Resveratrol, Ajuda no Combate a Inflamações Respiratórias
Grupo de pesquisadores da Universidade do Estado de Geórgia, nos EUA, lideradas por Jian-Dong Lin, identificaram um novo mecanismo que o resveratrol, um composto encontrado naturalmente em alguns alimentos como as uvas, utiliza para aliviar a inflamação nas vias aéreas. Os resultados sugerem que o composto pode fornecer benefícios para a saúde e ser utilizado para desenvolver agentes anti-inflamatórios novos e eficazes.
As doenças inflamatórias do trato respiratório superior, como asma e a doença pulmonar obstrutiva crónica, afetam mais de 500 milhões de pessoas em todo o mundo e são caracterizadas por inflamação crónica que é agravada por agentes patogénicos respiratórios, como é o caso do Haemophilus influenzae.
Os antibióticos são utilizados rotineiramente no tratamento de infeções por este agente patogénico, mas devido ao número crescente de estirpes de bactérias resistentes a estes fármacos e ao sucesso limitado dos tratamentos disponíveis há necessidade de desenvolver terapias alternativas.
Neste estudo, os investigadores constataram, pela primeira vez, que o resveratrol diminuía a expressão de mediadores pró-inflamatórios nas células epiteliais das vias aéreas e nos pulmões dos ratinhos através do aumento de uma molécula (MyD88) que funciona como regulador negativo das vias de sinalização inflamatória.
Os investigadores também verificaram que o resveratrol tinha efeitos anti-inflamatórios após a infeção pelo Haemophilus influenzae, o que sugere o seu potencial terapêutico e portanto um copito de tinto diariamente pode ajudar ou, ao menos, é mais uma desculpa! rs Lógico que, no caso de gente que tenha alguma doença do tipo é sempre bom trocar umas ideias com seu médico e nunca colocar o pé na jaca, mas não deixa de ser mais uma boa notícia já que vinho tinto possui boas doses de Resveratrol. Vinho é saúde e cada vez isso fica mais comprovado. Para ler a matéria completa, clique aqui no site do Banco da Saúde.
Kanimambo pela visita, saúde e seguimos nos encontrando por aqui, na Vino & Sapore ou qualquer outro ponto de nossa vinosfera.