Simple Foods, Simple Wines
Já que a harmonização foi do tipo simples, barata e gostosa, decidi esnobar com o título! rs. É, no entanto, isso mesmo, uma harmonização simples entre vinho e prato com pesos similares sem exageros ou delirius tremulis do tipo pegar um tremendo de um vinho, complexo e caro para harmonizar com um hamburguer! Pratos e vinho têm, na minha humilde opinião, de se equilibrar tanto em peso e complexidade quanto em custo, mas enfim cada um faz o que bem entende. Nesta Terça em meu prato, um saboroso bavette italiano de boa qualidade, linguiça e ovos. Na minha taça, um Valpolicella sem pretensões, jovial e alegre que acompanhou o prato de forma digna resultando naquelas harmonizações que a maioria de nós busca em que o resultado é exponencial e quebra a coluna vertebral dos amantes do binarismo. Aqui, dois mais dois deu cinco neste feriado de cara fechada e chuvoso com jeito de preguiça, oba!
Para quem gosta de se aventurar na cozinha e não tem lá muita prática, dom ou criatividade, como eu, eis aqui uma receita fácil e infalível. Um pacote 500 grs de boa massa italiana (spaguetti, bavete, fettucine). Azeite, meia cebola grande, um a dois dentes de alho e faça um refogadinho enquanto cozinha a massa e quatro ovos em separado. Um pacote de linguiça fina, eu gosto da enroladinha da Sadia, cortado em pedaços com cerca de um centímetro de largura ou pouco mais. Cebola começou a dourar, jogue a linguiça e vá misturando até que esteja bem fritinha. Escorra o macarrão e jogue-0 nessa mesma panela do refogado com linguiça adicionando um pouco mais de azeite. Misture bem e desligue o fogo adicionando os ovos, agora cozidos, cortados em fatias e termine de misturar tudo. Coloque numa travessa e ao servir polvilhe com queijo ralado do bom a gosto. Pronto, está pronto e não demorou mais que uns trinta minutos, se tanto!
Para acompanhar, um tinto maneiro, de taninos bem suaves e boa acidez como este Anticello Valpolicella 2009, simples e de bom preço que, mesmo não empolgando, deu conta do recado pois é bem feitinho com tudo no lugar crescendo muito com o prato e com educados 12% de teor alcoólico que não afetam ninguém. Aqui, o mais importante não é o vinho nem o prato, é o casamento ideal entre os dois e o momento. Eu me esbaldei e a sobremesa teve que ficar para mais tarde! Receita para seis, custo total de cerca de R$60,00 incluso o vinho, tem a certeza que lanche é mais barato?!! Duvido e mais saboroso garanto que não é.
Easy and tasty moments, um feriado que agradou apesar do tempo. Boa mesa, boa companhia (família), montagem da árvore de Natal com o netinho ajudando pela primeira vez, this is what life is all about! Ontem fui dormir tranquilo e satisfeito com a vida, hoje é outro dia com as preocupações de sempre porém de bateria recarregada!
Salute, kanimambo e não programe sua viagem de férias para 2012 sem pelo menos dar uma vista de olhos nos detalhes de minha viagem enogastrocultural por Portugal! Espero ver você a bordo.
Ps. Clique na imagem para ampliar.
É mais uma prova que o simples e o prático, aliados da boa companhia, acarretam em ótimos momentos.
Pela foto ficou muito bom, vou “roubar” a dica da receita, hehehe.
Uma pena que os Valpolicellas sejam “esnobados” por alguns críticos, pois são vinhos muito gastronômicos, quando bem selecionados.
Um abraço.
Ronaldo.
Amigos Ronaldo e Fernando, é aquele velho tema de quando o menos é mais! Ronaldo, você roubar minha receita é uma honra já que você tem o dom e sim, acompanho tua colocação sobre o Valpolicella que se “queimou” no mercado e esnobado pela maioria que perde e muito com isso1
Amigo João! O simples é encantador. De fato não adianta um super vinho com sanduba, o inverso do mesmo vale para as comidas que super complexas de horas para fazermos. Mais um belo post. Ah, quando puderes me envia as dicas da viagem. Abraços !
João Filipe,
Estou gostando muito de acompanhar seu blog. Nã sou expert, mas sempre gostei de vinhos e estou tentando aprender melhor esta arte. Já roubei sua receita neste fim de semana (!!), acompanhada por uma garrafa de Bolla Valpolicella 2008. Ficou ótima, e foi em companhia de familiares.
Obrigado!