Temperatura do Vinho – Mais informações
Já escrevi um post sobre este tema que acho essencial para o consumo adequado dos vinhos. A temperatura errada pode determinar se uma pessoa, iniciante neste universo, vai ou não gostar do que está bebendo e se tornar um apreciador. Imagine tomar um vinho tinto de alto teor alcoólico, digamos 14º, à temperatura ambiente, como muitos fazem, de 25º quando não 28 ou 30º. Esse álcool na boca vai ser potencializado de forma muito desagradável. Ou ainda, invertendo as temperaturas, esfriado a 10º. Se o vinho for mediamente tânico, ele ficará super adstringente grudando na boca parecendo que você está comendo uma banana bem verde. Em ambas situações, qualquer um sem conhecimento maior, odiará tomar vinho! Pois bem, o suplemento semanal Paladar do jornal o Estado de São Paulo, imperdível, trouxe há algumas semanas uma excelente e didática matéria sobre este tema e que, agora, está disponível on-line complementando a tabela e dados que forneci no post. Clique aqui e leia a matéria, é show, muito bem elaborada por toda a equipe liderada por Luiz Horta e Saul Galvão. Em especial, clique em “De Grau em Grau” e veja, passo a passo, como a temperatura altera os sabores de um vinho num excelente trabalho de dois “Luizes”, o Horta e o Ligabue.
Ainda no tema de temperatura, eis uma super dica que o Emilio (Portal dos Vinhos) me deu num bate-papo sobre este tema. Esta é para quem não tem uma adega climatizada, ou tem sobra de garrafas, e guarda seus preciosos líquidos em um armário fechado. Primeiramente lembremos que este armário deverá ficar longe do sol, de produtos de limpeza e de alimentos, ok? Bem, o que fazer para manter a temperatura dentro do armário? Como dizem, a necessidade é a mãe da invenção e, aliada á criatividade, surge a dica do Emilio. Coloque uma meia dúzia de garrafas pet com água em um freezer. Dependendo do tamanho do armário, coloque duas ou três dessas garrafas congeladas dentro do armário, renovando a cada 12 horas. Para não complicar, troque de manhã e à noite, fácil, fácil! Com isto você deverá poder manter seus vinhos entre 18 a 20º assegurando sua manutenção e os deixando no ponto caso queira tomar um desses vinhos de forma não programada. Por precaução, coloque algo para proteger o local no armário onde você colocará a pet congelada que vai suar com o tempo.
Possuo uma adega Haier para 42 garrafas. Não está lotada e estamos observando que o vidro está suando e molhando o chão. O que devemos fazer ? Pode ser defeito ?
Oi Alessandra e obrigado por visitar. Olhe, não sou técnico, mas também tenho uma Haier, uma mamata oferecida pelo Free Shop de Cumbica. Acredito que esteja com um problema de fechamento (talvez a borracha de vedação?). Tive o mesmo problema uma vez e, no meu caso, a porta estava mal fechada. Sugestão, procure um técnico. Se for a borracha é de fácil solução.
Oi Alessandra,
também comprei uma Haier para 42 garrafas no Free Shop e venho tendo o mesmo problema. Vc chegou a descobrir o motivo dessa condesação que se dá na sua porta?
Distribuimos melhor as garrafas e acionamos o botão RED, uma vez que possuíamos mais vinhos tintos e o problema não tornou a ocorrer.
Olá,
também comprei uma Haier para 42 garrafas no Free Shop e ela simplesmente deixou de esfriar. Alguém conhece técnico para elas ? Não consigo achar na internet.
Obr,
Oi François, Sugiro conversar com o pessoal do free Shop do Aeroporto, eles devem poder ajudar.
Abs
Alguém sabe o telefone da assistência técnica da Heier em São Paulo ou de um assistente técnico que tenha resolvido o problema de vocês?
Abraços
Sugiro ligar para o Duty-free, eles costumam ser bastante solicitos no atendimento.
Bom dia. Também tenho a adega Haier para 42 garrafas, comprada no free shop, e está em ótimo funcionamento.
Dizem que não é bom colocar adegas perto de componentes eletrônicos. Gostaria de saber se isto é verdade, pois pretendo mudar de posição a minha, e ela ficará ao lado do computador.
Eu tive uma tocave, tempos atrás, e tive problemas por causa disto.
Obrigado
Oi Marcelo, não tenho a minima idéia. Sorry.
Abs e Feliz Natal
Tenho problemas com a minha Haier de 42 garrafas, podem indicar um técnico ? Tks !
Oi Fabio, nunca tive problema com a minha, então não tenho como te ajudar. Já tentaste falar com o pessoal do Duty Free? Talvez eles possam ajudar.
Estou com o mesmo problema e agora o Duty Free sugeriu devolução. Mas eu queria ficar com ela…
Alguem conseguiu um técnico? meu contato
cconestabile @ gmail .com .br
Obrigada
João,
Boa tarde! Eu tinha uma adega termoelétrica e como não “segurava a onda” no verão decidi comprar uma com compressor. Comprei uma GE da linha 2010 para 34 garrafas. Ela esfriava muito mais que a temoeratura programada. Após muito reclamar trocaram a adega, mas me parece que o problema é da linha. A nova adega também gela demais, e a temperatura varia muito rapidamente. Forma gelo, depois derrete. Os rótulos estão se soltando. O acordo foi a devolução do dinheiro. Agora pretendo comprar outra adega. Visitei a Art de CAves e fiquei bem impressionado, mas temo que o problema da baixas temperaturas se repita. O que você aconselharia? Será que devo voltar para uma termoelétrica?
http://www.haierbrasil.com.br/produtos.html
Tenho uma Haier 42 que teve problemas na temperatura (gelava demais, quase chegando a congelar) e depois de procurar encontrei a SOS Adegas que resolveu! Fizeram atendimento em casa, lcoalizaram o problema, consertaram duas peças com defeito, preço justo, recomendo 200%! http://sos-adegas.com.br/ .
Boa tarde Sr. Fabio, tambem comprei uma estou muito satisfeito, soh que de repente ela começou a congelar, vc disse que trocaram peças, por favor me diga quais forma, obrigado, Renato, Serra, ES (27) 997-644-981
Olá,
Estou pensando em comprar uma adega Haier 42,
Vou fazer uma boa compra?
Oi Marcelo, tenho a minha há uns 4 anos e nunca me deu problema!
Comprei 1 adega Haier estou querendo trocas às prateleiras sabe onde posso encontrar?
Não, desculpe não poder ajudar.
Eu tenho uma haier a temperatura dela quando chega em 44 f ela para é normal o desse mais alguém pode mim ajudar obrigado.