Vinho Ajuda Mulheres a Evitar a Demência.
Eu, por via das duvidas, estou me garantindo fazendo minha esposa tomar sua dose diariamente! As feministas de plantão já vão dizer que para evitar a demência basta não se casar, tudo bem, mas calma, não precisam jogar pedras não fui eu que inventei isso não! rsrsrs Esse é o titulo de uma matéria que aparece na Revista de Vinhos portuguesa tendo como base um artigo da Wine Spectator. Na verdade, falamos aqui de halzeimer e este é um assunto sério apesar do inicio meio desajeitado deste post. Este é o resultado de cerca de 34 anos de estudo de uma equipe da Academia de Sahlgreska da Universidade de Gohtemburg na Suécia. Neste estudo em que 1458 suecas entre 38 e 60 anos foram acompanhadas se verificou que as mulheres que bebiam vinho todas as semanas tinham 70% menos possibilidade de contrair a doença, sendo que esta taxa caía para 40% nas mulheres que também tomavam destilados e cerveja. Já as mulheres que somente tomavam cerveja e destilados a probabilidade de contrair a doença crescia em 20%. Também se concluiu que as mulheres suecas estão tomando mais vinho e, que estas, têm a tendência a viver por mais anos. O artigo termina com uma pérola; “Apesar destes dados, os cientistas acham que é ainda muito cedo para se recomendar o consumo de vinho às mulheres”.
Na última edição da Wine Spectator, a revista volta à carga só que desta vez não se limitando às mulheres. O Journal of Neuroscience, publicou um estudo de Giulio Pasinetti, professor de neurociência da Escola de Medicina do Hospital Mount Sinai, que descobriu que os polifenóis encontrados nos vinhos tintos, e nas sementes das uvas, ajudou na redução do nível de deterioramento de células cerebrais em ratos de laboratório. Nesses testes, estes extratos polifenóis injetados em ratos com halzeimer, mostrou que a degeneração de células cerebrais foi praticamente eliminada. Estão agora na fase de designar estudo clinico mais completo em um grupo de humanos então, é uma questão de tempo para que possamos, através do vinho, eventualmente chegar a boas notícias no combate a esta terrível doença.
Afora todos os outros benefícios à saúde, agora mais estes fatos contundentes comprovando que o consumo regular, porém comedido, de vinho é uma dádiva de Deus que o homem sabiamente soube aproveitar. Para quem quiser se aprofundar sobre este tema de vinho & saúde, sugiro uma visita ao blog Descomplicando o Vinho que está com um post muito legal sobre o assunto. Por via das duvidas, buscando evitar o envelhecimento precoce e aumentar a longevidade com o risco de, no processo, causar demência em minha loira preferida, seguirei me medicando diariamente!
Salute e kanimambo.
Em assim sendo, e por medida cautelar, vinho, nas mulheres. Eu particularmente, já iniciei aqui em casa, com a minha Conceição, queridíssima e amada espôsa essa terapia