5 de julho de 2012
por João Filipe Clemente
Derrubando Mitos do Vinho – Participe
O texto do Marcio publicado ontem aqui, foi muito apreciado pelos amigos e houve quem comentasse que há mais do que aqueles 10 mitos citados. Fica aqui um convite aos amigos leitores, mandem-me Mitos do Vinho que merecem ser derrubados e que não constem do texto do Marcio, depois compilo tudo e publico tudo num post especifico com seus devidos créditos. E aí, tem Mitos outros que merecem ser derrubados? O Guilherme, por exemplo, citou aquele de que “vinho bom é aquele que você gosta” é uma furada, você acha?
Ps. Imagem colhida do blog Falsas Verdades. Clique na imagem para passear por lá!
Vários amigos compartilham da teoria de que um alto grau alcoólico significa um vinho de qualidade (e a falta de álcool representa um vinho de baixa qualidade).
Se fosse assim, pinots da Borgonha não teriam 12% e alguns malbecs horrorosos que encontramos nos supermercados não teriam seus 15%. 🙂
DISCORDO COM O GUILHERME SOBRE VINHO BOM É AQUELE QUE VOCÊ GOSTA SER UMA FURADA, POIS O GOSTO DE CADA UM É PESSOAL E NÃO PODEMOS IGNORAR ISSO, O QUE SERIAM DOS CABERNET SAUVIGNON, TANNAT, GAMAY ETC… SE TODOS GOSTASSEM DE MERLOT????
JFC,
sinto, mas vou adiantar um pouco aqui as minhas palavras.
Luiz,
Vamos trabalhar com o exemplo da cabernet sauvignon.
Existem vinhos mais simples e mais complexos elaborados com a mesma varietal, que pode ter diferentes expressões em decorrência de sua origem e modo de vinificação. Em determinado momento da minha vida, no começo da minha experiência organoléptica, provei um cabernet sauvignon chileno que ostenta a palavra reservado no rótulo e gostei dele.
Por que gostei dele devo seguir minha vida tomando só ele?
Ou devo provar um top chileno elaborado com a mesma uva para fazer a comparação entre eles?
Ou provar um cabernet sauvignon do Russian Valley que deve ser muito mais encorpado?
Porque gostei daquele cabernet sauvignon reservado chileno não posso provar mais nada?
Além disso, como gosto é gosto, eu não poderia gostar de um vinho tecnicamente ruim? Ou dizer que eu não gosto de um vinho tecnicamente correto?
Por isso gosto é gosto, mas não é bom só porque eu gosto.
Abs.,
PREZADO JFC ACHO QUE VOCÊ NÃO ENTENDEU O QUE EU QUIS DIZER: É ÓBVIO QUE VOCÊ PODE E DEVE PROVAR MUITOS E MUITOS VINHOS PARA PODER DISSERNIR ENTRE UM SABOR E OUTRO, MAS ISSO NÃO QUER DIZER QUE EU NÃO POSSA TER A MINHA PREFERÊNCIA, E COMO EU DISSE, PREFIRO MERLOT, MAS NEM POR ISSO EU DEIXO DE PROVAR CAB.SAUVIGNON, GAMAY, TANNAT, ETC…SE EU DIGO QUE ESTE OU AQUELE VINHO É BOM, É PORQUE PARA O MEU PALADAR É BOM, É ÓBVIO QUE PARA VOCÊ ESSE MESMO VINHO POSSA NÃO SER BOM, OU PARA O FULANO, BELTRANO E POR AÍ VAI…..EU ADORO FÓRMULA 1, MAS NEM POR ISSO DEIXO DE OLHAR FUTEBOL, VÔLEI, BASQUETE….CAPTOU???? ABRAÇOS
Luiz, só para esclarecer que você está dialogando com o Guilherme, não comigo. eheh Abraço
BÁ JFC, ME DESCULPA CARA, QUE MANCADA….AHAHAH…OBRIGADO PELO TOQUE…ABRAÇO