Bela Cartada da Ravin
Esta o Rogério e o Alberto, leia-se Ravin, guardaram na manga bem escondidinho até ao último momento, até para a maioria de seus colaboradores. Foi no lançamento do novo catálogo desta jovem importadora que ficamos sabendo da chegada de Frescobaldi a seu portfólio. Uma grande sacada já que são vinhos que não necessitam de apresentação pois sua reputação os procede. Alguns destes rótulos certamente farão seu caminho até as prateleiras da Vino & Sapore, quando efetivamente chegarem, mas não foi só isso que tinha lá não!
Tinha os novos vinhos da Quinta de la Rosa, inclusive o bom Passagem com viés mais moderno em que a fruta e a concentração se encontram mais presentes, tinha alguns consagrados como Sassicaia, Guidalberto e Le Difese, tem a chegada de alguns nomes ilustres como a chilena Valdivieso, Quantum e Groot Constantia Sul Africanas, Scharzhof Mosel alemã, da Argentina a Bodega Chacra com seus incríveis pinots a lá Borgonha, uruguaios da Marechal e bons lançamentos da Santa Julia com o Magna e especialmente a linha Innovación com um intrigante Touriga Nacional, ótimos borgonhas, um muito saboroso corte de Syrah com Nero d’Avola da Calatrasi, enfim novidade e vinhos de qualidade não faltam num portfolio bem elaborado.
Agora, sempre há um vinho de grande destaque e, para mim, não sobrou pedra sobre pedra após ter sido apresentado ao Quinta de La Rosa Tawny 10 anos. Absolutamente divino e sedutor com uma paleta olfativa inebriante e linda cor âmbar. Na boca é delicado, complexo, amêndoas, frutos secos, caramelo, equilibrado formando um conjunto essencialmente hedonístico que encanta desde a primeira “fungada” até ao ultimo gole deixando-nos a implorar por mais. Vinho longo, daqueles que fica na memória por muito tempo e, tentar harmonizá-lo com algo é desnecessário e inócuo já que ele faz, por si só, toda a festa sem contar que sua garrafa de 500ml é de uma classe e tanto que só vem valorizar seu conteúdo. Entre tantas beldades e seduções presentes nesse novo catálogo, certamente este estupendo Tawny é um rótulo que tem que ser observado e, preferencialmente porque não é passarinho (rs), ser sorvido com pouca ou nenhuma moderação! Maravilha, parabéns Sophia, ou será meu sangue Luso falando mais alto?!
Salute e kanimambo pela visita.