Dica Para o Fim de Semana – Cozinhando Com Vinho
O amigo Márcio de Oliveira traz em seu último Vinoticias algumas dicas sobre como cozinhar com vinho. Eu, que sou seguidor de W.C. Fields, adoro cozinhar com vinho e algumas vezes até uso algum na receita! rs Brincadeiras á parte, creio que para os cozinheiros de fim de semana metidos a chefs, como eu, podem aproveitar estas dicas;
● Não use para o preparo do prato um vinho que você não beberia. Se ele não é de boa qualidade para beber, não o use para cozinhar.
● Sempre que for preparar uma receita use o vinho da região ou produzido com a uva típica da região. Por exemplo, no preparo de um “bouef bourguignone” use um Borgonha ou um vinho a base de Pinot Noir e nunca um Bordeaux ou um vinho a base de Cabernet Sauvignon, pois isto alteraria completamente o sabor que se pretende dar ao alimento.
● A madeira do vinho pode alterar o sabor da receita. Opte por vinhos mais simples e varietais, sem necessariamente serem vinhos tratados no carvalho.
● Ao acrescentar o vinho como ingrediente, o que se faz em geral é agregar acidez à preparação para promover novos sabores. Use vinhos secos de boa a alta acidez como Sauvignon Blanc, ou espumantes (bruts). Para usar tintos, opte por Merlot, Pinot Noir, Cabernets leves, a menos que a receita explicite o vinho que deverá ser usado. Alguns chefs gostam de cozinhar utilizando vinhos brancos doces nas preparações, mas é bom lembrar que o açúcar residual das receitas pode alterar o sabor final das preparações.
● Por conta do álcool contido no vinho é importante incorporá-lo no princípio do cozimento, para que ele se evapore. O tempo de evaporação do álcool varia conforme o volume.
● Há ainda uma dica fundamental, nunca sirva uma receita que não tenha sido feita por você antes, cada prato é algo em especial e os vinhos trazem dentro de si o efeito de safras, que podem alterar sabores. Opte por vinhos mais jovens, frescos, de boa acidez e pratique a receita antes de servir naquele Jantar de Gala. Desta forma você estará se prevenindo quanto as surpresas, que sempre podem acontecer. Aliás, a dica é universal. Não sirva nunca nada que você não conheça! (JFC)
Se quiser adicionar algo não se acanhe, mande seu comentário, Bem, por hoje é só, bom fim de semana e quem estiver pela Granja Viana venha provar uns vinhos comigo após o meio-dia neste Sábado. Salute e kanimambo
Cozinho durante toda a semana, apesar de eu não ser um chef, mas quebro o galho, ahahahah…..e o fim de semana é especial para mim estar na cozinha, pois abro uma garrafa de vinho, coloco uma música light, estilo sade, ou adelle, começo a cozinhar e vou degustando lentamente o vinho, momento mágico, ainda mais se estiver chovendo uma chuvinha bem calma…..
Texto muito bom! Verdade seja dita, trata-se de algo ainda inexplorado por muitos, uma vez que ainda damos maior importância para harmonização, e somente aqueles com treinamento em culinária tem um maior foco em utilizar vinho em pratos. Quanto a harmonização, embora alguns consideram mais importante o efeito do vinho nos pratos, eu acredito ser importante considerar o efeito do prato no vinho.