TOP 5 – Interessantes Surpresas
Dizem que a Voz do Povo é a Voz de Deus, então curvemo-nos á escolha dele. Abaixo relacionarei os TOP 5 de vendas no 1º Granja Viana Wine Fest, onde os presentes tiveram a oportunidade de provar boa parte dos 72 vinhos em prova (vejam lista completa no site). Um verdadeiro Taste & Buy, quando se pode primeiro provar (garimpar) e só depois comprar o rótulo que mais lhe agradou, o chamado tiro certeiro! Paralelamente também fiz uma enquete perguntando quais os melhores vinhos presentes nesta mostra de vinhos e aqui o resultado apresentou menos surpresas. Eis os resultados e depois meus comentários sobre os resultados.
TOP 5 de Vendas
- 1 – Anselmann Gewurztraminer Spätlese – Vinho de sobremesa alemão importado pela Vinhos do Mundo.
- 2 – Massaya Silver Collection – Vinho de origem libanesa com alma francesa importado pela Au Vin do quase xará “João Felipe” e sua simpática esposa Vanessa.
- 3 – Volandera Garnacha – um vinho de maceração carbônica fruto de um projeto único e poético dos amigos da bodega La Calandria de Navarra na Espanha que a Dominio Cassis nos traz com exclusividade.
- 4 – Empate entre o Wente Beyer Ranch Zinfandel californiano que nos é trazido pela Vinhos do Mundo e o Falernia Reserva Carmenére chileno diferente que a importadora Premium (nossa mais recente parceira) distribui com exclusividade.
- 5 – Mais um empate, desta feita entre três brancos (!) sendo um de sobremesa; o Villa Chiopris Friulano importado pela Mercovino, o Espino Gran Cuvée Chardonnay trazido do Chile pelos amigos da Dominio Cassis e o Domaine Nigri um vinho doce de sobremesa do Sudeste da França (Jurançon) elaborado com uma cepa diferente; Gros Manseng e Petit Manseng sendo importado pela Cave Jado.
O interessante, pelo menos para mim, deste resultado é que se confirma algo que já no Wine Day de Aniversário da loja em Outubro de 2011 me tinha chamado a atenção. Quando dado a provar, os vinhos de sobremesa têm uma aceitação muito boa, tanto que o Vina Amalia Vendimnia Tardia (W&W Wine) também foi muito bem. Outra gostosa confirmação é o gosto, enrustido tenho que reconhecer, pelo diferente pois o segundo colocado é um blend libanês de cepas francesas, o terceiro um puro Garnacha, os quartos são; um Carmenére que tem um processo de produção diferente em que as uvas são colhidas tardiamente ficando algo passificadas (desidratadas) o que lhe aporta notas que fazem lembrar o amarone e um Zinfandel cepa ainda pouco conhecida por aqui sem contar que em quinto temos dois brancos, um deles da região do Friulli e uma uva autóctone, a Friulano.
Quanto aos TOP 5 do ponto de vista qualitativo, fiz uma enquete junto a clientes e, guardadas as devidas limitações da base pesquisada e pelo fato de que nem todos provaram todos os vinhos, alguns vinhos apareceram de forma mais incisiva.
- 1 – Malhadinha – Português do Alentejo e sobre o qual farei um post especifico nos próximos dias. Um grande vinho de preço idem trazido pela Épice mas aqui presente por ação da representante da marca no Brasil.
- 2 – Louise Brison Champagne Millésime 2004, pequeno produtor do Sul desta AOC trazido com exclusividade pela Cave Jado e agora presente, pelo mesmo preço, também na Vino & Sapore
- 3 – L’Orangerie de Ferran Bordeaux de Graves (Pessac-Leognan) trazido pela Vinho Sul.
- 4 – Massaya Gold, mais um vinho libanês trazido pela Au Vin, um vinho de guarda de primeiro nível.
- 5 – Nudant Hautes Cotes de Nuit, um Borgonha delicioso de um pequeno produtor, mais um vinho da Cave Jado agora na Vino & Sapore empatado com o sul africano Les Coteaux da Mont du Toit trazido pela KMM.
Apesar de já termos comprovado por diversas vezes que um bom vinho não precisa necessariamente ser caro e que há muita coisa boa até uma faixa de R$100, não há como negar que grandes vinhos custam mais caro e esse é o caso destes vinhos acima relacionados. Afora os rótulos acima mencionados, algumas ‘’medalhas” de honra ao mérito devem ser dadas a alguns vinhos que também chamaram a atenção:
- Bella Quinta Cabernet Sauvignon e também seu delicioso suco de uva branco que esgotou! se fosse vinho estaria nos TOP 5 de Vendas (Brasil) – Bella Quinta
- Aragonez da Malhadinha (Portugal/Alentejo) – Épice
- Quinta de Linhares Arinto (Portugal/Minho) – Premium
- Unique Sauvignon Blanc (França/Loire) – Calix
- Frescobaldi Rémole (Itália/Toscana) – Ravin
- Torcicoda Primitivo di Salento (Itália/Puglia) – Winebrands
- Las Moras Black Label Malbec (Argentina/Salta) – Decanter
Bem, por hoje é só mas acho que os resultados nos deixam uma lição, a de que devemos deixar nossos preconceitos de lado e explorar nossa fantástica e diversa vinosfera sem medo de ser feliz! Salute, kanimambo e nos encontramos por aqui ou por lá, na Vino & Sapore, onde bato ponto todo final de tarde.
João,
Primeiramente gostaria de deixar mais uma vez meus parabéns pelo evento, muito bem organizado e com diversas opções legais e até então desconhecidas por mim. Devo dizer que dos tintos a grata surpresa foram os vinhos libaneses, e o principal destaque foi também o Silver Collection!
Já no tocante aos vinhos brancos, sem dúvida nenhuma Unique Sauvignon Blanc foi um show a parte e deixou alguns de seus concorrentes bem para trás.
Enfim, espero que a loja e os eventos continuem um grande sucesso e obrigado pela oportunidade de ter feito parte de tal evento.
Abraços.
JCF, primeiramente, parabéns pelo Post, mas te digo, fico surpreendido em ver um vinho de sobremesa se destacar em vendas assim. Uma, pois a divulgação desse tipo de vinho não é tão grande, outra, pois o consumo de um vinho de sobremesa é (em quantidade) inferior a um outro vinho fino qualquer. Porém, fico entusiasmado em ver que novas opções estão no mercado e tendo aceitação surpreendente.
Abraço,
Vitor
Vitor, o barato destes eventos é exatamente provar coisas diferentes e não é comum as pessoas terem a chance de provar. Minha experiência me tem demonstrado que quando elas provam, normalmente aprovam e não é a primeira vez que isto acontece pois no ano passado no evento do aniversário da loja no ano passado o Vendimnia tardia da Vina Amalia e o Boca Negra venderam muito bem também.
Vitor, venho sentindo uma mudança no mercado que está mais aberto a “novidades” e já no ano passado tivemos surpresa semelhante em nosso evento de aniversário quando o Vina Amalia Late Harvest e o Boca Negra se destacaram. Quando é disponibilizada a prova as pessoas se surpreendem pois não há no Brasil o costume de consumir vinhos de sobremesa. Dando á prova, no entanto, esse costume começa a mudar junto com o aumento de conhecimento. As vendas refletem o entusiasmo da descoberta! Abs
Parabéns João!!
João Felipe, A Zoom Multimídia, empresa que filmou o evento 1º Granja Viana Wine Fest, esta quase no final da edição para colocarmos no programa do Vinho do bom com Ranimiro e Ivan, aguarde!
Abraço
http://www.vinhodobom.com.br
Caro João Filipe, há quase duas semanas não apareço na Vino & Sapore, coisa rara, porque além das iguarias lá encontradas sinto muita falta da simpatia que você e o Marcio rotineiramente destinam aos seus visitantes, clientes, amigos (certamente já não mais necessariamente nesta ordem).
Mas, há uma explicação louvável, ainda estou degustando todas as novidades descobertas e adquiridas no 1o Granja Viana Wine Fest, evento que foi um espetáculo entre vinhos, acepipes e boa música.
Parabéns pelo sucesso, conquistado com puras competência e veracidade.
Em breve te darei um abraço pessoalmente.
Flávio Ferlini Salles
Valeu meu amigo, ótimo te ter por aqui e realmente aquele dia foi inesquecível! Ficamos felizes pela felicidade e satisfação estampada no rosto de cada um que estava lá. abs