Schloss Vollrads uma das Doze Vínicolas Mais Antigas do Mundo
Nesta última Terça tomamos, na Confraria Saca Rolha (depois a Raquel conta detalhes), um Riesling delicioso de um desses “dinossauros” do vinho para lembrar que cada taça de vinho tem sua história e esta tinha muiiiita, de alguns séculos, mesmo que somente da safra de 2012!
Na taça, um Vollrads Riesling Kabinett Trocken (seco) da renomada Schloss Vollrads de Rheingau na Alemanha onde se estabeleceu em 1211. Gosto muito e não por acaso acabou nas prateleiras da Vino & Sapore e na minha taça esta semana quando matei saudades.
A vinícola só planta Riesling e com tantos séculos de existência vocês podem imaginar o conhecimento que possuem de cada parcela de seus vinhedos para extrair deste histórico terroir vinhos realmente especiais. Este é de um terceiro degrau na sua gama de vinhos composta de 10 a 15 rótulos dependendo da safra. Seco, mineral acentuado (pedra de isqueiro) típico da casta, muito bem equilibrado porque existem vinhos que extrapolam e enjoam! Este está no ponto, se é que se pode dizer isso de um vinho, pois o mineral aparece firme mas sutil acompanhado de notas cítricas compondo uma paleta olfativa muito agradável. Na boca suas incríveis 9 gramas de açúcar residual são imperceptíveis equilibrados por uma acidez muito boa, fruta abundante puxando para notas mais tropicais, grapefruit e essa mineralidade presente que encanta o palato. Corpo um pouco acima da média dos vinhos deste estilo, 12% de álcool, porém em linha com a região, harmonioso, um enorme prazer hedonístico para o qual me faltou o Joelho de Porco para ser perfeito!
Mais uma para minha já enorme wish list, tomá-lo lá, na vinícola, harmonizado com pratos locais em seu restaurante! Um charme à parte, sua “rolha” de vidro, no detalhe da foto.
Nessa lista de digamos assim, produtores jurássicos (rs), existem uma série de outras vinícolas entre elas mais uma desta mesma região, e se tiver curiosidade para conhecer as outras onze mais antigas vinícolas ainda em atividade, vale ler a gostosa matéria escrita pelo colega Luis Cola do ótimo blog Vinhos e Mais Vinhos.
Kanimambo pela visita e tenham todos um ótimo fim de semana.
A 300 anos atrás no ano de 1716 uma Cave de Cabinet foi pela primeira vez mencionada nos registros da Schloss Vollrads, então, no dia 11 de Março de 2016 será celebrado o aniversário de 300 anos do Kabinett na Vinícola Schloss Volrads, uma 6a.feira antes da ProWein, então uma boa oportunidade de tomá-lo lá na vinícola !!!
Aceito convites Luiz!! rs
Bom dia amigo!
São vinhos excepcionais na relação custo x prazer, tenho algumas garrafas mais antigas e volta e meio abro alguma. Puro prazer”
Caro João,
Tomei esse vinho recentemente e para meu paladar preferiria que ele fosse um pouco mais seco. Dos rieslings que tomei recentemente o que mais me impressionou foi o Kanzemer Altenberg Spatleese Trocken 2011 da Bischofliche Weinguter Trier.
Abraços,
Márcio
Possuo 3 garrafas de Rheingau, Schloss Vollrads, Safra 1969. Será que ainda dá para beber ? Vale a pena abrir ou vender para algum colecionador? Uma delas está levemente mão baixa, as outras duas em perfeito estado.
Caro Marcelo, esculpe a demora no retorno. Acho que o vinho já era, mas não custa testar. Para colecionador acho que não tem valor não.