Montando Sua Confraria
Você já se perguntou sobre o que ter em mente quando da montagem de uma confraria? Juntar um pessoal para tomar alguns bons vinhos, avaliá-los e/ou harmonizá-los, trocar idéias, enfim curtir esse mundo de Baco? Eu cá tenho as minhas idéias sobre isso, mas optei por dar uma viajada pela internet me deparando com este texto que me agradou muitíssimo e achei por bem compartilhar com você que está pensando em criar ou dar uma arrumada na sua Confraria. O texto é do dedicado e entusiasta, por tudo o que li em seu blog porque não o conheço pessoalmente, Osvaldir Castro publicado há quase dois anos, em Maio de 2009 no seu blog “Per Bacco”, que creio não existe mais. Veja o que ele diz: “O vinho é a mais social das bebidas. Que tal você reunir um grupo de amigos e formar uma confraria? Alí vocês terão a oportunidade de trocar conhecimentos e informações e, principalmente degustar muitos e muitos vinhos, o que seria muito mais difícil de realizar sozinho. Algumas regrinhas precisam ser observadas para o êxito do empreendimento:
- O grupo deve ter no máximo 12 membros, para que se possa fazer uma boa degustação
- Um dos integrantes será escolhido para coordenar o grupo (pode ser chamado de coordenador, presidente ou ditador)
- As reuniões poderão ser mensais, com as datas e locais escolhidos pelo grupo
- O horário estabelecido deve ser seguido rigidamente (quem se atrasar poderá ser multado – trazendo um vinho na próxoma reunião
- O local escolhido deve ser ausente de odores (perfume nem pensar)
- Deve ser fixada uma mensalidade, obrigatória, inclusive, para os faltantes (não deve haver nenhuma justificativa para a ausência)
- O grupo deve utilizar uma ficha de avaliação, facilmente encontada na internet, em sites de confrarias. Ela poderá, no inicio, ser adaptada e simplificada
- A degustação deve ser às cegas, com as garrafas embrulhadas em papel alumínio ou outro papel opaco, numeradas por um elemento estranho ao grupo
- O número ideal de garrafas é 5 (mais do que isso o álcool poderá fazer a diferença!)
- A escolha dos vinhos deve obedecer a um critério establecido pelo grupo (tipo de uva, região, país,etc.)
- O responsável indicado para a aquisição dos vinhos deverá pesquisar informações sobre os mesmos (detalhar região, tipicidade da cepa, informar sobre a vinícola,etc.)
- As opiniões individuais devem ser sempre respeitadas, evitando-se polêmicas que não ajudam a enriquecer o cabedal enofílico (sic!)”
Agora, com relação á Confraria, que mais você acha que pode ser adicionado a essa receita? Eu vi, essa não lembro mais aonde, que o ideal é convidar pelos menos um mais endinheirado que é para ele levar o vinho caro! rs E aí participe mandando sua receita de montagem de uma confraria, junto tudo e depois publico mais um post.
Salute e kanimambo
Belo post, João Filipe, parabéns!
Eu até gostaria de montar uma aqui no Rio, mas conhecendo a cria todo mundo vai levar uma garrafa na proxima, pois chegar atrasado parece obrigatorio para o carioca… rssrs
Abraço!
http://mondovinho.blogspot.com
João estou feliz que você está conseguindo tempo para o blog, adorei a ideia da Confraria já estou entrando em contato com alguns amigos pra ver se consigo montar uma, quanto a pessoa rica vale também quem é dono de loja de vinhos rsrs. Do dia 07 ao dia 12 enfim vou em SP vou tentar aproveitar para aparecer aí pela Vino e Sapore.
Grande abraço.
João,
Aqui em Caçapava-SP temos uma confraria há 5anos,com 5 casais, que se reunem a cada mês para um encontro “enogastronômico musical” na casa de um dos confrades.
O anfitrião da vez é resposável pela comida,vinhos,harmonia, música….
Nossa confraria é um pouco da realidade brasileira: misto de espanhol com italiano,passando pelo paulista,pernambucano e bahiano.
Demos o nome a confraria de “La Cucagna” em homenagem a todos imigrantes que aqui chegaram e ajudaram a construir este imenso país.
Viva La Cucagna!!
Abraços,
André do Monte
Olá João,
Essa dica do artigo da montagem de uma confraria inspirou-nos a reconhecer que necessitamos de uma coisa dessas o mais rápido possível, para que se possa compartir vinhos, histórias, experiências, dentre outros. A gente sai da faculdade, os amigos casam, têm filhos e passam a viver dentre de um globo apenas em prol dos filhos (que mais tarde os abandonarão) é esse o roteiro da vida. Vamos a criação de nossa confraria aqui em Salvador, na certeza de estabelecer novos amigos e, acima de tudo, degustar, degustar, degustar… o que a vida proporciona de bom.
Valeu a dica. Sds,
Flávio Vinícius.
Mais uma bela postagem, com ótimas dicas….parabéns João!!!
Abs e saúde
Acompanhamos as suas postagens com frequência e elas sempre contribuem para o enriquecimento de nossos conhecimentos, no infindável mundo dos vinhos. Agradeçemos as referências ao nosso blog. Nele,passeamos planando sôbre as coisas do vinho. Um hobby para um biológo aposentado, que tem todas as tardes livres. Obrigado pela sua gentileza!
Idem ao que o Silvestre disse.
Grande Abraço,Joao.
Oi Ná, legal te ter volta! Quando apareces na Vino & Sapore?
Bj
Oswaldo Guanais
achei ótima a id[eia. Estou pensando seriamente em convidar pelo menos 5 amigos e criar a nossa confraria aqui em Bastos-SP.
Olá João!
Entrei na internet procurando confrarias para um irmão de 55 anos que separou-se há pouco mais de um ano, e me deparei com seu blog. Muito bom!
Te convido a visitar o site recém criado pelo meu marido – jornalista – que acredito fará diferença em vários segmentos. http://www.tvcacapava.com
Na verdade eu já tinha sido convidada por uma cliente para um encontro musical de um grupo de amigos.
Amo cantar, adoro conhecer pessoas e compartilhar experiências.
Vou tentar entrar em contato com o André Monte que postou sobre a confraria Cucagna. Não temos o costumo de beber, embora de uns meses para cá tenho tentado me acostumar com meio cálice de vinho todas as noites para relaxar depois de um dia de trabalho. O problema é que não conheço vinhos, e acabo comprando esse ou aquele que alguém falou.
Mais uma vez parabéns pelo site!
Esqueci de comentar que estamos morando em Caçapava tem 3 anos. Marido é gaúcho e eu sou carioca.
Abraços
Incentivado pela sua postagem, eu montei uma confraria, a Confraria dos Seis, são seis amigos, a mesa só tem seis cadeiras, uma garrafa de vinho serve muito bem a seis pessoas e por isso ficou com esse nome. Nós nos reunimos uma vez por mês e eu fico responsável por selecionar e comprar os vinhos. Já fizemos duas degustações às cegas e na última fiz uma caixa de aromas, com várias taças contendo madeira, couro, tabaco, café, chocolate, maracujá, morango, limão, etc. Antes de começarmos a degustação, cheiramos as taças para identificar e aguçar as memórias olfativas. Foi bastante interessante.