Mais um Pouco Desse ” Maledetto” Selo Fiscal no Vinho
Interessante saber alguns dados mais sobre este assunto que nos afetará diretamente. Contrariamente ao que a Câmara Setorial da Viticultura, Vinhos e Derivados tenta divulgar, não ocorreu uma votação maciça a favor da resolução (veja o que aprovaram aqui), muito pelo contrário. A noticia divulgada aos quatro cantos dizia que havia treze votos a favor e dois contrários, não por acaso dos que representavam os importadores. A real votação, aparentemente, se deu desta forma:
– 9 votos favoráveis ao selo COM condições.
– 6 votos favoráveis ao selo SEM condições.
– 6 abstenções.
– 2 contra. ( ABBA e ABRABE)
Por outro lado, de acordo com Ciro Lilla (Mistral) ao blog do Didu, “ na votação da Câmara, a maioria dos que votaram a favor da selagem não tinha lido a Instrução Normativa 504, de 2005, que regula a selagem em seus mais de 70 artigos”. Parece piada, mas não é! Primeiramente que nos dias de hoje a burrocracia de plantão ainda consiga estabelecer uma instrução normativa com 70 artigos e, do outro lado, gente que vota em algo sem conhecer os detalhes que, obviamente, terão impacto direto sob suas próprias operações.
Já me falaram, em off, que parece que estou defendendo os importadores e nada poderia estar mais errado. Nem importadores nem os produtores nacionais, minha bandeira é o do consumidor, eu e você! O lema deste blog sempre foi Melhores Vinhos por Melhores Preços e esta aberração que estão inventando é absolutamente contrária a este principio. Aliás, tomei posição sobre o assunto já faz um tempinho e acho que tudo isto nada mais é do que um ato protecionista da ineficiência disfarçado de defesa da legalidade contra o contrabando e falsificação. Mais um ato típico da cultura tupiniquim que prefere tapar o sol da peneira, muito mais fácil, do que realmente trabalhar e suar por soluções estruturadas e definitivas visando algo duradouro com projetos de médio e longo prazo factíveis de serem implantados.
Cadê a grande imprensa e seus escolados jornalistas especializados?! Não basta relatar noticia enviada pelos assessores de imprensa, (canso de ver textos meramente copiados e colados sem sequer uma mudança de virgula) há que se sair de cima do muro, tomar posição e emitir opinião em alguns momentos, este é um deles, antes que o estrago seja feito e nós tenhamos que pagar a conta de mais este descalabro. Quer se manter atualizado e saber mais sobre o que anda acontecendo, digite “selo fiscal” no espaço á direita no topo da página e clique em search para ver outros posts sobre o assunto e dê uma passada no blog do Didu (link aqui do lado) que tem conseguido obter mais informações de fontes sérias e idôneas assim como a manifestação de alguns conceituados profissionais do setor.
Para finalizar, uma frase de Tomas Jefferson: “Sobretaxar o vinho como uma taxa sobre o luxo é, ao contrário, uma taxa sobre a saúde de nossos cidadãos.”
Caro João Felipe Clemente,
Primeiramente, mais uma vez registro os parabéns pelo seu site, um dos melhores sobre o assunto. Visito todos os dias.
Você acerta em cheio ao falar que o selo fiscal “nada mais é do que um ato protecionista da ineficiência disfarçado de defesa da legalidade contra o contrabando e falsificação”. Concordo plenamente e e minha parte adotarei uma posição radical – vou parar de tomar vinho nacional se essa palhaçada de selo fiscal vingar. É radical, mas´acho que só assim os produtores entenderão. Diversos amigos meus, todos também ávidos e regulares consumidores de vinhos, adotarão a mesma posição.
Abs,
Carlos Reis
Parabéns pelo excelente blog.
A minha manifestação sobre a questão do selo fiscal é de total apoio as suas palavras em defesa do consumidor.
Sou jornalista em Bento Gonçalves ( berço do vinho fino brasileiro e atuo na área (também) há uns oito anos ( outros 20 foram dedicados ao setor moveleiro).
Concordo quando criticas a grande imprensa que não filtram as bobagens das assessorias contratadas e emprestam a credibilidade de seus veículos às grandes asneiras escritas por assessores que não participam das reuniões em que se discutem assuntos sérios como o selo fiscal.
Se lhe for útil……Na edição do dia 17 de fevereiro abordamos algumas questões sobre o assunto, já que tudo não foi possível, pois a “imprensa” foi escorraçada da reunião pelos assessores de imprensa ….. (http://gazeta-rs.com.br/noticia.php?id=3658) + ( http://gazeta-rs.com.br/noticia.php?id=3663) + (http://gazeta-rs.com.br/noticia.php?id=3660).
abraços
e parabéns novamente
Ana Lúcia Lenhard
Direto de baixo dos parreirais.
http://www.gazeta-rs.com.br
http://www.jornalvaledosvinhedos.com.br
http://www.jornaltuity.com.br
http://www.jornalmontebelodosul.com.br
http://www.jornalsaopedro.com.br
Carlos e Ana Lúcia, grato pelos comentários e elogios. Carlos, não sei se é por aí atpe porque se chegarmos a isso o leite já derramou, mas concordo, que dá uma vontade danada de dar o troco lá isso dá! Ana, entrei no primeiro link e adorei a matéria, a melhor e mais completa de tudo o que tenho visto (o segundo e terceiro links não funcionaram). É uma pena o que esse pessoal está aprontando, um retrocesso que a Receita, no seu nível mais alto, deve incentivar porque irão aumentar arrecadação um pouco mais e é só nisso que eles pensam. Pensar nos contribuintes consumidores e nos efeitos nefastos de tal ação, isso eu garanto que nem passará pela cabeça deles.