Garimpando e Aprendendo num “Recorrido” Pela Argentina
Estou há quatro dias desbravando regiões produtoras argentinas que não conhecia fazendo jus ao prêmio que ganhei ao ser um dos três escolhidos pelo juri da WofA (Wines of Argentina) no concurso Harmonizando Vinho & Música. Alguns vinhos já tinham frequentado minha taça, outros não, e depois de alguns dias e mais de 70 vinhos adicionais ao currículo, tenho algumas descobertas que comentarei com os amigos no meu retorno. Aliás, aguardem para breve a data de mais uma degustação das pepitas que vou achando no caminho e que levarei para compartilhar com 12 amigos na volta.
Enquanto isso, podem me acompanhar no facebook (João Clemente) ou no Instagram joao.clemente.fv , porém como neste Domingo consegui um tempinho eis algo para vos manter entretidos.
São cerca de 26 produtores na região da Patagônia, Neuquen e Rio Negro, com seus vinhos apresentando um teor alcoólico algo mais baixo do que os de Mendoza e Salta e mostrando uma fruta mais fresca. As safras, como as do resto da Argentina não variam muito, o que lhes dá a condição de apresentar ano após ano vinhos de qualidade constante. Chove pouco, 120ml ano, porém os vales são férteis e formam verdadeiros oásis em função de da água abundante trazida pelos rios Neuquén, e Limay que se juntam para formar o Rio Negro. Alguns ótimos vinhos entre eles os de base Pinot Noir, Merlot, Cabernet Franc e até um surpreendente Riesling de vinhedos antigos (1937) eu provei.
A Patagônia ficou para trás e escolhi um produto diferenciado para a degustação da volta, um delicioso e muito bem elaborado Espumante Nature Rosé de Pinot Noir. Processo champenoise com 36 meses sur lie, algo único, não disponível no Brasil e que você que estiver nessa degustação vai ter o privilégio de o conhecer. Agora Mendoza (gosto muito), San Juan e La Rioja, vamo que vamo!
Em breve Falamos de Vinho e assim que der posto algo. Salute, kanimambo e seguimos nos encontrando por aqui ou nas outras mídias sociais. Uma ótima semana para os amigos.
Grande João, o enogarimpeiro. Vá prospectando por nós.