Sem Palavras
Difícil um vinho me deixar sem palavras! O normal quando me entusiasmo com um vinho é me deixar levar pela emoção e soltar meu vasto repertório de adjetivos tentando, de alguma forma, transmitir aos amigos leitores o deleite que foi me deixar levar por uma experiência hedonista excepcional ao sorver um ou outro néctar dos deuses.
Desta feita o impacto foi tamanho que literalmente fiquei sem palavras ao sorver este verdadeiro elixir de Baco, um marcante vinho de reflexão a ser acompanhado por longos momentos de contemplação na taça sorvendo todas suas nuances e sutilezas dentro de um corpo musculoso porém profundamente elegante e complexo que parece, como já dizia o Raul, “uma metamorfose ambulante” pois vai-se transformando continuamente na taça de uma forma impressionante. Um senhor vinho produzido por uma senhora enóloga (Suzana Esteban) galega que faz sucesso por terras lusas. Espero que ela possa seguir nos surpreendendo e emocionando com este e outros caldos, mas se nada mais fizesse já teria deixado sua marca em nossa vinosfera.
Este vinho que tanto me encantou é o Solar dos Lobos Grande Escolha 2008, trazido na mala pela enóloga e por Filipa Lobo em sua breve passagem por terras brasilis, um corte de Alicante Bouschet e Touriga Nacional. Estupefato fiquei, ao ponto de sequer ter tirado uma foto (esta imagem peguei na rede) dessa preciosidade que ainda está por chegar ao Brasil trazida pela Mercovino e, consequentemente, ainda sem preço definido. Por enquanto, temos que nos contentar com o Colheita Selecionada e o Reserva que já são dois belos exemplares deste produtor e da capacidade criativa da enóloga. Como disse, fiquei sem palavras então deixo os outros falarem por mim desta vez, deixando aqui meu recado, não deixe de provar este vinho, mas dê-lhe tempo. No decanter, na taça, na adega pois, se já está ótimo hoje, com mais uns quatro a cinco anos acredito que deverá se tornar verdadeiramente exuberante! Eu darei um jeito de me apoderar de umas duas ou três garrafas para me deliciar em momentos especiais durante os próximos anos e, quem sabe, abrir uma com os amigos na Vino & Sapore.
Dizem os colegas blogueiros Lusos:
Pedro Barata – http://osvinhos.blogspot.com/2011/09/1924-solar-dos-lobos-grande-escolha.html
Paulo Mendes – http://ovinhoemfolha.blogspot.com/2010/11/solar-dos-lobos-grande-escolha-2008.html
Miguel Pereira – http://pingamor.blogspot.com/2011/03/alentejo-solar-dos-lobos-grande-escolha.html
Dizem as revistas especializadas:
Wine – http://www.essenciadovinho.com/revistawine/php/prova.php
Revista de Vinhos – http://www.revistadevinhos.iol.pt/provas/solar_dos_lobos__grande_escolha__7026
Reconhecimento:
Selecionado pelo Jornalista Tom Cannavan como um dos 50 melhores vinhos portugueses no Reino Unido.
“Produtor revelação do Ano em 2010”, pela Revista de Vinhos;
“Talha de Ouro como melhor vinho tinto da colheita 2008” – “Confraria dos enófilos do Alentejo”
“Prémio de Excelência 2011” da Revista de Vinhos referente a vinhos provados em 2010- http://www.revistadevinhos.iol.pt/noticias/os_melhores_vinhos_de_portugal_em_2010_6771
Falar mais o quê? A pontuação média deste vinho nessas avaliações creio que anda na casa dos 17.5/20 pontos mas eu , não sei se influenciado também pelo momento e local, desta feita daria um pouco mais e passaria dos 18/20! Salute, kanimambo e nos vemos por aqui ou na Vino & Sapore a qualquer hora. Tá fazendo o quê no Sábado?
Caro João,
Ainda não tive oportunidade de provar nenhum dos vinhos deste produtor (Solar dos Lobos), mas pelas suas descrições, vou corrigir esta “falha” em breve.
Este vinho que descreveu, mescla de TN e AB (para mim, as duas melhores castas de Portugal), deve ser realmente de “emudecer”…
Avise-nos quando chegar na Terra Brasilis!
Abs,
Luiz Cola
http://www.vinhosemaisvinhos.com
Oi Luiz, te dou um toque sim. abs
A única vez que fiquei assim foi em Strasbourg (França). Tomei duas taças de um vinho branco muscat enquanto almoçava. Inequescível e marcante, tanto que esqueci de anotar o seu nome! rsrs
bela postagem