Espumantes, a Voz do Povo ….
Faz duas semanas realizei uma mini feira de espumantes na Vino & Sapore, foi a Taste & Buy Espumantes com 22 espumantes em degustação. Lá, um pouco mais de 50 potenciais compradores, curiosos do mundo do vinho e fiéis seguidores de Baco tiveram a oportunidade de provar diversos rótulos e fazer seu juízo de qualidade e também de valor que são fatores essenciais à decisão de compra. Não é de hoje que repito o mantra de Alexis Lichine, “No que se refere a vinho, sempre recomendo que se joguem fora tabelas de safras e manuais investindo num saca-rolha. Vinho se conhece mesmo é bebendo! “. Por outro lado, num país onde o custo de vida é absurdamente alto, o vinho não foge à regra então essas degustações também têm a função de reduzir o risco na compra, porque não tem nada mais “pé” que gastar numa compra às cegas e não gostar do produto comprado, né?!
Apesar do brilho de rótulos como Labet Cremant de Bourgogne, Juve y Camps Vintage Brut e o Rosé de Pinot Noir, de qualidade inconteste, os top de vendas dão sempre uma idéia da preferência comercial de cada produto pois o povo tende a fazer sua escolha do ponto de vista da relação qualidade x preço ou seja, bom que caiba no bolso. Eis aqui a lista dos cinco top de vendas do dia:
Cecilia Beretta Prosecco Brut Superiore DOCG Valdobiadenne-Conegliano Millesimato 2011 – nome nobre para um dos melhores proseccos. Paleta olfativa de frutos tropicais bem presentes, notas florais e um perlage bastante fino e abundante convidam a levar a taça à boca. Na boca a surpresa, corpo! Só que delicado e elegante, muito equilibrado, frutado, nuances de brioche, acidez bem presente porém balanceada, seco no ponto, vibrante e de final muito agradável com boa persistência. TOP of Sales!!
Cecilia Beretta DOC Extra-dry Poggio delle Robinie – seguindo as pegadas de seu irmão mais nobre, é vibrante, “crocante”, muito equilibrado com ótima perlage, nariz algo floral com notas de pessego, na boca é verdadeiramente apetecível e fresco com notas de frutas tropicais, maçã verde, que pede a próxima taça. Informal e sedutor, não foi á toa que se deu tão bem no dia.
Villaggio Grando Brut 2013 – Espumante de altitude (1300 metros na serra catarinense) único pois é elaborado com as três uvas de champagne; Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier. Perlage intensa, abundante, tamanho médio e muito persistente formando um delicado colar de espuma na borda da taça e uma cor amarelo palha bem clarinho. Baunilha bem presente no nariz, frutos secos e algumas nuances de padaria de forma bastante sutil e delicada. Na boca mostra-se harmonioso, fresco com toques mais cítricos e bastante longo, muito agradável e apetecível. Grande relação custo x beneficio!
Sanjo Bardocco Sidra – Um intruso? Sim e não. Sim porque não é vinho (não foi elaborado com uvas vitis viníferas), porém não, pois é elaborado pelo processo Charmat possuindo mais que 3bar de pressão atmosférica, consequentemente um espumante, ou não?! Faz lembrar um Moscatel, docinho, boa acidez, surpreende os mais céticos substituindo com ampla vantagem muitos dos lambruscos meia-boca disponíveis no mercado e na mesma faixa de preços. Esqueça o que conhece de Sidras, esta está em outro patamar.
Contessa Borghel Rosé – cor rosada linda, aromas frutados sutis com boa perlage e surpreendente espuma que formou um colar persistente, pura sedução na taça. Elaborado 50/50 com Pinot Nero e Raboso (Friulli – Itália), na boca é saboroso, puro frescor que equilibra sobremaneira o leve residual de açúcar que passa batido, vibrante, leve, apenas 11% de teor alcoólico, combina com férias e verão!
Bem, por hoje é só e as conclusões ficam com cada um. Para situações onde a quantidade é maior, certamente esses rótulos são uma ótima escolha, agora no caso de celebração a dois e considerando tão somente os rótulos presentes no evento, (veja lista aqui) eu sou mais um Juve y Camps ou o Labet Cremant de Bourgogne sem duvida alguma, seguidos do Cave Geisse Nature e Angas Cuvée Brut o australiano que chegou em cima da hora e surpreendeu.
Salute, kanimambo e amanhã tem mais!
Que beleza ver o prosecco Conegliano Valdobbiadene e Treviso por aqui.
Um abraço!! E Cin cin!!!