13 de abril de 2011
por João Filipe Clemente
Degustar é Essencial!
Nosso conhecimento viníco só cresce de duas formas, estudo e prova! Sómente participando de degustações conseguimos colocar na prática conhecimentos teóricos (importante) e definir aquilo de que gostamos. Como já disse Alexis Lichine; “no que se refere a vinho, sempre recomendo que se joguem fora tabelas de safras e manuais investindo num saca-rolhas. Vinho se conhece mesmo é bebendo!” touché!
Na Vino & Sapore
Na Portal dos Vinhos
Salute e kanimambo
Bom Dia Joao…
É verdade , segundo , Alexis Lichine…
O que adianta um ”fazedor de cursos” dizer que entende de, se o que na verdade só pode realmente dizer ”experimentando” é único meio … degustando…
João, falando em conhecer vinhos (pena que estou um pouco longe da Granja), veja a notícia postada em http://noticias.uol.com.br/bbc/2011/04/14/estudo-sugere-que-vinho-caro-e-desperdicio-pois-consumidor-nao-nota-diferenca.jhtm
Interessante ver que preço não está relacionado com qualidade, aliás o nosso desafio é achar a qualidade com um bom preço!
Oi Guilherme, como sabe sou apologista de que não se precisa gastar fortunas para beber bem e o blog tem tido um pouco a função de divulgar esses garimpos que fiz ao longo dos anos. Acho, no entanto, que essa matéria é meio furada e cada vez mais o consumidor está sim notando a diferença o que faz com que rejeite alguns rótulos caros que não entregam o que prometem. Por outro lado, depende de com quem foi feita essa pesquisa. Aliás, há pouco tempo atrás vi uma referência a estatisticas que achei genial; ” estatistica é a arte de torturar números até que eles te dêm a resposta que desejas”. Rs
Muito interessante a reportagem que o Guilherme postou. A relação preço/qualidade tem que estar na mente de qualquer consumidor. O Haras de Pirque de 93 reais bateu o Planeta Syrah de 183 reais, na opinão do Emílio e do Evandro, nesta degustação da loja Portal!