One Lovely Blog Award

 lovely-blog-award

Os amigos do Q Vinho, tiveram uma grata surpresa ao serem nomeados no “meme” One Lovely Blog Award. Se eles tiveram, imaginem eu quando recebi o e-mail do Jomar me incluindo nele! Primeiramente fui descobrir o que diacho era esse “meme”, já que sou de uma outra geração e esses modismos e linguagens da rede nem sempre encontram em mim terra muito fértil para crescer. De qualquer forma, até porque penso não ser o único neófito desta linguagem, eis aqui a explicação do que é um “meme”.

  • De acordo com a Wikipedia – Um meme, termo cunhado em 1976 por Richard Dawkins no seu bestseller controverso O Gene Egoísta.  No que diz respeito à sua funcionalidade, o meme é considerado uma unidade de evolução cultural que pode de alguma forma autopropagar-se. Os memes podem ser idéias ou partes de idéias, línguas, sons, desenhos, capacidades, valores estéticos e morais, ou qualquer outra coisa que possa ser aprendida facilmente e transmitida enquanto unidade autónoma. Quando usado num contexto coloquial e não especializado, o termo meme pode significar apenas a transmissão de informação de uma mente para outra. Este uso aproxima o termo da analogia da “linguagem como vírus”. No popular? Um meme é uma corrente de idéias com propagação viral entre pessoas.

Espantei-me ao ser nomeado, ou “marcado”, pelo pessoal do Q Vinho, o que muito me honrou, e para seguir adiante com esta iniciativa e manter o meme vivo, seguem minhas 7 indicações de blogs pra lá de especiais que, para variar, foram um parto optar entre tantas ótimas opções que já constam de meus links.

 

 Pingas no Copo (Portugal) – O mestre da pena, como costumo denominá-lo. Consumidor, enófilo como a maioria de nós, há muito possui seu link aqui do lado e é uma das boas fontes de opiniões independentes existentes em Portugal. Cara humilde, mas que manja muito e compartilha conosco suas experiências. Domina o idioma como poucos e a maestria com que descreve suas emoções e sensações ao tomar os, nem sempre, doces néctares é inspiração pura para mim, iniciante que sou na arte da escrita e das coisas do vinho.

 

Diário de Baco (Brasil) – Seu blog já é coisa fina, baseado em suas experiências como consumidor e amante do bom vinho. Superou-se com o lançamento do Enoblogs, um portal de blogs sobre vinho em português. Grande sacada e uma mão na roda tanto para os blogueiros do vinho quanto para os consumidores e apreciadores do doce néctar!

 

Copo de 3 (Portugal) Técnico e conciso, uma outra importante fonte de informações com avaliações pessoais sobre os vinhos portugueses. Provas, criticas, comentários, artigos, eventos, uma grande fonte de leitura para quem, como eu, se “amarra” nos vinhos Lusos! Junto com o Pingas no Copo, um dos melhores entre os muitos blogs do vinho disponíveis em Portugal.

 

Divino Guia ( Brasil) – O blog do amigo Álvaro Galvão, está sempre repleto de informações, novidades e noticias sobre nossa vinosfera. O Álvaro já anda por aí neste mundo do vinho faz uma porção de anos e tem portas abertas em tudo o que é lugar, permitindo acesso a eventos, provas e noticias que nem sempre nos estão disponíveis. Clico aqui quase que diariamente para tentar me manter a par de tudo o que acontece em nossa vinosfera.

 

El Malbec (Argentina) – sempre uma série de noticias, novidades e informações sobre o que de mais importante acontece na vinicultura argentina, mas também abrange os irmanos chilenos e uruguaios. Quem quiser saber o que acontece por esses lados, não pode deixar de passar periodicamente pelo site.

 

Senhor Prendado (Brasil) – Não tem nada a ver com vinho, mas quem aprecia um bom vinho é também um amante da boa gastronomia, o inverso nem sempre é verdadeiro, e este blog é genial. Uma mão na roda para quem se inicia nas artes da cozinha, um passo-a-passo que faz com que cada um de nós se torne um pequeno mestre cuca. Curto demais as receitas, algumas já fiz, com ótimas dicas para quem quer se iniciar nesse mundo gastronômico.

 

“É Só um Diário” ou “Vinhos, Panelas e Livros” (Brasil) – Para os íntimos, somente o blog da Helô uma lutadora que ama livros, tem sede de conhecimento, aprecia bons vinhos, bons pratos e tem paixão por Garibaldi. Só por isso já merece esta nomeação, mas tem mais, seu blog tem alma, coisa que poucos de nós conseguimos expressar no que escrevemos.

 

 Salute