Para Além do Vinho – Mafalda
Não falei que estava com a minha sensibilidade cultural mais á flor da pele? Bem, não exatamente nessas palavras, mas …. Não sei porquê, mas estou meio nostálgico, saudades de Buenos Aires? Acho que lendo o diário da Helô me contagiei. Enfim, eis a Mafalda! Para quem não conhece, este é só um aperitivo para depois dar uma passada numa livraria e comprar o livro, Toda a Mafalda. Para quem conhece, mate saudades, tire o livro da estante e reveja a genialidade de Quino. Mafalda é uma personagem de quadrinhos, criado por Joaquín Salvador Lavado nascido em Mendoza (olha o elo aqui) em 17 de Julho de 1932, o genial Quino! Seus comentários e experiências são o reflexo de suas inquietudes sociais e políticas dos anos 60.
Mafalda, nascida em 64, representa o inconformismo perante a humanidade, mas com fé em sua geração. Seus ódios mais aparentes são; a injustiça, as guerras, as armas nucleares, o racismo, as absurdas convenções dos adultos e ….a sopa. Entre suas paixões estão; os Beatles, a paz, os direitos humanos e a democracia. O que diferencia os gênios, da maioria de nós pobres mortais, é a capacidade de se manterem atuais após décadas. Imperdível, Mafalda e sua trupe; Filipe, Manelinho, Miguelito, Susaninha, Gui, …. Um brinde a Quino, um brinde a Mafalda! Delicie-se com o aperitivo
Mafalda merece brindes, sempre! Eu ganhei Toda a Mafalda do meu amigo portenho Pancho – y en castellano! Está na estante da sala, para ser relida sempre que a saudade aperta.
Obrigada por dividir conosco essa nostalgia:)
E já que gostas, forte abraço gaúcho!
PS – só agora descubro que o endereço da Mafalda era em San Telmo, e que passamos, Gabi e eu, bem pertinho, sem saber… Hay que volver!