Deu a Louca no Mundo?
Antes de retomar os textos e matéria sobre o vinho e seus prazeres, um momento para refletirmos sobre os grandes desastres naturais que têm assolado as mais diversas partes do mundo. Afinal, deu a louca no mundo ou será que estamos apenas colhendo o que plantamos?!
Há muito judiamos da natureza e os desastres são cada vez maiores nos mais diversos pontos de nosso pequeno planeta. Começamos o ano com o desastre de Angra, 45 dias de chuvas ininterruptas pelo Brasil afora com enchentes terríveis ceifando vidas e destruindo propriedades nos mais diversos Estados tendo depois visto, estarrecidos, os acontecimentos devastadores do Haiti. Só nos últimos dez dias tivemos os terríveis eventos no Funchal (Ilha da Madeira), enchentes na Alemanha, Bolivia e França culminando com o maior desastre de todos que atingiu nossos hermanos chilenos.
Muitos conhecemos, inclusive através das coisas do vinho, como muitos dos produtores chilenos, mas a maioria dos que perderam a vida ou tudo pelo que trabalharam e conquistaram com trabalho árduo são desconhecidos, vitimas dos exageros e desmandos com que vimos tratando a Terra. Qualquer um com um mínimo de sensibilidade é tocado pelas conseqüências e rastros de destruição deixados por estes terríveis eventos e nosso pensamento e ações assistenciais imediatas vão na direção dessas vítimas, porém há que se parar para repensar nosso modus vivendi. Da forma como o planeta está sendo tratado, eventos como estes serão cada vez mais corriqueiros e cada vez mais devastadores. Esperemos que estas enormes perdas sirvam a uma causa maior, a da reflexão e mudança de atitudes!
Aos amigos e a todos aqueles que foram atingidos por tanta destruição, uma prece especial no dia de hoje. Que encontrem a serenidade e força espiritual para se sobrepor a mais este desafio que lhes foi imposto pela vida agigantando-se neste momento triste, de grande pesar e sofrimento. Michael ja falava sobre curar o mundo (quem esqueceu veja o video abaixo) quem sabe não nos caiba seguir seu trabalho e tomar uma atitude? Diga não ás guerras e aqueles que as fomentam, não á discórdia, estendamos a mão a nossos semelhantes, respeitemos as diferenças e o meio ambiente, quem sabe começando pelas crianças; nossos filhos, netos e sobrinhos possamos evitar um mal maior no futuro! Fácil falar, eu sei, mas quem sabe se com a nossa solidariedade e nossas ações, esse fardo não fica um pouco mais leve para carregar?
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=HNBAX29HlSI&feature=related]
Calma gente…….vamos separar terremotos, que vem la de baixo de outros desastres naturais como inundacoes, ventos, granizos etc etc. Inegavel que o planeta esta diferente, mas no caso dos terremotos ainda nao ha correlacao.
Sin embargo, ha estudos que dizem que com o derretimento do gelo as placas tectonicas ficarao com mais peso em cima delas e isso sim pode/vai provocar mais terremotos. Uma tese por enquanto.
E nao se esquecam, nos bilhoes de anos que o planeta tem varias vezes foi devastado por terremotos, meteoros, mudancas climaticas, mudancas no eixo….no campo magnetico. Estamos de passagem aqui. E um dia o homo sapiens vai desaparecer como 99.9% (isso he fato comprovado) das especies que ja passaram por aqui.
E ainda acreditam em deus…. pfrrrui.
Terremotos sempre aconteceram, concordo, mas tanta merreca junto quase ao mesmo tempo?!! Acho que andamos abusando da sorte.
Joao, peco perdao ao tom do comentario, mas nos somos a pior eca que ja esteve nesse planeta. So tiramos e nada colocamos de volta. Consolo a todos, em 5 milhoes de anos o Sol vai se extinguir e o que estiver por aqui (baratas, besouros, formigas) vai morrer no frio.
Abrazo.
Será que o terremoto no Chile irá afetar a safra 2010 ou até mesmo 2009? Alguém tem notícia de alguma vinícola afetada? (não que isso seja mais importante que outras áreas afetadas).
Olá Clemente,
Acredito que esteja ocorrendo uma disputa entre a violência urbana (tráfico de drogas, crime organizado, jogo do bicho etc) e a natureza (através dos fenomenos naturais) para vê quem consegue acabar primeiro com o nosso mundico. Talvez a resposta da questão esjeta na conclusão de que a raça humana chegou a sua exastão como ser premente no globo atualmente. Não é a primeira vez e nem é com a primeira espécie de viventes que cataclismas se insurgem contra a terra, lembre-se dos dinos, que apesar de extremamente robustos não suportaram a pressão terrestre. Do outro lado, vêm o próprio homem através de suas facetas gananciais, que consegue estabelecer insegurança e medo no outro vivente em continuar desfrutando dos prazes dessa (e única) vida.
A dúvida consiste em saber quem ganhará a disputa e por quanto tempo aguentaremos essa rixa. Pobre de nós, mas começo a acreditar que não existe mais salvação, o eixo orbital encontra-se totalmente em parafuso, não havendo fórmula e nem previsão de conserto…