Salvaguardas – Hamlet e o IBRAVIN.
Luís Henrique Zanini é enólogo, winemaker (Vallontano) e poeta. Quando ele fala, nós reles aprendizes nos curvamos e admiramos a obra. Desta vez ele extrapolou num texto curto e direto, algo que não consigo fazer, que li no Face do Alexandre Lalas e não poderia deixar de compartilhar com os amigos.
“Semana passada assistimos estupefatos ao vídeo de um programa em que a Dra. Kelly Bruch, assessora jurídica do IBRAVIN, de forma deselegante acusa o Sr. Adolfo Lona, de ter posição contrária a salvaguarda pelo fato de ser argentino. Como diria Shakespeare “há algo de podre no reino da Dinamarca”. A falta de um pedido de desculpas público por parte do IBRAVIN ao Sr. Adolfo Lona e a estratégia do silêncio das grandes indústrias em relação ao pedido de salvaguardas tem a mesma raiz: a prepotência e a arrogância. Se este comportamento não mudar, em breve, o vinho brasileiro corre o risco de desaparecer, com ou sem salvaguardas. “Olhos em tacto, tacto sem vista, ouvidos sem mãos ou olhos, olfato sem nada, a mais insignificante parte de um só e são sentido, teria bastado para impedir esta estupidez. Oh! Vergonha! Onde está teu rubor?” (Hamlet)”
Truco! Precisa comentar algo? Não né, só tirar o chapéu para o mestre! Salute e kanimambo Zanini, que belo e certeiro texto!!! Melhor que isso, só lendo isso acompanhado de seu divino espumante Extra Brut.
Dra. Kelly Bruch?!! Não entendi..americana ela?
Fazem muitos anos que manifesto, sempre que posso, nos blogs que circulam por ai minha indignação e revolta por estas pessoas e empresas que tramaram a malévola conspiração contra a liberdade do gosto. Já conheço de antemão o baixo caráter que em essencia traduz sua postura. Eles tanto quanto alguns produtores industriais e criadores de marcas chilenos, argentinos, europeus, etc não tem o minímo respeito ao consumidor enganando aos desavisados com seus vinhos quimícos e marcarados.
Venho alertando a tempo…
São lixo humano, sub-produto de uma já esculhambada raça mas que tem na serra gaúcha uma estufa de procriação…