“Degustação de Pontos” ás Cegas – Um Exercício Sensorial
É meus caros, desta feita vamos “degustar pontos” e fazer um experimento! Vai dizer que você nunca comprou vinho por pontuação? Nunca?!! Duvido, mas enfim, não interessa se comprou ou não eis aqui uma chance de esclarecer na taça e ás cegas uma pergunta; Vinhos com pontuação são melhores do que os que não têm pontuação? Vinho de pontuação mais alta é melhor que um de pontuação mais baixa?
Para colocar isso á prova, dia 8 de Outubro vou montar uma degustação na Vino & Sapore com 4 vinhos entre 92 a 94 pontos (Wine Spectator, Robert Parker, Stephen Tanzer, Penin ou Guia Descorchados) um entre 85 a 90 pontos e um último vinho sem pontuação em nenhuma dessas principais mídias e tão pouco de outros consagrados críticos.
Após esse exercício, somaremos as notas que os degustadores presentes tenham dado aos vinhos e apuraremos os três principais rótulos pontuados que em seguida serão revelados e as notas recebidas pelos críticos mostradas. Será a que a sua nota acompanhará?
A escolha dos vinhos será minha e não os divulgarei antes, serão servidos totalmente ás cegas, então quem vier terá que confiar no meu taco quanto ás qualidades dos vinhos a serem apresentados. O que posso antecipar é que haverão vinhos de diversas origens; Argentina, Chile e Europa certamente! Somente 12 cadeiras na mesa, quem vai encarar? Preço R$95,00 por pessoa, casal (duas pessoas ou mais) pagam R$180,00 que deverá ser efetivado no ato da reserva. Aguardo a confirmação dos amigos, porém já sabem, se demorar as vagas acabam! Para quem estiver interessado ligue para a Vino & Sapore no número (11) 4612-1433 entre as 11 e 19 horas, envie seu e-mail para comercial@vinoesapore.com.br ou ou contate-me pelos comentários aqui.
Parabéns pela inciativa, muito bom…desmistificando a imposição do sistema e ensinando o enófilo a andar com suas próprias pernas, afinal o “parker”, somos nós, hehehe..
Oi João ,
Muito bom dia !
Coincidentemente , ontem fui convidado pela Claro p/ um jantar às cegas no restaurante Cantaloup , e foi uma experiência fantástica (eu e minha esposa adoramos) , portanto , ainda mais sendo um expert como vc a selecionar os vinhos , confirmo presença desde já .
Grande abraço !
Ricardo
Oi Ricardo, que beleza, já reservei sua cadeira! Grato
Muito legal João!
Temos feito umas brincadeiras assim e são muito legais para desmistificar muita coisa. Temos colocado nacionais com pontuados ( 90, 91, 92, 93, 94 RP) e os resultados são impressionantes. Colocamos o MAS DONIS BARRICA 2012 OLD VINES D.O.MONTSANT CELLER DE CAPÇANES, 94 Parker, vinhaço e o outro um PERUZZO CABERNTE FRANC 2012, BAGÉ CAMPANHA GAÚCHA. Foi ótimo pois vai acabando com o preconceito já que com mais de 12 pessoas a mesa, a maioria bons bebedores, nenhum conseguia rebaixar o nacional por pontos..
Bacana Nilson, e no escuro são todos iguais né? sem influências visuais (rótulo e preço) a coisa muda de figura e precisamos mesmo divulgar isso para ver se as pessoas exploram mais. Abraço
é fantástico..no escuro todo gato é pardo…caem mitos e fabricações ilusórias do marketing pernicioso.. Dias destes foi aquele Toro Doido que foi atropelado por dois vinhos básicos da Giaretta de Gauporé RS; Um Pinot e um Ancellota (vc conhece?)..
RP dando 94 pontos para o espanhol Milcampos é demais!!!