Surpresa em Painel de Espumantes Nacionais.
Está saindo na Playboy deste mês, que deverá estar nas bancas neste próximo dias 12, o resultado de um painel comparativo feito com espumantes nacionais. Participaram os seguintes rótulos ;
· Excellence par Chandom, Dal Pizzol Brut, Don Candido Brut, Aurora Brut, Chateau La Cave Brut, Goerges Aubert Reserva Brut, Almaden Brut, De Greville Brut, Peterlongo Brut, Miolo Millésime, Casa Perini Brut Champenoise, Casa Valduga 130 Anos Brut, Castellamare Chardonnay Espumante Brut, Cave Geisse Brut Champenoise, Conde de Foucauld, Marco Luigi Espumante Brut, Marcus James Brut, Marson Brut, Piagentini Brut, Rio Sol Brut, Salton Évidence e Terranova Blanc de Blancs Brut.
Para analisar e avaliar este seleto grupo de espumantes em que, a meu ver, faltaram tão somente os; Reserva da Família de Marco Luigi e o Pizzato Brut, um time de jurados de primeiríssimo nível sob a batuta do Gustavo Andrade de Paulo (Presidente da ABS).
-
Alexandra Corvo: sommelière, proprietária da escola de vinho Ciclo das Vinhas e colunista de vinhos do Portal Veja SP.
-
André Santos: sommelier do restaurante Fasano Al Maré, no Rio de Janeiro.
-
Débora Breginsky: sommelière do restaurante Dressing e consultora privada de diversos enófilos.
-
José Maria Santana: jornalista, colunista da revista Gula, escreve sobre vinhos há 18 anos.
-
Josimar Melo: crítico de gastronomia do jornal Folha de S.Paulo e diretor do site Basílico.
-
Manoel Beato: sommelier do restaurante paulistano Fasano e autor do livro Guia de Vinhos Larousse.
-
Richy Anson: sommelier e docente de gastronomia na Universidade Anhembi Morumbi.
-
Roberto Gerosa, editor executivo de Veja.com, no qual foi primeiramente divulgada esta noticia.
Os TOP 10 do painel foram, para surpresa da maioria, o que normalmente acontece nas degustações às cegas, como esta foi:
1º lugar
Dom Cândido Brut
Método: charmat
2º lugar
Excellence Par Chandon
Método: charmat longo
3º lugar
Aurora Brut
Método: charmat longo
4º lugar
Dal Pizzol Brut
Método: champenoise
5º lugar
Château Lacave Brut
Método: champenoise
6º lugar
Georges Aubert Reserva Extra Brut
Método: charmat
7º lugar
Almadén Brut
Método: charmat
8º lugar
Peterlongo Brut
Método: champenoise
9º lugar
De Greville Brut
Método: charmat
10º lugar
Miolo Millèsime Brut
Método: champenoise
Quer ver mais sobre esta matéria? Então acesse a íntegra da matéria no blog do Roberto Gerosa.
Nao conheco quase nada dos espumantes nacionais mas no passado provei uma brut da Casa Valduga e confesso que nao gostei por isso, nao me surpreendi dela nao estar entre as 10 colocadas.
abracos
Olá João, Olá Leila;
Assim como você não conheço muito bem os espumantes brasileiros, mas há pouco tempo experimentei o espumante Casa Valguda 130 e gostei bastante.
Muito embora eu não conheça os demais, achei que ele estaria entre os dez escolhidos. Vivendo e aprendendo.
Abraços
Andréa
Não sei se esse seria o meu resultado, mas como na Expovinis em que o Rio Sol de R$20 foi eleito o melhor tinto nacional, apesar de surpreso, não posso duvidar do resultado em função do nível técnico e experiência dos jurados. Usando as palavras do Gerosa, “O que significa este resultado? Que o desconhecido Dom Cândido é o melhor espumante nacional do mercado? Menos. Significa, de fato, que naquele dia aquela garrafa foi a que mais agradou a todos os oito jurados” . O que posso confirmar é que temos que nos livrar do preconceito, os espumantes nacionais são uma realidade e a qualidade média é muito boa!
João, uma informação que recebi quinta-feira: a Pizzato não participou porque foi informada que a degustação incluiria apenas espumantes charmat…
Eu não discuto o nivel dos jurados e concordo plenamente com a colocação de que “aquela garrafa foi a que mais agradou a todos os oito jurados”. Pessoalmente fiquei muito feliz em ver o espumante Don Candido ser reconhecido finalmente. Mas pergunto (já que meu olfato é tão precário): charmat e champenoise não deveriam ser analisados separadamente? Afinal, são vinhos feitos de maneiras diferentes.
Meus questionamentos iriam mais longe, considerando alguns colocados entre o primeiro e último lugar. Mas quem sou eu?
beijo.