16 de abril de 2019
por João Filipe Clemente
Os Símbolos da Páscoa à Mesa.
Quer sigamos preceitos religiosos ou não, certamente a maioria de nós acaba absorvendo as tradições da Páscoa. O Porquê do Bacalhau, do Cordeiro, do Pão, do Vinho, dos Ovos de Páscoa, você sabe? Quer agregar algo a esta sucinta lista, sempre bem vindo para enriquecer o conteúdo, usem os comentários à vontade.
- Peixe (Bacalhau): Na época da Idade Média (ainda hoje), os cristãos deveriam obedecer os dias de jejum, excluindo de sua dieta alimentar as carnes “quentes ”, já o peixe era uma comida “fria” e seu consumo era incentivado pelos comerciantes nos dias de jejum. Como o bacalhau era abundante e barato, este passou a ter forte identificação com a religiosidade e a cultura do povo português.Os portugueses desembarcaram o hábito de comer bacalhau no Brasil já na época do descobrimento. Mas com a chegada da corte portuguesa, no início do século XIX, ocorreu uma difusão natural. Em 1843, a Noruega oficialmente exportou a primeira carga de bacalhau para o Brasil.Os intelectuais da época, liderados por Machado de Assis, sempre aos domingos, reuniam-se em restaurantes do centro do Rio de Janeiro para degustar um autêntico “Bacalhau do Porto” e discutir os problemas brasileiros. Ainda hoje são muitos os restaurantes especializados em preparar e servir um autentico bacalhau, marca da união do homem à mesa em torno de longas conversas. Virou tradição na Sexta-feira Santa.
- Cordeiro: O cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa, é o símbolo da aliança feita entre deus e o povo judeu na páscoa da antiga lei. No Antigo Testamento, a Páscoa era celebrada com os pães e com o sacrifício de um cordeiro como recordação do grande feito de Deus em prol de seu povo, a libertação da escravidão do Egito. Assim o povo de Israel celebrava a libertação e a aliança de Deus com seu povo. Moisés, escolhido por Deus para libertar o povo judeu da escravidão dos faraós, comemorou a passagem para a liberdade, imolando um cordeiro. Tradição de Domingo de Páscoa.
- Pão: significa o corpo de Jesus que foi oferecido para os discípulos na ceia final
- Vinho: o vinho representa o sangue de Cristo que foi servido para os discípulos na última ceia e é considerado um dos principais símbolos da Páscoa.
- Ovo de Páscoa (Chocolates): a tradição do ovo é antiga e teria surgido com os povos do Mediterrâneo, Oriente e Leste Europeu. O ovo significa nascimento e em outros locais a alegria de uma nova vida (ressurreição). Os ovos de páscoa, assim como os chocolates de várias marcas, são usados para presentear amigos e familiares no domingo de páscoa. O ovo, indica riqueza e fartura e nesse período, de acordo com as crenças, a vida está sendo renovada. No século XVIII, os franceses tinham o costume de retirar a parte interna dos ovos de galinha e enchê-los com chocolate. O coelho da páscoa também se tornou um símbolo da data que indica prosperidade.
Agora só falta passar na Vino & Sapore e escolher seu vinho, ou vinhos já que o fim de semana longo promete e quem cumpriu a quaresma deve estar com sede! rs Kanimambo pela visita, saúde
Adorei ! Feliz Páscoa
🇵🇹🍷
Valeu amiga, para você também.
O bacalhau também cai bem com vinho tinto?
Olá Carolina, sim vai sim. Depende muito do preparo do bacalhau e, obviamente, de gosto. Pesquise aqui no blog mesmo que tenho diversos posts sobre o tema. Grato pela visita