Curiosidades do País da Copa II

               Você sabia que o ‘apartheid’ era uma política de segregação racial? Sim, se não esteve escondido em alguma gruta pelos últimos 40 anos, certamente saberá. Agora, você sabe que essa política não somente segregava brancos e negros? É vero, mas isso poucos sabem. No entanto, se virmos as placas nos bancos de praça e locais públicos, entre outras, vemos que o aviso é muito claro, Nie-Blanks ou Non-Whites. Ou seja, a segregação era entre brancos e não brancos sendo jogados nessa segregação, também os mulatos, indianos e chineses por exemplo, mesmo que em menor escala ou, digamos assim, com uma maior leniência para estes. Era a política dos Só-brancos!

              Politica institucionalizada pela maioria Afrikaner da população branca dominante, mostrava todo o xenofobismo de uma parte importante da população que se mostrava arredia a todos que não fossem Afrikaners, especialmente aos estrangeiros. Gregos e portugueses, por exemplo, eram meramente tolerados nessa sociedade, vistos como um mal necessário para melhorar o equilíbrio de brancos e negros no país. Hoje, graças a Mandela e outras lideranças negras e brancas, esse “satus quo” mudou e o país vive momentos especiais apesar das dificuldades encontradas.

           Existem hoje uma série de bons filmes sobre Mandela que mostram um pouco do que foi essa luta, porém minha recomendação para os amigos que se interessarem por conhecer um pouco mais da história deste belo país, é para que assistam a três filmes muito especiais; Biko, The Power of One (o poder de um jovem) e Sarafina, de onde pincei este vídeo com a musica tema “Freedom is Coming”. Muito ainda há por fazer, que seja feito em paz e respeito a todos. Colocar de lado feridas nem sempre cicatrizadas e apostar num futuro em que as memórias do passado e atrasos tribais não assombrem as gerações por vir, requer um esforço muito grande de todos. Que Mandela e seu legado, patriarca da nova nação, para sempre iluminem o caminho de fraternidade entre os povos. Não ao racismo de qualquer tipo, porque tanto faz de que lado venha a intolerância! A Copa do Mundo na África do Sul é muito mais que um evento esportivo, é o ponto máximo de demonstração da integração dos povos, bandeira maior a ser lembrada. 

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=1YRQefxaLVg&feature=related]

Salute e kanimambo.