Santa Julia Brut, um Espumante Argentino
As vinícolas Argentinas estão, ainda, muito á nossa frente na elaboração de vinhos tanto tintos como brancos. Questão de terroir, de cultura e de tecnologia. Tendo dito isso, acho que estão, por outro lado, longe de alcançar a qualidade média que nossos espumantes têm alcançado. Até agora, não tinha tido nenhuma experiência digna de comentários mais positivos, com os espumantes vindos de lá. Isto, no entanto, mudou com este gostoso Santa Julia Brut produzido pela família Zuccardi.
Não sendo nenhum grande espumante, nem se propõe a isso, há que se tirar o chapéu para eles já que conseguiram elaborar um espumante com qualidades, pelo menos a meu ver, que agrada bastante. É um saboroso corte de Pinot Noir com Chardonnay e Viognier, que chama a atenção na taça por sua tonalidade amarelo palha, brilhante, porém com laivos rosados, provavelmente advindos do alto porcentual de Pinot usado no corte. Perlage abundante, fina e muito persistente. No nariz é tímido com leves nuances florais, certamente uma característica trazida pela Viognier. Na boca é muito agradável, balanceado, cremoso, saboroso e refrescante com algo de frutas tropicais. Com um preço bastante competitivo e em linha com os bons espumantes nacionais, é certamente mais uma boa opção a ser considerada na hora de escolher o que comprar. Neste verão, certamente uma ótima opção para receber os amigos nos fins de semana e fazer bonito.
Importador – Expand
Região – Mendoza
País – Argentina
Composição uvas – Pinot Noir (53%) Chardonnay (36%) e Viognier (11%)
Detalhes Produção – Elaborado pelo método Charmat.
Teor de álcool – 12,5º.
Safra – Não safrado
Preço aproximado em Agosto/08 – R$33,00
Salute e kanimambo.
Achei interessante a composicao no sentido da Viognier substituir a tradicional Pinot Meunier. o preco realmente é muito bom.
abracos