostaria de dicas sobre o espumante para servir, pois as mulheres adoram e eu nao queria deixar de servir… queria que agradasse o paladar feminino e tivesse um bom custo beneficio. ?
Flavio, tenho inumeros posts aqui no blog dando dicas de diversos bons rótulos. Entre em Categorias, aqui do lado, e procure os posts em Espumantes E Casamentos.
Olá, boa noite!
Faremos um coquetel volante para 500 convidados (é o encerramento de um evento político) e pediram que servíssemos prosecco, esta será a única bebida alcóolica do evento. No coquetel serão servidos canapés, mini-sanduiches e salgados de forno.
Qual é a melhor opção de prosecco para este evento?
Muito obrigada!
João Felipe, boa tarde!
Parabéns pelo excelente texto… Esclarecedor, didático e completo.
Desculpa a ignorância, mas pesquisando vi uma diferença de preço do Chandon Brut para o Excellence. Queria saber o que torna o Excellence ser o dobro do preço. São seus ingredientes?
Abraço!
Oi Ito, o Excellence é um dos melhores, se não o melhor espumante nacional, um belo vinho. A diferença é a forma de elaboração e uvas usadas. Certamente o o site da Chandon terá mais informações, mas é por aí.
trabalho sobre espumantes método champagnoise e charmat e diferença de espumante e champagne e o tipo de espumante e champagne e marca. muito obrigado
Nossa excelente!!
Como aprendi, tenho verdadeira loucura para entrar mais neste mundo dos espumantes.
Não basta degusta-los, gostaria de participar de exposições aqui no Rj, vc saberia me informar aonde posso encontrar?
Um grande abraço
Parabens!
Angela, como estou em Sampa divulgo pouco as atividades no RJ já que os promotores e assessores de imprensa por aí não contemplam os colunistas daqui, com rarríssimas exceções, apesar de nossa cobertura blogueira ser universal! Sugestão, afora me visitar aqui, sugiro também dar uma passada de olhos no site “Enoeventos” que é aí do Rio e costuma cobrir bem esses eventos.
Salute
Boa tarde,
Li a matéria e todos os comentarios, adorei tudo.
Achei incrivel a atenção que você dá aos comentarios, até mesmo aos semelhantes.
Parabens.
Grato Liliane, tento ajudar sempre que possível. Já estive do outro lado!
Abs
Olá João, boa noite.
Adorei o seu blog e queria aproveitar para te pedir uma opinião. Vou me casar em junho de 2012 e já estou querendo comprar as bebidas aos poucos, pois se eu deixar tudo pra cima da hora, vai ficar muito pesado para pagar.
O casamento será para umas 200 pessoas e estava pensando em servir champagne, whisky, vodka e chopp.
Já tenho as marcas definidas, mas só tenho dúvidas se a Cava Freixenet Cordon Negro Brut 750ml seria uma boa opção. A festa deverá ter a duração de 6 horas e terá coquetel, mini porções e estação de massas.
Você acha que está muito cedo pra comprar? É que vou encomendar para amigos que costumam ir ao Uruguai de carro.
Também vi uma opção que é a Sperone Prosecco 1,5L. Como nunca experimentei, queria saber se você conhece. Esta seria interessante por ter 1,5l e seriam menos garrafas para transportar.
Desde já agradeço pela sua atenção,
Cristiane
Olá Cristiane, na minha opinião eu não hesitaria em colocar o Freixenet. O Sperone é bem inferior
Muito obrigada!!!!
Boa noite João! Vou seguir a sua dica. Obrigada!!!
Queria só mais uma opinião… Você acha que o ideal é oferecer uma só espumante paras as pessoas não misturarem ou eu poderia oferecer a Freixenet Cordón Negro Brut e também a Freixenet Carta Nevada Demi Sec?
Aí teria opção para todos os gostos.
Estou neste dilema porque não quero parecer deselegante.
Mais uma vez agradeço a atenção.
Cristiane
Oi Cristiane, um só espumante está de bom tamanho. Num evento desses, a meu ver, oferecer opções em demasia mais cria problemas, inclusive de logística, do que soluções e com o Cordon Negro todos estarã bem servidos. Se quiser, deixe e demisec para o brinde do bolo tão somente.
Gostei muito, bastante esclarecedor.
Já posso falar um pouco a respeito e com mais propriedade.
Vou estar fazendo minha festa de formatura, e gostaria de dicas sobre quais tipos, marcas de espumantes usar, estarei servido saladas, tortas salgadas, uma mesa com paes e vinagretes e alguns tipos de frios, além de alguns tipos de salgados.
Acho que a ocaião pede espumantes,quais?????????????
Aguardo retorno, a festa será 18/03.
Grato pelos comentários Claudia. Com relação ao que servir, sugiro fuçar um pouco nos posts arquivados na Categoria Casamentos e Espumantes aqui do lado. Não adianta complicar muito num evento desses e, na minha opinião, um espumante leve e fresco é o mais adequado. Pode ser um Prosecco como o Corte Viola ou Moinet IGT ou um espumante nacional como um Tributo Brut da Marco Luigi. Se estiver em São paulo e precisar de ajuda, contate comercial@vinoesapore.com.br, quem sabe vc resolve seu dilema por lá! Salute e felicidades
Oi,João!
Estou quase me sentindo culpada, meio cafona, até, por gostar, de fato, de um lambrusco tinto…Tenho certa resistência a vinhos encorpados e o lambrusco é ,para mim, uma feliz alternativa. E eu que o aprecio em muitas, diversas e boas ocasiões, vejo você, um expert, restringir seu consumo a pérgulas de piscinas…ai, ai!Eu estava pensando em ver com o que combina…feijoada? Acho também! Você não teria um pre-conceito com o lambrusco ?
Nada contra o Lambrusco e pode até combinar com feijoada, fiz a prova com um tinto e pessoalmente não gostei talvez o branco seco vá melhor, mas a grande maioria do que há por ai é bem fraquinho do ponto de vista qualitativo e mal e mal dá para beira de piscina em grandes goles, mas há exceções. Por outro lado, sempre deixo claro que não é vinho para celebrar um casamento, só isso. Acho que um evento desses merece algo melhor, adequar o produto ao momento e ás pessoas participantes, mas as todos devem comprar e curtir o que gostam (sempre sugiro provar antes de comprar), não o que eu ou qualquer comentarista/colunista/critico de vinhos tenha indicado. Em último estágio, o que vale é a sensibilidade e gosto de cada um. Agora, só porque tem bolhinhas não pode ser considerado espumante, certo?
João,
Boa noite!
Vou casar e estou correndo atrás de frizante. Meu casamento é em Junho, época de frio. O que me indicaria.
Vi sobre o frizante Linda Donna, apesar de ele estar com o preço bom, eu não conheço o produto. Tem alguma recomendação desse frizante?
Obrigada
Juliana
Oi Juliana, desculpe não poder ajudar pois não conheço tão bem assim frizantes e, tradicionalmente, não os recomendo para este tipo de evento e sim um espumante. Tenho diversos posts sobre o assunto em Espumantes & Casamentos arquivados aqui do lado em Categorias. Talvez te interesse dar uma pesquisada por lá, inclusive nos comentários.
Saúde e felicidades.
uma pergunta que deve ocorrer a algumas pessoas, vc. tira o prosecco da gaveta gelada e a temperatura passou para muito baixa, como descongelar rápido uma garrafa, colocar debaixo da água quente, ou não tem jeito além de deixar ela descongelar ao natural ou dentro da geladeira no andar de baixo?
grato, abraços, Roberto Winterstein
Qualquer mudança brusca de temperatura pode estragar o vinho sem contar que colocar um vidro gelado sob água quente é pedir por acidente. Deixe-o descongelar gradual e lentamente.
Olá, Boa Tarde.
Você pode me indicar um espumante para um casamento.
Para o noivo tomar com a noiva…
Nao tenho esperiência nenhuma..
Tenho medo de comprar um Brut (seco) e a noiva não gostar… como fazer ?
Olá ricardo. Minha principal dica é praticar antes! Compre umas três ou quatro garrafas, chame ela e alguns amigos ou familia e prove comprando o que mais gostaram. Neste blog tenho algumas dezenas de posts e sugestões entre brut, prosecco, demi-sec, rosé e moscatel, então pesquise e faça o teste.
Gostei muito dos comentários e informações do Lambrusco.
Só queria esclarecer uma dúvida quanto ao tempo de envelhecimento do Lambrusco. É necessário um certo tempo? Sei que é um vinho jovem, mas quero saber o tempo exato.
Obrigado!
Mell, lambrusco não envelhece, tome logo!
Olá, Boa tarde
Muitas pessoas falam do Prossecco DEDICATO!
O que vc acha dele?
Quero comprar para o meu casamento que será em outubro. Já posso comprá-lo, pois encontrei por um preço bom.
Obrigado
Bernardo, provei e não gostei. Digite no canto direito da página a palavra Dedicato e veja resenha
Olá boa tarde , estava lendo suas materias e muitas dicas interessantes.Mas estou querendo saber a diferença entre espumante e champagne.
Vou fazer a festinha de 1 ano do meu bebe num buffet e como a festa acaba sendo pra adultos , eu pensei em servir um champagnede qualidade boa e eu acredito que as mulheres vão adorar e assim sai um pouco fora das batidas e coqueteis que eles costumam servir , o que voce me sugere e onde posso encontrar , moro na zona norte e trabalho no centro em São Paulo.
Oi Cristiane, creio que este post explica bem isso então sugiro lê-lo com atenção. Por outro lado, em “Espumantes & Casamentos” tenho dezenas de posts onde comento diversos rótulos inclusive no Desafio de Espumantes que realizei no final de 2009, busque por lá. Com relação a onde comprar, minhas recomendações de boas lojas estão aqui do lado com links para elas.
Abs e grato pela visita
Bom dia!
Bem tenho a satisfação de trabalhar em uma vinícola da serra gaúcha e posso garantir que temos produtos maravilhosos.Cada qual com sua especialidade.
Vale a pena conferir.
Abraços e ótima semana a todos.
Boa noite!
Sobre o Lambrusco… Encontramos algumas garrafas de Lambrusco que estavam esquecidas desde um evento realizado a 3 anos. Como já tinha lido este seu post e vi que eles “não envelhecem” achei melhor perguntar a sua opinião antes de sairmos abrindo e nos arrependermos. O que acha tento o consumo ou o destino é o lixo?
Muito obrigada.
Hoje visitei teu blog novamente para tirar umas dúvidas, muito obrigado! Impressionante tua paciência e didática para responder o povo. Parabéns e felicidades!
Valeu Flavio.
OLA JOAO,
NOSSA ESTOU ENVIANDO SÓ PARA PARABENIZAR PELO SEU BLOG E SUA PACIENCIA PARA COM TODOS AQUI,ISSO É UM VERDADEIRO “DOM” PARA OS DIAS DE HOJE, SER ATENCIOSO E EDUCADO.ATT!
Valeu Sabrina. Sempre que possível, gosto de ajudar e compartilhar o pouco conhecimento que aquiri ao longo destes anos.
Abs e grato pelo gentil comentário
Parabens pelo Blog, adorei todas as informações.
Você poderia me dizer qual o melhor espumante para servir em um chá de bebê que terá muito doces e bolos.
Obrigada.
Olá Eliz, melhor se for um espumante Moscatel ou um Demi-sec.
Abs
Amei sua explicaçao pois não sabia dessas diferenças, acabei de conhecer o seu site, e a partir de agora estarei sempre por aqui. Parabéns.
Valeu pelas gentis palavras Cleide. Bem-vinda!
bom dia, vou casar em outubro e estou na duvida entre servir o espumante salton demisec ou o dedicato tb demisec , serão cerca de 200 convidados , qual o Senhor recomenda e quantas garrafas de 750ml devo comprar….outras bebidas alcoolicas tb vão estar presentes como whisky e vodka…..puxo a sardinha pro salton pois e mais em conta, mas a noiva puxa pro dedicato pois suas amigas chiques o recomendaram…desde ja agradeço , Antonio
Olaa bom dia , vou casar em junho e gostaria de servir pro seco durante toda a festa !! Gostaria de uma indicacao de marca e quantidade ! Sao 200 convidados !!
Obrigada,Marcela!
Porque vc não respondeu as minha perguntas?
Att.
Estela
Boa noite João,
Parabéns pela forma clara, simples e inteligente de repassar seus conhecimentos sobre vinhos. Passei a me interessar mais pelo assunto a partir do momento entrei no site.
Obrigado,
Iodori
Uau Iodori, obrigado por tão gentis comentários! Meu dia já começou bem.
Abs
Sou gaúcha e amante de espumantes, e procuro valorizar espumantes produzidos aqui na nossa Serra. Gostaria de Parabenizá-lo pela clareza e detalhes das informações! Bom Natal, e um feliz 2012!!!
Obs: Ainda não tive oportunidade de experimentar o espumante da Casa Perini Moscatel Aquarela. Não sou muito fã de espumantes rosados, porém este ganhou o 2º lugar no 11° Concurso Internacional Muscat du Monde, acho que vale a pena a tentativa, não é??
Roberta, afora esse Perini não deixe de provar o Orus do Adolfo Lona, se achar! Em um recente painel de que participei e sobre o qual postei aqui, esse espumante arrasou!!!
Sua aula foi preciosa! Num jantar simples daqui a 2 dias, estarei servindo salada, salmão e mousse de chocolate como sobremesa. Havia programado whisky ou vodka com os aperitivos e Grandjó branco seco durante o salmão. No entanto, o casal de amigos disse que trará um espumante pRa comemorarmos o Ano Novo. Como devo servir as bebidas?
Olá Cristina. Pessoalmente eu eliminaria o Whisky que acaba com o palato antes de uma refeição, apesar de ser bem costumeiro seu uso como aperitivo, e até a vodka iniciando com o espumante e depoiss o Branco seco com salmão. Agora, se gostam e insistem no whisky e vodka, então sugiro deixar o espumante para o final como brinde tão somente.
Abs
Mto obrigada pelas orientações! Feliz Ano Novo!!! Cristina
Parabens pela paciencia!!! e sua escrita é realmente muito esclarecedora.Descobri escondido num armário uma garrafa de Prosseco extra dry Cantina valdobbiadene cuja safra é de 2000.Sempre esteve bem acondicionada , mas não gelada.Acha que podemos consumí-lo depois de gelada?
Fátima, só tem uma forma de saber, abrindo! Boa sorte.
uma bebida que esta gelada posso tirar da geladeira que ela nao vai estragar por ex vinho champanhe e vodka
boa noite
Gustavo, não sei se tenho esse conhecimento para te garantir isso e existe muito folclore sobre o tema. O que posso fazer é compartilhar contigo minha experiência que atesta que sempre que o fiz de forma a não provocar choques térmicos, por exemplo tirando da geladeira para fora num dia e lugar mais frescos, nunva tive problemas. isto com vinhos, cerceja e espumantes. Vodka não tenho a miníma experiência e normalmente fica no congelador. Nesses casos, imagino eu, melhor tirar do congelador para a geladeira uns três dias e depois tirar para fora seguindo o mesmo padrão, mas é puro chute!
Adorei sua matéria , muito elucidativa e de simples compreenção.
Com muita frequencia sinto mal ao tomar espumante o que não acontece com vinho tinto seco , o que pode ser ?
aguardo seu retorno,
grata,
Adriana MELO
CTBA -PR
Olá Adriana, você não é única. O SO2 (dióxido de enxofre) usado como preservante nos vinhos, é tradicionalmente mais alto nos vinhos brancos que nos tintos e quando em taxas mais altas pode sim provocar dores de cabeça, congestão nasal, náusea e dificuldades respiratórias, entre outros. Existem pessoas que são mais sensíveis ao SO2 como vc e a opção talvez seja procurar vinhos orgânicos (uso reduzido de quimicos) ou biodinâmicos. Nos tintos os níveis de SO2 são bem menores, por isso vc ter menos problemas, mas mesmo assim vale a dica acima.
Olá, parabéns pelo site!!
Vou fazer um chá-de-panela, onde serão servidos salgadinhos variados. Gostaria de oferecer um espumante (aurora moscatel), mas não sei se combina. O que vc acha?
Muito obrigada.
Salgadinhos com espumante doce não combina não Ana Paula, faça o teste. Melhor um brut fresco não muito seco como um Cava ou, no máximo, um demi-sec ou Prosecco Extra-dry.
Abs
Ettore bom dia sua aula foi muito esplicativa.gosto muito de me atualisar.
quando tiver novidades e puder me mandar eu agrad.obrigado.
Ettore, em “siga-me” (canto direito da página) basta vc preencher seu e-mail que cada vez que publicar vc é automáticamente avisado.
Abs
Por favor como faço para saber se o espumante e Brut?
Edson, está escrito no rótulo.
Vou me casar em setembro deste ano e havia pensado em utilizar o prosecco brut da Salton para o brinde e servir o espumante demi-sec também da Salton no restante da noite. Durante o jantar, queria servir um tinto (até pensei em também utilizar da mesma marca). Você acha que são boas opções? Ou seria mais interessante buscar um produto chileno, argentino ou italiano por preços semelhantes? Não entendo nada de vinhos e dei uma lida nos seus artigos, mas não consigo me decidir. Você tem algum produto que você especialmente recomenda na faixa de uns 30/35 reais para estas situações?
Grata!
Luciana, vc está invertendo a prdem das coisas. Brut com doce (brinde) e demi-sec com comida salgada não combinam a não ser que o demi-sec seja bem mais seco que doce e isso não posso te falar pois não conheço o demi-sec da Salton. Melhor inverter a ordem, mas se vc gostar lembre-se que a festa é sua! Já se for de tinto da Salton, ideal é o Merlot Volpi, vinho honesto e de bom preço, normalmente pois estou meio por fora de preço dele atualmente, dá bem conta do recado porém recém publiquei minha lista de Melhores de 2011 até R$35 e talvez seja interessante vc dar uma espiada lá e também tenho um post só sobre “tintos e Casamento” que talvez te interesse.
Olá !
Quero montar uma cesta que contenha chocolates, morangos e mais algumas coisinhas doces. Qual o melhor espumante pra isso? Obrigada.
Luany,demi-sec ou Moscatel são boas opções.
Olá João, adorei seu blog!
Não sou uma entendedora de vinhos, mas costumo tomar com freqüência. Quanto aos espumantes, só recentemente fui me encantar por eles… E aí vem a minha dúvida: Vou fazer um jantar em minha casa para comemorar meu aniversario. Serão petiscos e 2 tipos de mini porções (salada e risosto). Um espumante iria bem para ser servido durante todo o evento, ou melhor apenas na sobremesa? Além do espumante, servirei refrigerante,cerveja e whisky (que eu não tomo, mas tenho 2 garrafas que sobraram aqui do meu casamento). Seria melhor durante a refeição servir um vinho tinto?
Obrigado!
Ana Carolina, bom dia. Essa decisão somente vc pode tomar e depende muito de sua galera. Pessoalmente eu ria só com espumante, mas depende do risoto. Por exemplo, de limão siciliano com brie, fica o espumante, se de funghi agrega-se um tinto de sua escolha. Abs
Olá gostaria de uma indicação sobre qual é o melhor espumante para se presentear uma médica, mas que não seja muito caro para não pesar no bolso?
Paloma, tudo é subjetivo e realmente não interessa se a pessoa é médica ou arquiteta. O importante é que ele goste e qual a razão do presente assim como sua disponibilidade financeira. A noção de caro também é subjetiva. Minha sugestão é vc visitar uma loja de vinhos especializada, não por isso será mais cara, ou leia os diversos posts e comentários que tenho aqui arquivados sob o titulo “Espumantes e Casamentos” em CATEGORIAS.
Que batia aula! Nota 10,professor!
Gostaria de saber como pronuncia o frisante Lunae? a gente fala Luna ou Lunae?
Imagino que Lunae
Parabéns pelo blog!
Comecei lendo comentários de 2008 e acabei(nesse post) em 2012! Fiquei muito feliz de encontrar um local com tantas informações sobre espumantes! Agora só vai aumentar meu interesse de “estudo” sobre essa maravilha.
Encontrei o blog por acaso na internet, estava procurando comentários sobre o Veuve Clicquot brut, mas como não achei resolvi pesquisar sobre espumantes em geral(talvez encontrasse algo).
E então? O que me diz sobre esse espumante? Vale realmente o preço?
Abraços
Olá João ! É realmente um praser poder trocar esperiencias com realmente é um nato entendedor. Tenho uma de muito poucas garrafas de um espumante argentino chamdo cinco sntidoos extra-brut, é da safra de 2008 se não estiver enganado. O corte dela que me chamou muito a atenção, veja só, chardonnay, semillone chenin.O que você pode me dizer. abraço e parabens!
Olá Fernando. Não conheço esse espumante argentino mas o blend de uvas parece interessante pois o Chenin Blanc deve aportar um frescor bastante interessante a esse corte.
Bom dia. minha pergunta é, na hora que faz o degorgement a perigo de perder muito o gás?
Olá Mauro, não não se perde gás na hoa do degorgement, todo o processo é muito rápido.
Bom dia, esta bem, tenho outra duvida, os frizantes são elaborados com qualquer uva? Trabalho numa vinícola agente trabalha com champenoise, temos o Demi-sec Com a uva trebiano e o Brut e Extra-Brut com as uvas Chardonnay com Pinot, então os espumante com uva trebianos não pode ser considerados um champanhe?
Champanhe somente o que se produz nessa região francesa e a Trebiano não está entre as uvas autorizadas pela AOC. Caso vc esteja produzindo no Brasil um espumante com essa uva, sem problemas.
Boa noite Joao, primeiramente parabens pela materia, estou para comprar uma adega climatizada, posso armazenar frisantes, proseccos e espulmantes na mesma temperatura e qual seria a temperatura ideal, poderia tambem me indicar alguns frisantes, proseccos e espulmantes, obrigado pela atençao e Parabens
Excelente materia sobre os espumantes e de facil entendimento. Parabens!
Gostaria de uma consultoria em relacso ao espumante que devo usar para a comemoracao de um grande dia com muitosss amigos.
Apos varias provas entre o Pol Clement, Nero, Nocturno e Bottega milessimo (Gran Cru), considerando custo beneficio, preciso decidir entre o Nero (nacional) e o Bottega milessimo (italiano), todos Brutt.
Maristela, nessa não me meto não! Ó a responsa que vc quer jogar no meu colo!! rs Falando sério, não tem como eu tomar essa decisão por você. Primeiramente não conheço esse Bottega (O Nero Brut é legal) e segundo o que manda é vosso gosto, afinal a festa é vossa e tudo tem que sair como vcs querem para poderem curtir esse momento mágico. Que baco ilumine sua escolha e felicidades.
Muito Boa Tarde!!!
Vou casar em Novembro e terei bar de caipirinhas, whisky e quero uma bebida como prosecco ou lambrusco. Me disseram que como as mulheres bebem mais esse tipo de bebida, é melhor lambrusco. É isso mesmo? A marca que me passaram foram: Villa Réggio e Luigi Cavalli, pois tem um ótimo custo-beneficio e com uma grande saida. Qual é a sua dica, por favor?!
Muito obrigada!!
Preciso saber onde compro o vinho doce branco gaseificado Surpresa!
Minha irmã vai casar em janeiro/2013 e gostaria de servir um espumante mais barato em sua festa.Encontrei o conde de fouclauld demi sec na internet, mas indicaram para ela um espumante chamado oremos….Qual seria a melhor opção?
Rafaela, o Oremus não me encantou quando provei, porém melhor comprar uma garrafa de cada e fazer o teste vc mesmo. Escolha a que mais gostar.
Boa tarde, João! ADOREI seu post ( li inteiro pois não conhecia ) seu conhecimento, sua leveza e tranquilidade para explicar as dúvidas são excelentes, parabéns!! tenho certeza do seu sucesso, continue assim.
Rose Benetti
Oi Rose, grato pela visita e gentis comentários.
João
Excelente teu blog… agradeço por passar teu conhecimento!
João Filipe, vim até você para repassar os espumantes em época de aula sobre o assunto. É bem legal o conjunto de informações e melhor ainda o quanto o artigo atraiu comentários de todos os tipos.
Parabéns tardios, porque nem é tão recente tudo isso, não é não? Bom ano para você e para os seus!
Amigo Breno, lisonjeado pela visita e comentário, valeu! Forte abraço
Olá João! Gostaria de saber se o espumante chando brut reserve é bom? Gostaria de saber se ele é amargo, e se é uma boa pedida para o revellion? espero sua resposta! muito obrigado desde já
Olá Luiz Carlos, amargor é uma coisa bem pessoal, da sensibilidade de cada um porém da Chandon eu recomendo sempre o Excellence que é ótimo. Dos outros rótulos da casa prefiro espumantes de outros produtores como Cave Geisse, Adolfo Lona, Vallontano ou Valmarino & Churchill.
Olá adoro o seu site…parabéns …. Tenho uma pergunta??? Meu casamento será em novembro de 2013 e ganhei a dois meses atras 60 garrafas de moet chandon…. Depois de ler a matéria estou preocupada … Será que vão estragar?
Ola, João tudo bem? parabens pelo seu site! Eu gostaria de servir espumante com doces, mas nao sei quais doces combinam com o espumante voce poderia me dar algumas dicas? Um abraço e muito obrigado.
Aparecida, primeiramente o espumante que terá que ser demi-sec ou moscatel porque o brut não combina com doces. Com relação à harmonização, aí é mais dificil porém sempre recomendo sobremesas com toques citricos para aportar acidez à combinação evitando excesso de doçura que costuma ser enjoativo. Abs
Prezado JFC,
fiz uma rápida busca, mas sem sucesso: QUal a melhor maneira de guardar um espumante moscatel TerraNOva?
Parabéns pelo blog.
Depende da quantidade Raul, se for pouco melhor beber que esses vinhos não são para guarda. Se for para um evento, melhor deixar refrigerado ou numa área bem fresca, preferencialmente em geladeira, depende muito de quanto tempo.
comprei um espumante terranova moscatel para comemorar o novo emprego da minha noiva , minha pergunta é : que tipo de comida combina com esse espumante?
Olá Francisco, com Moscatel só doces (tortas de boa acidez como de Kiwi, Limão), salada de frutas com sorvete de creme ou queijos azuis. Fora isso complica já que o espumante Moscatel é doce.
Olá João! Tenho aprendido demais com o seu blog e ando pesquisando e provando alguns vinhos, espumantes e proseccos para meu casamento na primeira quinzena de julho.
Além de coquetel, jantar com massa com molho de queijos, carne vermelha e risoto, teremos sushis desde o coquetel ate o final do jantar.
Gostamos da sua sugestão do Fincas Tempranillo para o jantar, mas por conta de controle de orcamento estamos pensando em servir apenas um espumante ou prosecco durante a noite toda.
Vi sua sugestão do Conde de Foucauld Brut, mas também pesquisamos Aurora prosecco, Cava Antiga Prosecco, Chiarelli Prosecco e Salton Brut.
Qual ou quais bebidas, na sua experiência e conhecimento, seria mais harmonioso servir durante a festa toda, desde o coquetel ate o bolo e doces?
Obrigada,
Mônica.
Monica, fique nos brut ou, máximo, um demi-sec. nesse último caso o do Adolfo Lona é bem bom pois não é muito adocicado. Moscatel só com o bolo! Abs e boa escolha, prove!!
Muito obrigada! Bruts! Estamos na parte boa: provando! E continuo acompanhando e aprendendo no seu blog. Abraço.
Olá João. Ontem estava na casa de uma amiga é ela serviu um prosecco. começamos a beber e deixamos as taças do lado por algum tempinho e criou uma areia grossinha branca no fundo da taça. Como se alguém estivesse colocado uma colher de chã açúcar dentro. Ela ficou sem graça e disse que era porque como havia fritado uma carne, ficou gordura na cozinha e bebidas com gás sugam a gordura. Mas era uma areia que havia se formado. O que poderia ser isso? Fiquei curiosa é não consegui achar nada a respeito e acho que você pode me ajudar.
Grata! Nina.
Nina, desculpe pela demora, mas podes me informar o nome desse vinho e produtor? Nunca ouvi falar disso não e tenho uma idéia do que possa ser, porém essas informaçãoes são importantes.
Oi João, tudo bem? Vou casar e gostaria de servir o espumante Rio Sol, só estou na dúvida se sirvo o branco ou o rosê. Minha cerimonialista disse que hoje está usando servir os dois juntos. Você acha apropriado? Obrigada!
Paula, não vou argumentar modas que cerimonialistas ditam, porém eu não sugiro misturar espumantes e acho o Rio Sol bem fraquinho (melhor nesse mesmo estilo e origem – vale de São francisco – o Terranova), mas nada como vc provar e sirva o que gosta, porém mantenha-se preferencialmente no Brut e um só, ou branco ou Rosé.
Adorei seu texto. Excelente para quem está tentando entender. Bem, nem vou perguntar sobre espumantes pq já foi bem claro. Mas o que vc me indica, para além dos espumantes, em uma festa de casamentoem Julho para 200 pessoas com um coquetel de salgados, mini degustações eum buffet de crepes? Que tipo de vinho? Algum com preço bom? Obrigada e parabéns pelas matérias!
Vanessa.
Olá Vanessa e grato pelo contato. Você está localizada em que cidade
Boa Noite João! Vou casar o ano que vem no mes de maio. Será servido desde canapés até jantar com peixe e carne vermelha. Pensamos em servir um lambrusco ( LInda Donna). Pela leitura que fiz no seu blog vc fala bastante em espumantes….não conheço muito as diferenças, mas qual sua opnião sobre lambrusco e se vc conhece o citado. Não pensamos em por outro tipo de vinho ( tinto ou rose)….queriamos algo que fosse legal para acompanhar toda a festa, que tb contará com outros tipos de bebidas alcoolicas. Obrigada e parabens pelo blog e matérias. Mariangela
Meu caro João Filipe: Tentando ajudar na fato raro que aconteceu com Jaqueline Ferreira Silva e sem ter visto o produto na garrafa (seria mais fácil comprovar minha teoria) e ainda, entendendo que a taça estivesse perfeitamente limpa, acho que a “areia grossinha” seja bitartarato que é um sal do ácido tartárico que cristaliza à baixa temperatura. Provavelmente o vinho base Prosecco não foi bem estabilizado antes da tomada de espuma e ao ser submetido à temperatura baixa do balde, ocasionou esse problema. Nada demais mas pouco profissional. É importante que saibam que o Prosecco é elaborado pelo método charmat, de ciclo curto, justamente porque se deseja manter a vivacidade e frescor próprio desse tipo de espumante.
Pensar que este problema foi provocado pela gordura da cozinha é delírio.
Grande abraço e parabéns pelo conteúdo do blog. Adolfo Lona
Prezado João, adorei seu blog, parabéns e obrigado por compartilhar tanto conhecimento. Eu tenho uma garrafa, na caixa, da Veuve Clicquot 1972, edição especial e limitada em comemoração ao bicentenário da marca, 1772/1972. Na garrafa e na caixa existe o selo do bicentenário e também o brasão da familia real britanica pois foi também uma homenagem ao aniversário da Rainha Elisabeth, agora não sei se foi de coroação ou de aniversário. Não conheço a história dessa safra, porém li algo na internet, que foram feitas apenas 200 garrafas para comemorar o bicentenário. Essa garrafa que tenho, não sei em que condições foi armazenada, mas estou morrendo de vontade de coloca-la na geladeira e abri-la no brinde de minha festa de casamento. Quais as chances dele estar horrível??? Outra pergunta se me permite, em caso do Veuve Clicquot não estiver bom, estou procurando um outro espumante para blindarmos. Comprei uma garrafa do J.P Chenet Rose, mas minha noiva não gostou. Ela gosta de um mais doce. Estou pensando em comprar um Chandon Passion, mas ainda estou em dúvida. Você pode me orientar em algo para essa ocasião especial?
O que você me diz do espumante Moscatel Cave Antiga???
Olá Emerson, não provei ainda, sorry!
Agora que chegou minha vez de fazer meus comentários, depois de ficar rolando para baixo esta coluna que não acaba nunca, fiquei com vontade de fazer uma série de comentários inteligentes e cheios de informações complementares, mas não – prefiro apenas parabenizá-lo pelo indiscutível sucesso do seu blog, construído pela persistência, pela sinceridade, pelo estudo e pela gentileza, respeito, carinho e educação com que trata seus leitores. Parabéns de verdade!
Orra Breno, vindo de quem vem estas palavras me enchem de orgulho. Obrigado pelos gentis comentários. Forte abraço
Olá,
qual espumante ou frisante você recomenda para casamento?
obrigada.
Cara Sol, o blog está repleto de posts e sugestões sobre o tema assim como inúmeros comentários. Pesquise um pouco, veja os que cabem em seu orçamento e prove uns três ou quatro optando por aquele que mais gostar. De qualquer forma, tradicionalmente não recomendo frisantes para eventos dessa importância, só espumantes.
Alguém me pediu uma recomendação para um casamento – respondi asism: se for para fazer figura, um Cristal. Se for para ser intransigente gastando muito, Bollanger, gastando pouco (?) Máximo Boschi Speciali, Angheben Nature, Geisse. Se for para agradar a todos e a todas, um ótimo prosecco di Valdobiadene, um Bulle nª1 chocolat, um grande cava Juve&Camps, um Chandon Excelence, um dos melhores charmat que resiste ao tempo.
Bom dia
tenho uma garrafa de champagne veuve clicquot 1772-1972 bicentenario em otimo estado gostaria de saber o valor comercial dela pois pretendo vende-la.
desde de ja agradeço Obrigada
Cristina, já tive um outro leitor com a mesma pergunta e não creio que haja mercado. Com 40 anos, a principio não há mais espumante e só vale por razões pessoais.
ok muito obrigada
Prezado João Felipe, excelente o seu estudo e dicas à respeito dos espumantes! Confesso que encontrei em um único post todas as curiosidades à respeito destas maravilhas… Parabéns!
Querido, o que acha dos Espumantes da Vinicola Garibaldi, visto que estes tem grandes premiações pelo mundo?
Luciele, já escrevi sobre eles aqui no blog lá nos idos de 2009 e de lá para cá não tive oportunidade de provar mais. O Moscatel, naquela época, foi muito bem numa degustação ás cegas e esteve na minha lista de melhores espumantes de 2009. Tinha um Brut básico, acho, que também me agradou em função da relação custo x beneficio, mas não se deixe eludir por premiações em concursos internacionais que, dependendo, dão centenas de medalhas e são pouco representativos porém o marketing das empresas capricha na divulgação! Pelo que provei, valem o que cobram. Abraço
Em primeiro lugar gostaria de parabeniza-lo pela dedicação ao blog, e perguntar um pouco mais sobre o sparkling wine concha y toro demi sec obrigado
lá Jorge e grato pelo comentário. Desculpe não poder ajudar, mas não conheço esse espumante. Abraço
João
Pretendo receber alguns amigos da faculdade em breve, gostaria que nosso encontro fosse bem descontraido. De início vou servir alguns queijos leves e outros mais encorpados. Depois algo bem simples, como por exemplo, algumas pizzas ou massa acompanhada de dois tipos de molhos.
O que você sugere? A sobremesa provavelmente será uma bela mousse de chocolate, sei que eles adoram…Quais vinhos eu poderia servir com essas massas e sobremesa?
Ah, antes que eu me esqueça! Parabéns pela sua maneira gentil em responder nossas dúvidas!
Olá Simone e grato pelo comentário. Olha, eus os receberia com um espumantes nacional bem fresco e citrico e depois um vinho tinto sem muitos taninos, equilibrado e versátil como o Confidencial (português) ou um Malbec básico como o Raza que são vinhos que não são caros e certamente agradarão a maioria. Quanto á sobremesa, eu não serviria nada não acho que não carece e as de chocolate são complicadas de harmonizar. Se quiser no entanto, quem sabe um Porto Ruby? Tem vinhos que dão mais certo como um Banyuls mas aí o preço é bem mais salgado, não sei se tem muito a ver. abraço e espero que dê tudo certo.
João, gostaria de saber qual o problema de se estocar em casa garrafas de espumantes até um ano antes de sere consumidos. Vou me casar ano que vem e alguem me deu a ideia de começar a comprar as bebidas logo… Comecei pelo espumante, mas depois fiquei sabendo que não é recomendado… o espumante pode estragar? por favor, me ajuda! estou ficando preocupada com isso… Se possível, poderia me mandar a resposta por e-mail?
Obrigada,
Bruno e Indira, ambos com a mesma duvida então vamos lá. Existem aqui dois problemas; Onde e como guardar e por quanto tempo. Vocês guardarem os espumantes por um ano, tudo bem desde que quem te vendeu não o tenha há cinco! A gaande maioria dos espumantes não safrados deve ser tomada nos primeiros dois a três anos de vida e certamente estarão melhores e mais frescos se do próprio ano. Então o importante é saber de onde esses vinhos estão vindo, há quanto tempo eles estão estocando e como o fazem. Cuidado com as ofertas exageradas, o vendedor pode estar queimando estoque velho que depois de um ano……
Quanto a guardá-los em casa, mantendo-os preferencialmente deitados numa área escura, fresca e ventilada da casa, sem aromas fortes (produtos de limpeza por exemplo) nas proximidades, não vejo problemas. O maior problema aqui é se segurar para não tomar diversas dessas garrafas ao longo do período e ter que “recomprar” para o casamento! rs
Prezado,
Comprei o espumante Chadom Brut e recebi Chadom Extra Brut.
A minha dúvida é a seguinte: os produtos são o mesmo?
Agradeço, antecipadamente, a atenção,
Marcão.
Olá Marcão, conforme vc pode ver na matéria; “È este licor de expedição, e seu teor de açúcar, que vai determinar se nosso espumante será; Nature – até 3 gramas de açúcar por litro / Extra Brut – 3 a 6 gramas / Brut – 6 a 15 gramas”. Consequentemente, o Extra Brut é mais seco ou seja, diferente do Brut.
Olá, estou encantada com seu site/blog… acho maravilhoso quem entende de vinhos e espumantes, e nunca soube sobre eles, comprava pela garrafa bonita( vergonha rs ) . E quando queria surpreender amigos/ visitas ia pelo preço ( maior); Só que eu mesm nem sempre gostava de bebe-los, Sempre gostei de vinhos docinhos ( ficava naquelas marcas baratinhas e tinha até vergonha de dizer.
Vergonha maior foi comentar que recentemente em um resort e nos presentearam ( eu e marido) com um ( ou uma? ) espumante de nome veuve clicquot e não gostei, depois uma amiga disse que era de um preço razoavelmente alto…então passei a achar que meu paladar era realmente pessimo, pois não apreciava coisas boas 🙁
Aí lendo hoje seus post, estou descobrindo que existe muitas variáveis e que o problema pode NÃO ser EU rsss
Atualmente estou servindo e tomando lambrusco com as amigas , respirei aliviada quando li que este é uma boa pedida para piscina ( justamente onde temos tomado nos finais de semana de sol ).
Salvei sua pagina para ler um pouquinho semanalmente .
Parabenss e Obrigada 🙂
Curta a viagem Andreia, tem caminhos muito legais, outros nem tanto, mas explorar é essencial. Grato pelas gentis palavras e aproveite, pois as benesses do vinho são imensas!
JFC, gostaria de algumas indicações de espumantes doces…. vc pode me ajudar?
Obrigado
Fernando, espumantes doces não são muito a minha praia, porém você pode dar uma pesquisada aqui mesmo no blog em Desafio de Espumantes e ver os Moscatel. Hoje em dia, considero o melhor o Cave Amadeu devido ao excelente equilibrio entre acidez e doçura.
Uma pergunta boba, mas eu não sei a resposta: resfriar a cava, deixá-la a temperatura ambiente e voltar a resfriá-la para o consumo compromete a qualidade da bebida?
Boa tarde! Feliz 2014! Coloquei para gelar alguns Espumantes Moscatel Salton a mais do foi necessário para o Reveillon. Posso voltá-los para a temperatura ambiente e depois gelar novamente para beber? Coloquei para gelar em coolers e não tenho espaço para manter todos na geladeira, e mantê-los no gelo vai ficar caro. O que me sugere? Obrigado!
Marcos, sem choques térmicos bruscos pode ser, mas obviamente que mantidos em geladeira vão ficar melhor sem contar que estarão sempre prontos a servir!
Boa tarde!!
Meu casamento é em outubro, e gostaria de saber se posso comprar os espumantes agora? Obrigada
JFC experimentei o espumante Cruse Blanc de Blancs Demi=Sec produzido em Landiras França, gostei mas não sei se é um bom produto, voce tem alguma opinião sobre ele???? Obrigado.
Olá Marcia, em Landiras existe um produtor que faz diversas marcas de vinhos razoavelmente bons, uns melhores outros piores, mas esse não conheço. Depende de onde vc servirá, pode não ser adequado. Por exemplo, um casamento com jantar onde o Brut é mais recomendado. Se for um bolo com brinde, pode ir melhor e se for sozinha ou com amigos ou família, porquê não se você gostou!
Ola, vou fazer uma inauguração do meu salão de beleza, gostaria de estar servindo prosecco, o que vc sugere de acompanhamentos? Pensei em petit four sequinhos e trufas , o que acha ?
Eu gostaria de saber se um espumante mais adocicado poderia ser servido em um casamento? Tomei o salton brut e Salton classic meio doce, o brut nao gostei, o classic achei ate legal, nesta faixa de preço qual vc me indica que seja um pouco mais doce.
Olha Welton, se for servir somente com o bolo no brinde, tudo bem e pode até ser um Moscatel que é mais doce que o demi-sec. Já se for servir durante todo o evento, isso, a meu ver, não é uma boa porque pode enjoar.
Adorei o texto! Parabéns pelo site, tem matérias bem interessantes. Eu tomei lambrusco umas duas vezes em festas e não gostei, aguado, muito doce, um fim de boca que lembra vinagre… Daí tomei birra por ele e por isso nunca comprei. Lendo o que escreveu penso que minha experiência ruim com o lambrusco se deve ao fato de que chegam até nós as piores marcas… Talvez eu nunca tenha experimentando um bom lambrusco. Estou disposta a provar, fiquei curiosa. Me indicaria alguma marca boa e um site onde eu possa comprar?
Desde já agradeço.
Olá Rê. Lambrusco não é fácil não e deve ser olhado como um vinho de verão ligeiro e sem grandes pretensões, um vinho de verão, de beira de piscina. O problema é que a maioria que vem para cá é de baixa qualidade e por serem frisantes a indústria de festas os venderam como espumantes baratos o que, sabemos, não é! tendem a ser muito doces e enjoativos. Eu provei um monte e, quando necessário, escolhi o Solato que gira em torno dos R$25 e acho, dentro do estilo, bastante aceitável devido á boa acidez que o torna algo mais equilibrado. Não sei de site que o venda, desculpe, mas sei que na Vino & Sapore (Granja Viana – Cotia – SP) tem.
Obrigada pela dica, vou procurar por aqui.
Decidi servir espumante em minha festa de casamento, pensei em 30 garrafas de Chandon Réserve Brut e 30 garrafas de Chandon Passion Rosé demi-sec, mas minha festa só será em julho do ano que vem e eu estava pretendendo comprar desde agora e ir guardando….. até lá estraga??? Como devo guarda-las em casa? (Não tenho adega….)
Att.
João , santé! Comprei 6 garrafas de Milesime , da Miolo , safra 2009. Estou preocupada , quando li seu artigo que não se deve guardar Espumantes. Como vou usa-los agora em agosto , voce acha que poderão ter oxidado? Outra pergunta , comprei para a mesma festa , 2 tintos espanhois: Alvarez de Toledo (2009) Mencia Roble VilladeCanes Leon e Evodia , (2011) old vine Guarnacha – Calatayud Zaragoza. Queria sua opiniao sobre eles e se harmonizarao com Cordeiro y uma Pasta
Olá Lucia, fique tranquila pois falei de no post sobre espumantes não safrados e o Millésime é! Nunca provei um Millésime com tanta idade e sempre há a preocupação de como foi guardado, então pode ser que hajam sim notas de evolução na garrafa e ela tenha perdido um pouco de seu frescor, é um risco porém o espumante é de primeira. Quanto aos espanhois eu não conheço, desculpe.
olá gostaria de saber sobre o espumante chandon reserve, ele é uma boa escolha ?
Olá Monica. Não sou muito fã dos espumantes da Chandon (exceção feita ao Excellence) e faz tempo que não os provo, então prefiro não emitir uma opinião mais concreta. Desculpe não poder ajudar, mas sugiro provar, é sempre a melhor forma de se conhecer um vinho.
Caro João,
Comprei alguns vinhos e gostaria, se puder, da sua opinião:
1) Malbec -Trapiche varietalis, 2007;
2) Lambrusco – chiarli, grasparossa de castelvetro (amabile) (DOC), 2011;
3) Sangiovese piglua – terre alegre (nao identifiquei o ano);
4) Uma colección chardonay, 2012-branco;
5) Quinta de bons ventos – 2012.
6) Hoje, comprei um conjunto com 6 taças. A identificação na caixa diz: Lead-Free crystal glass. Identifiquei também (bordeaux rouge).
Para um leigo como eu, o material parece de qualidade (e as taças são finas).
7) Quanto aos vinhos, eles têm qualidade?
8) Devo guardar na horizontal, todos?
9) E as taças, conhece a qualidade?
Desculpe o prolongado texto, mas te acompanho e estou, definitivamente, decidido a fazer uma adega em minha casa e estudar este maravilhoso tema.
Obrigado.
estou iniciando um trabalho com espumantes e vinhos, qual o tempo de armazenamento em garrafas e o processo de adormecer o espumante por gentileza.
Olá Marcio, desculpe mas não entendi esse termo de adormecer o espumante. Quanto ao tempo de armazenamento, os mais jovens (sem safra) em torno de dois a três anos dependendo do produtor, só que eles não colocam a data do engarrafamento então fica dificil. Nesses casos, um bom e confiável fornecedor é essencial. quanto aos safrados, 5, 10, 15, 20 (raramente mais) anos depende muito do produtor e safra, não existem regras. De qualquer forma, mesmo safrado e salvo conhecer muito bem como essa garrafa foi estocada e quem é o produtor, eu não investiria em vinhos com mais de dez anos.
Gostaria de saber qual vinho ou frisante posso servir em um aniversario, se puder me sugerir algo bom e com preço acessível.
Renata, pesquise aqui no blog, digite espumantes na área de pesquisa, leia comentários e veja os painéis na parte de categorias, há muitas dicas aí. Boa viagem no blog.
Oi, gostaria de experimentar os Cava da Freixenet. Que prato, além de peixes e paella, posso harmonizar? Obrigada.
Para provar espumantes não há a necessidade de comidas Susana, porém se quiser pode harmonizar também com queijos como gruyere e brie, frutos do mar, ostras,e frutas. Boa prova.
Boa noite! Hoje eu e meu namorado estavamos conversando sobre o Champagne, e entao ele comentou da cidra que bebemos no Brasil, e eu sempre pensei que fosse champagne (risos) o que seria essa bebida, eu nao soube responder a ele, que è um amante de vinho, e vivemos em um pais onde podemos degustar os melhores vinhos. Um abraço!
Leide, cidra é um fermentado de maçã e tem sua origem na França, Normandia.
Companheiro de levantamento de taça, não entendi porque, mas este artigo de tantos anos caiu novamente na minha caixa de entrada do gmail… Engraçado, né? Me fez dar uma lida geral, meio por cima e perceber a atualidade que mantém. Hoje entendo que não sei nada, diferentemente há 7 anos, quando ele foi publicado, quando não entendia que sabia nada e achava que sabia quase tudo. Mas neste caminhar ignorante fui consolidando uns chutes, entre eles sobre os espumantes. Acrescento aqui a péssima passagem do S. Spurer pelo Brasil, a mando da Ibravin, que, com a mão pesada do chapa-branquismo (chapa branca era a chapa de todo veículo oficial de governo), fez de tudo para garantir a supremacia dos espumantes brasileiros, como se eles não tivessem condições de se defender sozinhos. Mas, mais do que tudo, erros de conceituação me pegaram pesado – espumantes de excelente qualidade, foram rebaixados na avaliação porque ousaram ter um tom oxidado, como se fossem grandes produtos, quando na verdade não passavam de charmat!!! Ou seja, foram punidos por serem melhores, mais complexos e estruturados do que se poderia esperar pelo preço, pelo método… Essa eu nunca tinha visto!
Ola li todo o seu post e aprendi muita coisa porém continuo com uma dúvida:qual a diferença entre um espumante brut e um espumante brut rose! Grata.
Olá Mary, só uma coisa, a cor que normalmente advém da mesclagem de vinhos brancos e tintos, o único produto em que isto é internacionalmente permitido. Há porém, alguns rosés de uvas tintas (Pinot, Malbec, etc) em que se vinífica direto em rosé.
Bom dia, eu sei que não tem haver com espumantes, champagne, etc… Mas estou com uma duvida e não consegui ainda uma resposta, tenho um vinho branco e um tinto na geladeira há uns 2 meses sem abrir, posso retira-los, e depois quando usar gela-los novamente?
Olá Mariana, deixe o branco na geladeira assim quando decidir tomá-lo já estará na temperatura ideal. Quanto o tinto, deixe-o num lugar fresco e escuro, mas não volte para a geladeira.
que legal..
Escrevo somente para lhe parabenizar pelas respostas e dedicação com o blog.
Com a minha curiosidade vim parar aqui lendo sobre espumantes, percebi sinceridade e dedicação. Curti muito, voltarei mais vezes para aprender.
Agradecida.
Andréa, grato pelos gentis comentários, uma tremenda injeção de ânimo para seguir compartilhando. Aproveita e divulga!! rs Abraço
Olá, bom, vou direto ao ponto. Já viu na Formula 1 quando os caras estão no pódio e pegam o Shampagne e jogam em todo mundo, pra fazer igual qualquer Shampagne serve? E é só chacoalhar e ponto? Obrigado desde já
ola,nao entendo nada de vinhos,champenhes…
achei um champanhe aqui em casa chamado Linda donna-lambrusco dell`emilia-italiano
E gortaria de saber se é bom ?
quando tempo de validade tem (o maximo)?
Ana, como pode ler no texto, Lambrusco não é espumante e sim um vinho frisante, então longe de ser um Champagne. Fraquinho, não guarde, abra e se tiver bom aproveite. Abraço
Boa tarde Joao! Parabens pelo site! Vc nos ajudou muito na escolha do espumante para o nosso casamento!
Gostaria de tirar uma duvida com vc. Nosso casamento esta marcado para o dia 31/10/15 entretanto nós já recebemos o espumantes (decidimos pelo Casa Valguga Art Brut). Como sao 35 cx, ficou impossivel de guardar na nossa singela adega. No momento as caixas estao estocadas em um abiente seco e sem iluminacao (a temperatura infelizmente nao pode ser controlada), na posicao vertical.
Voce acha que ate o casamento corremos algum risco com este tipo de armazenamento? Voce teria alguma recomendacao!
Muito obrigada!
Att,
Julia
Olha Julia, importante que esse espaço seja também fresco, porque se for quente demais os vinhos vão cozinhar, cuidado. Como ainda tem uns dez meses pela frente, minha sugestão é que tentes deixar as caixas deitadas por garantia. Abs
Coloquei este artigo nos meus favoritos
Show de bola, parabéns resumiu tudo em um único texto, vendo espumantes e vinhos e sempre pintava uma duvida na hora de recomendar ou explicar alguma coisa… Já nao sofro mais.!
Boa noite. …muito bom o blog, parabéns!
Tenho dúvidas. ..pois comprei várias caixas de espumante demi-sec Freixenet produzidas na Argentina e na hora de tomar elas tinham colorações diferentes. Sendo que algumas eram mais rosadas…mesmo todas sendo da mesmá safra e feitas de vinho branco.
Isso pode ocorrer?
Obrigado e parabéns novamente.
Olá Renato, grato.Um Freixenet branco rosado tá esquisito meu caro! Estes espumantes não são safrados, então pode ter espumante velho aí no meio ou guarda em locais diferentes com temperaturas muito diferentes também. Perigo á vista, sugiro abrir uma ou duas garrafas para conferir. Abraço
Bom dia, João acabei de me casar e sobraram algumas garrafas de vinho rose espumante Brut “Conde de Foucauld” da minha festa, essas garrafas foram geladas em uma caixa térmica com gelo e chegaram à uma temperatura bem baixa. No outro dia da festa tirei e coloquei na geladeira, porém minha geladeira está cheia, gostaria de saber se posso tirar da geladeira e quando for beber colocar novamente para gelar ?
Vinho frezzante serve para o arroz quatro queijos
Olá Sonia, nunca provei não tenho referência para opinar, desculpe.
Olá, João! Primeiro, gostaria de parabenizá-lo pelo site! Seus conselhos para quem está perdido no mundo dos vinhos são uma grande luz para os leigos nesta seara. Enfim, peço-lhe um norte dos seguintes espumantes para serem servidos em um casamento. Em razão de limites financeiros, conjugada com a quantidade de 70 espumantes e disponibilidade na região de Recife, quais desses você indicaria: rio sol demi sec ou moscatel, botticelli demi sec, salton demi sec, oremus blanc moscatel.
O ESPUMANTCHE
FlávioMPinto
Um dos aspectos mais buscados na cultura do vinho é a tipicidade. Uma qualidade do produto que o distingue de qualquer outro e até dentre os vinhos. Quem não conhece os vinhos do Porto ou da Madeira, um Champagne, um Cognac, um Amarone, um Brunello di Montalcino, um Sparkling wine, uma Cava, um Tokaji, um Bordeaux, um Sauternes, e por aí vão inúmeros vinhos bem distintos e famosos. São inigualáveis.
Vinho tem nome e sobrenome, por supuesto, e tem também caráter e personalidade. Em cada local que é produzido carrega tudo que a natureza tem no seu entorno. Impossível não lembrar da bendita Podridão nobre ao degustar um Sauternes ou um Tokaji.
Ainda, no Brasil, temos poucas estórias que nos fazem ligar os nossos vinhos com a nossa história e até mesmo casos pitorescos que passaram a ser história, como a introdução das uvas brancas na Borgonha. Se bem que a história de muitas vinícolas gaúchas nos mostra , marcantemente, a influência italiana no RS e sua colonização em todos os aspectos.
Que o passado e presente nos apresente um futuro promissor , particularmente na busca de uma maior identificação dos nossos produtos. A tipicidade é o que se deseja.
E o primeiro objetivo é a busca da identificação do produto gaúcho que está se destacando mundo afora: o espumante. Em cada lugar do mundo ele leva o nome regional e assim passa a ser conhecido. É a Cava na Espanha, Asti na Itália, Crémant na França para os espumantes não produzidos na Champagne, Sparkling Wine nos EUA.
No Brasil, o maior produtor é o Rio Grande do Sul e que tal chamar o espumante de ESPUMANTCHE! Sem dúvida nenhuma carregaria toda a história do Rio Grande com ele.
É sabido que outras regiões do Brasil, como Santa Catarina e Pernambuco também produzem espumantes. Mas que escolham outro nome a semelhança do Crémant francês.
Espumantche seria a marca que selaria em definitivo o produto na história vitivinícola gaúcha.
Seria a tipicidade adequada a um produto legitimamente gaúcho.
Adorei o site e aprendi muito também. Parabéns!
Olá. Gostei muito do texto. Gostaria de saber o que servir no lanche que vou oferecer na minha defesa de mestrado. Creio que serão poucas pessoas. O evento vai ser a tarde. Preciso de sugestões de espumante e de algum tipo de alimento.
Hareli, compartilho minhas experiências, sugiro falar com um buffet que poderá te ser mais útil quanto ao lanche e espeumantes pesquise nos posts. Depende do que quer gastar, quantas garrafas, de qualquer forma sugiro algo mais citrico e fresco. Boa sorte
Grata.
Hareli, melhor falar com um buffet, lanches não são minha praia. Quanto a espumantes, o blog está cheio de sugestões,sugiro pesquisar e provar. abraço e parabéns
Gostaria de servir chandon reserve brut no meu casamento em julho deste ano, 16.7. Gostaríamos de comprar com antecedência para aproveitar algumas promocoes. Gostaria de saber qual o tempo de antecedência que posso comprar já que não tenho adega climatizada. Neste caso, como devo armazenar as garrafas e não perder a qualidade? Obrigada
Roberta, guarde em local escuro, fresco, sem trepidação e longe de produtos de fortes odores. Cuidado com proçoções exageradas, pesquise o fornecedor, nesta época tem gente desovando produtos velhos e nem sempre em boas condições. Compre uma gfa e prove antes de comprar o lote.
Olá Felipe, qual champanhe dos chandon puxa mais pro sabor do espumante brut rose? existe algum champanhe rose chandon?
Gosto de Brut Rosé só sendo um minha cara Leandra, não tem como. Champagne ou espumante? A Chandon nacional tem um rosé chamado Passion, se não me engano, e a Moet Chandon (Champagne) também tem. Dê uma olhada no site deles.
TENHO UMA GARRAFA GRANDE V.va J. PIAGENTINE FORUMLA I ,HÁ MAIS OU MENOS 25 ANOS. ESTÁ FORA DA VALIDADE ? POSSO CONSUMI ? AGUARDO A RESPOSTA. GRATO!!!!
meu caro Paulo, já deve ter virado vinagre! Desculpe
OLA!! ESQUECI DUAS CAIXAS DE PROSECCO NO FREEZER DE UM DIA PARA O OUTRO. PERDE A QUALIDADE DO PRODUTO? COMO POSSO RESOLVER ESSE PROBLEMA? GRATO!
A principio não. Tire do freezer e deixe descansar na geladeira por uns dias e depois abra. http://www.falandodevinhos.com/2012/10/08/pode-se-congelar-vinho/
Gostaria de tirar uma duvida, caso um espumante tenha sido resfriado, e depois tirado do resfriamento ele perde seu aroma ou perde seu aproveitamento.
Caro Rogerio, o que “mata” o espumante é o choque térmico então, a grosso modo não, mas sempre bom evitar.
Queria Saber Se Vc Sabe Qual a Validade Do Vva J Piagentini , Fórmula 1 De 2.900 ml ?
Denylso, impossível dizer já que não consta data de engarrafamento na garrafa. De qualquer forma, esses vinhos não são para guardar não, tome logo! rs
Oi, boa noite!!
Comprei um Chandon reserve BRUT para o réveillon de 2017/201, de 1,5l e não cosumimos.
Hoje vi que a fabricação é do ano 2013.
Esta guardado em um local seco e de pouca luz.
Será que devo consumi-lo?
Máximo no próximo reveillon Ketma. Daí para a frente é um risco, mas eu encontraria um momento por agora para tomá-lo!