Vinhos da Semana
Hoje quero falar de dois vinhos que tomei neste último mês de Abril e que me deixaram muito feliz, pois possuem uma ótima relação Qualidade x Preço x Prazer e é sempre motivo de jubilo quando, num mercado marcado por preços altos, especialmente aqui em Sampa, conseguimos garimpar bons vinhos a preços mais módicos.
Da Espanha, chega-nos um vinho elaborado com 100% da uva Tempranillo na região de La Mancha onde esta é mais conhecida por Cencibel. É fermentado em tanques de inox passando por um processo de micro oxigenação que lhe assegura um frescor e intensidade de fruta muito saborosos e de bom corpo com ótima textura . É o Canforrales Classico, vinho que gira em torno dos R$45,00 e vale cada centavo, uma ótima pedida para se beber bem, sem ter que gastar muito e sem ter que cair nos eternos vinhos e sabores dos Hermanos. Considerado o melhor vinho jovem da Espanha e disponível nos aviões da Iberia, é um belo exemplar para quem quiser entrar no mundo maravilhoso da Tempranillo!
Ainda neste tema de vinhos de grande relação custo x beneficio, provei um vinho australiano que fez minha cabeça, um Richland Shiraz , vinho que leva cerca de 14% de uma uva francesa de nome Durif, que hoje praticamente inexiste em seu país de origem. Sob o nome de Petit Syrah, é muito presente na Califórnia (EUA) e Israel assim como na Austrália onde segue sendo conhecida por seu nome original. Neste caso, ela traz ao vinho uma acidez mais presente, frutos do bosque e boa textura de boca que complementa de forma muito saborosa as especiarias do ótimo Shiraz australiano formando um conjunto rico, muito agradável e de um final de boca bastante longo para um vinho de apenas R$58,00, uma barganha ainda mais para os vinhos de “down under”! Um amigo o harmonizou com pimentão recheado, diz que fiou da hora!!
Esta diversidade e achados deste porte estão em risco caso as salvaguardas sigam adiante, então é importante que você se engaje na luta para preservar os direitos que conquistamos depois das trevas em que vivemos por tanto tempo com produtos de qualidade duvidosa e sem acesso a esta enormidade de rótulos com boa relação de preços x qualidade. Já subsreveu a Petição CONTRA as Salvaguardas? se não o fez não deixe para mais tarde, faça-o já clicando no link aqui do lado.
Salute, kanimamo e amanhã tem concurso de Vinopiadas!
Olá João!!
Quem são os importadores?
Se puder envia para meu email.
abraço!
Olá meu caro amigo João Filipe.
Este que vos escreve é aquele que harmonizou o Richland Shiraz com o pimentão recheado e reitero teu texto, ficou mesmo “da hora”.
E olha que não é fácil um vinho sobreviver ao sabor do pimentão verde recheado com carne moída muito bem temperada, receita espanhola de minha avó. A combinação foi perfeita e os potentes sabores do vinho e do prato ficaram equilibrados.
Infelizmente a combinação não foi registrada em fotos, mas, não deixarei de desafiá-lo com outras combinações inusitadas, como aquela do Merlot com carne moída e vagem, arroz e ovo.
Grande abraço.
Flávio Ferlini Salles
Oi Flávio, estás chique na foto! Segue com essas experiências únicas, mas tá na hora de fotografar pois se não ninguém acredita! Abs
Tambem gostaria de saber quem e o importador do conforrales. Tomei em um voo da Iberia e adorei. Obrigada.
Almeria