Fondue & Vinho, Parceiros do Inverno
O inverno chegou e, desta vez, com um friozinho gostoso e mais constante, especialmente à noite. Uma dica é curtir o friozinho se saciando com um gostoso fondue de queijo, um saboroso vinho e, para quem pode, o calor de uma lareira acesa e a companhia certa, poucas coisas tão gostosas e tão românticas. Fondue, originário da Suiça e outrora muito elitista em nossas terras tupiniquins, sempre foi algo muito corriqueiro em países europeus de inverno mais rigoroso e, aqui, começa a ganhar um status diferenciado até porque não exige grande conhecimento para elaborá-lo e tão pouco é caro. Com os pacotes prontos para uso e de custo bastante baixo, basta comprar um kit para fondue e começar a curtir sem grandes gastos e, ainda por cima, tem aquele tempero romântico quando “harmonizado” a dois. Um pacotinho desses de fondue de queijo, os puristas vão se revoltar mas é bem mais prático e bom, serve duas pessoas numa boa e, se quiser algo mais, complete com um de chocolate e frutas, bom demais! Eu tenho sempre umas caixinhas de uma marca suiça na despensa, nunca se sabe quando dá vontade, então …..
Na hora do fondue sempre fica uma pergunta, que vinho tomar? No de carne é fácil; vai-se de tintos, macios, taninos sedosos e “amistosos” ausentes de qualquer adstringência mais acentuada, pelo menos em minha opinião, afinal isto não é churrasco! rs Quanto ao de queijo, há seguidores tanto do branco como do tinto e não existe regra, vá com o que você mais gosta. Pessoalmente, gosto de harmonizar meu fondue de queijo com um vinho tinto pouco tânico, leve e fácil de beber sem se contrapor ao queijo, mas não deixo de tomar meus brancos também, até porque gosto de variar. Nos brancos devemos evitar aqueles muito citricos e florais de acidez acentuada que, tradicionalmente, são mais companheiros para frituras, preferindo aqueles um pouco mais untuosos e de maior estrutura porém sem muita madeira devendo ser tomados frescos, mas não muito gelados, veja um teste que a confraria Saca Rolha com diversas opções. Qual o melhor? Bem, eu cá tenho minhas preferências, mas isso depende de disponibilidade financeira e gosto, então já que o inverno promete ser bastante frio, aproveite os próximos 30 dias e não se acanhe, teste diversas combinações e depois, compartilhe conosco qual você mais gostou. Como costumo frisar, não precisamos gastar rios de dinheiro para curtir momentos destes apesar de que, se alguém quiser fazer bonito e tiver bala na agulha, existem inúmeras opções muito saborosas com preços mais altos.
Para acompanhar o fondue de chocolate, não existem muitas opções e talvez a melhor harmonização seja um Banyuls ( da região de Roussillon no sul da França) como o Chapoutier (Mistral) ou um Vinho do Porto Ruby, eventualmente um Reserva ou até um LBV com alguns anos de garrafa, apesar destes talvez virem a apresentar uma concentração e nível alcoólico um pouco altos demais. Agora, também não precisa ser xiita, vai de fondue sem vinho que vale também, importante é o momento.
Ah, mas eu só falei de queijo e chocolate! Bem, é que a harmonização de fondue de carne, como já falei, é muito mais simples e recai, essencialmente, nos vinhos tintos. Por outro lado, apesar de ser muito simples de fazer, o segredo para o fondue de carne é a variedade e qualidade dos molhos ofertados como acompanhamento o que pode transformar um momento agradável num verdadeiro desastre. Então, se quiser uma dica, trabalhe bem os molhos! Quanto aos vinhos, mais uma vez depende do gosto de cada um lembrando que o vinho tem que primeiramente, na minha opinião, harmonizar com as pessoas e só depois com o prato, melhor com os dois! Eu acho que um Syrah de médio corpo com pouca ou nenhuma madeira é coringa nesses casos.
Caso queira servir vinhos um pouco mais encorpados com seu fondue de carne, sugiro os de corpo médio, não muito pesados, de taninos mais macios com pelo menos uns dois anos de garrafa para que não briguem com a diversidade de molhos servidos.
Por quaisquer cem a cento e vinte pratas você já consegue fazer a festa com fondue de queijo, chocolate e um vinho para duas pessoas. Lógico dá para sofisticar e aí o custo aumenta, mas não existe desculpa para você deixar de aproveitar este friozinho para namorar e se deliciar com vosso Fondue & Vinho preferido. Quer juntar os amigos e curtir, então a dica é expandir esse universo e começar com fondue de queijo e vinho branco, depois de carne com tinto e termine com o de chocolate. Afora se divertirem, certamente a noite será muito saborosa e alegre.
Para quem preferir botar a mão na massa eis alguns links de receitas;
- http://pt.petitchef.com/receitas/varios-tipos-de-fondue-de-queijo-fid-304146
- http://www.muitomaisreceitas.com.br/receitas/sopas_e_caldos/fondue_de_queijo.html
- http://tudogostoso.uol.com.br/receita/11915-fondue-de-queijo.html
- http://www.fondue.com.br/fon3.htm
- http://www.livrodereceitas.com/salgados/salg1406.htm
- http://cybercook.terra.com.br/receita-de-fondue-de-dois-queijos-com-vinho-branco.html?codigo=9520
Não testei nenhuma, mas…….salute e bon apetit! Kanimamab pela visita nesta semana pouco produtiva por aqui. Semana que vem tem mais.
Ps. Revisado de post primeiramente publicado em Julho de 2009.
Uma dica para quem quiser testar: ao preparar o fondue de carne, substitua o óleo por uma garrafa de um vinho, tipo um Merlot básico nacional. A carne fica saborosa e muito mais saudável.
Abraços
Dr. Luís
Oba, grande dica! Essa preciso experimentar, pois também tem o problema do cheiro tomar conta da casa quando ´frito no óleo.
Valeu pela dica mon ami.
Olá tenho uma duvida, e para quem costuma freqentar sequência de fondue, qual o melhor vinha para acompanhar os três tipos??
Oi João, tenho umas receitinhas ótimas de fondue de carne ao vinho tinto seco e de queijo com branco seco… mas, como não sou conhecedora de vinhos, quero sua ajuda!
Gostaria de comprar dois vinhos bons, com os quais eu possa não só cozinhar, mas também toma-los! Acredito que se comprar um vinho qualquer de cinco reais para cozinhar meu fondue, dificilmente meus convidados apreciaram bebe-lo… Ah outra coisa, eu não gostaria de gastar mais do que 30 reais a garrafa, você me ajuda?
Obrigada,
Lou
Oi Louise, olha tudo vai depender de onde você está localizada, mas este próprio post tem uma série de dicas. Alguns preços podem estar um pouco defasados pois já faz um tempo que o escrevi, mas seguem sendo opções. Dos vinhos mais recentes, agora falando de preços que tenho na loja, para o de queijo recomendo o Casa Punti Chardonnay (argentino) e o Lauquita Chardonnay (chileno) ou até o Vale da Mina Alentejo ou Quinta de Cabriz branco do Dão (português). Nos tintos, um Merlot nacional como Marco Luigi, Confini Sangiovese (italiano) são boas opções para o de queijo assim como o Anakena Pinot Varietal (este chileno e algo mais caro – R$35) e, para o de carne, o San José tempranillo/syrah ou Vina Amalia Cabernet/Merlot (ambos argentinos) e Caza da Lua Douro (tinto) valem o teste.
Abs
Muito Obrigada João!!!
Estou no rj e vou procurar agora por suas dicas!!!!!
Bjussss!!!!!
Caro João, estou voltando de uma viagem a Argentina, onde tomei um delicioso Saint Felicien Malbec 2010. Tamanha foi minha surpresa (na verdade, sou um neófito no mundo dos vinhos) que comecei a pesquisar sobre ele na internet e tive a felicidade de encontrar seu site! Porém, vi que esse vinho não é comercializado no Brasil. Então, gostaria de pedir sua ajuda: existe algum semelhante que podemos encontrar por estas terras? Moro no Rio. Outra ajuda: o que acha do Alto Las Hormigas Malbec? Tomei certa vez em um restaurante aqui no Brasil e fiquei encantado, sobretudo com o aroma! Um abraço, Murilo.
Boa noite! João Felipe
Eu gostaria de saber quais vinhos vc recomenda para harmonizar com as foundes de queijo, carne, frango e chocolate. Eu iriei a um restaurante de São Paulo para um jantar romântico e quero tornar esse momento especial com a harmonização certa para cada uma das foundes.
Segue link da carta de vinhos do restaurante:
http://www.chalezinho.com.br/uploaded_files/cardapio_1_imagem1_8.pdf
Se puder me ajudar. Agradeço desde já!
Ci, desculpe pela demora na resposta, andei meio sem tempo, e espero que ainda chegue a tempo. Na verdade acho essa carta caríssima e minha sugestão seria tentar ver se eles permitem que vc leve o vinho e qual o preço da rolha, pode ser bem mais interessante. Dentro do que eles têm, eu talvez escolhesse o Bordeaux Bois Chantant, um vinho bastanta amável que pode ir bem com os fondues de queijo, frango e carne. Para o de chcocolate, uma dose de 80ml do Ferreira Porto Ruby cairá muito bem. Boa sorte!
Adorei a reportagem. Só ficou complementar o valor médio dos vinhos que armonizam o fundue de chocolate como foi descrito nos demais tipos de fundue.
Atenciosamente Maraísa C de Souza
Olá Maraísa, um bom LBV ou Banyuls vai andar pela casa dos 100 a 120 Reais.
Olha estão de parabens por trazer esse gostoso sabor do fondue com um bom vinho.
JOÃO FELIPE BOA NOITE,
PARA COMEMORAR O ANIVERSÁRIO DE MEU FILHO QUE FARÁ 19 ANOS, PRETENDO SERVIR 3 TIPOS DE CANAPÉS, 2 QUALIDADES DE SALGADINHOS QUENTES E FONDUE DE QUEIJO, E DE SOBREMESA FONDUE DE CHOCOLATE E AINDA UMA TORTA DOCE. BEM, EU TENHO DOIS VINHOS TINTOS EM MINHA CASA SÃO ELES: SANTA FELICIDADE E COLINA. QUERO SABER SE POSSO SERVI-LOS COM O FONDUE, OU SE DEVO COMPRAR VINHO BRANCO, E QUAL TIPO , OU SEJA, SUAVE, SECO E ETC.
ABRAÇOS.
Alessandra, esses são vinhos de mesa sem muito a entregar. Em sendo aniversário sugiro algo melhor e sempre seco. Só no Brasil é que inventaram essa coisa de vinho suave nos vinhos finos. Óbvio que o importante é que vocês gostem do vinho! Eu sugiro um tinto de corpo médio, taninos suaves (diferente de vinho suave) e macios para não brigar com o Fondue de queijo. Quanto ao de chocolate, um Porto Ruby creio que vai bem.
adoreii a pagina eu vivo em portugal queria saber qual vinho portugues p cozinhar o foundi de carne e melhor qualquer um seco???
Camila, pessoalmente nunca fiz a receita assando a carne no vinho, porém me parece que qualquer vinho seco na casa dos 2 a 3 Euros, não vale complicar muito nesse estágio, guardando o melhor para a taça! rs Tchin-tchin.
JFC,
Bom dia! Eu me recordo de uma estória, já nem me lembro mais o autor, de que o marido adorava uma carne ao vinho que a esposa fazia. Um dia ele resolveu ver que vinho era e quando viu disse que não era para usar aquele vinho, que era muito bom e devia ser só bebido. Bom, para fazer a estória longa curta, ela mudou o vinho e o prato nunca mais teve o mesmo sabor.
Abs.,
Guilherme
Touché Guilherme e revisei entre 2 a 3 Euros. Só lembrando que nessa faixa vc acha nos supermercados em Portugal alternativas já bem interessantes, não vinho de garrafão, que por aqui estão na casa dos R$30 a 40!
JFC,
Verdade, rsrsrs, devo confessar que sempre coloco um pouco de vinho branco no fondue de queijo e ainda não senti nenhuma diferença do vinho mais barato ao mais caro, do mais conhecido ao menos conhecido.
Abs.,
Guilherme