Salvaguardas – Carta Aberta
Já publiquei aqui carta aberta do Ciro Lila, nota da Ibravin, manifestação de produtores e agora mais uma, desta feita das associações que representam importadores e supermercados que certamente já formalizaram, junto ao MDIC, defesa mostrando a falácia das informações fornecidas pela Ibravin em sua petição. Boa parte do que consta aqui já foi comentada por muitos de nós, porém importante que esta nota oficial tenha sido finalmente publicada e, mais uma vez, se estende a mão à Ibravin, Uvibra e Cia com proposta conciliadora porém, a meu ver, não se negocia com a faca no pescoço e está passada a hora do pessoal da Ibravin mostrar também um minimo de disposição ao debate e não ao embate. Enfim, esperemos que neste imbroglio ainda apareça uma luz e o bom senso prevaleça sobre a xenofobia e o protecionismo. Se quiser aumentar a imagem, clique duas vezes sobre ela.
Esta Carta Aberta me parece muito lúcida, e se hpouver bom senso no ministério, no mínimo deveriam chamar a todos para uma conversa. Continuo na torcida.
Um abraço,
Albert.
Gostei da proposta apresentada acima, sugiro que deveriamos encontrar uma forma de barrar a entrada de vinhos de baixa qualidade, que hoje infesta nossos super mercados, hoteis de all inclusive,etc…estes sim deveriam ter cotas (por volume e não por valor).
Muito lúcido. É uma das coisas que venho pregando…A união da comunidade do vinho para se criar uma política nacional, pois de nada adianta – está provado – continuar nessa cultura de portas fechadas visando ganhos localizados, inclusive em detrimento de outros setores, como é o caso da salvaguarda e do selo fiscal.
Quem vai dar o start?
Marcelo, já foi dado pois conforme constou do debate do vinho na Fecomercio, essa carta seria apresentada à Expovinis, mas obviamente que qualquer negociação tem que passar por uma, de alguma forma, retirada da petição. Agora precisa ver se essas peças da Expovinis querem realmente dialogar sobre um projeto comum ou se a “cave é mais embaixo”!
Vejo que a minha frase continua fazendo sucesso (rsssss).
Tomara mesmo que haja uma ampla reflexão sobre o assunto. Aliás, acho mesmo que está na hora de se criar um “ambiente” que envolva todas as partes envolvidas.
Se existissem associações de enoblgoggers e mídia especializada, e de enófilos, então, seria efetivamente ampla a gama de “entidades” representativas.
Enoabs
Oi Marcelo, na primeira vez que citei essa frase, comentei que tinha lido algures, mas não sabia onde. Agora que já tenho a origem o homenagearei mais vezes! parabéns, achei dez!!!
Rssss. Fique a vontade!