Dicas da Semana
Já conhece a Expovinhoff? Nome difícil, mas mais um evento a ser colocado na agenda e promovido por amigo e colega enoblogueiro. Tem a Expovinis chegando, tem Wine Day na Confraria, tem Wine Tour por Portugal, um pouco de tudo.
- Dentro dos moldes das feiras paralelas que acontecem à Vinexpo e Vinitaly, a Expovinhoff aproveita a presença de jornalistas e profissionais do vinho de todo o Brasil e do mundo que estarão em São Paulo para a Expovinis e faz sua primeira edição em São Paulo, no dia 26 de Abril. O evento tem como objetivo estabelecer negócios entre produtores em busca de representantes no Brasil, estreitar o relacionamento dos importadores bem como os de produtores e rótulos por eles representados junto à profissionais do setor (supermercadistas, atendentes de delis, sommeliers, proprietários de restaurantes e chefs), jornalistas da área de vinhos e de outras editorias e consumidores finais. Além do espaço da feira, a Expovinhoff tem uma programação de palestras especiais. Veja:
- 12 hs- Domaine l’Oustal Blanc – 5 estrelas Robert Parker na avaliação de vinícolas (pontuação máxima) 5 vinhos acima de 90 pontos RP e WS – palestra com o proprietário Claude Fonquerle – Sem importador no Brasil.
- 12:30 Lídio Carraro
- 13:00 Vinhos La Fortuna – Chile – MIB Importadora – palestra com a Importadora Maria Inês Bairão
- 14:00 Viña Sucre – Chilean Premium Wines – importadora Wine Company
- 14:50 Gloria Reynolds – Alentejo – importadora Casa do Porto
- 15:20 Vinhos da Córsega – produtor: Alain Mazoyer – importadora Emporio Sorio
- 15:50 Vinos de Tomelloso, A origem de Grandes Vinhos desde 1986 – Sem importador no Brasil
- 16:20 Douro Family Estates – Palestrante Ana Pereira – importadores Anaimport e Santa Ceia
- 16:50 Vinos Coloman – Os Vinhos da Terra de Don Quixote de La Mancha, O Maior Vinhedo do Mundo – Palestrante Mari Cruz Valero – Espanha – Sem importador no Brasil
- 17:20 – Champagne Louise Brison – Palestra com a proprietária – Importadora Cave Jado
- 18:30 Horácio Fuentes enólogo da Ventisquero apresenta os vinhos Grey, Vértice, Heru e Queulat
- 19 hs Gianmarco Ghisolfi – Barolo Bricco Visette Tre bicchieri Gambero Rosso – Sem importador no Brasil
- 19:30 Palestra com o enólogo José Correa, da Companhia das Quintas – Importadora Interfood
- 20:10 – O Novo Mundo x O Velho Mundo – Palestra com Arthur Azevedo – Importadora Max Brands
O horário escolhido também é uma novidade no Brasil e segue os padrões das feiras de negócios internacionais. Começa às 11 horas e termina às 21 horas no tradicionalíssimo Pandoro que fica na Av. Cidade Jardim 60, Jardim Europa, São Paulo. Para maiores informações, contate por e-mail o Beto Duarte (betoduarte66@terra.com.br ) ou a Fernanda Fonseca (fernandafonseca@propop.com.br).
Depois de aquecer as baterias com o Vinhoff, nos dias 27/28 e 29 teremos a tão esperada Expovinis. Será uma semana daquelas! Os parceiros Zahil, Ravin, Domno, Interfood e Decanter estarão apresentando uma série de novidades, haverá o lançamento do Storia 2006, vinhos da Sérvia e da Bolivia, estandes cooperativos como a da CVR Lisboa e CVR Alentejo de Portugal ou da ACAVITIS (Santa Catarina) e IBRAVIN serão visitas obrigatórias. Enfim, três dias serão pouco para tanta coisa a conferir e outras tantas a garimpar. Eu vou com duas funções; a de comentarista/repórter do vinho e, agora, também a de lojista no garimpo por novidades que possam vir a compor meu portfólio no futuro, já que o da inauguração já está fechado. Haja cuspideira!
Wine Day – desta feita sendo realizado pela amiga margarida em sua simpática e bem diversa loja da Confraria do Queijo e Vinho no Sumaré, uma de minha dicas para o pessoal da região e com link fixo aqui do lado.
Programe-se: Elaborado como jóia, um tour para descobrir e se encantar com o melhor de Portugal: Porto, Minho, Aveiro, Bairrada, Coimbra, Fátima, Óbridos, Évora, Sintra, Lisboa, são alguns dos pontos de parada desta viagem. Hospedagem em palácios históricos, visitas exclusivas, muita gastronomia, paisagens e vinhos. Tour personalizado e limitado a 20 participantes, então tem que correr já que não sei quantas vagas sobraram.
- 14 MAIO – 6a.feira – Porto Alegre/ Rio de Janeiro/ PORTO, voando TAP
- 15 MAIO – Sábado – PORTO – Visita a cidade do Porto e Vila Nova de Gaia, Torre dos Clérigos, margem do Douro, Avenida da Liberdade, com visita a cave em Gaia.
- 16 MAIO – Domingo – MINHO – Dia inteiro de visita a região do Minho e Vinho Verde. Camponesa, delicada, a região do Minho é a alma de Portugal. Os pequenos vilarejos, a qualidade dos vinhos brancos, as peculiaridades regionais, um passeio único.
- 17 MAIO – 2a.feira – ALTO DOURO . Visita a cave Adriano Ramos Pinto, umas das mais importantes marcas mundiais de vinho. Muito relacionada ao Brasil, é uma referência em marketing e história do vinho no Douro. Logo após, passeio de barco pelo Rio Douro. Considerada a mais bela região vinícola do mundo, cuja paisagem é tombada como Patrimônio da Humanidade, vamos conhecer onde nascem as uvas do vinho do Porto. A cada curva, a beleza dos vinhedos que cobrem as montanhas, se revela fascinante. Ao chegar a Pinhão, visita na Quinta do Vale Dona Maria, uma adega do conceituado enólogo Cristiano Van Zeller, que elabora vinhos clássicos e únicos. Retorno ao Porto de ônibus.
- 18 MAIO – 3a.feira – BAIRRADA | Saída pela manhã com destino a Coimbra. Parando no caminho em Aveiro, para provar os autênticos doces de ovos moles portugueses. Aveiro é considerada a “Veneza” de Portugal; quase às margens do Oceano encanta pela beleza de seu patrimônio. Em seguida, partimos com destino a região da Bairrada: visita as adegas de Luis Pato (vilarejo de Anadia)* e Quinta do Valdoeiro (Cave Messias)*, na cidade de Mealhada. Almoço típico com leitão da Bairrada. (não incluso). Após, prosseguimos para hospedagem em Coimbra.
- 19 MAIO – 4a.feira – COIMBRA | City tour em Coimbra, uma das cidades mais importantes para a cultura e conhecimento mundial. Berço da primeira Universidade do País e uma das mais antigas da Europa, é chamada de “Cidade dos estudantes” ou “Lusa-Atenas”. É também uma cidade de arte, possui 31 galerias. Visita a Universidade de Coimbra e o Museu Machado de Castro.
- 20 MAIO – 5a.feira – COIMBRA/ FÁTIMA/ ÉVORA | Saída pela manhã com destino a Évora, no caminho, parada no Santuário de Fátima, um dos mais importantes santuários marianos do mundo. Após, nosso destino é o vilarejo de Óbidos com parada para almoço. Em 2007, o castelo desta cidade recebeu o diploma de candidato a uma das sete maravilhas de Portugal. Chegada no vilarejo medieval de Évora, com hospedagem em um palácio original, característico português, o Palácio dos Lóios.
- 21 MAIO – 6a.feira – ALENTEJO | Dia para conhecer as melhores vinícolas alentejanas, como Cartuxa (Fundação Eugênio de Almeida)* e Herdade do Esporão*, nos arredores de Évora. Almoço na vinícola boutique Herdade das Servas, em Estremoz (www.herdadedasservas.com).
- 22 MAIO – Sábado – ÉVORA/ SETUBAL/ LISBOA | Saída pela manhã com destino a Lisboa. No caminho, parada e visitação, com almoço exclusivo, na cidade de Setúbal, linda, litorânea e capital da região produtora dos clássicos moscatéis – vinhos de sobremesa. Chegada em Lisboa.
- 23 MAIO – Domingo – LISBOA | Pela manhã, saída para city tour histórico conhecendo os principais pontos da capital lusa, com parada no Mosteiro dos Jerônimos e Torre de Belem. Tarde livre para passear pelas ruas de Lisboa.
- 24 MAIO – 2a.feira – SINTRA, CASCAIS, COLARES | Litoral com arte e gastronomia: Passeio de dia inteiro a Sintra, Cascais e Colares. Um dos trechos mais famosos e concorridos da costa portuguesa. Reúne história, paisagens de praias e costões únicos.
- 25 MAIO – 3a.feira – LISBOA/ BRASIL | Manhã e tarde livres. Em horario a ser combinado traslado ao aeroporto para embarque com destino ao Brasil .
No retorno, dois dias de descanso pois estarão certamente estafados, mas extremamente felizes e satisfeitos porque essa é uma viagem divina! O acompanhamento será feito pela enóloga e principal “ativista” das coisas do vinho no Sul do Brasil, a Maria Amélia Duarte Flores. Para maiores detalhes, contate-a pelo tel.: (51) 9331.6098 ou mariaamelia@vinhoearte.com
Por hoje é só. Salute, kanimambo e uma ótima semana para todos.
Belo roteiro! Pena que precisamos de uma antecedência maior para embarcar numa viagem dessas. Mas valeu o contato da Maria Amélia! Vou mandar um e-mail para ela, assim fico por dentro das próximas.
Oi Juliana, é, concordo que precisaria de uma maior antecipação, mas entra contato com ela pois já tem coisa no forno para 2011. Nessa viagem para Portugal eu só faria dois adendos, um dia a mais no Porto/Douro e um a mais em Lisboa. Fora isso, só a vontade de ir junto!
Salute
João Filipe,
conheci seu blog por acaso e isso foi, sem dúvida, uma das melhores surpresas que tive na internet…
Vou ao Wine day no dia 20, com minha noiva e terei 80 reais, pelo menos, para comprar vinhos, gostaria de saber se v. tem alguma sugestão para que eu adquira dentre os vinhos que serão degustados.
Mais uma vez parabéns pelo seu trabalho…
Tenha certeza que estarei na inauguração da sua loja.
Abraços,
Oi Victor e grato pelo gentis comentários, já marquei teu nome para o convite de inauguração! Bem, a loja é muito legal e está repleta de bons rótulos. Não tenho a lista de produtos que serão degustados (espero receber e te repasso em seguida com minhas dicas, mas dentro do portfólio da loja, vinhos como Les Breteches, Malma Reserva Malbec, alfredo Roca Pinot Noir, todos da linha Crios com ênfase no Syrah/Bonarda e Torrontés, La Linda Malbec, Escorihuela Gascon chardonnay, Marques de Borba tinto, Quinta da Ponte Pedrinha, Felipa Pato Ensaios (tinto e branco), vinho verde Varanda do Conde, Feudi de San Marzano Salice Salentino, Don Roman Rioja são todos boas pedida. Assim que chegue algo da loja te dou um toque por e-mail.
Abs
Prezado,
Numa das suas páginas falou sobre os novos destinos de vinho que apareceram esse ano no Expovinis (Bolivia e Sérvia). Gostaria de saber se tem alguma notícia sobre degustação de vinhos da Sérvia e se tiver se tem como colocar aqui. Seria interessante ver resultado.
Att,
Jovica Djukic
Jovica, imagino que hajam interesses especiais nisso né? Lamentavelmente, por motivo de doeça, passei somente algumas horas na Expovinis e não tive oportunidade de provar os vinhos. Uma pena, porque também estava curioso. Vou ver com os amigos para ver se alguém teve essa oportunidade e pode comentar aqui. Grato pela visita.