Porquê Smiles?
O que ocorre quando você obtém prazer? Por acaso você não sorri? Quanto maior for o seu prazer, maior, ou mais intenso, não é o seu sorriso? Minha carreira internacional foi desenvolvida ao longo de 28 anos correndo mundo e conhecendo; Aeroportos, hotéis e escritórios de empresas ou fábricas. Eventualmente restaurantes, quando sobrava um tempo ou eu não estava esgotado. Nestas viagens de negócios, pouco dá para se conhecer dos locais em que estamos, muitas vezes por muito pouco tempo, pipocando de cidade em cidade e Pais em Pais. A sustentação dessas viagens são os hotéis e sua capacidade de nos aconchegarem nos poucos momentos de descanso que temos nessas viagens. Isso e a visão da volta a casa! Por isso, sempre fiz uma avaliação pessoal dos hotéis em que fiquei para saber quais descartar e em quais repetir a estadia.
O meu guia de hotéis mostra quatro estrelas e dois smiles, três estrelas e três smiles, cinco estrelas e um smile, e por ai afora. O smile, ou ausência dele, era a minha mensuração do índice de satisfação que senti durante a minha estadia e medido, em grande parte, pela simpatia, amabilidade, carinho e aconchego do hotel sem perder de vista a qualidade. Da mesma forma a minha mensuração de prazer na visita a um restaurante. Pode não ter a melhor comida nem ser o mais chique, porém, no conjunto, pode ser aquele que me dá o maior prazer de visitar e, conseqüentemente, terá um numero de smiles maior na minha análise. Certamente será, também, merecedor de diversos retornos.
Quis transportar esta filosofia para os vinhos sempre e quando, os tenha que analisar e comentar. Não serão avaliações na essência da palavra, tão pouco julgamentos de qualidade. Estes, só você pode fazer. São análises muito mais objeto de reflexão e mensuração de satisfação, gerada ao tomar determinado vinho, do que meras avaliações técnicas. Não sou um critico de vinhos e nem sei se esse é um objetivo a ser alcançado. Minha análise tem, de qualquer forma, outros objetivos. Até em função disto, este indice é um “bem bolado” entre algum conhecimento técnico adquirido e, fundamentalmente, o prazer (subjetividade pessoal) que esse vinho, me fez sentir. É essa satisfação que quero compartilhar com você esperando que você possa ter o mesmo prazer de que eu tive ao tomar determinado vinho ou de, eventualmente, comer em um restaurante que me tenha despertado boas emoções. O resultado dessa reflexão e análise mensurados, ilustrarei com smiles e, quando esse prazer me despertar sensações e emoções únicas, em que tenha vontade de saltar, pular e dançar, então um smile especial (blog permitindo), indicando isso, será adicionado. Será, para mim, um vinho ou momento especial, com aquele toque de “quero mais”, que estarei compartilhando com você.
Não creio que haja a necessidade de explicar, mas, para boa ordem:
-
1 smile para um vinho de qualidade média e normalmente leve, agradável de tomar sem, grandes expectativas, mas que me fez sorrir.
-
2 smiles um vinho bom que já me fez esticar o sorriso.
-
3 smiles um vinho muito bom que certamente me fará voltar e já me faz rir.
-
4 smiles será demonstração de imensa felicidade agradecendo aos deuses pelo ótimo vinho e néctar tomado.
-
5 smiles será para vinhos excepcionais que, certamente, terão vários outros símbolos demonstrando minha extrema alegria, previlégio e reconhecimento.
-
$, este símbolo será acrescido ao vinho que for um belo negócio considerando-se a relação preço X qualidade.
Um comentário