Comprando Vinhos no Exterior
Em função de minhas atividades profissionais, sempre viajei muito. Nos últimos quatro para cinco anos, meus principais destinos foram; Espanha, Portugal, EUA, França, Inglaterra, Argentina e Uruguai. Como, na maioria das vezes, minhas viagens eram super corridas eu não conseguia tempo para praticar um de meus hobbies prediletos, fuçar loja de vinhos. Sabendo disso, eheheh, comecei a fuçar on-line antes de viajar! Podendo trazer até 12 garrafas de vinho, mais o extra do free shop de chegada, foi assim que construí uma adega de razoável qualidade sem perder as calças no processo. Isso e escolhendo as lojas certas, em São Paulo, para fazer as minhas compras de vinhos básicos e de gama média já que os vinhos de gama alta eram os que eu comprava fora.
O mais fácil é comprar on-line antes da viagem, pedindo para que a entrega seja feita no hotel, no escritório de seu agente, ou algum outro lugar de fácil acesso para você. Eventualmente, nos casos onde a compra on-line não é viável, se faz somente uma reserva e depois passa-se para pagar e retirar, sem grandes delongas. Tive casos onde a loja não tinha o produto e, gentilmente localizou o rótulo pretendido em outa loja anexando-o ao lote pretendido. Conforme for comprando você estabelece relacionamentos que facilitam futuras compras.
Antigamente era mais fácil, você ia comprando uma garrafa aqui outra acolá e levava numa sacola a bordo. Depois da implantação de tantas regras de segurança novas, ficou inviável carregar garrafas a bordo e, obrigatoriamente, isto quer dizer despachar os vinhos como bagagem. Nestes casos, sugiro comprar os vinhos somente na cidade em que vai embarcar de retorno ao Brasil sempre tendo em conta que seu limite nos dias de hoje (Julho/2012) é de 12 litros (16 garrafas) ou USD 500! Minha sugestão para aqueles que curtem trazer suas preciosidades de fora, é acondicionar de forma correta seus vinhos evitando trazê-los na mala junto com suas roupas pois as surpresas na chegada podem não ser nada agradáveis. Eu recomendo o uso de malas adequadas para o transporte de vinhos. Caso, no entanto, você seja pego de surpresa e tenha que trazer uma série de garrafas, ainda acho preferível embalá-los em caixas de vinho mesmo, só que algo mais reforçadas e passe o shrink que tradicionalmente é disponibilizada em aeroportos pelo mundo. Acho que o pessoal de transporte trata melhor a embalagem por saber que contém vinhos (vidro) do que as malas comuns de roupa para os quais o tratamento é amplamente conhecido! Opcionalmente, alguns aeroportos como os de Barcelona e Londres, possuem boas lojas de vinhos e free shops de qualidade como de Lisboa e esses você pode levar a bordo. Lembre-se no entanto, que esses vinhos entram na sua cota de compras no exterior e há menos diversidade de rótulos, ok? Eis algumas dicas de lojas onde você pode fazer seus pedidos antecipados. Busque seus rótulos de interesse e compare preços.
Espanha:
- Vila Viniteca – também tem loja, fica em Barcelona no Bairro Gótico, vale uma visita se tiver um tempinho sobrando – http://www.vilaviniteca.es/.
- Lavinia – Como em Paris, também possui uma bela loja em Barcelona, não sei se em Madrid também – http://www.lavinia.es/
- Outras lojas on-line; http://www.aporvino.com/ e http://www.vinissimus.com/
França:
- Lavinia – Tem uma enorme loja bem próximo da Place de Madelaine, na avenida do mesmo nome, com estação de metrô quase na porta. Ali na região existem várias outras lojas que vale a pena fuçar se você tiver uma tarde livre – http://www.lavinia.fr/
- Au Verger de la Madelaine – Também encostada na Place de Madelaine desde 1937 e, importante, atendimento atencioso e mais, pasmem, em inglês e espanhol. http://www.verger-madeleine.com/.
- Outras lojas on-line; http://www.chateauonline.com/ (que possui lojas fisicas, uma delas entre a Ópera e a Place de Madeleine na Rue Gomboust 7, Paris que abre nuns horários meio estranhos: segunda 16h45-20h-30, terça a sexta 10h30-14h30 / 16h45-20h30 e aos sábados das 10h00-14h00) e http://www.1855.com/
- Na própria Place de Madeleine, mais três lojas; Fauchon (www.fauchon.com) , Hediard (www.hediard.fr) e Nicolas (que por sinal tem quase que a cada quadra em Paris) www.nicolas.com.
Portugal: Adegas e enotecas são conhecidas como garrafeiras.
- Garrafeira Nacional – em pleno centro histórico de Lisboa, talvez a melhor coleção de Vinhos do Porto, mas possui, também, boa diversidade de vinhos de todas as outras regiões e denominações Portuguesas assim como as melhores aguardentes e licores – http://www.garrafeiranacional.com/.
- Vinhos & Coisas é uma grande loja, com restaurante, em Matosinhos no Porto, mas sempre usei os serviços deles on-line – http://www.vinhoecoisas.pt/.
- Lusa Wines – http://www.lusawines.com/
Inglaterra: Este país tem uma forte cultura de vinhos apesar de não produzir quase nada, a não ser os espumantes que começam a ganhar fama. São grandes importadores e os vinhos têm destaque nas boas redes de supermercados como Tesco e Waitrose. Veja os sites abaixo.
- Waitrose – www.waitrosewine.com
- Tesco – www.tesco.com/winestore
- Berry Bros & Rudd – http://www.bbr.com/.
- Majestic – http://www.majestic.co.uk/
Itália
-
Italian Wine Shop – http://italianwineshop.it
EUA: Bons preços para vinhos Franceses. Hoje a taxa cambial não ajuda, mas mesmo assim é comum ver bons vinhos de Bordeaux e Bourgogne mais baratos que em Paris.
- Garnet wine – http://www.garnetwine.com/ – N. York
- Empire Wine – www.empirewine.com – Albany/N. York
- K&L Wine Merchants – http://www.klwines.com/ – São Francisco
- Kendall Fine Wine – http://www.finewinespirits.com/ – Miami
- B-21 – http://b-21.com – Tarpon Springs/Tampa/Florida
- The Wine Specialist – http://www.winespecialist.com/ – Washington
Argentina: – Montes de lojas por tudo que é lado em Buenos Aires, com preços que variam pouco e, quando o fazem, normalmente é para cima. Das lojas de rua recomendo a Vinoteca Lo de Joaquin Alberdi na Rua Jorge Luis Borges 1772 em Palermo Viejo. Próximo de diversos restaurantes e bares em um local super charmoso e o Joaquin é super gente fina. Certamente a loja mais simpática, que eu conheço, na linda Buenos Aires. Afora isso as lojas da Winery (por todos os cantos) e da Tonel Privado na Galeria Pacifico no centro. Do Marco Aurelio Ruellas uma dica de uma boa loja do centro de B.Aires, a Quem tiver outras dicas não hesite em compartilhar conosco.
-
7 Spirits – http://www.sietespirits.com/ – Das melhores, sempre com lançamentos de vinhos novos.
-
Vinos Vintage – http://www.vinosvintage.com.ar/
-
Um Vino Ahora – http://www.unvinoahora.com/
- Wines of Argentina – http://www.wines.com.ar/
- Ligier – www.ligier.com.ar
- Lo de Joaquin Alberdi – www.lodejoaquinalberdi.com.ar
Chile: O Raul Fagundes em seu blog, publicou diversos posts sobre o Chile e sua recente viagem em Fevereiro/08. Estas dicas são dele que informa que, ao contrário de Buenos Aires, que respira vinho e possui um montão de lojas espalhadas por tudo o que é bairro, em Santiago esta presença é bem menos sentida. Eis os poucos pontos de venda que ele conseguiu descobrir por lá.
-
La Vinoteca (www.lavinoteca.cl)
-
El Mundo del Vino (www.elmundodelvino.cl) – difícil resposta a contatos por mail.
-
Loja da Concha Y Toro (http://www.vinoscyt.com/)
Das lojas on-line, legal para pesquisa afora compras, a unica que encontrei é a Chile Vinos (www.chilevinos.com) que me pareceu bastante completa e com preços interessantes, mas só para comparar preços, porque o atendimento inexiste já que quis comprar, mandei-lhes três e-mails e nada de me responderem quando dessiti da consulta. Podem tentar um clube de vinhos chamado La cav (www.lacav.cl ) com contato por e-mail com Paula Jara no pjara@lacav.cl. Conversando com uns produtores Chilenos, fica claro que lá, os grandes vendedores de vinhos são mesmo os supermercados que estão muito estruturados para isso com uma vasta e diversa coleção de rótulos de qualidade.
Uruguai – Tenho tido uma procura grande por dados de onde comprar vinhos neste país, mas realemente tenho poucas dicas. As duas principais estão abaixo:
- Sineriz, este é para quem cruza a fronteira de carro. É uma loja Duty Free na fronteira, me disseram que há várias, mas esta me pareceu a mais interessante com alguns rótulos bem interessantes e preços idem. Veja aqui.
- A Bodega Bouza, um dos principais produtores de vinhos de qualidade no Uruguai, lista uma série de lojas em que seus vinhos são vendidos. Só o fato de revenderem vinhos deste ótimo produtor, já os credencia. Veja a lista acessando o site deles.
No Brasil, os custos de importação, impostos e, alguns, excessos de margens de lucro na cadeia comercial, geram preços excessivamente altos para os vinhos de alta gama. Tem vinhos que aqui custam R$300 / 350 e 400,00 e eu comprei lá, por preços variando de Euros 18 a 30,00. Faça a conta! Para quem tem a oportunidade de viajar, esta é uma boa forma para conseguir comprar grandes vinhos sem perder as calças. Conforme for obtendo mais dicas legais, estarei atualizando este post e, caso você tenha alguma contribuição, por favor não hesite em enviar os detalhes para publicação. Compare preços, faça boas compras e, salute!
Caro João Clemente, seu blog também é muito legal e contributivo para a “causa”. Há muita informação importante aqui sobre vinhos!
Já adicionei nos meus favoritos e nos links relacionados do meu blog.
Vamos manter contato!
Abraço!
Gostei desse “contributivo para a causa”. Acho que é esse o caminho para a “conscientização” e quanto mais gente imbuída do mesmo propósito, melhor! Valeu.
Caro João Filipe, sou novo no seu blog mas já comecei gostando muito. Parabéns!
Também tenho o hábito de trazer vinhos quando viajo. Se viajo sozinho, trago umas quinze garrafas no porão do avião (dentro das malas; felizmente nunca tive problemas), compro de dez a doze no free shop de saída do país em que estou e outras doze no free shop de chegada no Brasil, em São Paulo. Quando minha esposa viaja comigo (maioria das vezes), esses números quase dobram (ela também gosta um pouco). É duro de carregar, mas dá-se um jeito (levo uma mala de mão pequena e com rodinhas na qual cabem pelo menos seis garrafas), o que não dá é perder a oportunidade. Com uma boa distribuição das garrafas nas malas, nunca precisei pagar excesso de peso. Sempre apresento tudo à Receita Federal e nunca houve a necessidade de pagar tributo, porque a quantidade visivelmente é para consumo pessoal.
Mas como não dá para viajar sempre, tenho uma pergunta: existe algum site internacional no qual seja possível comprar vinhos, recebê-los em casa no Brasil e que seja financeiramente compensador, considerando os tributos e o frete? É que a margem de lucro dos importadores costuma ser tão grande que se um site desse tipo existir, talvez valha à pena nós mesmos realizarmos nossa pequena importação, pagando o frete e os tributos. Dependendo do caso, posso reunir alguns amigos e pedir vários vinhos, reduzindo, com isso, o impacto do valor do frete.
Não moro em São Paulo mas vou lá com freqüência. Que lojas você recomenda para comprar os vinhos de nível básico e médio?
Desde já agradeço a atenção e reforço os parabéns pelo blog.
Valeu Paulo Sérgio e bienvenido à comunidade. Pelo que vi vc é dos meus, eu também vinha carregado, mas na época em que se podia trazer as garrafas a bordo. Para despachar na mala, morro de medo de estourar uma ou duas garrafas e me estragarem as roupas, então despacho a caixa que acaba sendo melhor manuseada já que o pessoal sabe o que contém e manuseia melhor a caixa! Se estoura uma garrafa na mala, aí o barato sai caro e já ocorreu com um amigo meu. Estrago dos bravos. Também, do jeito que o pessoal trata a bagagem nos aeroportos!!
Olhe, não sei de nenhum site com essas possibilidades mas vou checar já que é uma bela idéia. Importar é mais complicado porque cai em apreciação prévia do ministério da saude, leia-se ANVISA, e é pepino do bravo, coisa para gente que entende. Vou fuçar e depois publico un post já que acho que esta é uma duvida que muitos devem ter.
Abraço
Paulo Sérgio, desculpe, esqueci de falar das lojas. Olhe, tenho um post aqui – Onde Comprar, espumantes e muito mais – que tem diversas dicas de boas lojas com endereços e telefones. Eu tenho um especial apreço pelo Portal dos Vinhos que tem uma coleção de uns 500 rótulos muito bem escolhidos e com um preço muito em conta. Afora isso tem a BR, a Cia do Whisky, a Confraria do Queijo & Vinho, o Emporio Mercantil, o Rei do Whisky & Emporio VIP que são as mais interessantes e de preços bons. Depende muito de onde vc vem e de onde vai estar, mas qualquer uma delas é legal para garimpar.
Olá, João Filipe!
Muito boas as suas dicas no post acima, assim como todo o blog…
Nas minhas ocasionais viagens ao exterior, sempre procuro trazer garrafas de vinhos. Entretanto, invariavelmente fico com receio do transporte das garrafas, seja dentro do avião ou fora dele (quando tenho que suportar – literalmente – uns quatro, cinco quilos em cada braço, só de vinho). Por isso, acabo preferindo comprar nos freeshops, pois assim posso levar as garrafas dentro do avião, a uma distância segura e “monitorável”.
Em vôos da Argentina ou Chile pra cá, por exemplo, considerando a pequena distância e o menor número de passageiros nos aviãos (o que significa menos malas em cima das minhas preciosas caixa de vinhos), até fico mais seguro. Porém, quando a viagem é para a Europa ou os EUA, aí bate aquele receio de ter uma péssima surpresa ao desembarcar no Brasil. Como acho um risco ainda maior colocar as garrafas dentro da mala, acabo comprando menos do que gostaria. Vc tem mesmo toda essa confiança de transportar os vinhos naquelas usuais caixas de seis garrafas, despachando-as? Não toma nenhuma precaução adicional? Já teve problemas nisso?
Outra perguntinha: vc sabe como eu posso enviar vinhos daqui do Brasil para o exterior? Gostaria de presentear uma amiga neozelandesa que mora em Londres com um vinho brasileiro (Vallontano ou Francioni, provavelmente – ou vc sugere outro?), mas não sei como…
Obrigado e parabéns pelo blog, mais uma vez!
Abraços.
Oi Bruno, obrigado pela visita e bem-vindo. Olhe, nunca tive problemas, não. Sempre peço para a loja reforçar um pouco a caixa e envolver as garrafas com um plástico bolha ou algo parecido. Acredito que como os carregadroes nos aeroportos sabem que são vinhos, tratam as caixas de forma mais adequada o que não acontece com outros tipo de bagagem, por mais adesivos de frágil que se queira colocar. Sempre pode acontecer um acidente, mas acho o risco menor.
O Free Shop é legal, mas nem sempre tem aquilo que você quer. Eu me garanto com as caixas e no free sempre dou uma ultima fuçada para ver se acho alguma barganha. No free da chegada sempre o mesmo, umas garrafas de Piriquita para o dia-a-dia, hoje por menos de R$10, e umas garrafas de Quinta da Bacalhoa!
Esquecia dos vinhos para sua amiga. Olhe, fale com o pessoal do correio, acho que é o pessoal mais indicado para te falar da melhor forma de envio. Por mim, mandaria a um amigo no estrangeiro, o que temos de melhor, um bom espumante. Se quiser ir de tinto, todavia, pode ser algum elaborado com a uva merlot que tem produzido muito bons produtos por aqui como; o Salton Desejo 2004, Marco Luigi Merlot Reserva da Familia 2003 (tomei hoje e está uma delicia), Miolo Terroir 2005 ou então os cortes como o Salton Talento 2004 e o Don Joaquin da Vila Francioni. Não conheço os vinhos da Vallontano, desculpe. Melhor ainda, envie um bom tinto e um belo espumante! rsrs
Obrigado, João Filipe!
Verei nos Correios se é possível enviar duas, três garrafas em segurança…
Já que vc sugeriu espumantes, quais entrariam na sua lista?
Abçs.
A marca é Internacional, mas o produto nacional, Chandon Excellence, para mim o fino dos espumantes. Dizem que os da Cave Geisse são ótimos, não os conheço. Opcionalmente, bem nacionais, e muito bons os; Dal Pizzol e Pizzato Brut assim como o Marco Luigi Brut Reserva da Familia 2005. Qualquer um desses certamente representará nossas cores com galhardia!
Eu vi que hoje, são apenas 20 quilos por passageiro que posso trazer pela Tam. Sinceramente acho pouco, vou pesar minhas malas aqui , haha, mas acho que saem com no minimo uns 15 quilos já de casa. Entao eu e minha esposa vamos poder trazer umas 15 garrafas no maximo.. pouco para quem vai ao Chile e a Mendoza…Porque eu sempre compro outras coisas de decoração etc…entao fica mais pesada a mala…
Alguem já mandou pelo correio de lá para o Brasil? Tipo fedex?
Oi Flavio. Todas as contas indicam que seja bem mais barato pagar excesso, se uma choradinha no aeroporto não funcionar, do que despachar via correio ou sedex. fale com a Tam e veja o custo, acho que vai compensar, e muito!
Quantas garrafas eu posso levar de Buenos Aires para Brasília sem ter problemas com confisco.
ê minha primeira vêz.
Obrigado!
Clelio, a legislação é a mesma para todos os que entram no país, máximo de 12 garrafas de vinhos comprados no exterior, mantendo-se o limite de USD 500 para compras no exterior. A isso você pode agregar mais doze dos ótimos vinhos disponíveis no free shop de chegada nos aeroportos nacionais. Ou seja, no total dá para você comprar duas duzias de garrafa. No free sugiro alguns muito bons portugueses. Para o dia a dia o gostoso Piriquita, um pouco acima o Marquês de Borba Alentejo que se for do ano 2007 melhor ainda, o Quinta da Bacalhoa e o incrível Duas Quintas Reserva que é um senhor vinho.
Boa viagem e saúde!
Passei agora no free e tem varios vinhos legais..
Alguns da Familia Zucardi, tem o Don Nicannor ( toda linha – uvas) da Nieto por uns 10-12 dolares… Tem alguns Luigi Bosca que trouxe tbem…
Algum Rutini da Bodega la Rural…
É isso aí Clelio, o Flavio tem razão. Há uns dias fuçei no site do Duty Free e realmente me chamou atenção o Rutini Cabernet/Malbec e o Chardonnay entre outros, com preços muito bons. Aproveita!
Olá, estou em Paris e comprei alguns vinhos. No entanto, estou tendo dificuldade para embalá-los adequadamente para o transporte até o Brasil. O senhor poderia indicar um local onde eu possa comprar plástico bolha para embalar as garrafas? Tenho certa urgência na resposta porque hoje é sexta-feira e retorno na próxima terça. Desde já, agradeço a atençao. Att. Daniela
Daniela bem-vinda. Gostaria de a poder ajudar, mas sem chance, só conheço aqui e isso de nada lhe adianta. Sugestão, tente comprar mais uma garrafa, sugiro o magnifico Quarts de Chaume de Baumard (vinho de sobremesa magnifico e um dos melhores vinhos que já tomei) e aí você pede para o cara um pouco de plástico bolha e uma caixa vazia. Duvido que le negue, mesmo sendo em Paris! Aí é so despachar.
Oi, lendo os post acima, fiquei ainda com a seguinte dúvida: estamos eu e meu marido em Buenos Aires e iremos comprar 12 garrafas de vinho para cada um. Poderemos comprar mais 12 de cada no free-shop? Nao ha o limite de 24 garrafas sendo apenas 12 de cada tipo, no caso vinho? Ou seja, comprando 12 vinhos aqui em BuAs, as outras 12 no Duty Free nao teriam que ser obrigatoriamente outra bebida alcoolica que nao vinho? Obrigada
Oi Juliana. A regra é 12 compradas no exterior por passageiro + 12 por pessoa no free shop de chegada. Aquilo que você comprar no free de saida, tipo Buenos Aires, sai de sua cota de compras no exterior.
Abraço e bom retorno
João,
Vi que alguém comentou sobre o envio de garrafas pelo correio. Já pesquisei sobre isso e a legislação impede. A legislação dos correios veda porque é líquido e pode estragar as outras correspondências. E a legislação da Receita Federal é expressa ao vedar a importação de bebidas alcoólicas por pessoas físicas. Teria que importar e correr o risco.
Em tempos de alta do dólar, há alguma pechinca que você recomende aqui em SP?
Valeu Guilherme, ótima informação. Cara pechinchas há várias, inclusive publiquei alguns Italianos de grande categoria e delicosos no post de ontem. De R$90 para cima, apesar de existirem ótimos vinhos abaixo disso, são todos verdadeiros néctares. Quem tem Dólar guardado, agora é uma ótima hora. Na “Minha Adega”, existe uma lista de franceses também muito boa e o blog está repleto de bons rótulos a comprar neste momento, inclusive os vinhos de Reflexão, excetuando os rótulos da Mistral e Vinci que são dolarizados.
João
Estivemos na ultima semana em Buenos Aires com um casal de amigos e aproveitamos sua dica e demos uma esticada até a loja do Joaquin em Palermo Viejo.
Quando dissemos que estávamos lá graças a uma dica do seu blog que ele não conhecia e o mostramos, fomos agraciado com uma cortesia impar, que nos levou a levar diversas garrafas de verdadeiras jóias das vinicolas argentinas.
Abaixo vai o endereço do site de sua loja:
http://www.lodejoaquinalberdi.com.ar/
Também fizemos excelentes compras em outra loja de rua excelente, tanto pelo estoque como pelo fato de ter “tax free” e mais um descontinho fez a compra uma excelente opção. Além disso se localiza bem no centro de B.A.
Abaixo vai o site:
http://www.ligier.com.ar/
Espero ter contribuído a todos que forem fazer umas comprinhas de vinhos na maravilhosa Buenos Aires.
Beleza Marcos, isso é para vc ver que realmente não tenho nenhum vínculo (comercial) com esse pessoal que sugiro. Fico feliz que tenha se dado bem e vou incorporar essas dicas ao blog. Valeu cara.
Prezado João Clemente,
Vóu passar o final do ano em Paris e já estou preparando a lista dos vinhos a comprar na Lavinia. Meu agente de viagem informou que só posso trazer seis garrafas por pessoa e eu contestei. No seu blog(excelente, por sinal) a informação é de que posso trazer doze garrafas (e comprar outras tantas no Free brasileiro). Você me confirma a informação?
Mai uma coisa: além dos portugueses nosso Free tem algo que valha a pena?
Agradeço a atenção e parabenizo pelo blog.
Jaime Pinsky
Jaime, quero conferir. Já, já te retorno com essa informação em detalhes.
Adorei as dicas do site..
Parto para Buenos Aires agora em janeiro e com certeza trarei muita coisa..
Mas não tenho endereços de muitas lojas e não pretendo ficar só nas Toneis Privado e Winerys da vida..
Além da loja do Joaquim alguem teria outras dicas de lojas (lojas mesmo, não webshops).
Em tempo, onde fica a Ligier ?
Jaime, sua duvida gerará um post que deve ser publicado nesta Segunda ou Terça. No entanto, aproveito para te dizer o seguinte, passa na Lavinia, beleza, mas não deixa de dar uma passada na Au Verger de La Madeleine, 4 bd Malesherbes,(www.verger-madeleine.com) e procure o Manuel que o poderá atender tanto em Espanhol como Inglês, caso prefira. A loja possui um ótimo portfolio e os preços me parecem bastante bons. Já conhecia de outros carnavais, mas acabei pedindo a uma amiga que me comprasse duas garrafas de champagne lá, e valeu bem a pena. Para quem está de frente para a Place de Madellaine, entrada principal da igreja, fica à sua esquerda. Lugar charmoso com estilo clássico.
Salute
Jaime, falei, falei e esqueci de sua pergunta sobre os vinhos do Free. Pelo que pesquisei, os melhores negócios ainda são os porugueses, inclusive para o dia-a-dia como o Loios e o Marquês de borba assim como o Piriquita. Dos outros, com o Dólar na casa do chapéu, vc compra em algumas lojas, aqui mesmo, mais barato ou por pouca diferença. Do que vi, alguns outros que poderiam valer a pena são; Amancaya e o Rutini Cabernet/Malbec da Argentina, o Tabali Reserva Especial (se for o corte, não está claro no site) do Chile, a Cava Anna de Codorniu e dois Champagnes o Piper-Heidsieck Brut e o Drappier Carte D’Or.
Salute.
Caro Joao Clemente,
Em primeiro lugar, quero lhe parabenizar pelo seu blog. Muito util e informativo.
Estivemos recentemente na Argentina, em Buenos Aires para ser mais exato, e sua dica me ajudou muito. Estive na loja Lo de Joaquin Alberdi e seus comentários se confirmaram. É com certeza a loja mais simpática de Buenos Aires e com bons preços (em alguns casos, melhores inclusive que de outras grandes enotecas).
E o que é mais interessante: você encontra lá também rótulos não tradicionais, que nao chegam aqui no Brasil, e que segundo eles são muitas vezes superiores a esses que estamos acostumados, por um preço até mais acessível.
Chegando a loja, fomos atendidos pelo “grande Daniel” (como lhe chama o Joaquin). Rapaz muito gente boa, simpático, divertido, atencioso e que entende muito de vinhos. Conhecemos também o Joaquin. Outra simpatia de pessoa.
Enfim, fomos muito bem atendidos, alem passarmos ali momentos muito agradáveis.
Quem for a Buenos Aires, vale a pena conferir.
Abraços.
Grato pelo comentário e visita. Fico muito feliz que minha dica lhe tenha sido útil.
Abraço
Olá João, excelente blog!
Viajarei para o chile pela gol agora em março e ainda restam algumas dúvidas…
Para despachar as bebidas existe alguma taxa cobrada pela companhia aérea mesmo que a eu esteja dentro dos 23 kg permitidos?
Segundo a política da gol posso levar até 5 litro de bebidas.. Qual é válida?
Trecho da gol retirado do FAQ:
“Não é permitido transporte de bebidas a bordo.
As bebidas devem ser transportadas no porão da aeronave.
O passageiro pode levar até 5 litros, devidamente embalados, e com volume alcoólico entre 24% e 70%. ”
Obrigado!
Meu caro, quem poderá re elucidar melhor é a Cia aérea e/ou a agência de viagens. Pelo que eu sei, dentro do peso que lhe é permitido você pode trazer o que quiser só que tem que despachar. A bordo, somente o que você comprar no free shop de saida em Santiago ou nas lojas depois que se passa a emigração.
Prezado Jõao Filipe,
Parabéns pelo blog!
Há um tempo atrás, vi em alguma revista uma proporaganda de uma mala especial para transporte de vinhos (creio que até 12 garrafas), revestida com chapas de aço inox e com partes acolchoadas. Não mais consigo encontrar a referência, nem na internet. Você já viu alguma mala nessa linha? Tem alguma indicação nesse sentido?
Desde já agradeço sua atenção.
Atenciosamente,
Carlos Eduardo
João,
Sobre a La Vinoteca no Chile, tenho uma dica.
É possível entrar em contato com a loja por e-mail ou telefone e efetuar a compra. Depois na hora de embarcar de volta para o Brasil, somente passa na loja para retirar. Eles passam preços por telefone ou e-mail. Para quem não quer dor de cabeça com excesso de peso, é uma ótima dica, pois a loja fica depois do check-in e da imigração. Assim que passar pelo DuttyFree de saida do Chile a loja fica ao lado.
Dados:
La Vinoteca Aeropuerto
56 2 6901151
Terminal Internacional Setor de Embarque
Terceiro Nivel entre a porta 19 e 20
email : aeropuerto@lavinoteca.cl
http://www.aeropuertosantiago.cl/index.php?option=com_tiendas&Itemid=59&st=1&t=41
Caro João,
Primeiramente, gostaria de te parabenizar pelo blog. As dicas que venho colhendo aqui são preciosas e têm me ajudado muito nas minhas novas aquisições.
Estive em Buenos Aires recentemente, na semana passada. Comprei todos os vinhos na loja Winery, situada na Diagonal Norte. Eles estão fazendo uma promoção imperdível. Na compra de três garrafas, você leva uma quarta grátis. As garrafas não precisam ser todas iguais. Eles fazem uma média de preço daquelas que você está comprando e te dão uma quarta na mesma faixa de preço.
Nesta loja, eu também adquiri algumas embalagens de isopor muito legais para transportar vinhos em viagens. Quem for para Buenos Aires, vale a pena dar um pulinho lá na Winery.
Abraço,
André Fonseca
Gostaria de comprar vinhos em NY?
Poderia me indicar algum lugar?
Grato
Olá Assad, loja fisica não conheço não, mas na lista aqui acima tem duas para você consultar pela net, sendo que a Garnet tem loja fisica. Agora, sugiro consultar o site do Dr. Vino (um dos meus preferidos) que tem uma pancada de sugestões. >> http://www.drvino.com/newyorkwineshops.php . Pelo que pude fuçar, a Crush Wine parece-me ser uma grande opção com grande diversidade e preços bons – http://www.crushwineco.com/ – também com loja fisica.
Olá,
Em primeiro lugar, os meus parabéns pelo seu blog e gostava de deixar mais uma boa sugestão de uma loja online em Portugal: http://www.estadoliquido.pt
Cumprimentos,
Gostaria de uma ajuda, preciso de uma mala de rodinhas propria para vinhos, com as repartiçoes. Já ouvi falar que existe para 7, 10, 12 e 18 lugares. Dabe me indicar onde comprar?
Oi Gi, tente aqui >> http://www.winecases.com.br/
Abs e boa viagem
João Filipe
por favor, achei uma loja de vinhos online em portugal, estadoliquido.pt, eles entregam no brasil e dizem que entregam direto em casa. fico na duvida se isso eh possivel ou se vou ter que recolher algum imposto ou pior, se ficara bloqueado na receita e perderei a compra. alguem sabe como funciona ou alguem ja comprou vinho em loja online no exterior para entrega no brasil? muito obrigado.
Oi Haroldo, pelo que sei esta condição de venda não é legal, o que não quer dizer que não possa ser feito. Eu recomendo a compra de lojas on-line quando a gente viaja para lugares ondes os vinhos são bem mais baratos e não temos muito tempo para fuçar nas lojas. Pessoalmente, acho que os vinhos viajam mal e podem até se quebrar ou estragarem na viagem. Essa loja consta do blog, porém não sei se essa condição comercial é adequada.
Joao, muito obrigado pela resposta. entrei em contato com os correios de portugal e com a receita federal aqui, estou aguardando a resposta deles, depois confirmo aqui. tenho uma boa dica de compra pra quem for viajar pros EUA, http://www.kingstonvineyards.com, eh uma vinicola chilena excelente , mas soh vende no site pra entrega nos estados unidos. um vinho deles, bayo oscuro, ganhou o titulo de melhor vinho do chile e argentina no penultimo guia descorchados. custa 28 dolares mais frete, aqui eh importado pela mercovino, 250 reais. ja comprei varias vezes com eles, entrega perfeita. toda a linha deles eh de tomar ajoelhado, e por esse preço, sinceramente nao consigo ver negocio melhor.abs.
Olá João Felipe
Estou contente em saber que voce é um entendido no assunto em transportar garrafas de vinho.
Eu tenho que trazer 3 garrafas de vinho para um amigo. Esta nos Estados Unidos, na casa da minha filha e nao sei como embalar. V. acha melhor numa caixa de isopor? ou de Madeira?. Ao despachar eles nao vao querer abrir? Despacho no lugar de uma mala como bagagem? Escrevo Frágil?Desde já obrigada
Um abraço,
Elza
Só para constar, dezembro de 2008 eu embarquei com garrafas no Aeroporto de Santigado com destino ao Rio.
Na loja que comprei me falaram que esse aeroporto pode embarcar com liquidos.
Liguei para o aeroporto, me falaram que podia se levar 3 garrafas.
Cheguei ao ckeck in, comuniquei a senhora que estava com bebidas na bagagem de mão, ela disse que não tinha problema.
Passei no raio x tranquilamente.
Anderson, talvez porque fosse um vôo entre dois países latino americanos. Se tentar fazer isso em um vôo intercontinental (Europa e Estados Unidos ou Ásia) certamente isto não será permitido. Lá eles são bem mais rigorosos e não existem exceções, a não ser para aquilo que tenha sido comprado no aeroporto depois de passar pelo sistema de segurança e emigração. Trazendo de fora, nenhuma chance! Por via das duvidas não recomendo esse procedimento.
O que vc acha dos vinhos e cavas catalães Penedes, Barcelona, Montau de Sadurní, http://www.montaudesadurni.com em que nivel os colocarias, obrigado e parabens pelo Blog David
Olá David. Não conheço os vinhos dessa casa produtora, então não posso opinar.
Abs
Joao,
bom dia. como prometido venho te contar como terminou a aventura da compra dos vinhos portugueses no estado liquido. acabei de checar nos correios e parece que vao entregar na minha casa ate sexta. estava retido na alfandega desde o fim de dezembro, ja tinha dado como perdido. so vou acreditar quando chegarem, mas parece que vai dar tudo certo. abs.
Ufa!!! Vê se descansa essas garrafas por um bom tempinho em adega refrigerada, elas devem estar “stressadas” ! rsrs
Abs e feliz Ano Novo
certeza, nessas eu nao mexo tao cedo. so vou acreditar quando chegar, mas se realmente nao tiver imposto, é o melhor negocio do mundo para vinhos mais caros. vc conhece o gloria reynolds? foi o que eu pedi, nunca tomei, mas a diferenaça de preço é astronomica.
Olá!
Gostei muito do seu Blog!
Estou em Portugal fazendo uma pesquisa para o Mestrado e já estou voltando para o Brasil.
Experimentei vinhos de todas as regiões e alguns são muito bons.
O preço aqui é muito mais barato que no Brasil.
Gostei muito do “Mateus” branco e rosê. Você conhece?
Abraços,
Euro
Olá Euro e grato pela visita e comentário. O Mateus branco não conheço, mas o Rosé é um dos ícones da vinicultura portuguesa junto com o Casal Garcia branco, vinhos que abriram a porta internacional para o restante dos produtores. Até hoje, se não estiver equivocado, são os vinhos portugueses mais vendidos no mundo e tomei muito de ambos há muitos anos atrás. Ótimo para começar e se pegar o gosto, mas, com a devida vênia, vinhos simples e verdadeiros refrescos perto da grande quantidade de ótimos vinhos hoje produzidos em portugal. Aproveite sua estadia e os preços baixos daí e alçe vôos maiores, garanto que vc não se arrependerá.
abs, salute e bon voyage pelas terras de baco e seus caldos.
Desde já o parabenizando pela ajuda aos viajantes, peço sua ajuda em duas dúvidas decorrentes de seu artigo e de experiências em viagens:
01 – existe algum local no Brasil em que seja possível comprar alguma caixa mais reforçada para levarmos para o exterior e, lá, após comprarmos os vinhos, os trazermos com um pouco mais de segurança (segurança de evitar quebrar, obviamente) ao despachar a mercadoria?
02 – qual a razão da dica de comprar múltiplos de 06 garrafas? não é preferível comprar 12 garrafas em uma única caixa, eis que, normalmente, as cias aéreas permitem apenas 02 volumes de 32 kg cada, sendo que um destes já é a mala? ou seja, caso leve 02 caixas de vinho mais a mala, podem considerar que são 03 volumes…
Abusando da sua boa vontade, o que indica como EXCELENTES vinhos para trazer de Portugal, eis que farei uma viagem de carro por lá, saindo de Lisboa e, após passar pela região central e Coimbra, finalizá-la em Porto?
Mais uma vez, parabéns pelo site e obrigado pela ajuda com o artigo.
Bem,comecemos com a lista de vinhos a trazer. Comece por dar uma lida em dois posts (http://falandodevinhos.wordpress.com/category/onde-comprar/no-exterior-o-que-pode-e-o-que-trazer/) que já fiz sobre o tema e que estão bem atuais e onde listo alguns excelentes vinhos. Um que não tinha naquela época, é o Quinta do Vesuvio, um grande Douro e obviamente os já clássicos Vinhos do Porto Vintage 2007 que recém tive o privilégio de tomar sobre os quais postei comentários aqui no blog. Eu mesmo, estarei lá brevemente e trarei um Fonseca 2007 que é estupendo agora e certamente um elixir dos deuses daqui a vinte ou trinta anos. Porquê caixas de seis, porque são mais fáceis de manusear e quanto ao quesito de volumes, faça que nem eu, passe antes pelo cara que plastifica malas e peça para ele plastificar as duas caixas, voilá, vira um volume só. Uma outra dica, pra evitar aquela caixas quadradas, é vc levar umas caixas de seis que são acomodadas na horizontal. Formam volumes menores e mais fáceis de plastificar juntos. Pesquise nas lojas de vinhos por essas caixas, eles até as jogam fora. De qualquer forma, leve umas folhas de plástico bolha consigo, é sempre uma segurança a mais.
Boa viajem e veja as dicas de viajens (http://falandodevinhos.wordpress.com/2009/04/15/portugal-a-toque-de-caixa/ – http://falandodevinhos.wordpress.com/2009/01/21/um-pouco-mais-de-portugal/ e http://falandodevinhos.wordpress.com/2008/07/29/almocando-e-jantando-em-portugal/) por aquelas bandas, especialmente as enogastronômicas. O país tem opções das mais variadas, ótima qualidade e muito bons preços.
GOSTEI MUITO DESTE BLOG , COMO MORO NA AUSTRALIA A 3 ANOS APRENDI A APRECIAR MAIS ESTA BEBIDA MARAVILHOSA , VOCE CONHECE OS VINHOS AUSTRALIANOS? GOSTARIA DE ALGUMAS DICAS ,POR QUE GERALMENTE AQUI PREFIRO COMPRAR VINHOS FRANCESES E ITALIANOS , POR QUE ACHO OS AUSTRALIANOS MUITO FORTES PARA TOMAR DURANTE REFEICOES, ELES TIRAM TODO O SABOR DA COMIDA. TENHO UMA DICA PARA QUEM ESTA VINDO PARA ESTES MUNDOS AQUI QUE SAO OS VINHOS BRANCOS DA NOVA ZELANDIA , UM DOS MELHORES QUE JA EXPERIMENTE. VALE A PENA COMPRAR UMAS GARRAFAS.
Por aqui temos menos acesso aos vinhos australianos, mas existem sim grandes vinhos que, na maioria das vezes precisam é ser decantados ou lhes dar um pouco de tempo na garrafa antes de a abrir. Alguns, no entanto, ficam prontos mais cedo. Eu tive oportunidade de provar alguns vinhos bem macios e sedosos sem perder toda a sua essência e, desde já te recomendo alguns vinhos elaborados com Riesling (cepa branca), experimente alguns. Veja alguna comentários aqui:
http://falandodevinhos.wordpress.com/2009/02/20/vinhos-da-semana-2/
http://falandodevinhos.wordpress.com/2009/04/28/falando-dos-vinhos-de-aniversario-i/
http://falandodevinhos.wordpress.com/2009/10/20/painel-de-vinhos-ate-r5000-%e2%80%93-parte-i-de-r30-a-5000/
Lindemann´s Bin 50 com uns três anos de garrafa deve estar bem redondo e macio, porém pleno de sabor.
Provei um ótimo Pinot Noir da Tasmania, vinho barato (próxo dos 10 dólares australianos) que meu sobrinho me comprou por aí nos bottle stores da vida e estava muito bom, também muito sedoso na boca, só que esqueci de registrar. Pesquise, encontre um bottle store legal que tenha algum atendente legal com quem vc possa trocar idéias, Diga-lhe como vc gosta de seus vinhos e deixe-se surpreender. Não se esqueça de que a harmonização é importante, vinhos leves com comidas leves e conforme vc aumenta o peso dos pratos o mesmo deve ser feito com o vinho no intuito de um complementar o outro.
Salute e grato pela visita.
Parabéns, João Filipe, excelente o seu blog!
Valeu Isabella
Abs
Onde posso encntrar em Paris aquelas malas para vinho que pode ser despachada?
Flavia, desculpe mas nisso não posso ajudar. Eu despacho as minhas em caixas, só levo comigo uma boa porção de plástico bolha para dar um reforço e peço para plastificar a caixa (Shrink) no aeroporto, nunca tive problemas. Vc pode tentar também o site Conexão Paris (link aqui do lado em Viagens) que tem um monte de dicas sobre a cidade ou quem sabe um dos amigos leitores não tenha alguma dica?
Abs e boa viagem
Caríssimo João Filipe, apenas para lhe conferir um retorno decorrente de suas dicas, obtive êxito total em trazer vinhos de Portugal em uma caixa de madeira de 12 garrafas (em verdade 02 caixas de 06 com fita “SilverTape”) e chegaram todas as garrafas intactas. Muito obrigado pelas dicas, das quais comprei vários vinhos.
Aproveito e pergunto: vou viajar a trabalho para Foz do Iguaçu por 02 dias, onde há um FreeShop do lado argentino… pretendia trazer apenas umas 03 garrafas, desde que fosse os melhores dos melhores… o que recomendaria, pondendo, inclusive, ser um branco?
Legal Daniel, fico contente que tudo tenha dado certo. Se vc me conseguise o site deles e puder pesquisar entre o que eles têm , melhor. O problema é que esses locais nem sempre têm o que é de melhor, porém se tiver Catena Estiba Reservada (um cabernet de primeira linha da região de Agrelo), é uma grande pedida pois é um dos melhores rótulos argentinos que já tive oportunidade de tomar. Achaval Ferrer Quimera um blend estupendo, ou se tiver o Mirador 2006 (para tomar de joelhos!) não hesite, apesar do preço salgado é espetacular e talvez o melhor Malbec que eu tenha tomado. Cuvée Los Andes Grand Vin outro baita blend, os Pinots da Chacra, Barda (mais simples) ou o Chacra 55 (divino) ambos num estilo bem borgonhês. De qualquer forma, tente me obter o site deles que te posso talvez dar mais dicas.
Abs
João Felipe, mais uma vez muito obrigado por suas sábias dicas…
Quanto ao site, infelizmente acho que não existe, pois, como estarei em Foz do Iguaçu, me deslocarei para uma loja de vinhos em Puerto Iguazu, no lado argentino, chamada “Vinoteca de Don Jorge”, a qual me foi recomendada por, supostamente, ser a melhor da região, mas que não possui site pelo que pude pesquisar…. além disso, achei uma outra loja em Puerto Iguazu, a este tempo com site, a saber http://www.odavinoteca.com.ar (nesta não há preços mas, ao menos, é possível identificar os vinhos que possuem).
Aproveitando, algum destes grandes vinhos recomendados seria branco, pois desejo trazer algum branco perfeito?
Enfim, mais uma vez agradeço as nobres dicas e lhe forneço uma: li nesta sua página a dica de que, em viagens para o exterior, deveríamos levar plástico bolha para trazer os vinhos… assim procedi, colocando-o na mala junto das roupas; ao chegar em Portugal, a surpresa curiosa e cômica foi que as bolhas foram estouradas em sua maioria face o pese da mala e de outras sobrepostas… assim, fiquei só mesmo na caixa de madeira fornecida pela loja e no plástico bolha oferecido, de forma espetacular, pelas lojas portuguesas quando das compras dos vinhos.
Abs.
Daniel, fuçei no site e eis algumas coisas que eu compraria:
Tops > Zuccardi Zeta / Trapiche Iscay / Cheval de los Andes / Catena Zapata Estiba Reservada (se 99 já não sei, talvez melhor uma safra de 2002 para cá)/ Perdriel Centenario e Norton Privado Especial.
Gama média > Luigi Bosca DOC / Rutini Cabernet-Malbec / La Celia Cabernet Franc / Vistalba Corte B.
Brancos > Rutini Chardonnay e Zuccardi Serie A Chardonnay/Viognier.
Existe un vinho branco produzido pela Vina Alicia (grupo Luigi Bosca) que eu acho fantástico e se vc encontrar pode ser aquilo que esteja procurando. Eu nunca tomei um branco argentino desse porte e complexidade, chama-se Tiara, é estupendo. Quanto ao plástico bolha, um barato, nunca me aconteceu!
João Filipe,
que legal o seu blog! Estou neste momento me preparando para ir a França e na sequência Itália. Me disseram, meu agente, que a Air France tem o limite de 2 malas de 32 kg cada. Me recomendou levar uma mala de roupas e o restante em vinhos ~ 24 garrafas. Vou passar pelo free-shop de Bordeuax e Veneza. Você os conhece ou sabe como posso pesquisar a oferta de vinhos? E por último, fiquei sabendo de malas especiais para carregar vinhos, vc tem uma dica de onde encontro?
Oi pessoal,
Uso uma mala dessas para carregar vinho para o Brasil.
http://www.winecruzer.com/24pack-winecarrierwheel.html
Abracos!
Olá, Joao Felipe!!
Dicas preciosas encontrei em seu blog, porém ainda tenho dúvidas quanto a quantidade a ser despachada pro Rio de Janeiro. Estou em Mendoza e nos informaram que somente pode-se levar 3 garrafas por pessoa e eu e meu marido já compramos 8 e uma de azeite da Zuccardi. Este lugar é espetacular e queríamos aproveitar pra levar de cada bodega que visitamos. Temos as caixas de 6 na horizontal e ainda estamos com medo de comprar mais pela cidade e nao podermos enviá-las. Vamos à Buenos Aires pela aerolineas argentinas e depois por Ezeiza vamos pela Gol para o Rio. Quanto a maneira de transportar já entendi tudo, agora, estou na dúvida se pagareos para levar a mais ou teremos que deixá-las. As 12 garrafas citadas sao para cada pessoa?
Muito obrigada e aguardo seu retorno pois na quarta retornamos ao Rio
Oi Simone, esquece as 12, veja este post; http://falandodevinhos.wordpress.com/2009/01/26/qual-a-isencao-para-trazer-vinhos-na-bagagem/ e separe duas coisas. Uma é a aduana aqui na chegada e outra a de transporte, peso, excessos de bagagem, etc. Quantidade te garanto que não é problema, desde que claro que esteja dentro dos USD500 de cota e sejam claramente para consumo pessoal.
Salute e boa viagem
Prezado João Filipe, mais uma vez o parabenizo face o sucesso de outra dica sua.
Minha esposa foi para a Espanha e, daqui do Brasil, encomendei as garrafas em uma loja espanhola recomendada por você em seu site, tendo todos os 06 vinhos sido entregues em caixa de madeira acondicionada em uma de papelão. Incrível o cuidado da loja estrangeira ao entregar, no hotel em que minha esposa se hospedou, a compra muito bem embalada.
Não tive stress de a fazer deslocar-se para uma loja, correndo risco de não encontrar alguns dos vinhos desejados, recebendo tudo no hotel já devidamente lacrado.
Mais uma vez, obrigado pelas suas dicas preciosas!!! Parabéns pelo site!!!
Valeu daniel e feliz que tenha ficado satisfeito. É assim que eu fazia em minhas viagens, sempre corridas e com pouco ou nenhum tempo pessoal. Acho uma ótima solução.
Abs e bom proveito com os caldos.
Ola João e todos os que participam do Blog.
Ha tempos estou pesquisando sobre compra de vinhos do exterior através dos correios e até agora não cheguei a uma conclusão. No site da receita fala que é possível importar produtos pagando 60% de imposto de importação, mas tem um nota que essa regra não se aplica a bebidas alcóolicas. No site do correio tem a mesma informação. Enfim ainda não tenho certeza se é ou não possível comprar vinhos pelo correio de outros países. Já estive na França por duas vezes e trouxe vinhos maravilhosos e se for possível comprar para consumo pessoal daqui do Brasil mesmo pagando imposto seria sensacional. Será que alguém pode me esclarecer em definitivo essa dúvida ?
Li o comentário do Sr. Haroldo falando desse assunto mas não achei a informação final sobre a chegado dos vinhos e se chegou se valeu a pena em função dos custos.
Abraço a todos.
Henrique,
infelizmente acho que nao é possivel. os vinhos que eu comprei no site de portugal, chegaram e foram devolvidos para a loja. parecia que ia dar tudo certo, e no final nao sei pq nao entregaram. eram apenas 3 garrafas, uso pessoal, e mesmo assim nao deu certo. a loja foi extremamente correta e devolveu todo o valor, inclusive o frete, o que nao é comum nesses casos. ficaram surpresos pq falaram que sempre enviavam vinhos para clientes no brasil e nunca tiveram nenhuma problema. enfim, coisas de brasil . uma grande pena, pq a diferença de preço mesmo com imposto é imensa.
abs
Olá João, não sabe com as informações acima me ajudaram! Excelente!
Bem, estou indo para a Argentina em julho e quero aproveitar para trazer algumas garrafas de espumante para o meu casamento, que será no início de 2012. Assim tenho algumas duvidas: no free shop de buenos aires já vou comprar algumas garrafas e trazê-las no avião, tem limite para isso, pelo fato de estar levando a bordo? pq na verdade queria comprar a caixa com 12 garrafas, trazê-las comigo a bordo, e depois comprar mais 12 aqui. Isso seria possível? Outra pergunta: vc. acha que a espumante freixenet cordon negro seria uma boa pedida? alguma outra sugestão? Desde ja muito obrigada,
Valéria.
Ah, desculpe, mais uma pergunta: posso guardar as espumantes por dois anos sem correr o risco que estraguem?
Oi Valeria, o problema é que vc não sabe há quanto tempo os espumantes já estão nas lojas, especialmente se for importado da europa, nem em que condições ficaram guardadas. Para tomar daqui a dois anos, dá de dar zica e vc vai reclamar para o bispo! O Freixenet é bem bom, mas eu sugeriria para vc esperar pelo menos mais um ano antes de comprar e não deixe de provar alguns dos bons espumantes nacionais disponíveis. Quanto á compra no free para posterior embarque a bordo, penso que não deverá haver problemas, mas fale com a companhia aéra antes já que cada uma tem sua politica.
Olá Haraldo.
Grato pela resposta.
Poxa que ruim. Fiquei desanimado. Venho pensando nesse tipo de opção para importação de vinho e achei que era possível. Essas regras do Brasil são simplesmente um absurdo.
De qualquer forma vou continuar pesquisando para ver se consigo um posicionamento oficial da receita federal e dos correiros. Quem sabe ainda não nos resta uma esperança.
Abraço,
Haroldo desculpe,
Na mensagem anterior escrevi seu nome errado.
Abraço,
Olá João,
Estou precisando de espumantes para meu casamento e no duty free existem 2 rótulos com preço de aproximadamente US$ 12,00 (o Freixenet Cordon Negro e o Codorniu Brut). Qual é a sua sugestão para ser servida do inicio ao fim da festa?
Abraço,
Olá Adriano, entre os dois é uma questão meramente pessoal pois ambos são bons e se equivalem. Gosto muito, não tem sempre e aparece no site como vinhos brancos e não em espumantes (não entendi até hoje porquê), do Anna de Codorniu que está um bom degrau acima dos dois e a diferença de preço não é tão grande. Se puder, vá de Anna, se não, bem aí vá de uni, duni, ……rs.
abs
Parabens Clemente muito bom blog tenho ido a buenos aires e realmente as lojas acima sao muito boas, gostaria de acresentar a grancru em buenos aires muito boa e preco bom.
Arrespeito de carregar vinho nas malas he muito tranquilo, tem que embalar com saco plastico tipo bolha ou papelao que os vendedores disponibilizam, da para trazer tranquilo.
Abracos
Prezado Clemente, mais uma vez eu lhe incomodando… mas é que suas dicas de vinhos são tão perfeitas e acertadas que até em Portugal um vendedor de uma loja de vinhos pediu que deixasse a lista de suas dicas de vinhos portugueses com ele pois a considerou excelente!
A este tempo, vou-me para Montevideo, para uma viagem rápida de final de semana… o que recomenda que eu traga, mais uma vez naqueles termos: the best of the best!!! (estou pensando em trazer apenas umas 3 garrafas, razão pela qual pode abusar no preço)
Muito obrigado e, mais uma vez, parabéns pelo excelente site.
Oi Daniel, legal essa noticia do cara da casa dos vinhos! Olha, para começar eu sugiro que traga seis garrafas, eh, eh! Três menos dispendiosas mas muito boas e três mais salgadas, vinhos de grande qualidade e complexidade que podem ficar na sua adega por vários anos. Eis algumas das sugestões > Bouza tempranillo/tannat (safras acima de 2008), Pisano RPF Tannat, Marichal reserve Collection Pinot/Tannat que é muito interessante e diferente / pelo menos um corte tradicional de Tannat-Merlot que pode ser Don Próspero*, Bouza*, Juanico ou Pisano . Na linha dos Top; Luis A. Gimenez Super Premium Tannat um grande tannat / Juanico Cru Garage Tannat que é espetacular / Pisano Arretxea Tannat/Petit Verdot um vinho diferente, potente e muito complexo / Juan Carrau Pujol 1752 Gran Tradiccion um corte bordalês muito bem feito, elegante e harmônico sendo o Juanico Preludio uma outra ótima opção neste estilo de vinho. Daí deve dar dar para fazer uma boa seleção para trazeres.
Fuçando na net encontrei a loja “La cava 360” que me pareceu interessante, se fores lá depois dá um feedback, ok? http://secure.datamouse.com.uy/a2/index.cfm?aplicacion=dtm060&cnl=4&opc=8.
Abs e boa viagem. adoro o astral daquela terra!
Caro João
descobri seu site hoje, sou um eno-viajante, como vc sempre trago tantas garrafas quanto possivel, e a minha mulher deixe…..nao sei se a de vcs é assim….reclama, reclama ..na hora da compra ..mas adora as escolhas na hora de tomar….rsrss mas é isso mesmo, parabens pelo seu blog, se tivesse conhecido anteriormente tinha me poupado muito trabalho.
estou indo para a Argentina e aorei suas dicas de lojas em BsAs
um abraço
É isso aí Renato. Por isso é que eu adoro aquela frase que diz que o vinho é a vingança do homem aos sapatos da mulher, sempre cabe mais um! Depois elas não entendem, ué!!!!!!!!!
Ola, conheci agora seu blog e amei, parabéns pelas dicas super validas.
Adoramos trazer vinhos de nossas viagens e desta forma abastecer nossa adega . Estamos indo agora para Espanha e gostaríamos de trazer 24 garrafas ( vamos meu marido e eu ). Poderias nos ajudar a fazer uma lista ?
abs
Olá Maria Inês, grato pela visita e gentis comentários. Com relação a fazer uma lista, isso é muito difícil em função de não saber o que gostam, que valores querem gastar, que região vão, as lojas e produtos nelas disponíveis. Como referência, sugiro ir em Categoria aqui do lado, buscar países, espanha e ver um pouco do que eu já comentei. outra opção é digitar espanha em pesquisa e dar uma olhada nos posts que irão aparecer. Abraço e boa viagem
Bom dia Clemente!
Sou assinante da revista ADEGA e vi um produto maravilhoso para os apaixonados por vinho e que gostam de viajar e adquiri-los fora do Brasil. Estou enviando o site onde poderão conhecer essas malas maravilhosas feitas para carregar seu vinhos como se fossem seus filhos hehehe.
http://www.winecases.com.br
E para o amigos que visitarem o Uruguai, aconselho a dar um pulinho na Bodegas Carrau. Existe dois vinhos fantástico que é o Vilasar Nebbiolo safra 2000 e o Arerungua Tannat safra 2002. Os dois com complexidade fantástica e no paladar você nunca mais vai esquecer deles. Já o espumante Sust Vintage Brut Nature (safra 2005) é simplesmente fantástico e o Ysern Roble Sauvignon Blanc-Sauvignon Blanc(safra 2008) além de ser prazeroso é também um excelente custo benefício.
Grande abraço e fiquem com Baco hehehe.
Bom dia Sr João,
Primeiramente desculpe-me por fazer esta pergunta por aqui, porém foi o unico lugar que acho q conseguirei minha resposta. Estou indo de Santa Catarina para o Maranhão de avião pela primeira vez. E gostaria de presentear meus clientes com uma garrafa de vinho do sul do pais. Porém pelas minhas contas teria que levar umas 12 a 15 garrafas. porém meu medo é se me tomarem essas garrafas no embarque. e se ocorrer de quebrar na viagem, qual seria a melhor forma de levar bagagem de mão ou na mala enrolado em algum cobertor para não quebrar? o que o senhor me sugere? é possivel eu levar essa quantidade no avião?
Desde já agradeço a atenção e parabéns o seu site é ótimo!! vou adicionar aos favoritos e acompanhar com frequência.
Muito obrigado!
Bom dia Anderson. Minha sugestão é usar uma caixa e despachar. Embrulhe bem as garrafas em plástico bolha e espuma no fundo e laterais fazendo uma embalagem bem firme para que se evite qualquer movimento das garrafas no transporte. Rotule a caixa com todos os “Frágil” possíveis e na hora de despachar com sua bagagem no aeroporto, peça uma ajuda para a companhia aérea para que haja um cuidado redobrado no manuseio. tem gente que pôe na mala bem enrolado e funciona. Eu faço isso usando um saco plástico (se der zica ajuda) e bem embrulhado com plástico bolha e roupa, porém só quando falamos de umas duas ou três garrafas. Já tive problema com uma quebra de garrafa dentro da mala e perdi roupa, então evito e não recomendo. A legislação internacional, pelo que sei também seguida pela Enfrareo no Brasil, não permite portar liquidos a bordo a não ser os comprados nas lojas do free shop ou similares existentes após a passagem pela segurança. Desta forma, não acredito que seja possível você levar essas garrafas a não ser despachando, mas melhor falar com a companhia aérea com que vc for viajar.
Abs
João Filipe
Boa noite, João, aproveitando esse post, gostaria de te fazer uma pergunta, vc por um acaso sabe se podemos receber bebidas do exterior pelo correio???to qse fechando a compra de um vinho dow’s vintage 2007, iria pedir para uma conhecida q mora em new jersey enviar para mim, so q estou com medo de não receber, ou de ela nem poder postar la nos EUA
um abraço
henrique
Veja nos comentários em http://falandodevinhos.wordpress.com/2008/01/15/comprando-vinhos-no-exterior/ o que o amigo Haroldo passou ou tentar fazer isso. Lamentavelmente a chance de dar errado é muito grande. O DOWS’s 2007 é um vinho com WS100 pontos e sumiu em Portugal e eu até quis comprar mais e não consegui. Minha sugestão, até porque um vinho desses não é para tomar já e sim daqui a pelo menos uma década preferencialmente duas, compre logo umas duas ou três e aguarde um portador.
Oi João, boa tarde!
Parabéns pelo site. Escrevo em busca de duas ajudas: a) sabendo que vou ao exterior, qual a melhor forma de embalar e trazer as garrafas na mala? (devo levar muito plástico bolha?); b) peço dicas para bons vinhos da Borgonha (especialmente Nuit de Saint George), daqueles que têm gosto complexos. Obrigado e tudo de bom!
Se não forem muitas garrafas e sim muito plástico bolha. Sempro sugiro ser preferível o despacho em caixa separada sempre que possível, mas aí cada um opta pelo que achar melhor. Borgonha, complicado meu amigo, não sou um especialista nessa região então lamento não ter sugestões porém quem sabe um dos amigos leitores não dá uma mãozinha? Alguma coisa aqui > http://falandodevinhos.wordpress.com/2008/07/18/franca-bourgogne-loire-e-cotes-du-rhone-vinhos-que-tomei-e-recomendo-iii/
Olá Pessoal,
Acebei de retornar do Chile (AGO-2010) e fiquei surpreso ao ser informado pela TAM, de que é permitido levar à bordo até 5 garrafas por pessoa de vinhos comprados fora do aeroporto. E de fato, vi várias pessoas com vinhos na mão comprados nas vinícolas e na El Mundo del Vino fazendo o check-in. Esta regra não vale para a Argentina, onde é necessário despachar os vinhos junto com a bagagem.
Big surprise Victor, porque as normas internacionais o proibem.
Estive no Chile e trouxe 48 garrafas, 12 na mala, acondicionadas em camisetas enroladas e 36 em tres caixas e não tive problemas. Paguei 500 reais de sobrepeso, mas, somando-se os valores gastos e comparando com o que pagaria aqui, ainda foi negócio. Entendo que não é vantagem se voce triuxer vinhos baratos, agora, se voce comprar vinhos que aqui estão custando 100 reais cada, vale a pena. Na somatória de minha compra gastei 1.300 reais e, pesquisando os preços daqui, na internet que é mais barato, eu teria gasto no mínimo 3.000 reais.
Helio,
Se vc estava sozinho deu bastante sorte, pq mesmo com as alteraçoes das normas da receita federal, só é permitido trazer 12 garrafas por pessoa e mesmo assim respeitando o limite dos 500 dolares. Se tivesse sido parado ia ter 36 garrafas apreendidas, cuidado. As novas normas estao no site da receita. Uma curiosidade, vinhos chilenos custam em media 40% a menos se comprados nos EUA.
abs
Oi gente, só lembrando que a nova lei trata de 12 litros, ou seja 16 garrafitas! salute
João,
Parabens por todas as explicações, aprecio bastante os vinhos, embora não tenha conhecimento suficiente, gostaria de sugestões sobre cursos, como por ex. ABS tem bons cursos? e livros, principalmente sobre os espanhois e franceses.
Gilson D. Fagundes
Prezado João,
Obrigado pelas preciosas dicas reveladas no site. Seguindo-as, já comprei em viagens vinhos na Garrafeira Nacional e Lavinia.
Por falar em Garrafeira Nacional, tenho a seguinte dúvida:
Estou pensando em comprar uma caixa com três Xisto Roquette Cazes 2005. Você saberia informar qual é a tributação aplicável para compras feitas no Brasil? Seria apenas de 60% de imposto de Importação?
Grato pela atenção,
Cláudio Feijó.
Oi Claúdio que bom que tenha experimentado e também aprovado. Olhe não sei da tributação não, o melhor é consultar a receita.
Abs
Claudio,
Se esta pensando em comprar aqui pra ser entregue, pode esquecer. Nao chega, a receita manda de volta. Ja comprei num site de loja de portugal, eles enviaram , chegou nos correios e foi devolvido, por sorte eles foram muito corretos e devolveram todo o dinheiro, incluindo o frete. abs.
Prezado João Felipe
Gostamos muito da Garrafeira Nacional e o atendimento é muito bom, sem falar da variedade.
Na nossa última passagem por lá encontramos um casal de brasileiros que falou de uma mala especial para transportar vinhos, segura e que pode ser despachado sem problemas.
Você sabe me falar onde consigo comprar, também compramos em nossas viagens….
Abraços
Eduardo
Boa Noite
Desde já parabens por esta página
possuo uma garrafa de vinho do porto Real companhia Velha do ano 1870, é uma novidade desse ano.
estava interessado em a vender e queria saber o valor dela
cumprimentos João Pereira
João, não tenho a miníma idéia quanto isso pode valer. Está mais para colecionadores do que para consumidores, já tentou contato com o próprio produtor?
Prezado João Felipe,
Gostaria de saber se você conhece os vinhos produzidos em Long Island em Nova York. Estarei em NY durante o carnaval e gostaria de saber se vale a pena a visita, ou vale mais comprar vinhos em Manhantam mesmo.
Já ouviu falar de algum problema ao despachar caixas de vinhos em voos da TAM?
Obrigado
Parabéns pelo site
Abraço
Rafael
Olá Rafael, grato pela visita mas desculpe não poder ajudar. Não conheço os vinhos de lá.
Prezado João Filipe,
Parabéns pelo blog.
Você saberia me indicar uma mala especialmente fabricada para transporte de vinhos (em voos)?
Vi uma vez anunciada uma mala para transporte de 12 garrafas, com compartimentos acolchoados e toda reforçada em alumínio (salvo engano), mas não mas a encontrei.
Um abraço,
Carlos Eduardo
Prezado João Filipe
Faço coro aos demais, dando parabéns pelo site.
Não consegui ler todos os comentários (são muitos), e se alguém já tratou do assunto, me perdoem, mas seguem algumas informações:
1) O limite de compra de bebidas no exterior é de 12 LITROS, e não 12 GARRAFAS. A própria Receita Federal informa que em garrafas, o limite é de 16 (de 750 ml, não valem magnus, etc.). E o limite de peso para Argentina, Chile, etc. é de 23Kg e não 20. Quem tiver cartões diferenciados de planos de fidelidade tem limite maior, dependendo do nível do cartão.
2) Costumo levar um pequeno estoque de plástico bolha na bagagem. Quando preciso mais, geralmente encontro em supermercados ou lojas de embalagens.
3) Enquanto não compro uma mala específica (estão muito caras) comprei uma mala dura, forrei internamente com espuma, embalo as garrafas com plástico bolha e não venho tendo problema no transporte. Cabem 12 garrafas, certinho. Mas ainda vão algumas na outra mala. Uma dica: por diversas vezes levava uma mala vazia para trazer vinhos. Para forrar os espaços vazios, numa emergência, rolos de papel-toalha (ou papel higiênico), garrafas pet vazias tampadas, etc..
4) Dicas de lojas de vinhos: em Portugal a Solbel (www.solbel.pt/), é um atacadista, mas vende no varejo, e os preços são imbatíveis – garrafas de 30 Euros normalmente ficam acima de R$300,00 no Brasil. Nos Estados Unidos, a Total Wine http://www.totalwine.com – tenho comprado excelentes vinhos argentinos e chilenos mais baratos que nos países de origem.
Valeu!
Estou na Inglaterra, e como tenho que levar alguns bons vinhos para o Brasil seu artigo me ajudou e muito.
Gostava de saber se compram vinhos antigos?
Caro João Filipe Clemente, em maio irei a Portugal,Espanha e França. Pediram-me para trazer um vinho( unzinho só ). Na volta venho por Lisboa/São Paulo. Indique-me,por gentileza,um melhor vinho francês ou um português. Se comprar em Lisboa como fazer para passar. Não pretendo trazê-lo na mala e sim na bagagem de mão. Por favor,tenho que declarar que trago uma bebida? Nunca trouxe bebidas.
Olá carmen, conforme as diversas matérias aqui publicadas sobre o assunto, a lei permite que vc traga até 16 garrafas, então se traz um número abaixo disso não tem o que declarar. na bagagem de mão é riobido o transporte a anão ser aquilo comprado no free shop nesse trecho de vôo. Explico: se você comprar no free de paris, vc leva a bordo na sacola do free até Lisboa e, a não ser que seja somente uma escala direta, aí quando embarcar para o brasil essa garrafa tem que estar em sua bagagem que despachará. No free de Lisboa vc compra novamente algo e leva a bordo. Espero que tenha ajudado. Agora, falar de um rótulo de cada país é verdadeiramente impossível até porque cada loja tem seu próprio portfolio. De Portugal te dou algumas dicas: Quinta do Crasto Vinhas Velhas, Chryseia, Post Scriptum, Vinha Paz Reserva, Herdade dos Grous Reserva, Quinta do Monte D’Oiro Reserva, Cortes de Cima Reserva, Xisto, Malhadinha, Casa Ferreirinha Reserva, etc. A maioria deles está disponível no Free de Lisboa. França, o Bordeaux Chateau de Monbrison é uma boa pedida e sei que não é tão dificil de encontrar e melhor se for o da safra 2006. Vinhos de Chateaneuf-du-Pape costumam não dar zica, então são uma boa opção. Sugestão, DOMAINE PIERRE USSEGLIO & FILS e CHATEAU LA NERTHE.
Grata,João Filipe. Foi muita delicadeza sua,entendi bem as dicas e vou fazer exatamente assim. Um abraço. Carmemmarisa
João Filipe, ha dias vi o blog e gostei muito e tenho um problema a talvez possa me ajudar:)
Meu problema com vinhos no exterior e o seguinte.
Tenho alguns amigos portugueses, e estes sabendo do meus gosto por vinhos, decidiram me fazer um surpresa e reuniram para mandar alguns vinhos, ai onde o problema começou, ao irem aos sistema de entregas , informaram que na alfandega brasileira, se desconfiam q seja vinho ele multam e não permitem q o vinho entre no pais, a menso q se pague cerca de 3x o valor do vinho aki no brasil.
Ai vem minha duvida isto procede? Alguém sabe de alguma coisa a respeito disto.
Sim Enoque, é proibida a importação de vinho por correio e dificil para eles distinguir o que é o quê, (presente de amigo ou business) razão porquê a alfândega breca tudo. Pode, eventualemente, passar uma ou outra garrafa, mas não recomendo. Quanto a pagar 3x o valor aqui no Brasil, pelo que me consta isso não existe, mas talvez vc deva consultar a Receita Federal sobre isso.
Caro João Filipe, quinta feira passada eu e minha esposa retornamos de Montevideo em cujo Free shop comprei 18 garrafas de vinho – após o vendedor me garantir que o limite era de 12. Tudo à vista dentro das embalagens lacradas do free shop. Embarcamos no avião com os vinhos sem problemas. Um problema na turbina, entretanto, nos obrigou todos a desembarcar e a Gol nos colocou em um voo até Porto Alegre com conexão para Guarulhos. Em Porto Alegre tivemos que passar na imigração e refazer check-in das malas. Ao passar no raio-x veio a surpresa – um fiscal veio dizer que não poderíamos trazer as 9 garrafas por pessoa e que havia um limite de 5 garrafas. Uma moça chamou a atenção de que o limite era de 5 litros e não 5 garrafas, que usualmente veem com 750 ml. Daí ele recalculou para 12 garrafas [errado – seriam 13 garrafas]. Tive que despachar 6 garrafas que felizmente chegaram intactas.
Agora fui procurar as normas e não achei nada sobre esse limite. A receita limita em 12 garrafas e 500 USD. Pelo que vi as companhias aéreas poderiam limitar mas passei tranquilamente pela Gol em Montevideo sem qualquer restrição. Os fiscais do raio-x possuem alguma autoridade para restringirem vinhos adquiridos em free shop? São funcionários de quem, da Polícia Federal? Você sabe algo sobre essa regra? Nada encontrei no google?
Ficarei muito grato por alguma resposta.
Carlos Lenz
Caro Carlos, eis última matéria que escrevi sobre o assunto > http://falandodevinhos.wordpress.com/2010/08/12/atencao-mudou-a-lei/ . O que pude observar é que houeram aí dois fatos, a viagem internacional com a aqual vc não teve quaisquer problemas e o vôo interno e aí podem ser normas da companhia aérea ou Infraero que desconheço, Porém a ignorância dos fiscais sobre o tema é notória!
Um aviso aos viajantes com vinho: a Alitália NÃO transporta vinhos. A história é longa, mas resumindo o que eu passei é o seguinte: estava na Itália com minha esposa e queríamos trazer vinhos, no limite da lei, 12 garrafas por pessoas. Entrei no chat da Alitália e a pessoa não soube me informar se poderia transportar vinho. Depois liguei no número indicado e a pessoa que me atendeu disse que sim, poderia levar uma caixa com 12 vinhos. Aí fui numa enoteca e fiz a festa. Mais de 300 euros em vinhos. Ainda peguei um táxi pro aeroporto porque nao daria pra levar as caixas de trem (mais euros)
Aí o problema. Na hora de fazer o check-in não me deixaram despachar as caixas. Eu expliquei que haviam me dito que poderia, e pedi alguma solução. Veio a supervisora pisando forte e dizendo que não poderiam se responsabilizar pelos vinhos, que eles não transportavam nem azeite, nem vinho porque eram como uma “bomba” no avião, inflamáveis, etc. Pedimos alguma solução, e ela nos disse que não e que era problema nosso.
Ou seja: recebemos informação errada. Perdemos tempo e dinheiro, fomos maltratados e o pior, perdemos duas caixas de vinho escolhidos a dedo.
Depois nos disseram que a Alitália é a empresa que menos tem cuidado com as bagagens e que não tem know-how pra levar vinhos sem quebrá-los.
Daí um protesto e um aviso: se for viajar pra europa, escolha uma empresa que transporte vinhos. Alitália, eu não voo se puder evitar.
É, você não é o primeiro com esses problemas, veja aqui > http://falandodevinhos.wordpress.com/2010/12/09/tutto-meno-alitalia-botando-a-boca-no-trombone/
João,
gostei do site. Excelente.
estou indo ao chile em agosto e queria saber como faço para remeter os vinhos para o Brasil? Vc que tem experiência, ajude-me. Li muitos dos comentários postados aqui, mas não encontrei a resposta. obrigado
Olá, vou para Europa daqui dois meses, e vou ficar uns dias em Paris. Seu blog está sendo muito útil para mim, e já coloquei nos favoritos.
Estava olhando os sites que você indicou, e tem muita opção, fiquei totalmente perdido no que comprar. Para tentar ajudar, entrei no site da Expand e da Wine e busquei os vinhos nos sites qie você indicou. Porém para minha surpresa, esses vinhos que vendem no Brasil, não encontrei nos sites franceses. Você pode me ajudar com a indicação de alguns vinhos na faixa de preço dos 15 a 30 Euros? Só quero trazer franceses, e tenho preferencia pela loja Lavinia e Hediard, que inclusive achei o site bem claro e sem poluição visual, como os outros tem. Ah, quero comprar 12 garrafas, e não abro mão de um Pomerol até uns 50 Euros.
Obrigado
Oi Eduardo, é lá tem bem mais coisa e nem sempre o que é exportado. ou tentar dar uma olhada no site deles e depois te retornar. Só que vai demorar uns dias, estou bem atolado de coisas a fazer, ok?
Abs
João Filipe
Alguém pode me responder se há como eu enviar vinhos do Chile direto para o Brasil?
Por exemplo: estou no Chile e quero enviar uns vinhos para o Brasil.
há como?
José Afonso, não existe como pois é proibido. Eventualmente pode até passar uma ou duas garrafas a título de presente, mas mesmo isso é rarro!
Ok Joao, não tenho pressa, só vou viajar em setembro. Agradeço muito em me ajudar, porque tem tanta opção que se ninguém me ajudar vou comprar na pura sorte! Mas acho difícil que na Lavinua tenha vinhos ruins, não? Se não fosse seu site, eu iria comprar no Carrefour.
Oi Eduardo, segue uma lista do que vi no site da Lavilina que vale a pena, só os Bordeaux, e que conheço assim como outros que pesquisei. Espero que ajude
Poujeaux 2004 Cru Borgueois Exceptionel / Belle-Vue Cru Borgueois 2008 / Bernadotte Cru Bourgueois 2004 / Les ormes de Pez 2008 / Chateau d’Aiguilhe 2006 / Mombrison 2008 já os de Pomerol, os que conheço estão mais salgados do que 50 Euros caso dos Chateau Gazin ou l’Evangile. Sugiro que busque também um bom champagne, um chateauneuf fu pape, e uns brancos do Loire, Chablis ou Puligny-Montrachet são fantásticos,
abs e boa viagem
Boa noite JFC!
Parabéns pelos esclrescimentos e pelo blog.
Estou indo para a Argentina e pretendo trazer 12 garrafas de vinho. Li a recomendação de trazê-los em caixas de 6, podendo ser plastificadas para dar um volume só. Ok. A primeira dúvida é quanto ao plástico bolha. Ele serve para embalar as caixas também, além das garrafas individualmente? Ou apenas as garrafas, internamente, deixando evidente que a caixa é de vinho, esperando-se maior cuidado no despacho.
Consigo este serviço de plastificação no Ezeiza? Eles tem fitas escrito “Frágil”.
Nesta quantidade, então, não preciso declarar nada que as trago, certo?
Por fim, elas entram na franquia de bagagem de 23 kg?
Grato e no aguardo,
Fabiano
Fabiano, o plástico bolha é para embrulhar as garrafas. A plastificação, pelo menos da ultima vez que estive em Ezeiza, era feito lá, mas precisa checar com sua agência de viagem. Não precisa declarar nada já que a lei detrmina 12 litros, 16 garrafas, ou USD500. Quanto a éso da bagagem imagino que sim, mas melhor checar com a companhia aérea que estiver viajando.
Abs
Muito obrigado Joao! Me salvou do Carrefour! rs. Esse chateau du pape já ouvi falar que e muito bom mesmo, porém bem caro. Quanto ao pomerol, talvez eu arrisque o Pomerol Hediard 2007 que tem na loja Hediard por 45 Euros e um Pauillac também da Hediard 2005 por 24 euros.
Vc sabe se esses vinhos que levam o nome da loja são bons? Ou seja o custo beneficio vale a pena?
Olha, apesar de existirem algums comerciantes que “mandam” fazer seus vinhos ou simplesmente desenvolvem marcas próprias, a experiência diz que fazer esse tipo de coisa não tem lá muito apreço por seu produto. O bom produtor comercializa sua própria marca e cuida dela, ou seja; quem se pré-dispõe a produzir com etiqueta comercial de outro, especialmente para lojas (negociants são outro coisa) o faz por falta de mercado para seus próprios produtos o que pode significar um monte de coisas. Podem existir ótimos produtos de supermercados e lojas, porém eu evito e compro “produtor” que acho mais confiável. Chame de preconceito, mas é uma opinião pessoal minha que rege minhas compras.
Achei os chateauneuf fu pape por bons preços. Obrigado pelas dicas!
No site da Tam consta um limite de 5 litros de bebida por pessoa e no site da receita 12 litros.
Será que a Tam pode impedir o despacho se passar dos 5 litros, e acontecer o que ocorreu com o amigo uns posts acima que perdeu seus vinhos, já que a Alitalia não deixou despachar?
Eduardo, melhor falar com a TAM só para ter certeza.. Cada companhia aérea tem lá suas regras, especialmente se as garrafas forem embarcadas em caixas. Se estiverem em uma mala, duvido que hajam quaisquer objeções, mas isso é mera suposição minha.
Felipe, bom dia
Meu filho vai para a Espanha e pretendo que ele traga 12 garrafas do vinho “vina albina” safra 2004. Como ele deve fazer? comprar e despachar pelos correios? As caixas das lojas são reforçadas? sai muito caro? Por favor, me dê umas dicas.
Antonio
Antonio, pelo correio é proibido e trazer é só ter a certeza de que a embalagem esteja bem reforçada. Uma boa dica é usar aquelas caixas de vinho em que as garrafas se alojam deitadas, colocá-las dentro bem forradas com plástico bolhas e depois colocar as caixas numa mala, forrar com espuma em volta das caixas, e despachar. O problema que poderá ter, é a alfandega aqui achar que 12 gfs do mesmo rótulo seja para uso comercial e aí te torrar a paciência. Só tenha clara a prova que teu negócio não é esse.
Boa sorte
JFC,
Obrigado, muito ótimo o seu blog.
uregente amigo,estou em Buenos Aires e quero levar para minha familia vinhos,comprei 6 garrafas de 750 ml 3 de um tipo e 3 de outro, estão em baladas em uma caixa só…não entendi bulhufas dessa lei…eh a primeira vez que viajo….como devo fazer?????SOCOOOOOOOORRROOOOOOOO.
aguardo..viajo dia 17 agora pela tam…
A lei diz que vc pode trazer até 12 litros de vinho (16 gfs), como vc diz ter seis, está tudo bem e sem razão de stress. Sugiro despachar a caixa, se vinhos bem condicionados e caixa bem fechada (plastifique no aeroporto) ou coloque dentro de sacos na mala, o que pode ser arriscado pois podem quebrar e estragar sua roupa, opção sua.
Boa viagem.
Oi João Filipe, outra loja em Santiago bem interessante para comprar é a Wain, que é uma divisão da Vinoteca. Fica na Nova Costanera, regiãoonde estão tb alguns dos bons restaurantes santiaguinos.
Angela
Bom dia, JFC
Será que a alfândega considera do mesmo rótulo vinhos com ano de safra diferentes?
Se eu comprar 6 garrafas de ” vinha albina” e 6 do “vinha albina – grand reserva” será considerada do mesmo rótulo?
Mais uma vez, agradeço antecipadamente as informações
Olá Antonio, realmente não posso te falar nada. Isso é meramente subjetivo de parte de cada fiscal.
Olá João Filipe,
Serei mais um dos milhares a te dar parabéns pelo blog. Na verdade já o acompanho há muito tempo, mas nunca postei aqui.
Vou à Argentina esse mês, e obviamente vou trazer algumas garrafas.
Lí todos os cometários, e decidi por protegê-las com o plástico bolha mesmo, e despachá-las.
Minha dúvida é a seguinte: Esse serviço é feito nas lojas em Buenos Aires, ou temos que levar o plástico bolha daqui?
Sei que muitas lojas, como a Winery e a Tonel Privado, possuem caixas próprias. Mas elas são confiáveis? Posso colocar os vinhos nelas (sem cuidados adicionais) e despachar?
Obrigado,
Abraço,
Mateus.
Olha Mateus, quando vou pra essas bandas prefiro levar meus “apetrechos” por via das duvidas e plástico bolha não ocupa espaço enm pesa, então eu sugiro levar algum. Quanto ás caixas das lojas, não conheço então não posso falar nada, porém se são caixas próprias……..! De qualquer forma, melhor conferir com sua companhia aérea para ver se aceitam caixas de vinho despachadas soltas.
Abs e grato por participar.
É João Filipe, melhor garantir do que chegar aqui e ter uma desagradável surpresa!
Vou levar o plástico daqui, e chegando lá dou uma conferida nas caixas. Depois posto aqui o que achei delas. Se me parecerem confiáveis, usarei. Se não, o plástico bolha já estará lá exatamente pra isso.
Obrigado pela ajuda,
Abraço,
Mateus.
Acabo de voltar da viagem.
Pesquisei em algumas lojas antes de ir, e também quando eu cheguei em Buenos Aires, e acabei comprando na Tonel Privado. Eles estão com uma promoção de 20% de desconto nas compras acima de mil pesos (Uns 450-500 reais atualmente) pagas em dinheiro (exceto para Catena Zapata).
Isso, com o Tax Free, deixou o preço dos vinhos muito interessante nessa loja. Quem estiver indo pra Buenos Aires, não deixe de passar lá. Os vinhos saem com mais de 30% de desconto no preço da Argentina, que já é muito mais baixo que o daqui (obviamente, falando só em vinhos argentinos).
Eles também possuem a tal caixa para despachar. Custa 35 pesos (Cerca de 15 reais) a caixa para 6 garrafas. O problema é que ela é de papelão. Eles dizem que enchem com isopor, e que é suficiente, mas preferi não arriscar. Enfiei tudo no plástico bolha mesmo, e deu certo, cheguei com 11 garrafas intactas.
No aeroporto ví muitas pessoas com essas caixas, da Tonel Privado, da Winery, etc., e me parece que ocorre tudo bem com elas. Chegaram ao destino intactas. Talvez considere levar alguns vinhos nessas caixas da próxima vez.
Bom, é isso! Obrigado pela ajuda, e espero que minhas informações possam ajudar os próximos leitores.
Abraço!
Valeu Mateus!
Segui as dicas do blog e deu tudo certo! Trouxe 12 garrafas da Franca, embrulhadas em plástico bolha e no meio das roupas em 3 malas.
Comprei 10 na Lavinia em Paris e 2 em uma pequena lojinha em Strausburg, fronteira com a Alemanha.
Beleza eduardo, fico feliz e grato pelo feedback.
Hola Joao, en principio gracias por toda la gente que nos acercas gracias a tus comentarios, por otro lado queria asegurarme de la cantidad de botellas que se pueden llevar a brasil, creo que son 16???, en caso de que lleven mas que impuestos les cobran, lo sabes????? cuanto les cobran por sobrequipaje. Estas son consultas que me hacen los visitantes de vuestro pais, y no quiero equivocarme en la respuesta.
Desde ya muchas gracias
Abraso
Hola Joaquin, si la ley habla de 12 litros, o sea 16 botellas. Los impuestos no se cuantos son.
Sld
JFC,
atualmente 20% de imposto de importação (import duty) e 20% de imposto sobre produtos industrializados (excise tax) para a maioria dos vinhos tranquilos e espumantes, podendo chegar a 40% para madeira, porto e xerez. Não sei se a fiscalização ainda vai cobrar mais 1,65% de PIS e 7,6% de COFINS. Se a Receita pegar o viajante que não fez a declaração, ainda tem multa de 75% ou 100%.
Valeu pela contribuição Guilherme!
João Filipe,
estive há 3 semanas em Buenos Aires, por casualidade na Calle Borges.
Visitei Lo de Joaquin Alberdi e tive um ótimo atendimento, o que me levou a degustar diferentes vinhos logo pela manhã e sair com uma composição interessante, dentro do que estava disposto a gastar (aprox. 600 pesos).
Outro ponto importante é a embalagem, que se fala aqui no blog. Tive todas as garrafas empacotadas muito bem, como uma maleta, pronta para o vôo.
Uma dica muito válida. Comentei do Blog e vejo que ele deixou um comentário, inclusive.
Recomendo.
Vitor
Queria saber se vc tem dicas pra eu comprar vinhos em distribuidora e mandar entregar no meu hotel.
Estou indo pra Paris amanha dia 14 ne novembro 2011
Obrigadaaa
bjss
Vá até a loja Lavinia! Vale a pena ir pessoalmente. E bem facinho, e só descer na estação Madeleine do metro, e andar de metro em Paris e a coisa mais fácil que existe! Saudades de lá. Boa viagem e boas compras!
A dica do Eduardo é dez e lá mesmo na praça vc tem uma meia duzia de lojas bem legais. Opcionalmente acesse este link > http://falandodevinhos.wordpress.com/2008/01/15/comprando-vinhos-no-exterior/
Super blog, parabens pela paciencia de responder a todos. Nao posso sugerir muito sobre vinhos mas poderia sugerir aos nossos amigos lerem os posts e comentarios antes de fazer a mesma pergunta pela centesima vez..rs
Um abraco e saude,
Marcelo
Eh, eh, eh, Marcelo, grazzie pelo comentário. É, tem gente que não quer se dar ao trabalho, mas dentro do possível tento atender a todos. Abs e gente, a dica do Marcelo foi dez, viu!
Como viajarei para Roma na Itália em breve, minha noiva pediu que eu compresse algumas garrafas de Veuve Clicquot, apesar das excelentes opções ao champagne existentes na Itália. Como nunca fui à Roma, gostaria de algumas dicas sobre lojas onde poderia encontrar o dito cujo.
Grato pela atenção.
João,
Mais de 160 comentários em 1 post, inacreditável isso! Parabéns mais uma vez.
Uma amiga está indo para a Alemanha no início de março, mas não conheço lhufas dos vinhos de lá.
Tens alguma indicação de rótulos/produtores e lojas, principalmente?
Grande abraço,
JF
Oi Filipe, é agora complicou, porque Alemanha conheço pouco para recomendar lojas. De produtores conheço o dr. Loosen, Grans-Fassian, Eugen Muller, Schloss Vollrads, Domdechant Werner e Dr. Burklin-Wolf que produzem alguns ótimos vinhos e tudo Riesling dos secos, meio secos e de sobremesa. Dificil recomendar mas o Schloss Vollrads Trocken Kabinet (seco) é bem legal e o destaquei entre meus brancos favoritos do ano, o Dr. Wolff provei dois vinhos secos muito bons – Dr. Burklin-Wolf Qba Trocken (mais básico) e o excelente Forster Pechstein Grand Cru Trocken. Da Domdechant o Hochheimer Kirchenstuck Spatlese Trocken, do Eugen Muller o Forster Kirchenstuck Spatlese Trocken e nos doces gostei bastante do Grans Fassian Spätlese Piesporter Goldtröpfchen. Os grandes vinhos de sobremesa t~em como classificação o Beerenauslese, Trockenbeerenauslese e Eiswein todos, destes produtores de primeira linha, devem ser de tomar de joelhos e aqui são caros demais para meu bico! Dr. Loosen, veja aqui > http://falandodevinhos.wordpress.com/2009/01/20/dr-loosen/
Abs
Obrigado pela ajuda João! Como sempre, impagável!
Abraço,
JF
João,
Iremos a Buenos Aires e Montevidéu na próxima semana e gostaria de dicas sobre quais rótulos trazer.
Pensamos (eu e esposa) em trazer bastante garrafas pra aproveitar a viagem.
No dia 14/03 faremos degustação top na Bodega Bouza em Montevidéu. Já esteve lá?
Att,
Sixto
Sixto, a Bouza é lindissíma e seus vinhos muito bons. Para guarda, seu Mont Vide Eu é uma grande vinho e para beber mais jovem os Albariño e nos brancos e o Tempranillo/Tannat nos tintos são ótimas opções. Quanto a que rótulos trazer, sugiro dar uma olhada nos meus Melhores Vinhos de 2011, na faixa de 8o Reais para cima, Destaques 2011 por país e no meu Deuses do Olimpo, pois relaciono diversos rótulos de lá.
Ola!!
Primeira vez que entro no teu Blog e achei muito bacana! Parabens. Procurei em outros comentarions mas nao consegui achar um detalhe que me concerne. Sou brasileiro e moro na França. Queria levar para o Brasil 24 garrafas de champagne. Bom iremos eu e minha namorada italiana. O limite de 12L e valido tambem para cidadaos estrangeiros que nao residam no Brasil?
muito obrigado
Aproveito para deixar uma dica para quem quiser trazer vinhos de Buenos Aires: na Vinoteca Lo de Joaquin Alberdi fui muito bem atendido e tive minhas garrafas extremamente bem embaladas: os vinhos chegaram todos intactos, sem nenhum problema. Além disso, o bom atendimento e a simpatia do Joaquim, dono do local merece destaque. Apesar de não contar com o desconto do Tax Free, tive o equivalente em vinhos que vieram comigo na bagagem. Degustei também vinhos excelentes por lá. Vale a pena a visita!
Endereço: Jorge Luis Borges 1772 Palermo Viejo – Buenos Aires – Argentina Tel: 4832-5329
Deixo aqui também os meus elogios ao excelente blog que agora acompanho constantemente. As dicas me foram muito úteis! O blog, inclusive, é conhecido lá em Buenos Aires!
Abraços,
Paulo Mendes
Alguém conhece o site http://www.aristocratta.com.pt , eles falam que entregam no Brasil.
Catulo, eis a resposta que já dei a outros e que advém de fonte na Receita Federal “a importação pelo Regime de Tributação Simplificada (RTS) não
se aplica às bebidas alcoólicas, fumo e produtos de tabacaria.
O RTS se aplica à importação de bens pelos Correios, companhias aéreas ou empresas de courier, bem como compras realizadas pela internet, no
valor máximo de U$ 3.000,00, quando se aplica o Imposto de Importação à alíquota de 60% sobre o valor dos bens, acrescidos do frete e
seguros.
Porém, expressamente, a Portaria n.º 156 de 2009, do Ministério da Fazenda, exlclui as bebeidas alcoólicas de sua incidência.
Portanto, a compras de vinhos em lojas on line no exterior deverão seguir o mesmo regime e passar pelo despacho de importação para
consumo.
Se as lojas em Portugal estão oferecendo a entrega dos vinhos no Brasil, devem estar realizando o desembaraço aduaneiro da mesma forma
que as importadoras brasileiras fazem.”
A meu ver, se não estiverem procedendo desta forma, você poderá correr o risco de pagar e não receber e estar sujeito a outro tipo de problemas. Não recomendo, já tivemos leitor que teve problemas com isso e não recebeu os produtos, poré, conseguiu receber seu dinheiro de volta, pois é muito arriscado e a meu ver beira a ilegalidade.
Caro João,
Em Lisboa existe ótima loja em Benfica com um atendimento bastante diferenciado. A loja chama-se The Wine Company e o site é http://www.thewinecompany.eu.
Caro João,
Impossível comprar vinhos em Buenos Aires!!!. Ex. Catena Zapata Estiba Reservada $ 1.480,00 ou r$ 636,00!!! no Tonel Privado e outras Winery. A mesma garrafa na Mistral SP sai por r$ 338,00 em 5 parcelas. Achei todos os rótulos consultados acima do preço, comparado com as principais importadoras de Brasil e Paraguai (Monalisa e Shopping China).
Juan Pablo, R$338,00 já era faz tempo na Mistral! Nem aparece mais, mas te garanto que estaria acima de 700,00. De qualquer forma os vinhos na Argentina estão caros mesmo e pouco vale a pena trazer pos a diferença é pouca.
Da Argentina só compensa trazer os vinhos para o dia a dia, como Luigi Bosca por exemplo.
João, ano passado segui suas dicas e me dei muito bem comprando vinhos na Europa, agora, daqui 15 dias vou para Miami e novamente vou na sua indicação que é a Kendall. Ano passado trouxe muitas garrafas rs, mas agora vou trazer menos porque quero comprar outras coisas. Pretendo ir qualquer hora na sua loja, faz tempo que estou querendo conhecer. Abc.
Reforço as palavras do Eduardo.
Vinhos argentinos do dia-a-dia (entenda-se dia-a-dia no valor que se compra lá, porque R$ 70,que é o preço daqui, não é pro meu dia-a-dia pelo menos, rs), valem muito a pena.
Luigi Bosca R$ 28, Terrazas de Los Andes R$ 20, até mesmo alguns da Catena mais básicos saem por preços até R$ 60 que compensam muito.
Já os tops, especialmente os Catena (Angela e Catena mesmo), estão fora da casinha há muito tempo.
Abs,
JF
José Filipe Neis,
Ah sim, rsrs, dia a dia se for comprado na Argentina
Abc.
João, verdade….o preço de r$ 338,00 é de Janeiro de 2012. De lá para cá, somando a inflação em Arg. pode ser que chegue aos r$ 700,00, a pesar de estar indisponível no site da Mistral.
Caro João, eu comprei 6 garrafas de Brunello na Italia, e iria despachar com as malas (em uma caixa), porem a moça da Air France disse que a Air France não permitia o transporte de vinhos, apesar de não estar escrito no site! Vc sabe algo a respeito? ( resultado: perdi todas os meus Brunelos!!)
Que lástima! Não, não sei de nada mas a Alitália volta e meia também apronta dessas. Sendo países com uma enorme história no mundo do vinho, estranho esse comportamento deles. Agora, como perdeu as garrafas??
Desejando contribuir, destaco que é muito estranho este posicionamento da cia aérea, uma vez que nos últimos dois anos, peguei vôos tanto da Airfrance como da KLM, com 12 garrafas e não tive este problema.
Pode ser a questão do acondicionamento das garrafas, uma vez que utilizei de mala para vinho. No passado, embarquei com caixas de madeira algumas vezes, mas não era na Airfrance/KLM, mas sim TAP ou Swiss.
Espero não ter polemizado, mas apenas registro o que passei de forma que outros passageiros não percam suas garrafas.
Leisianne,
em casos assim, muitas vezes vale voltar para a fila e tentar outro atendente, sei que desta vez já foi, mas tente na próxima. Eu já tive um problema de peso de mala na Lufthansa em Munique, que a atendente dizia que não era justo eu ter um limite de peso maior que os europeus, ainda que eu tivesse comprado a passagem no Brasil e estivesse escrito no meu bilhete.
Guilherme
Estou indo a nova YORK . Gostaria de saber algum lugar para comprar malas de vinhos . E quais vinhos você recomenda para degustar ? Obrigada . Adriana
Adriana, não conheço onde comprar malas por lá e quanto ao que tomar por lá, dificil de indicar pois depende do que o lugar onde você estiver tenha no portfolio. No geral recomendo Cabernets da California e, em especial, de Washington, os Pinots do Oregon ou de Russian River Valley na California, e os Zinfandel da California em especial o Seghesio. De resto, os vinhos mais baratos por lá são mesmo os europeus, então se esbalde!
JFC,
aquelas winecases para vinhos precisam ser despachadas ou podem ser levadas como bagagem de mão? Você tem esta notícia?
Obrigado,
Guilherme
Têm que ser despachadas Guilherme.
JFC,
este transporte é seguro? as garrafas são bem protegidas, considerando que a mala provavelmente não será tratada com muito cuidado pelas cias aéreas? Para pessoas que trazem vinhos comuns e que viajam poucas vezes ao exterior no ano, vale o investumento?
Obrigado,
Guilherme
Oi Guilherme, não vou dar aval para os caras, mas as pessoas que conheço, a algumas vendi, não têm reclamado não. Se você comprar 10 garrafas de 30 euros, vinhos aqui de cerca de R$350, você terá uma economia na viagem de cerca de cerca de R$2500. Se a mala de dez custa por volta de mil, então na primeira viagem vc amortiza custo e ainda sobram uns trocados.
Desejando contribuir para a discussão sobre a questão das malas, informo:
(a) comprei uma mala rígida para 12 garrafas após dica encontrada neste excelente site;
(b) já efetuei ao menos 05 viagens com referida mala (como temos direito a 02 x 32 kg, conto-a como uma, apesar de ficar com peso aproximado de 22 quilos) e nunca tive qualquer garrafa danificada, sempre trazendo a mala cheia (não sei se ela mais vazia, não tão “comprimida”, pode acabar batendo alguma garrafa); isto, com voos com várias conexões internacionais, tal como, por exemplo DUBLIN-AMSTERDAM-GRU-CNF;
Pode-se dizer que a mala, então, é perfeita? Não.
O problema está no fato de que há necessidade de observar, e muito, o limite imposto pela Receita Federal de 500U$, uma vez que os fiscais, ao perceberem que se trata de uma “mala técnica” (mala adaptada para transporte de vinhos), de pronto já pedem para abrir. Comigo, ocorreu apenas uma única vez, mas percebi que o foi tão somente pelo fato de então estar com tal mala especial.
Espero ter ajudado.
Grande João,
Mandatório incluir nas lojas do Chile a El Cielo. É um atacadista, de espaço relativamente pequeno que não vai ter os premiums premiums do país, mas tudo que tem lá, está com um preço imbatível.
O único porém é que o pagamento lá é só em dinheiro.
Mais informações:
http://www.elcielo.cl/
JFC,
Estou iniciando agora no mundo dos vinhos, depois de uma viagem mês passado a Santiago e visitar quatro vinícolas: Concha y Toro, Undurraga, Cousiño Macul e Santa Rita. Simplesmente amei, foi o que mais gostei de fazer no Chile! O resultado foi 12 garrafas de vinhos diferentes no retorno ao Brasil. Me surpreendi, pois não esperava trazer tantos vinhos! Isso porque tive que me controlar, pois a vontade era de trazer mais…
O que me ocorria é que vez ou outra eu tomava um vinho em algum jantar com amigos, gostava de alguns, mas nunca me debrucei sobre o assunto. E sempre me via às voltas para comprar um vinho.
Depois dessas visitas às vinícolas, e os seus tours guiados com as explicações, estou bem interessada no assunto, e fiquei mal acostumada, querendo tomar vinho todo dia, igual eu fazia no Chile, hahaha!
Aqui na minha cidade, apesar de capital, ainda não encontrei nenhum vinho das vinícolas que visitei, com exceção da Concha y Toro.
Foi aí que resolvi buscar como importá-los e cheguei a este post e sua impressionante quantidade de comentários.
Percebi que muitos leitores dão dicas de lojas na cidade de Buenos Aires e Montevideo, além de outras cidades pelo mundo. Não sei se você já fez, mas se possível, será muito proveitoso para nós, um post que reúna essas dicas de lojas mundo afora.
Abraço e parabéns pelo trabalho.
Valeska, tá aí. Publiquei hoje. Grato por participar.
Olá pessoal, falando em lojas online na Espanha que possui vinhos maravilhosos, tive a oportunidade de conhecer uma em Sevilha chamada de FLOR DE SAL. Lá encontrei vinhos de Bodegas desconhecidas do grande mercado. O vendedor chamado André é um enólogo e oferece o vinho certo.
Possui vinhos de toda Espanha inclusive cavas (champanhe).
Ainda tem a sua loja online que entrega em toda EUROPA. Vale a pena conferir.
http://www.flordesalvinos.com/ – Loja
http://www.pidetuvino.com/ – Venda on Line
Olá galera.
Preciso fazer uma importação de vinhos da Austrália e gostaria de saber se alguém tem para me enviar, uma “Planilha Estimativa de Custos de Importação”, para que eu tenha uma ideia dos custos finais.
Agradeço antecipadamente.
Nilson
Sandro
JFC,
Estou preste a ir em Foz do Iguaçu, sendo assim, pretendo ir a Puerto Iguazu comprar algumas garrafas de vinhos, caso vc conheça, se possível indicar algum local bom para compra e algumas indicações de vinho.
Obrigado!!!
Olá Sandro, desculpe mas não conheço nenhum lugar por lá.
Ola JFC, vc teria mais alguma dica para compra de vinhos na Italia? Estou indo para Toscana no proximo mes. Onde recomenda comprar? Lojas especializadas, supermercado ou direto nas vinícolas?
Abs e obrigado,
Joao.
Olá João,
Estou morando na Espanha, em Valencia e retorno para o Brasil final de outubro. Nesse 1 ano que fiquei aqui eu e meu noivo viajamos bastante e sempre compramos muitos vinhos, cavas e champagnes.Temos em media umas 40 garrafas guardadas. Estamos com nosso casamento marcado para o ano que vem, e pensamos em levar vinhos e cavas daqui. Teria alguma transportadora aérea ou marítima que exportasse essas bebidas para o sul do Brasil?Desconheço as burocracias sobre o envio.
Grata se puder me ajudar, indicar ou esclarecer.
Abraços.
Alexandra, não tenho como ajudá-la desculpe. Sugiro contatar o consulado. Abs
OI João,
Parabens pelo Blog!!!
Estou indo para Sicilia e Malta. Pode me dar algumas sugestões de tinto?
Tambem gostaria de trazer algumas garrafas, como estarei acompanhado posso trazer cerca de 25 garrafas. O orcamento nao esta muito grande mas uma media de 20 EUR por garrafa seria interessante? Encontraria bons rotulos?
Abs
Marcelo
Olá Marcelo, com 20 Euros para cada vinho estarás com um belo orçamento e certamente poderá comprar bons vinhos. Estou em viajem com um grupo de amigos leitores em Mendoza e agora não tenho como pesquisar isso, mas apesar de bons vinhos da Sicilia que poderás comprar, não se atenha a essa região. aproveite a oportunidade e busque diversidade pois a Itá lia possui ótimos vinhos.
Bom dia João. Devo ir em Mendoza ainda neste ano e, aproveitando que vc está aí, o que você me sugere?
Estive em Mendoza no ultimo mes de Julho / 14, e um passeio que acho imperdivel é o almoço degustação na Familia Zuccardi, não é barato, mas vale cada centavo, outro interessante é a Bodega Dominio Del Plata, da Susana Balbo, que é excelente e com uma vista dos Andes de tirar o folego, e para comprar otimos vinhos, a loja Winery, é excelente, espero ter ajudado
um abraço
Henrique
Ótimo Henrique… degustação na Família Zuccardi eu já conheço mas vou repetir (é muito boa) e a Bodega Domínio del Plata irei agendar. Um abraço. Rodrigo.
Esse blogue se mostra capaz de manter a qualidade e a atualidade sempre. Eu acompanho o trabalho de voces ha muito tempo e mesmo uma postagem de 2008 continua super atual. Estou me guiando por aqui varias escolhas minhas na hora de comprar um bom vinho no exterior.
Mais uma vez, parabens e muito obrigado. Jamais percam esse nivel de qualidade.
Saudacoes,
Marcio P.
Valeu Marcio, seu gentil comentário é que me dá aquela energia extra para seguir compartilhando aqui meus pensamentos e expondo minhas opiniões. Feliz que tenha gostado. Abraço
Muito bom, adorei o post! 🙂
João,
Tenho um parente que irá para Israel em setembro, Você saberia de alguma loja lá para recomendar? Ou eventualmente algum site para eu pedir para entregar direto no hotel para a pessoa?
Obrigado,
Guilherme
Olá … Sou fã de vinho Chileno viajei para chile a 5 meses atras e me arrependi de não ter trago mais, acha valido fazer um compra online e solicitar que alguém me envie para o Brasil ?
Valesca, ao que eu saiba é proibido isso. O que vc pode é comprar on-line e mandar entregar lá para algum amigo que possa trazer.
João, boa noite!
Onde consigo comprar uma caixa de isopor para transportar vinhos?
Abraços!
JFC,
Para Miami, gostaria de indicar a Total Wines, tanto em preço como em variedade.
Abs.,
Guilherme
Bem lembrado Guilherme, vou incluir. Abraço