Perguntas e Respostas I
Minha experiência como novo lojista tem me marcado bastante, inclusive com a descoberta da falta de conhecimento geral sobre as coisas do vinho. Umas são efetivamente mais complexas e outras extremamente simples e até meio óbvias, porém não para quem desconhece o tema e, para que haja um crescimento de consumo de vinhos finos, é essencial que haja uma maior pró-atividade da parte de importadores, lojistas, mídia e produtores na desmistificação e esclarecimento dos pseudo mistérios de nossa vinosfera . Vou tentar responder aqui e em futuros posts sobre o tema, alguns desses questionamentos e até dar dicas de como se comportar numa loja de vinhos para obter melhor resultado em suas compras. Hoje falo de Vinho do Porto, pois é muito comum receber a seguinte pergunta; “depois de aberta a garrafa de Porto quanto tempo posso deixa-la aberta, dá para deixar por dois ou três meses?”. Invariavelmente a minha resposta é sempre a mesma, se demorar tanto tempo para “matar” esse Porto das duas uma, ou tem algo de errado com o vinho ou com você! rs Brincadeiras á parte, eis o que o o IVDP (instituto de vinhos do Porto – link aqui do lado) tem a dizer sobre isso com meus comentários entre parênteses:
“Depois de aberta a garrafa de vinho do Porto, a sua conservação dependerá da categoria de vinho do Porto e do local onde será guardada. Os tempos abaixo sugeridos servem como orientação, pelo que não se pretende afirmar que o vinho se deteriora completamente, mas que vai havendo uma lenta evolução que leva à perda das características sensoriais originais.
- Vintage: 1 a 2 dias (se de muita idade, melhor matar na hora!)
- LBV: 4 a 5 dias (por experiência, vinhos de cinco a sete anos de vida aguentam bem umas duas/ semanas)
- Crusted: 4 a 5 dias (idem acima)
- Ruby / Ruby Reserva: 8 a 10 dias (duas a três semanas para a maioria dos bons produtos. Os mais simples certamente menos)
- Tawny / Tawny Reserva: 3 a 4 semanas
- Tawny com Indicação de Idade (10/20/30/40): Entre 1 a 4 meses (os mais novos menos tempo, os mais velhos mais tempo)
- Brancos com indicação de idade (10/20/30/40): Entre 1 a 4 meses (os mais novos menos tempo, os mais velhos mais tempo)
- Colheita: Entre 1 a 4 meses (os mais novos menos tempo, os mais velhos mais tempo)
- Brancos “standard” dependente do estilo: Moderno (frescos e frutados): 8/10 dias; Tradicionais (estilo oxidativo): 15/20 dias”
Uma outra pergunta é onde guardar depois de aberto. Não é regra indiscutível, é meramente o que eu faço e tem funcionado, porém outras opiniões certamente existirão. Porta de geladeira e ao servir deixar chegar na temperatura de serviço adequada que, por sugestão do Marcelo Copello, profundo conhecedor destes vinhos, deverá ser:
- Branco jovem 8 a 10 ºC.
- Tawny ou Tawny Reserva 14 ºC.
- Ruby e Ruby Reserva 14 ºC.
- Colheita ou Tawny 10, 20, 30 e 40 anos 16 ºC.
- LBV envelhecido 16ºC.
- Vintage ou LBV jovem 18 ºC.
Bem, é isso e, se tiver perguntas sobre os “mistérios” do vinho e quiser enviar sua pergunta fique á vontade. Se souber respondo, se não corro atrás! Salute, kanimambo e grato pela visita
JFC,
excelente comentário, sempre imaginei que o vinho do porto, por já ser oxidado, aguentaria um tempo maior depois de aberto, mesmo guardado em lugar escuro e fresco.
Abs.
Guilherme, o Tawny é oxidado, mas o Ruby não.
” falta de conhecimento geral sobre as coisas do vinho”
Se vc não tem conhecimento, eu devo desistir, abrir uma cerveja e nunca mias me atrever a tomar vinho heheh
Abs!
JFC,
obrigado, confesso que não sabia que o Ruby não é oxidado. O Ruby não envelhece em barricas de carvalho? Ou eu estou fazendo confusão entre o amadurecimento em barricas e a oxidação?
Abs.,
Guilherme
Oi Guilherme, não. O Ruby envelhece por pouco tempo em tonéis de 20, 30 a 50.000 litros sendo engarrafado relativamente jovem fazendo seu maior período de envelhecimento em garrafa e por isso ele mantém a cor tinta. Dá uma olhada em Categorias, Vinhos do Porto que tem uma longa explicação sobre os vários tipos de Porto. Abs
JFC, agradeço pelo post! Tenho uma garrafa de Vinho do Porto Tawny (não recordo a marca, mas não me parece ser famoso) que meu pai mantinha guardado fechado no nosso bar em casa. Acredito que a garrafa deva ter uns 5 anos pelo menos, mas foi guardado de pé e num local onde há grande variação de temperatura (inclusive bate sol pela manhã). Imagino eu que tenha virado apenas um bom vinagre, ou estou enganado?
Antonio, só tem um jeito de saber meu caro, abrindo!Boa sorte.
JFC,
As dicas valem para o vinho da Madeira também? Abri um Ferraz medium rich no final de semana mas ainda ficou meia garrafa. Confesso que estava melhor na segunda do que no sábado rsrs parecia mais aberto, mais gostoso nos aromas e na boca. Ele não é safrado e é produzido só com a uva bual. Abraço,
Guilherme
Oi Guilherme, minha experi~encia com os vinhos Madeira é muito pequena para poder opinar, mas valeu compartilhar conosco.
existe vinhos Lambrusco sem ser frisante?
Parabéns pelo site muito bem formatado.
Alguém pode me informar o que significa sapidez
Gostaria de conhecer a sua opinião sobre; 1 Compº Agricola e comercial dos vinhos do porto, sucessora de Dona Antonia A. Ferreirinha; garrafas Arnozello medalhado em Paris 1867, Vienna 1873, philadelfia 1876 e novamente Paris 1900. e garrafa Duque de bragança com as mesmas distinções.
Obrigado pelo que entender.
Grato pelo contato Antonio, mas por falta de conhecimento sobre os vinhos mencionados não tenho como formular opinião. Desculpe