Espumantes Lusos
Portugal é mais conhecido por seus tintos do que por seus espumantes e brancos, porém o que antes podia até ser entendido como surpresa é hoje um fato incontestável. Descubra os brancos e espumantes portugueses para sentir um pouco das sensações de que estou falando e confira você mesmo esta realidade. Como estamos entrando na primavera e em breve teremos as festas de final de ano e um verão para nos refrescarmos com caldos mais “energizantes” eis uma parelha de dois bons espumantes para você provar sem contar o gostoso rosé 3b da Filipa Pato que já comentei aqui ou aqueles que fizeram parte de meu Desafio Portugal x Brasil de espumantes.
Quinta da Romeira Bruto – não, não está errado não, é Bruto mesmo a denominação em Portugal. Da sub-região de Bucelas é um blanc de blanc, espumante produzido somente com casta branca, elaborado pelo método tradicional como a maioria em Portugal. Boa perlage, espumoso perfazendo uma bonita coroa nas bordas da taça. Borbulhas finas de boa persistência, paleta olfativa algo tímida, é na boca, onde realmente importa, que ele se mostra. Boa Acidez, algum tostado com notas amanteigadas, frutos secos, um estilo mais sério do que estamos acostumado por aqui, mas muito bem feito e saboroso. Menos para bebericar e mais para comer, um espumante para acompanhar o buffet de ponta a ponta caso você esteja pensando num evento.
Produtor: Companhia das Quintas
Região: Lisboa
Cepas: Arinto
Importador: Interfood
Preço Médio: R$80,00
Luis Pato Maria Gomes Bruto – do famoso rei da Bairrada, o mais midiático dos produtores portugueses, um espumante que faz jus á fama do produtor. Nariz sedutor, em que as notas cítricas com algum floral estão bem presentes, nos convidam a levar a taça à boca onde as borbulhas finas e abundantes insistem em nos cutucar o palato despertando sensações muito agradáveis. Vibrante com boa acidez que se contrapõe a nuances de brioche e baunilha bem delicados, leve tostado, formando um conjunto muito apetecível que certamente acompanhará muito bem canapés de tartar de salmão e outros similares assim como comida Thai. Mais um tiro certeiro do mestre.
Produtor: Luis Pato
Região: Bairrada
Cepas: Maria Gomes (Fernão Pires) e Arinto
Importador: Mistral
Preço Médio: R$75,00
Salute, kanimambo e nos vemos por aqui com mais papo de espumantes e otras cositas más!
Deve ser muito interessante, pelo fato de derivar da Maria Gomes. Experimentei vários vinhos importados pela Casa de Sarmento e só gostei mesmo do Maria Gomes.
Vou procurar…