Joelho do Ney, uma MARAVILHA!!!!
É, não é bem dele, mas é ele que faz! Para quem não conhece, o Restaurante do Ney, oficialmente o Patio Viana, é uma instituição de mais de 20 anos aqui na Granja Viana. O Ney faz parte da confraria Valor du Vin que periodicamente se encontra na Vino & Sapore para descobrir e curtir novos sabores. Desta feita, o tema foi Riesling e Joelho de Porco, uma tradicional harmonização alemã, e o Ney não negou fogo colocando em prática todo o seu conhecimento de cozinha com total maestria.
Nestes encontros, o protagonista é costumeiramente o vinho, porém desta vez o Oscar principal foi para o Prato, mesmo que com ótimos coadjuvantes. Aliás, nunca comi um joelho tão leve e um chucrute tão saboroso, a tal ponto que creio que um segundo, apesar do tamanho, encontraria espaço no meu prato e no estômago! A combinação entre o prato e vinhos foi de prima! Todos os vinhos foram muito bem, até o que coloquei às cegas (Alvarinho Gloria que já comentei aqui), porém ficou mais uma vez claro que o prato influi e muito no vinho e vice-versa. O melhor vinho foi o Alsaciano Gustav Lorentz, porém a melhor harmonização se deu com o alemão Eugen Muller Kirchenstuck Spätlese Trocken mostrando que as raízes falam mais alto nessa hora. Quatro vinhos de muita qualidade, mas estes dois certamente merecem sua atenção.
Mais um encontro de vinhos, comidas e pessoas de tirar o chapéu, como são a maioria na Vino & Sapore. A partir de agora, estes encontros serão retratados mais amiúde nestas páginas de Falando de Vinhos, o blog oficial, a partir de agora, da Vino & Sapore, pois não há como separar um do outro já que estamos umbilicalmente ligados.
Prosit, kanimambo e, se fosse vocês, ligaria para o Ney perguntando como fazer para também se deliciar com este prato que ele faz, como outros, com maestria! tel. (011) 4702-3814
Olá João Filipe.
Há algumas semanas reviro as categorias do seu excelente blog procurando solucionar uma dúvida particular. Como ainda não achei, utilizo este espaço.
Estou montando um bar na minha casa, focado nas visitas, e estou quebrando a cabeça na escolha dos vinhos.
A minha dúvida é a seguinte: diante da variedade de uvas, safras, países, estilo, preferências , etc. como selecionar alguns vinhos que sejam agradáveis aos mais variados tipos de visita?
Certo da atenção, agradeço antecipadamente.
Parabéns pelo blog!
Se é a sua casa, minha primeira dica é mudar o foco (rs), monte a adega com o que você gosta e ponto. Se for para montar algo que envolve visitas que vêm para churrasco, festas etc, compre quando do evento e aí busque rótulos de bom preço que não sejam muito complexos nem de muita estrutura, ou seja; um vinho fácil de agradar a maioria mas que não faça feio com quem entende um pouco mais. tenho um monte de dicas nos meus Melhores Vinhos do ano por faixa de preço sendo que a grande maioria possui resenha no blog então basta escolher um vinho e digitar o nome em procura (alto da página) e ver o que achei do vinho. Se achar interessante compre e prove. Minha sugestão principal é só não servir a suas visitas algum vinho que vc não provou ainda, especialmente se essa pessoa não for muito entendida nos caldos de Baco.