Que Vinhos Trazer de Portugal – Meus TOP 60 ou Mais ….
Apesar de um dia já ter feito aqui uma lista, isso nos idos de 2008, de lá para cá muito vinho luso andou por minhas taças. Sigo achando a maioria dos vinhos que listei como boas opções, porém recentemente, pelo Face (inbox) e pessoalmente, alguns amigos me enviaram mensagens pedindo dicas do que comprar em visita a Portugal. Um deles foi ainda mais objetivo; ” João, se você estivesse com o bolso recheado, que vinhos você não deixaria de trazer de Portugal?”, escolha difícil essa e certamente muitos dos que lerão este post terão outras opiniões e dicas, porém, como sempre, me atenho ao que provei!
Parei para pensar e a lista é realmente grande, mas considerando tudo que já tomei de vinhos lusos os que me mais pularam à mente, alguns realmente inesquecíveis, foram os abaixo listados que totalizam algo ao redor dos 60 rótulos. Se não houvesse, amarras financeiras, certamente minha coleção particular teria a grande maioria, se não todos, dos vinhos aqui selecionados apesar das inúmeras outras ótimas opções, porque Portugal é um celeiro de grandes vinhos! Sem contar os vinhos mais acessíveis e também de muita qualidade, que formariam a base da pirâmide de minha adega lusa. Separei por região para ficar mais fácil.
Minho – Vinhos verdes
Soalheiro Reserva Alvarinho, Quinta de Gomariz Grande Escolha, Royal Palmeira Loureiro, Muros de Melgaço Alvarinho, Quinta da Covela Reserva Branco.
Douro
Quinta do Lordello, Crochett, Chryseia, Niepoort Batuta e Redoma, CV de Cristiano Van Zeller, Quinta do Crasto Vinhas Velhas, Casa Ferreirinha Reserva Especial e Quinta da Leda, Quinta do Pessegueiro, Roquette & Cazes, Duas Quintas Reserva, Quinta do Côtto Garrafeira, Porto Graham´s Tawny 30 anos, Porto Tawny S. Leonardo 20 anos, Portos Tawny Colheita da Andresen (qualquer um veja o post), Dalva Golden White Porto 63, Porto Vintage 2007 da Quinta do Vesuvio, Fonseca ou Graham’s,Secret Spot Moscatel 40 anos Casco VII.
Bairrada
Buçaco Branco, Luis Pato Vinha Barrosa, Quinta do Ribeirinho Pé Franco, Principal Tinto Grande Reserva.
Dão
Quinta da Pellada Carrossel, Quinta da Pellada Touriga Nacional, Quinta dos Roques Encruzado, Quinta dos Roques Garrrafeira, Quinta Fonte do Ouro Encruzado, Pape, Lagar de Darei Private Selection Branco, Quinta Mendes Pereira Garrafeira, Quinta das Marias Cuvée tinto ou Garrafeira (ambos tintos), Terras de Tavares Reserva.
Tejo
Quinta da Lagoalva Alfrocheiro,
Lisboa
Quinta do Pinto Estate Collection, Morgado de Sta. Catherina Arinto, Quinta do Monte D’Oiro, Quinta de Pancas Grande Escolha, DFJ Francos Reserva.
Setubal
Cova da Ursa Chardonnay, Moscatel Roxo Superior da Bacalhôa ou de José Maria da Fonseca,
Alentejo
Marias da Malhadinha, Mouchão Tonel 3-4, Quinta de Santa Vitória Inevitável, Zabunjeiro, Casa Agricola Santana Ramalho Avó Sabica, Solar dos Lobos Grande Escolha, Paulo Laureano Alicante Bouschet, Cortes de Cima Reserva, Farizoa Grande Reserva.
Tem um pouco de tudo por aqui, exceção feita à Madeira onde há poucos que eu não goste!! rs Não são vinhos baratos, a maioria deve andar entre os 20 a 50 Euros por lá dependendo obviamente da safra, com um ou outro mais alto podendo bater a barreira dos 100. Por aqui, bem, por aqui em terras brasilis vale multiplicar por 5 e aplicar a taxa cambio vigente, é … ! Segue um mapa com as regiões vitivínicolas de Portugal, lembrando que o Douro foi a primeira região demarcada do mundo, 1756!!
Boa viagem, boas compras e kanimambo pela visita. Nos encontramos por aí, nas curvas e retas de nossa vinosfera, fui!
Estes e algumas centenas e, bem dizer, milhares de possíveis boas surpresas.
A Terrinha é estufada de coisa boa!
Precisava dessa lista há dois anos, rs! Gostei muito do alvarinho Palácio da Brejoeira. E tenho um apreço muito grande pelos vinhos da Quinta da Pacheca, em especial o vinhas velhas. Obrigada pelas dicas!
Boa noute ó gentes dos brasis
Intão o amigo joão bai a Portugal e numba a Baião bisitar o Eça para botar na malga aquele vinhão e comer cabrito assado e para acompanhar o presunto das entradas num bebe um Avesso ? E num o leba pró brasil ? Está em pecado mortal Estes estão no TOP TEN e não nos TOP 60
Cá bai amigo o meu troco á sua escolha no linguajar das gentes do Norte , aquele Português galego onde o V não existe e até temos Albariño na margem direita do rio Minho e Alvarinho na margem esquerda . Tá probado e aprobado .
Um abraço e um até qq dia
Acabamos hoje de engarrafar uns blend na Bairrada para por na cave . Vamos ver daqui a dois anos o resultado desta semana de trabalho
FSMatos
Huuum, bom os Avesso (poucos conhecem) 100%, mas vai faltar o cabrito e o presunto especiais aí do norte! Guarda duas garrafas desse blend para mim Fernando, quem sabe nos próximos dois anos anos consigo dar um pulinho aí para desfrutarmos juntos uma. A outra eu trago!! rs Abraço