Vinhos de Celebração
Há um tempo que estou devendo esta lista de vinhos tomados durante as celebrações de meu aniversário este ano. Já me pediram a data, não passo, mas sou Aquariano para quem interessar possa. rsrs Nestes momentos, é comum extrapolarmos orçamento e nos presentearmos com o que de melhor podemos comprar. No meu caso, um verdadeiro assalto à adega e algumas compras, a maioria no exterior. Por outro lado, desta vez decidi comemorar um mês inteiro, então houve tempo para eleger e curtir só vinhos de primeiro nível.
Como sabem, sou um firme defensor de buscar bons vinhos por bons preços, esse é um dos objetivos deste blog, e estes se encontram em qualquer gama de vinhos. Mesmo nos top, existem vinhos que se sobressaem pois entregam, ou pelo menos deixam essa percepção, mais valor do que o preço pago. Nesta lista, a maioria se encontra nessa faixa de mais valia, ainda mais quando comprados fora. Os novos preços em decorrência da taxa cambial e outros senões, lamentavelmente prejudicam qualquer avaliação mais criteriosa nesse sentido. De qualquer forma, em momentos de celebração o preço acaba virando fator secundário.
Nas próximas semanas comentarei os vinhos e sensações ao tomar estes deliciosos vinhos dividindo-os em dois posts. Por enquanto fiquem somente com a lista e imagem desses vinhos de primeiro nível, dos quais boa parte, disponíveis no mercado brasileiro. Já antecipo, são todos deliciosos, cada um com seu jeito e sua personalidade, mas todos de grande qualidade tendo me dado muito prazer tomá-los.
Esbaldei-me com vinhos de tudo o que é estilo e origem, mas ao escrever estas linhas é que me dei conta de que minhas preferências vieram à tona mesmo que inconscientemente. São quase todos vinhos de assemblage, exceção feita ao Albariño, ao Allende (tempranillo) e ao EMME (cabernet sauvignon) e do Velho Mundo!
-
Bindella 2004 – Toscana / Vino Nobile de Montepulciano – Não é importado no Brasil.
-
Peter Lehman Barossa Cab/Merlot 2004 – Barossa / Asutrália – Expand (não vi este rótulo no portfolio)
-
Il Brusciato 2005 – Toscana / Bolgheri – Expand
-
Chateau Les+Trois+Croix 1999 – Fronsac / Bordeaux / França – Mistral (?)
-
Abadia Retuerta Selección Especial 2001 – Sardon del Duero / Espanha – Peninsula
-
Prosecco Bedin – Veneto / Itália – Decanter
-
D. Pedro de Soutomaior Albariño Rias Baixas 2007 – Galicia / Espanha – Peninsula
-
Chateau Milens 2001 Grand Cru – Saint-Emilion / França – Não importado no Brasil.
-
Prosecco Rústico de Nino Franco – Veneto / Itália – Expand
-
EMME Grande Escolha 2003 – Terras do Sado / Portugal – Lusitana
-
Allende 2004 – Rioja / Espanha – Península
-
Quinta do Noval LBV 2000 Unfiltered – Vinho do Porto / Portugal – Grand Cru
Salute e kanimambo.
Caro João Filipe Clemente,
Fico muito lisonjeado com esta detalhada e apaixonada descrição dos vinhos que gosto de denominar “celebrantes”.
Gostaria de ressaltar a elegância do Allende 2004, que tive a oportunidade de apreciar em uma choupana ao norte de Rioja.
Parabéns pela coletânia,
e espero visitas suas ao mais novo site dos Sommeliers de Sarcoidoux.
Muito obrigado.