Marco Luigi Reserva da Familia Brut 2005
Se é para tomar espumante e o bolso está recheado, sem duvida a escolha é por Champagne, mas grana estando curta, vou de espumante nacional, um belo Chandon Excellence. Se ainda não dá, ia de Marson Brut que sempre foi um dos meus preferidos. Digo ia porque não vou mais, apesar de ser uma ótima opção. Neste ultimo fim de semana tive o prazer de reunir parte da família, o carnaval atrapalhou, para celebrar o 30º aniversário de minha filha e de meus jovens, mas bem vividos, 53. Brindamos com um espumante Marco Luigi Brut, Reserva da Família, safra 2005. Uma beleza, pena que eu só tinha uma garrafa pois era para tomar várias, tamanho o entusiasmo do pessoal!! A partir de agora será visita constante em minha adega e um dos meus preferidos.
-
Produtor – Marco Luigi
-
Região – Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves.
-
País – Brasil
-
Composição uvas – Corte de Chardonnay, Pinot Noir e Merlot
-
Detalhes Produção – Método Champenoise, fermentado na garrafa.
-
Teor de álcool – 12º
-
Safra – 2005
-
Preço médio – R$35,00
Eu que já era fã declarado do Moscatel deles, que considero o numero 1 do Brasil, e do espumante Brut Tradicional, me encantei com este Reserva da Família de apenas 3.000 garrafas produzidas. Muito bom, com bastante frescor, boa acidez, seco, mas sem exageros e sem qualquer amargor final do jeito que gosto dos espumantes. No nariz, aromas de mel, amêndoas e algum brioche bem típico de um espumante elaborado com Chardonnay e Pinot Noir pelo método Champenoise. Na boca, é longo e confirma tudo isto com algun toque, do que me pareceu, abacaxi fresco maduro tudo em perfeita harmonia e equilíbrio. Boa espuma, cremoso, perlage fina, abundante e persistente num conjunto de grande elegância. O surpreendente corte com Merlot, gosto dessa ousadia em inovar, lhe dá um caráter próprio e único. Um espumante nacional de primeiríssima linha que tomei e recomendo a todos os amigos do Falando de Vinhos. Para consumir a uma temperatura entre 6 e 8%. Mais um belo produto que a Marco Luigi nos trás.
Parabéns! Um jovem! Nós estamos só começando, hahaha! Abraço.
Engatinhando meu amigo, engatinhando!
Meu caro Joao,
Acabei de visitar a Marco Luigi aqui em Bento Gonçalves pra conferir o espumante Reserva de Familia Brut que você recomendou.
Realmente para o custo dele é um ótimo nacional. Paguei R$ 27 em uma garrafa e amanhã devo comprar mais.
Apenas retificando a informação acima, caso os leitores procurem o rótulo nas prateleiras, o ano dele é 2004.
Cheguei perguntando pelo 2005 e me informaram que ainda não foi lançado.
Valeu Leandro. O que provei foram eles que, gentilmente me enviaram e é realmente 2005, então, acredito que ainda não esteja disponível para venda. Agora que é bom é, e a simpatia do pessoal aí na vinicola é demais. Fico feliz que tenha gostado e vou seguir seu conselho do free shop.
BEBI RECENTEMENTE UM ESPUMANTE MOSCATEL MARCO LUIGI. FUI Á UMA RECEPÇÃO EM NITEROI E GOSTEI MUITO.
RECOMENDO. SERÁ QUE O BRUT É EXCELENTE COMO O MOSCATEL? IREI CASAR EM MARÇO E GOSTARIA DE SABER ONDE ENCONTRA-LO? SOU DE ITAPERUNA E A DONA DA FESTA COMPROU NO RIO COM UMA VENDEDORA JÚLIA.
COMO FAÇO PARA PEDIR UMA AMOSTRA. SERÁ QUE VOCÊ TEM UMA OPINIÃO Á RESPEITO DO BRUT? JÁ ME INDICARAM LAMBRUSCO, MAS ESTOU EM DÚVIDA.
Oi Roberta, acabou de falar de um de meus xodós e esse Moscatel do Marco Luigi é sim muito bom, para mim entre os três melhores do Brasil, se não o melhor. Seu Marco Luigi Reserva da Familia Brut também é muito bom e estará em meu próximo Desafio de Espumantes, porém para um evento como esse o Brut “básico”, método clássico, é uma ótima opção que recomendo tranquilamente e também um dos meus preferidos na faixa. O último engarrafado está especialmente bom, uma problema será vc conseguir uma amostra. Vou ver se consigo te ajudar e te aviso algo nos próximos dias, mas esqueça o Lambrusco. O razoavelmente bom custa mais caro e não é metade do vinho, especialmente para um casamento que merece algo melhor.
Realmente! O Razoavelmente bom custa mais caro! Foi uma resposta assim que eu conversando com uma amiga ela me disse hoje, porém com as seguintes palavras:
O barato sai caro!! aguardarei sua ajuda e fico imensamente grata com a sua opinião!
Muito obrigada!
Olá João Fiipe! Te mandei um email e conversamos sobre umas indicações para meu casamento, e você tem sido de grande ajuda… procurei representante do Marco Luigi mas não achei ainda a informação, será que teria como me ajudar? No caso a sua indicação foi do Brut Reserva, este reserva da família seria o grande reserva que vi no site?
Obrigada e aguardo seu retorno!
Gabi, não sei querida. Faz tempo que não acompanho as coisas desse produtor.
Obrigada! Consegui agora resposta deles… Mas deixa ver se entendi… Entre os de preço médio você apoiaria minha escolha pelo valduga arte brut e indicou o Marco luigi reserva ou adolfo lona como opção… Eles estão todos no mesmo patamar? E os mais em conta descartamos o terra-nova brut, você citou o tributo (o brut ou prosseco é mais interessante?) mas ele seria equiparado ao salton brut ou teria algo mais atrativo?
Cara, suas leitoras noivas devem ser todas malas como eu ne?!
Ah, e o conde de foucault? Melhor que o tributo?