Última Hora – Dicas de Bacalhau & Vinho Para sua Páscoa

        Todos os anos costumo montar degustações harmonizadas de Vinho & Bacalhau para testar algumas “maridages”. Já escrevi bastante sobre o tema que você pode pesquisar aqui mesmo no blog. Desta feita me uni ao restaurante A Quinta do Bacalhau e montei uma degustação que foi, para ser modesto (rs), divina! Tanto pela comida, como pelos vinhos e, especialmente, pelas pessoas presentes! Mas vamos aos finalmente.

Punheta de bacalhauMuros Antigos Loureiro com sua ótima acidez fez uma parceria estupenda com o prato. Outros vinhos verdes certamente também se darão bem, mas este Loureiro é realmente muito bom.

Bacalhau à Brás – selecionei dois vinhos brancos para que os presentes pudessem provar e eleger o que melhor harmonizaria com o bacalhau. O português Casa Ferreirinha Vinha Grande Branco, um vinho delicioso e muito bem feito, que não aguentou o Bacalhau. Certamente um vinho que se dará melhor com frutos do mar e um peixe grelhado, tipo uma truta com amêndoas. O segundo Vinho de maior peso e com uma madeira muito bem colocada, foi o surpreendente Espino Grand Cuvée Chardonnay produzido no Chile pelo produtor William Févre um produtor de Chablis. Muita elegância, bom corpo, rico e de bom frescor casou certinho com o prato e o preço também é um plus, pois gira em torno dos R$60,00.

Bacalhau à Lagareiro com brócoli e batatas ao murro com muito azeite – Para este prato selecionei dois tintos, um português e um espanhol. O Finca Nueva Crianza é um Rioja com a tipicidade da região em que a madeira está bem presente. Foi bem, houve gente que o preferiu, porém faltou-lhe harmonia com o prato. O vinho em si é muito saboroso, porém o Dois Vales da região do Douro, casou á perfeição. Mostrou um corpo mais em linha com o prato e seus sabores se mesclaram melhor ressaltando o conjunto de forma harmoniosa e muito saborosa. Mais uma vez o preço também é um plus, pois não chega a R$70,00 e é daqueles vinhos que entrega bem mais do que se paga.

Sobremesa, Pastéis de BelémJockey Club Porto Tawny Reserva, uma companhia e tanto para doces conventuais portugueses á base de ovos, natas, amêndoas, colombas pascale,  do que melhor tem no mercado.

 

       A escolha é sua, acima só mais algumas experiências que quis compartilhar com você que está sempre em busca de algo novo. A harmonização é uma coisa de difícil acerto pois cada um tem seu palato e suas preferências, porém o peso do prato e do vinho é sempre um importante fator a ser considerado, mas o importante mesmo é que se seja feliz. Bons pratos, bons vinhos e boa companhia são uma receita de felicidade difícil de bater a não ser por alguns momentos memoráveis de cunho familiar como nascimento de um filho, seu casamento, os netos, etc. Aproveite cada momento, pois sobre esses você tem escolha!

Salute, kanimambo e aproveitem o feriado. Eu ainda vou tentar ganhar uns trocados a mais com os atrasadinhos de plantão, abrindo a loja na Sexta das 10:30 às 13:00, Inshala!