5 de janeiro de 2012
por João Filipe Clemente
O Vinho É……………
Recebi da amiga Sonia Denicol e gostei muito, razão para compartilhar esta saborosa mensagem com os amigos de nossa Vinosfera.
- “O mundo do vinho tem sentidos comuns com estes tempos de festas. Todo bom vinho que chega a nossa taça é fruto do trabalho conjunto das mãos que transformam a uva em vinho, que o encerram em garrafas vestidas em belos rótulos, e que o fazem chegar até nós. Sentido de união, de uma cadeia construtiva em torno de um objetivo comum.
- O vinho agrega as pessoas que apreciam a boa mesa. Forma confrarias que perduram por longos anos. O sentido da amizade.
- O vinho relaxa e descontrai. A combinação da alegria e do prazer.
- Guardamos um grande vinho para beber com quem é especial para nós: um jantar com amigos, um nascimento, um aniversário, um casamento, uma celebração especial. O sentido de partilha.
- O vinho requer o tempo das estações para estar pronto. Exercício da paciência.
- Quando a natureza entrega mais uma boa safra de grandes vinhos, então é momento para agradecimento.
- E quando todo o trabalho de um ano é perdido, como o que aconteceu recentemente com as chuvas de granizo que destruíram muitas produções no Rio Grande do Sul, então é preciso secar as lágrimas e começar tudo de novo. Hora de persistir.
- Acreditar que a natureza será pródiga na próxima safra. A mais pura fé.
- Persistência e fé que nascem da forte relação do homem com sua terra e seus frutos. O sentido do amor.
- Amor que respeita os ciclos da terra, dando-lhe o tempo de descanso para que devolva ao homem frutos bons e saudáveis. Em tempos modernos chama-se sustentabilidade, que nada mais é do que seres humanos e natureza em harmonia e equilíbrio.
- E a cada ano o forte desejo de produzir um grande vinho tem o sentido da realização dos sonhos, que move a todos nós. O sentido de objetivos e metas.”
Que 2012 seja de fé em nós mesmos e em nossos objetivos com a persistência e dedicação necessárias para perseguir nossas metas. Esperamos que seja pleno de saúde, alegria e, porquê não, din-din no bolso porque isso sempre ajuda no resto. A todos, nosso kanimambo especial e esperamos vê-los também lá na Vino & Sapore lembrando que ainda na segunda quinzena de Janeiro daremos inicio a nossa agenda de degustações. Semana que vem inicio a publicação de meus Achados de 2011 e de meus Deuses do Olimpo.
João Felipe- um bom 2012. Muita alegria, muito vinho. Para tua relação, o meu Deus do Olimpo de 2011 foi o Mouton Cadet Réserve Sauternes, do Baron Phillippe de Rothschild. Um verdadeiro néctar dos deuses.