Uau, Isso que É Perlage!
Nas minhas curtas férias provei alguns vinhos novos que aos poucos compartilharei aqui com os amigos. Um deles foi uma surpresa para um amante de espumantes que nem eu e que vem confirmar que os chilenos também estão de olho nesse mercado brasileiros produzindo bons vinhos com preços bastante razoáveis. Os nossos produtores que abram o olho!
Apaltagua Extra Brut Costero – um Blanc de Blancs, Chardonnay e Sauvignon Blanc, da ótima região de San Antonio conhecida por seus vinhos brancos de excelência em função de um terroir privilegiado, elaborado pelo método champenoise. A primeira fermentação é feita em tanques de inox, permanecendo o vinho em contato com as borras (Sur Lie) por três meses antes de ir para a garrafa para a segunda fermentação onde permanece cerca de sete meses antes do degorgement e encapsulamento.
Esse blend, bastante usados em vinhos tranquilos no Chile, é muito interessante pois o Sauvignon Blanc traz um frescor muito interessante ao vinho enquanto o Chardonnay aporta mais complexidade e corpo. O resultado é um espumante vigoroso com uma perlage que impressiona, bonito colar de espuma, aromas cítricos e algo de maçã verde. Na boca a perlage realmente impressiona mas o cítrico aparece menos, despontando notas mais maduras de frutos tropicais com nuances de amêndoas, leveduras e um intrigante retrogosto algo salgado que mexe com nossas papilas gustativas de forma diferenciada e marcante, final bem seco, fresco e creio que com ostras frescas deve ficar da hora! Não tomei nota de nada na hora, mas ao começar a escrever cerca de 10 dias após o ter tomado, as sensações que vivi simplesmente começaram a aparecer na mente, o que em si já é um bom sinal.
Um belo espumante que agora vi ter obtido 90 pontos no Guia Descorchados de 2014 obtendo destaque entre os melhores espumantes chilenos e tendo a concordar com isso, mesmo que a pontuação para mim, pouco signifique. Enfim, mais uma bela descoberta e um espumante a conferir, eu recomendo. Importação Armazém Conceição dos amigos Nilson e Denise Uma ótima semana a todos e vejam no vídeo abaixo, feito na hora que abrimos o espumante, a incrível perlage de que lhes falei. Kanimambo e seguimos nos encontrando por aqui, salud!
Prezado Enófilo,
Saudações. Tive a oportunidade de perpassar o espumante em riste na casa de um amigo. Confesso que no momento não o dei atenção, já passava e muito do primeiro vinho, contudo posso afiançar que o composto me roubou o olhar pela combinação da leveza e estrutura entrelaçados. Parei para reolhar o rótulo e sua definições e confesso que fiquei surpreso com o resultado final à boca. Não sou muito de comentar os seus posts, mas não pude me furtar ao testemunho. Não sabia da expertise dos chilenos nesse campo, algo novo pra mim, mas, como afiançado, o resultado custo-benefício fiz inscrição no meu rol de recomendados. Att,
Flávio Vinícius
Grande João ,
Para começar um ótimo 2016 p/ vc e família , e que tenhamos sempre razões para brindar ! Impressionante o vídeo , o perlage se parece com os
Gêiseres de Tatio no Atacama , já coloquei no meu radar a compra deste espumante .
Grande abraço !
Sou suspeito.
Mas com pouco dinheiro optei por importar o que merece ser importado; é bom demais!
Obrigado João por ter servido de cobaia; aqui fazemos testes…
srsrrs
abraço!