Final de Desafio à altura do Derby

Desafio Alentejo x Douro 004         Neste derby Alentejo x Douro, os grandes ganhadores somos certamente nós consumidores e, em especial, a banca degustadora presente ao embate. Alguns crêem numa maior complexidade dos vinhos do Douro e outros num marketing excessivo dos vinhos do Alentejo que prometem mais do que o vinho entrega. Nesse derby, a discussão sobre os prós e contras de cada um será eterna, mas sem duvida alguma estamos muito bem servidos pois há vinhos de grande qualidade de ambas as partes.

        Para finalizar este agradável encontro em que os vinhos claramente se harmonizavam com os amigos presentes, o Franciacorta aceitou meu desafio, especialmente seu chef José Gomes da Silva. Por minha solicitação eles deixaram de lado seu bom menu de influência francesa para atacar de comida portuguesa com duas receitas que tirei do meu cofre!  Para acompanhar estas receitas, dois vinhos muito saborosos; o Aveleda Follies Alvarinho 07, contribuição do importador exclusivo a Interfood e o tinto alentejano Herdade Paços do Conde 2007 gentilmente cedido pela Lusitana de Vinhos & Azeites que o importa e distribui. Agora vejamos o que aconteceu:

Alentejo x Douro 019Pataniscas de Bacalhau da Maria Santos. Receita da amiga virtual à qual o Chef deu um toque particular ou adicionar um misto de folhas temperadas com um toque de pesto que combinou muito bem com as gostosas pataniscas. Quanto ao vinho, uma delicia. Este Aveleda Follies é um vinho de bom corpo, talvez um pouco superior às pataniscas que são bastante leves, mas a harmonização não chegou a ser prejudicada por isso. Um belo vinho que traz em seus aromas um certo floral com nuances de apricot, frutas brancas e uma certa mineralidade. Na boca mostrou–se mais cítrico, boa textura, ótima acidez, bom corpo, balanceado e fresco com um final muito agradável e algo especiado. Um Alvarinho de qualidade que achei que também se mostrou bastante interessante com a carne de porco que tem um estilo meio Thai de ser tendo combinado bem com o frescor do vinho.

Carne de Porco á Alentejana da Tia Rosa. Adoro e poucas comi que conseguissem chegar Alentejo x Douro 023aos pés do que a minha tia faz, porém o chef se superou e, com uma receita dessas, provocou um burburinho à mesa. Um prato diferenciado que combina a carne de porco com vôngole, uma mistura inusitada que traz ao palato sensações diferentes e muito, muito gostosas lembrando sabores tipicos da gastronomia thailandesa. O vinho é de grande qualidade e uma das boas opções no mercado abaixo de cinqüenta reais, já que anda por volta dos R$40,00. O Herdade Paços do Conde 2007, num patamar inferior ao Reserva que tão bem participou do embate, é muito saboroso bastante frutado no nariz com nuances de salumeria e algo tostado. Na boca é carnoso, taninos ainda bem presentes devendo evoluir durante os próximos dois anos quando deve atingir seu apogeu, porém sem agressividade e bem incorporados num corpo médio para encorpado, boa acidez, equilibrado , alguma madeira ainda aparente, final especiado e tostado muito agradável. Um vinho que está bom agora e só melhorará com um tempo maior em garrafa tendo acompanhado a carne bem, porém se sobreposto um pouco. Harmonização, no entanto, é uma coisa muito particular e certamente cada amigo presente tem lá sua opinião e história para contar. Agora, que o vinho está muito bom disso não sobram quaisquer duvidas.

         Alguns ainda se divertiram provando um pouco dos vinhos que tinham sobrado do Desafio e brincando de harmonizar com os pratos servidos. No todo, mais uma bela experiência e momento de descobertas que compartilhamos com você. Bons vinhos, bons preços, mostrando o porquê Portugal detêm hoje a maior fatia do mercado Brasileiro de vinhos importados, exceção feita aos nossos vizinhos Chile e Argentina. Essa relação de custo x prazer não tem erro!

Alentejo x Douro 016

        Um Kanimambo especial aos parceiro que nos ajudaram a promover mais este Desafio, em especial ao Restaurante Franciacorta, Chef José Gomes, à eficiente equipe liderada pelo sommelier Steffano Lima , à Maria Santos pela genorisidade em ceder sua receita de pataniscas e á minha querida e saudosa tia Rosa. Aos amigos leitores que me honram com sua preferência, um brinde. Salute e gratos por mais uma vez fazerem com este blog tenha, em Outubro, batido mais um record de acessos com 13.400 no mês e 21.000 page views ultrapassando os 300.000 em menos de dois anos.

Valeu!