Degustando Taças
Participei novamente de uma pedagógica degustação de taças, desta feita com as taças da alemã Schott-Swiezel, líder no setor de restaurantes (Hotel & Food Service) e no ramo há mais de 140 anos. Uma das suas principais características que a faz tão popular no setor de restaurantes e hotéis é sua elaboração com Titanium, sem o uso de metais pesados como o chumbo, o que lhes dá uma vida bem mais longa, mesmo sendo cristal, pois sua durabilidade e resistência são incomparáveis. Com uma produção de mais 70 milhões de taças e copos para todos os gostos e bolsos, já andou por diversos mãos aqui no Brasil, mas recentemente se associou comercialmente à Zwilling (showroom em Sampa na Oscar Freire) para a distribuição de suas taças no Brasil.
Fui convidado a testar três linhas de taças com cinco vinhos e eis o que achei desse gostoso experimento sensorial.
- As linhas: Concerto, Classico e Fortissímo
- As Uvas: Espumante, Sauvignon Blanc, Chardonnay, Pinot Noir e Cabernet Sauvignon.
- O Experimento: provar o mesmo vinho na taça apropriada de cada linha proposta e ver qual melhor enalteceria sabores e aromas.
Bem, como sempre as opiniões foram diversas, porém compartilho com vocês, de forma bem sucinta, minhas conclusões por vinho:
Espumante – Foi servido o saboroso Lirica da Hermann Vinhos, brasileiro.
- Taça Fortissímo – Aromas mais concentrados e intensos porém a perlage sumiu rapidamente
- Taça Classico – Perlage mais dispersa assim como aromas
- Taça Concerto – Perlage mais sutil e elegante assim como persistente, aromas marcantes e entrada de boca mais intensa realçando sabores. A MELHOR dos espumantes.(a da esquerda na foto)
Sauvignon Blanc – Foi servido o da Marichal de origem uruguaia.
- Taça Concerto – o vinho sumiu rapidamente tanto na boca quanto nos aromas
- Taça Classico – mais cremoso na boca, um efeito algo inesperado.
- Taça Fortíssimo – mostrou bem mais o que vinho era. Intensificou aromas e sabores mostrando uma melhor presença de boca. A MELHOR para esta uva e este vinho.
Chardonnay – Foi servido um chileno da Terranoble e talvez a taça mais difícil de escolher. Depende muito do que cada um espera de seu chardonnay. Eu talvez ficasse com a Fortíssimo.
- Taça Concerto – foi a que mais ressaltou a madeira presente e mostrou melhor presença de boca.
- Taça Classico – a madeira mais equacionada, a fruta aparece um pouco mais, boca cremosa, fruta madura.
- Taça Fortíssimo – a taça em que a madeira foi menos aparente, pungente com notas cítricas mais presentes.
Pinot Noir – Foi servido o vinho Catalpa, argentino produzido pela Atamisque.
- Taça Classico – o álcool apareceu um pouco mais dominante tanto na boca quanto no nariz não ajudando a primeira impressão do vinho. Na boca foi neutro.
- Taça Fortissímo – intensifica tudo projetando com maior intensidade aromas e sabores, mas também a madeira e o álcool mesmo que sem a mesma intensidade da anterior
- Taça Concerto – Todo ele mais sutil e harmonioso, mostrando de forma elegante as características do vinho. A MELHOR para esta uva e este vinho.
Cabernet Sauvignon – Foi servido o Valdivieso Winemaker´s Selection de origem chilena.
- Taça Concerto – destacou demasiado a piracina existente no vinho o que não me agradou.
- Taça Classico –madeira, piracina (mesmo que menos que o anterior), álcool mais aparentes
- Taça Fortíssimo – Aromaticamente mais harmonioso tendo a fruta aparecido na taça, algo que nas outras duas não tinha ocorrido. Tenho que confessar que o vinho não ajudou muito esta última análise (opinião pessoal) porém entre as três taças provadas, esta seria a MELHOR para esta uva e este vinho.
Conclusão > Uma prova deveras interessante que levaria a:
- Comprar a Concerto para meus espumantes, já voltei a provar em casa e faz bastante diferença.
- Comprar a linha Fortissímo para o restante dos vinhos como a taça que reproduz, em média, o maior equilíbrio dos vinhos.
A última coisa a comentar sobre estas taças de Tritan Crystal degustadas tem a ver com preço que, mesmo não marcando no dia, me pareceram bastante atraentes e chamaram minha atenção.
É isso, salute e kanimambo pela visita. Uma ótima semana para todos
Caro JFC, parabéns pelo post. Tenho aprendido muito com seus comentários e agradeço pela contribuição que você dá aos que estão iniciando no mundo dos vinhos. Forte abraço e sucesso!
Oi Eduardo, grato pelos gentis comentários cara, fez meu dia!! rs Abraço