Dicas e Noticias de Nossa Vinosfera
Uma novidade que roda pela região de Campinas e algumas dicas para os amigos enófilos, vamos lá:
Projeto WINEBAR sobre rodas. Esta é uma ideia elaborada e construída pelos amigos Alexandre Frias (Diário de Baco) e Daniel Perches (Vinhos de Corte), gente que recomendo de olhos fechados. São verdadeiros promotores do mundo do vinho, que falam dele faz tempo, que possuem litragem e conhecimento, gente com quem tenho prazer de, vez em quando, compartilhar algumas boas garrafas! Agora querem enfatizar seu compromisso com a popularização do vinho com venda de vinhos e espumantes em taça nas ruas com sua Kombi “corujinha”, transformada em um bar.
A Kombi ano 69 transformada em um wine bar, ou “wine truck” como chamam alguns, é uma verdadeira atração. Tem cores as vibrantes (laranja e preta), iluminação caprichada, champanheira gigante e taças coloridas. Com todo esse aparato e claro, muitas garrafas de espumantes e vinhos à bordo, eles saem às ruas cobrindo eventos e fazendo parcerias com diversos restaurantes e empórios na região de Campinas. A agenda é sempre divulgada através as redes sociais.
“Escolhemos inicialmente a cidade de Campinas como piloto não só pelo fato de morarmos aqui, mas também pelas características do consumo local. O interesse por gastronomia tem crescido muito e as pessoas querem novidades. Os eventos de food truck tem feito muito sucesso e a aceitação é até maior do que esperávamos”, comenta Daniel Perches.
Mas os projetos do Winebar Online não ficaram para trás. Segundo Alexandre Frias “o alcance dos eventos e produção de conteúdo online através do Youtube e redes sociais é indiscutível, pois conseguimos abrangência, mas com certeza a presença física de nossos “wine trucks” pelo Brasil vai potencializar a experiência com o vinho”.
A carta de vinhos do Winebar on the Road não tem restrições e pelo seu tamanho reduzido, muda constantemente. Além dos vinhos, eles servem drinques feitos também com vinho e suco de uva. Daniel e Alexandre explicam o motivo de não restringirem a carta a determinados países ou estilos: “o Brasil é um dos países com a maior variedade de rótulos do mundo. Queremos que as pessoas se divirtam provando vinhos diferentes. Um tinto espanhol, um rosé francês, um espumante brasileiro. Por quê não?”
A operação do “wine truck” é recente, mas os planos são de rápida expansão. Segundo os sócios já existem conversas avançadas com várias importadoras e produtores brasileiros interessados em ações especiais. Já você que me lê e possa estar interessado na presença deles em seu evento, porquê não contatá-los ou segui-los nas redes sociais? Outras informações: http://www.winebar.com.br – Instagram – @winebar – Facebook – facebook.com/winebarontheroad – Telefone: (19) 99909-2016.
Jantar Harmonizado Com Vinhos Espanhóis no Rubaiyat em Sampa.
O chef Carlos Valenti criou 5 pratos que serão harmonizados com vinhos de diferentes regiões da Espanha. O Rubaiyat e a importadora Evinhos da Espanha, promovem jantar harmonizado, no Rubaiyat da Alameda Santos, 86, dia 25 de fevereiro, quinta-feira, às 20h. Os pratos e os vinhos que serão servidos são:
Entrada: Gravlax de salmão com salada de cítricos Vinho: Lagar del Rey Verdejo D.O Rueda
Entrada: Gnocchi de mandioquinha com vieiras e sálvia Vinho: Rioja Bordon Rosado D.O La Rioja
Prato: Prego na brasa com alho porró assado na cinza e molho romesco Vinho: Finca el Encinal Crianza D.O Ribero del Duero
Prato: Carne da Fazenda Rubaiyat com purê cremoso de batata e alho assado. Vinho: Ars Macula 2006 D.O Navarra
Sobremesa: Cevada estilo “arroz com leche” e sorvete de canela com Cava Insigna Brut Nature D.O Cava
Tudo isso por 180 pratas, acho que vale! Para saber mais e fazer suas reservas ligue para (11) 3170.5200 e 3170.5136 e bom apetite.
DEZ Dicas Sábias de Marcelo Copello Para Se Aventurar pelos Mares de Baco
1- O que embriaga não é o quanto você bebe, mas o quanto deste álcool passa para o seu sangue. É importantíssimo forrar o estômago ANTES de beber, e beber devagar, diminuído assim a quantidade de álcool que passa ao sangue. Não adianta você forrar o estômago com um belo prato principal se você tomou meia garrafa de vinho já na entradinha…
2- Os alimentos que melhor forram o estômago são as proteínas e as gorduras, pois retardam a digestão.
3- As pessoas metabolizam o álcool de forma muito diferente. Uma pessoa pode ter de fato muito mais resistência ao álcool do que outra.
4- O hábito faz o monge. Quem bebe regularmente produz mais enzimas que metabolizam o álcool do que bebedores no fim de semana. É mais saudável beber pouco sempre, do que pouco de vez em quando.
5- Tamanho, sexo e idade influenciam. Quanto maior o peso da pessoa, mais álcool poderá consumir. Mulheres em geral tem cerca da metade da capacidade de metabolizar o álcool do que homens. Idosos devem beber menos, pois com a idade produzimos menos enzimas, nosso corpo perde água e gordura. Como resultado nossa capacidade de metabolizar o álcool também diminui.
6- Espumantes comprovadamente “sobem” mais rápido, pois por sua acidez são mais rapidamente digeridos.
7- Observe o teor alcoólico da bebida – ao tomar um vinho de 12,5% você estará ingerindo 20% menos álcool do que se estivesse bebendo um vinho de 15%, e 220% menos do que se estivesse tomando a mesma quantidade de uma vodka de 40%.
8- Água. A maioria dos estragos do álcool estão ligados à desidratação. Beba sempre bastante água, antes durante e depois do consumo de álcool. Há um limite, contudo. Beber um carro pipa não irá torna-lo imune aos efeitos do álcool.
9-Dia seguinte. Não use bebidas alcoólicas para curar ressaca. Você só vai adiar e piorar sua ressaca. Cientistas chineses comprovaram que refrigerantes de limão que contenham o aminoácido Taurina (como o Sprite) são eficazes contra ressaca. Eu, como não gosto de refrigerantes, sugiro um suco de tomate, que é um bom tônico (mas sem vodka!). Tomar café ou outros estimulantes irá ajudar, só lembre que café em excesso pode irritar ainda mais um estômago já irritado, e que nem café, nem Sprite ou suco de tomate irão diminuir o álcool em seu sangue.
10-Dê tempo ao seu corpo. Em caso de excesso só irá curá-lo de fato, pois o álcool precisa ser totalmente eliminado de seu sangue, e isso pode levar 12 horas.
Por fim retorno aos monges, com um trecho de sermão do bispo de Mainz, (Alemanha), relatado por Goethe: “Bebo oito cálices de vinho por dia e nenhum de vós poderá dizer que alguma vez me viu entregue a injusta cólera, injuriar meus pais ou meus conhecidos… Que cada um de vós, meus irmãos, fortifique, pois, o corpo e rejubile o espírito com a quantidade de vinho que a bondade divina lhe permitiu absorver”. Amém.- Marcelo Copello (mc@marcelocoopello.com)
Saúde, kanimambo e seguimos nos encontrando por aí ou, por aqui. Fui!
Simplismente fantastico . Gostei da kombi e das dicas .Abraços João .