Em Junho, Setúbal é em São Paulo e Rio!

Pelo menos no quesito vinhos, mas vão faltar as sardinhas e o queijo do azeitão!! rs Enfim, não se pode ter tudo né?? Apesar do crescimento nas vendas no Brasil, a região ainda carece de melhor conhecimento por parte da comunidade enófila em terras brasilis. Este evento creio que é uma boa oportunidade de explorar um pouco mais essas terras a pouco mais de meia hora ao sul de Lisboa. Dá para ir de manhã e voltar à noite para o hotel ou ainda curtir o dia por lá a caminho do Alentejo e de Évora.

A Península de Setúbal tem uma forte tradição vitivinícola. Em 2000 a.C. a região acolheu as primeiras vinhas da Península Ibérica. Com o passar do tempo, Setúbal e as suas penínsulas adquirem maior prestígio e importância, tornando-se um destino turístico de excelência graças à natureza e ao patrimônio edificado, igualmente rico em diversidade e importância histórica. As culturas da vinha e do vinho têm sabido integrar-se e adaptar-se aos novos tempos e são hoje unanimemente reconhecidas como joias da região, importantes recursos e produtos enoturísticos.

Peninsula de Setubal (2)

Na Península de Setúbal produzem-se três tipos de vinho certificado: Vinhos DO Palmela; Vinhos DO Setúbal e Vinho Regional Península de Setúbal, tanto em brancos como tintos e fortificados e foi com o avanço de 23,42% nas importações deste vinhos em 2017 que as 15 empresas portuguesas que atuam no Brasil vinculadas à Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS) decidiram dar um passo a mais no sentido de divulgar a marca Vinhos de Setúbal em São Paulo e no Rio de Janeiro. Os destaques nas vendas ficaram, principalmente, por conta dos vinhos produzidos a partir das uvas castelão (também conhecidas como periquita), além dos brancos e moscatéis. Entre as marcas mais icônicas no Brasil estão Periquita (José Maria da Fonseca), Bacalhôa (Quinta da Bacalhôa), António Saramago, Horácio Simões e Venâncio Costa Lima, cujo vinho Moscatel Roxo de Setúbal 2013 conquistou o título de melhor moscatel, na 17ª edição do concurso francês “Muscats du Monde”, realizada em julho de 2017.

De acordo com Henrique Soares, presidente da CVRPS, o Brasil é o segundo país para exportação dos vinhos de Setúbal o que é um excelente resultado, considerando a crise econômica brasileira. “É uma consequência do desempenho firme da estratégia promocional desenvolvida para o Brasil nos últimos anos”, ressaltou. Junte-se a isso o reconhecimento da qualidade dos vinhos portugueses, que hoje ocupam a segunda posição no ranking da bebida importada no país, de acordo com dados divulgados pela Consultoria Ideal. “Serão duas grandes provas, dia 7 de Junho em São Paulo no Consulado Português e 5 de Junho no Rio (Copacabana Palace). Além disso, várias empresas da região vão marcar presença nos eventos “Vinhos de Portugal” organizados pelo Globo e pelo Jornal português “Público”, na expectativa de continuar a fazer crescer essa “boa onda” dos vinhos portugueses no Brasil, para os quais a Península de Setúbal tem dado um forte contributo” – afirmou.

Curiosidades:

O nome Periquita teve origem na propriedade Cova da Periquita, localizada em Azeitão (região de Setúbal), de onde provinham afamadas uvas de grande qualidade. José Maria da Fonseca iniciou a vinícola por volta de 1830 e, desde então, a fama dos vinhos produzidos com as uvas dessa área foi difundida por toda a região de Setúbal. Hoje, castelão é o nome legal desta uva, apesar de ainda ser reconhecida como “Periquita” entre os locais.

Os melhores moscatéis do mundo

No ano passado, os moscatéis da Península de Setúbal mantiveram-se entre os melhores do mundo graças ao primeiro lugar conquistado pelo Moscatel Roxo de Setúbal Venâncio da Costa Lima 2013, na 17ª edição do concurso francês “Muscats du Monde”. A empresa Venâncio Costa Lima também arrebatou ouro com o Pioneiro Moscatel Roxo de Setúbal. Ainda receberam medalhas de prata o Malo Moscatel Roxo de Setúbal Superior 2009 – Malo Tojo Estates; o Bacalhôa Moscatel de Setúbal Superior 30 anos; o Venâncio da Costa Lima Moscatel de Setúbal 2013; o Casa Ermelinda Freitas Moscatel de Setúbal; o Adega de Pegões Moscatel de Setúbal; e o Sivipa Moscatel Roxo de Setúbal 2011.

As 15 empresas da CVRPS atuantes no Brasil: Adega Cooperativa de Palmela, CRL; António Saramago – Vinhos; Bacalhôa – Vinhos de Portugal; Casa Ermelinda Freitas; Coop. Agr. de Santo Isidro de Pegões; CW – Comporta Wines; Horácio dos Reis Simões; José Abreu Lopes Mota Capitão – Herdade de Portocarro; José Maria da Fonseca Vinhos; Malo-Tojo Estates; Pêgo da Moura; Quinta do Piloto – Vinhos; Brejinho da Costa; SIVIPA (Soc. Vinícola de Palmela); Sociedade Agrícola da Arcebispa.

Setubal - Save the Date Brasil SP[7664]

Outras informações estão acessíveis pelos sites: www.vinhosdapeninsuladesetubal.pt e www.moscateldesetubal.pt

Pronto, avisei, agora quem quiser participar que corra atrás, eu vou! rs Kanimambo e espero encontrar você por lá ou por aqui mesmo. Sáude!

Cheers Smile