Bibliografia
A César o que é de César! Conhecimento não cai do céu, vem de estudo, cursos, leitura e vivência o que, no caso do vinho, significa bastante litragem. Grande parte do pouco que sei, vem de alguns bons cursos e, especialmente, de muita leitura que começou há quase cinco anos atrás quando me iniciei mais seriamente no entendimento de nossa vinosfera. Apesar de sempre ter tido algum contato com o vinho, costumo dizer que existem três culpados por esta atração “repentina” que tive pelo doce néctar. Primeiramente a colocação de dois stents em uma das principais artérias do coração que me fez cortar destilados e cerveja, até em função do peso. Depois, porque meu amigo James Gorhan me deu de presente um livro que me cativou e despertou, ou melhor, atiçou meu interesse. Finalmente, pelo autor do livro que matou a pau, o livro simplesmente me cativou e encantou fazendo com que eu quisesse conhecer mais a fundo esse mundo maravilhoso desejando passar por todas aquelas experiências enófilas. O Autor? O mestre Saul Galvão!
Todo esse lero-lero, só para vos dar uma dica sobre alguns livros que acho bem interessantes para quem está começando e não quer gastar muito. Num primeiro momento acho que há quatro livros que se encaixam bem nesta premissa:
- Vinhos do Mundo Todo, Guia ilustrado Zahar, Jorge Zahar Editor Ltda.
- Vinho, Guia fundamental para o apreciador moderno, Oz Clarke, Editora Marco Zero.
- Tintos & Brancos do mestre Saul Galvão, editado pela Conex.
- Os Segredos do Vinho, para iniciantes e iniciados, de José Osvaldo Amarante, editora Mescla
Depois, num segundo estágio, ou se quiser pule os estágios, opção sua, alguns livros mais completos repletos de informação mais detalhada.
- Larousse do Vinho, uma obra de referência que ainda traz um bônus, o Guia de Vinhos de Manoel Beato um dos mais conceituados sommelieres Brasileiros.
- A Bíblia do Vinho de Karen MacNeil publicado pela Ediouro Publicações. Muita informação, que está necessitando de uma atualização, mas realmente uma visão mais aprofundada e detalhada do mundo do vinho.
Numa terceira etapa, algumas preciosidades, caras, mas absolutamente geniais tanto pela qualidade de seus autores como pela qualidade das informações fornecidas.
- Oxford Companion to Wine de Jancis Robinson, uma obra muito completa.
- Atlas Mundial do Vinho, de Hugh Johnson e Jancis Robinson. Por sinal, a nova edição em Português, direitos comprados, se não me engano, pela Nova Fronteira, deve sair do forno agora em Setembro ou Outubro. Espero ansiosamente e já estou na fila. Tanto que já o coloquei na lista que anexarei à cartinha para Papai Noel, este ano!
Afora os livros, uma boa dose de informação se encontra gratuitamente na rede. Aqui do lado existem alguns links muito bons de gente que sabe do que fala e vivencia o mundo do vinho com grande intensidade. Tanto os livros como a rede, são também a minha fonte de informação, ajudando-me muitíssimo na elaboração de matérias e a dirimir dúvidas.
Boa leitura e salute!
João, pra quem lê em inglês, recomendo “To cork or not to cork”. Um livro inteiro sobre rolhas e outras “tampas” para nossas garrafas de vinho? É, é isso mesmo – e vale a pena ler.
beijo.
Olá,
Estou literalemente iniciando meus conhecimentos neste incrível mundo do vinho. Por muitas vezes havia degustado vinhos que não me “caíam” bem, até que conheci um casal que se tornou muito amigo e me apresentou aos bons vinhos, que então me encantaram. Eles cochecem muito e fiquei absolutamente encantando com tudo o que há para saber e degustar. Sempre fui um grande apreciador de queijos e de história, e descobri o óbvio: ambos combinam bem demais com vinho. Assim, gostaria de solicitar-lhe uma indicação de leitura para iniciantes – para conhecer os bons vinhos, um pouco de sua hostória e tudo o que faz parte deste incrível universo que está desde já me fascinando. Na minha procura encontrei o livro “A Bíblia dos vinhos”(que achei um pouco caro e por não saber se era o que estava procurando, ainda não comprei), mas confesso que não sei por onde começar. Poderia me ajudar??
Concordo contigo, a Biblia do Vinho, relacionado acima, não é barato, mas é bastate completo. Eu te sugiro começar por dois que se complementam, o Guia Ilustrado Zahar, ótimo para começar e bem acessível, depois o livro do Saul, Tintos & Brancos. O Guia referência do Manoel Beato, também trás boas dicas. De resto, até porque é free e se não gostar é so clicar em outro site/blog, acesse alguns desses links aqui do lado. Tem montão de coisa para fuçar e aprender, inclusive aqui em Países e Produtos, ABC do Vinhos, Tomei e Recomendo, etc., o bastante para passar diversas noites em claro!
Para quem tiver facilidade com a lingua inglesa e puder esperar para receber os livros, comprar os livros do Hugh Johnson e da Jancis Robinson no site da Amazon ou da Barnes & Noble sai mais barato que comprar no Brasil, mesmo pagando o frete e em dólar.