Madeira no Vinho, Você Sabe o que Está Bebendo?
A moda do vinho amadeirado segue por aí e o uso das mais diversas formas de adicionar esses sabores ao vinho vai mudando conforme a exigência do cliente. Tem produtores que usam chips, outros cubos, outros ainda tábuas e até pó (!) e tudo isso para que o consumidor tenha suas necessidades atendidas, vinho amadeirado e barato produzido industrialmente como coca-cola. Vale? Sim, a meu ver vale porque até que o tomador de vinho ganhe a litragem para se tornar um verdadeiro enófilo este é um caminho como muitos outros para seduzir novos consumidores e querer renegar essa realidade é, no mínimo, ingenuidade. Há produtores que especificam o uso de barricas francesas, americanas ou slovenas, tamanho e tempo de envelhecimento, porém muitos simplesmente especificam 4 meses de madeira! Que madeira?
O uso de tábuas em tanques de inox ou em barricas neutras, muito mais baratas, está cada vez mais presente na produção mundial e dei de cara com este vídeo bastante interessante que deixo aqui para você ver e fazer seu próprio juizo de valor, mas dá para entender as diferenças de preços entre um processo e outro não?
Salute, kanimambo e a partir da semana que vem as listas com meu melhores de 2013. Um ótimo fim de semana e neste Sábado estarei de volta na Vino & Sapore onde aguardo os amigos para um brinde ao novo ano e algumas promoções que estou armando para uma nova reformulação de portfolio.
João, mais uma vez parabens pelo seu post, realmente não vejo problema nenhum emutilizar este tipo de tecnica, desde que não coloquem a informação que o vinho foi armazenado em barricas de carvalho, seja frances americano ou sloveno.
Ola João,
A primeira vista, as imagens podem parecer um pouco chocantes.
Porem, de uma maneira geral, a qualidade dos vinhos comuns melhorou muito nos últimos 10 ou 20 anos pelo controle dos processos de fabricação.
Vejo aí um processo alternativo de maturação relativamente flexível, econômico e bastante ecológico.
Abraços !
Joao! Me ajuda, por favor! Na sua opiniao, qual o melhor p um casamento: freixenet ou paul clemment? São boas escolhas?
Outra coisa, qual é mais indicado? O brut rose ou branco? Há diferença no sabor, ou é apenas uma questao estetica?
Olá Isabela, creio que a primeira coisa a fazer é vc provar pois há enormes diferenças entre os vinhos inclusive entre um rosé e um branco. Quanto ao Freixenet e o Pol Clement, ambos podem dar conta do recado, mas essa escolha tem que er sua, então compre uma garrafa de cada e prove antes de se definir por um ou por outro.
Joao! Tem provlema em misturar o rose e o branco na festa? Os 2 sendo Cava e brut..
ISabela, a principio não, só atrapalha o serviço.