Aniversário do Blog
Conhecem a história daquele cara que comemorava aniversário duas vezes? É que ele nasceu num dia, porém o pai somente o registrou duas semanas depois! Este blog é um pouco assim já que comecei a postar nele em 17 de Dezembro de 2007, porém considero como real aniversário deste blog o dia 3 de Janeiro, HOJE, já que foi a partir desta data que efetivamente iniciei a mensuração de acessos, com assinatura dos serviços da Sitemeter, e visitas assim como defino o formato que o blog teria. Ou seja, foi a partir desta data que Falando de Vinhos começou a ganhar corpo e identidade própria como uma revista virtual e diária de apoio à coluna no jornal Planeta Morumbi, em São Paulo, e agora em Niterói no Planeta Oceano.
Tenho ao longo deste ano publicado alguns posts em que agradeço algumas pessoas, especialmente você que tem me prestigiado, pelo relativo sucesso que tenho tido com este empreendimento. Hoje vou ser um pouco mais sucinto dando um Kanimambo especial a:
-
Sandra Scholnick – assessora de imprensa que me tem dado uma força incrível me abrindo portas que jamais pensei me pudessem ser abertas em tão curto espaço de tempo. Outras têm ajudado, mas a Sandra acreditou desde o início.
-
Henrique Farina – meu editor no Jornal Planeta Morumbi, incentivador que me abriu a porta da mídia impressa permitindo-me um acesso ainda mais amplo junto ao publico e fazendo com que hoje também possa estar presente em Niterói no Planeta Oceano, do Orville Martins.
-
Luiz Horta – incentivador de primeira hora e mestre com quem aprendo muito e uso como exemplo de seriedade e atitude construtiva. Pessoa que admiro por sua cultura, capacidade e humildade em compartilhar conhecimento, uma referência a ser seguida.
-
Sir (rsrs) William James Gorhan – nobre inglês (rsrs) que me agraciou com meu primeiro livro sobre vinhos, Tintos & Brancos do Saul Galvão, que me aguçou a curiosidade e me acordou para o mundo do vinho.
-
Saul Galvão – pelo livro e seu conteúdo, que me abriu a mente e foi base para todo o resto. Um exemplo de simplicidade e humildade de cima de seus anos de história e profundo conhecimento. Um exemplo a ser seguido.
-
Álvaro Galvão – o engenheiro que virou vinho, profissional do ramo com anos de experiência nas costas que sempre me ajudou, me abriu portas e me apresentou às pessoas certas nos lugares certos.
-
Lojistas, importadores e produtores – gente que tem acreditado no trabalho e mensagem que tento passar. São muitos, não quero cometer atos falhos ao listá-los, mas todos estão aqui no blog e espero angariar mais apoios no próximo ano.
Neste primeiro ano de vida foram; um total aproximado de 950 vinhos degustados e/ou tomados (longe dos 4 a 5000 que os profissionais do ramo degustam anualmente, mas no caminho), gerando 410 posts, 850 comentários que demonstram a boa interatividade entre nós, mais de 65.000acessos dos quais 9.500 só em Dezembro, mais de 118.000 visitas atingindo neste mês de Dezembro mais de 17.000. Se pensarmos que em Janeiro deste ano que passou foram pouco mais de 1.400 acessos e 2.800 visitas, o crescimento mostra a fidelidade dos amigos leitores e divulgação boca a boca feita por todos os amigos e parceiro de Falando de Vinhos. Penso ter conseguido levar a minha mensagem e compartilhado experiências com uma porção de gente que curte a forma e o conteúdo do que aqui exponho. Quero fazer muito mais em 2009, espero ter tempo, abertura e receptividade para tanto contando com seu apoio na continua divulgação do blog.
Esforço-me por fazer a minha parte dentro dos conceitos e filosofia já amplamente expostos no blog, esperando acertar mais do que errar, porém sem apoio seria impossível chegar a qualquer lugar. Não somos ilhas isoladas do mundo, ninguém detém o monopólio do saber e nada se constrói sozinho, há que saber reconhecer a importância do apoio e ajuda de quem nos faz chegar em nossos objetivos. A todos meu muito obrigado e espero poder seguir merecedor de vosso apoio, acessos e visitas. Espero poder prosseguir nesta inebriante viagem por nossa vinosfera, adquirindo conhecimento pelo caminho e tendo a oportunidade de compartilhar essas experiências com você. O combustível para isso é você, que através de diversos comentários recebidos, abastece minha auto estima me instigando a melhorar e seguir produzindo posts que, de alguma forma, contribuem para a melhoria de nosso conhecimento da vinosfera em que vivemos.
A partir desta Segunda-feira, as listas de meus Melhores Vinhos de 2008 dentro das já tradicionais faixas de preço de meus “Tomei e Recomendo”. Um abraço e nos vemos por aqui.
Salute e kanimambo!
Olá João…
Realmente os números são impressionantes e isso só nos dá a certeza que o interesse pelo vinho só aumenta a cada dia.
Espero que continue produzindo cada dia mais esse material incrível no blog, que complementa de forma simples meu aprendizado diário. Um livro sem fim…
Como retribuição, espero criar outras ferramentas que multipliquem mais ainda esse objetivo.
um grande abraço e sucesso!
Alexandre
Diário de Baco
Valeu Alexandre, o Enoblogs também tem ajudado a todos nós a melhor dispersar a mensagem. Ainda precisamos conversar.
Abs e Salute mon ami.
Parabéns João! Um ano de blog que merece mesmo comemoração. Agradeço muito a gentileza do elogio, mas o mérito do teu blog é a sua dedicação e trabalho bem feito. Estamos aí para o novo ano que começa.
Joao, parabéns pelo aniversário do blog!
Manter um blog realmente dá trabalho e confesso que as vezes dá vontade de parar mas aí penso nos emails e comentários que recebo e isso é o combustivel que me faz continuar a postar sempre que o tempo permite.
O tempo nao me permite visitar muitos blogs mas sempre que posso dou uma passadinha aqui para ler os teus posts que sao sempre bem escritos e informativos.
desejo-te muitos sucessos para este novo ano que iniciou e tenho certeza que muitas outras portas abrirao.
grande abraco
legal Leila, e sempre grato pelas vistas e gentis comentários. Hoje publiquei um, longo, post, com um pouco desse combustível que, sim, faz a diferença e nos dá ânimo para seguir adiante. Salute que tenhas um bom ano lá na sombria, mas deveras interessante, Londres.
Grazzie Luiz.