Nossa Vinosfera Também Gira!
e pára em pontos muitas vezes já visitados. Deixa eu explicar; recebo o Vinoticias semanal do amigo Marcio Oliveira e hoje vejo esta notícia surpreendente!
DRINQUE ESPANHOL COM VINHO TINTO É CITADO NO “NEW YORK TIMES” E SE TORNA A “BEBIDA DO VERÃO” – Na Espanha, mais precisamente no País Basco, os jovens costumam se reunir em bares e conversar em meio a um drinque que é quase unanimidade: o Calimocho, uma mistura de vinho tinto e coca-cola. Longe da figura depreciativa que logo vem à mente, o Calimocho é visto como um coquetel refinado. Porém, o que era algo regional ultrapassou fronteiras há algum tempo e agora chegou a um dos maiores jornais dos EUA, o The New York Times, onde é visto como o drinque do verão. Em sua coluna mensal mais recente, a jornalista Rosie Schaap conta sua experiência com a bebida e a descreve como um clássico do País Basco. “Recebi olhares muito céticos quando pedi o Calimocho em bares de Nova York. Mas não sinto nenhum arrependimento, pois ele é um de meus maiores prazeres”.
Poucas horas depois de publicado o artigo, o Calimocho já estava nas graças dos jovens norte-americanos e, agora, é tido como uma das grandes tendências para o verão, pois, além do destaque do New York Times, é um drinque simples de ser feito: metade de um copo de vinho, a outra metade de coca cola, e uma rodela de limão. (Fonte: ADEGA – 23/05/2013).
Pois bem, não é que nos idos dos anos sessenta, inicio de setenta isso era comum lá em Moçambique! Sim, foi assim que comecei no vinho e até hoje, por muitas vezes, pego um pouco de coca e jogo num restinho de taça só para matar saudades. Já até ameaçaram fotografar e usar como arma de negociação (rs) contra mim, porém agora que abro o jogo tem gente que vai ficar desapontada. Chamava-se Catembe, pequena cidade praiana do outro lado da baía de Maputo (ex- Lourenço Marques) hoje conhecida como Ka Tembe, onde era servido nos bares de praia. É, há novidades que o são só para quem é mais jovem, pois nosso mundinho está repleto de releituras do mesmo! Enfim, mais uma curiosidade do mundo do vinho e por lá também se usava misturar vinho branco com ginger-ale. Salute e…….kanimambo!
PS. Lógico que como não se mistura um belo Malte escocês com guaraná, também não se usam grandes vinhos para isso! Sei que é óbvio, mas………
Engraçado João que o avô de minha esposa, nascido em Portugal, já tome este tipo de drinque a um bom tempo e diz que essa “mania” veio com ele lá da terrinha!! O que achas?
Abraço!
Oi Victor, não sei da origem, mas Moçambique era Português!! se foi ou se veio num sei não!
Vou experimentar!!
..Curioso .. faz remeter a um passado .. mas tbem tomava isso nos anos 80 ….muito bom !!! Soh que com alguns Vinhos da dó .. rs rs rs Abraços tudo de Bom !!!!!
Sobe Morro era o nome do la no RS quando eu era guri.
Nosso melhor amigo aqui em Casablanca é um sul-africano que é fanático por essa bebida. Não lembro o nome pelo qual ele o chama, mas como tem um restaurante, essa é a sua bebida preferida para “enquanto trabalha”. Bjs João Filipe
E na África do Sul eles ainda têm uma outra mania, vinho branco com gelo! Afinal, se a Chandon pode porquê eles não?!! rs Abraço
João,
Experimentei. Não me “pega” mais Rsss. Parece Cinzano. Abraços!
rssss