Tabela de Safras 2010
Uma pausa nos Melhores de 2009 para falar da nova tabela de Safras que nos foi gentilmente cedida pela Mistral. Como sempre digo, tabela de safras é como nota de critico, tem que sorver moderadamente e ser usado com parcimônia. São meros indicativos que servem como parâmetro de avaliação e decisão quando nos deparamos com produtores ou rótulos desconhecidos. Já tomei ótimos vinhos de safras muito ruins e vinhos não tão bons de safras ótimas então tudo é muito relativo e, creio eu, o produtor é fator essencial nessa equação. Uma dica sobre os vinhos portugueses de 2007 (dados não disponíveis na tabela abaixo) é de que essa safra foi especialmente boa no Douro. Tive oportunidade de tomar alguns vinhos dessa safra e estão realmente bons, me recordando bem do Duorum, Post Scriptum, Altano Biologico e Pombal do Vesuvio que achei muito bons, então aproveitem e estoquem, pois os bons vinhos serão longevos. Imprima e guarde em sua carteira, nunca se sabe o momento em que a tentação nos bate à porta e importante estar prevenido!
Se quiser mais detalhes das safras até 2007, uma boa fonte de informação é a tabela da Wine Enthusiast disponível aqui. Salute e kanimambo
olá joão,
você tem notícias da safra 2009 de vinhos verdes?
parabéns pelo trabalho!
abraço,
ana
Parabéns João pelo trabalho. através de contribuições e de informações como essas é que podemos comprar, vender e tomar vinhos com mais tranqüilidade.
atenciosamente
alexsandro
gerente e consultor em vinhos
Brasília DF
Boa tarde João
Estou iniciando no mundo do vinho, depois de alguns meses de pesquisa, finalmente encontrei um site com bastante informação, parabéns. Não sei se pode me ajudar, gostaria de saber qual o caminho para se tornar um expert em vinhos, fazer um curso de sommelier? Halguns meses atrás fui em uma degustação ou workkshop da MIolo, aprendi muito, tirei varias dúvidas, mas ainda estou meio perdido, não sei por qual caminho seguir.
Muito Obrigado
Até mais
Douglas
São Paulo
Grato pela visita Douglas. Sugiro leitura, muita, participar ao máximo de degustações, forma mais eficiente de ganhar litragem e conhecimento prátco sem ter que gastar muito, e se achar um bom curso completar com ele. Tudo é válido! O mais importante é ter consciência de que tudo isso requer tempo!!
Olá João
Muito obrigado pelas dicas, sem querer abusar de sua boa vontade, poderia me indicar alguma escola de sommelier?
Obrigado
Até mais
Douglas, em São Paulo tem a ABS e a escola da Alexandra Corvo. Fora daqui não sei não, sorry!
Valeu JFC Muito obrigado.
Forte Abraço
Até mais