Dose Certa da Bicicleta!
Dose certa, da sua sede, do momento, algo que acho todos; comerciantes, restaurantes e consumidores deveríamos praticar mais. Gosto dessa idéia de chegar num restaurante pedir vinho em taça e ter uma garrafinha de 187ml aberta para mim. Me dá mais segurança em vários sentidos; seja de o vinho não estar velho, adulterado ou sequer ser o que foi pedido já que na maioria das vezes já chega na taça! O mesmo vale para a garrafa de 375ml, o que muitas vezes dá para dois que somente querem algo para acompanhar uma refeição o equivalente a duas boas taças. Está certo, sempre se pode pedir a garrafa de 750ml e pedir para levar o que eventualmente tenha sobrado para casa, mas …..
Enfim, recebi da assessoria de imprensa da La Pastina (importador), duas garrafinhas de Dose Certa para provar e avaliar. Ambas da Cono Sur, a famosa linha BICICLETA, vinhos de bom preço e que anos atrás fizeram um auê no mercado com um saborosíssimo Riesling. Desta feita veio um Cabernet Sauvignon de 187ml e um Pinot de 375ml. Eis meus comentários sobre a prova.
Bicicleta Cabernet Sauvignon 187ml – mostrou-se condizente com os vinhos nessa faixa de preço chilenos (referência de cerca de R$50 a garrafa de 750ml). Muita fruta, taninos macios, algo ligeiro, com um final de boca algo mais doce em virtude da uva proavelmente sobremadura, mas que não afeta o conjunto. Não encanta, porém a principio não se deve esperar isso de um vinho nessa faixa, mas não faz feio e dá conta do recado. Um vinho simples, companhia descompromissada para seu hamburguer ou pizza.
Bicicleta Pinot Noir 375ml – Lembra que escrevi acima que não se deve esperar encantamento de um vinho nessa faixa, SURPRISE!! rs Existem diversos níveis de encantamento, pelo menos penso assim, e este é daqueles que encanta o dia a dia e o bolso! Tenho vinhos na adega que não são grandes vinhos, mas são encantadores, me fazem feliz sem ter que gastar muito e este perfaz exatamente esse perfil, eta vinho gostoso de tomar! Bonita cor, típica da casta, muita harmonia entre fruta fresca, taninos suaves e textura aveludada com um final de boca que pede bis! Nada de extrações excessivas de cor e fruta sobremadura que, a meu ver e sei que há controvérsias, nada têm a ver com a tipicidade da Pinot. Leveza sem ser ligeiro, tem sustança, oito imperceptíveis meses de passagem por barrica, foi puro prazer na taça. Não conheço um Pinot tão Pinot (rs) e saboroso como este nessa faixa de preço, parabéns ao produtor, me seduziu e me surpreendeu muito positivamente, tanto que vou querer colocar na minha adega.
Por hoje é só, vinhos bons e baratos na dose certa, boa pedida e queria mais surpresas dessas nessa faixa de preços, porque lá em cima fica fácil! Melhor ainda, como o Didu apontou, os vinhos são orgânicos, o que mostra para outros produtores deste estilo que têm sim como se produzir vinhos deste conceito sem chegar ao mercado com preços nas alturas. Saúde, kanimambo e seguimos nos vendo por aí ou por aqui. Bom fim de semana e vem me visitar na Vino & Sapore, vem!
Ps. Clique nas imagens para ampliar
Oba!
Por mais garrafas com a boa e desejada relação custo x benefício! Em casa, somente eu tomo vinho e todas vez que vem aquela vontade, abro uma garrafa de 750 ml já pensando que não tomarei tudo numa noite, que oxidará, já não será “o mesmo” vinho…até comprei a bombinha, mas ainda sinto diferença no vinho de um dia para o outro.
Meia garrafa ou dose única é, neste caso, a melhor alternativa. Porém, na realidade, o custo não compensa e nem sempre se encontra boas opções neste formato…dilema difícil!
Oi Erika, em vez da bombinha faz o seguinte. Compra uma garrafinha de rosca de 375ml , toma o vinho e guarda a garrafa. Na próxima vez que fores abrir uma garrafa de 750ml de cara enche essa garrafa de 375ml que guardaste, até a boca e fecha. Tomas o restante e essa de 375ml podes guardar de três a quatro dias na geladeira sem qualquer diferença! Faz a prova e depois me diz. Agora, não pode fazer isso usando resto que tenha sobrado da de 750ml porque aí já ouve muito contato com o oxigênio, tem que ser na hora que abres, ok? Isso em casa, porque se fores a um restaurante melhor a comprares a de 375ml mesmo! rs Abraço
JFC, esta bicicleta de Pinto Noir, já rodou varias vezes na minha taça e da minha esposa, realmente é um vinho que me agrada bastante tanto na qualidade como no preço, apesar que neste quesito atualmente nem tanto, no segundo semestre de 2015 o 2014 paguei R$39,00
Oi Tomaz, naquela época não tinha IPI, só aí mais 12% no preço final, mais dois aumentos de ST, dá nisso!
Olá Tomaz,
Encontrei o Bicicleta Cabernet Sauvignon por aqui (moro em Niterói/RJ) Uma delicia. Mais uma excelente recomendação.
Comprei também o Carmenere (2014). Você já experimentou, o que achou? O Pinot Noir continuo a procurar.
Obrigada.
Ana Silvia
Oi Ana, grato pelos comentários. O Carmenére não provei ainda não, sorry.
João Filipe (rs) não Tomaz
Fiquei orgulhoso agora!!, ser confundido com você. Quem dera eu conhecer tanto de vinho e poder degustar as maravilhas que você. comenta, rs,rs,rs,